quinta-feira, julho 28, 2005

Feira da Terra

Vai hoje começar a 3ª Edição da Feira da Terra de Mondim de Basto. É com manifesta satisfação que o registo. Como já alguém aqui se referiu trata-se de um - oásis no panorama promocional do Concelho - a corroborar esta opinião estão os milhares de visitantes que ao longo das edições anteriores a visitaram. Não duvido que este ano suceda o mesmo. Sem querer retirar o peso histórico das festas do concelho não sobram dúvidas que o modelo desta feira será o mais próximo daquilo que penso ser um modelo ideal de festividade. Temos tasquinhas, temos animação quanto baste, temos expositores locais que participam, e claro poderíamos ter sempre muito mais coisas de forma a torná-la ainda mais rica. O facto de não coincidir com outros eventos nos concelhos vizinhos também acresce neste fenómeno de popularidade. Quando as rivalidades se colocam na perspectiva saudável de querer fazer melhor que os vizinhos é completamente justificada. Pelo contrário não tem justificação alguma aquele tipo de rivalidade que nos habituaram nos últimos tempos assente na promoção das festas no mesmo dia e agindo como se de uma guerra de audiências se tratasse. Desperdiçam-se energias e dispersa-se o povo. Basta ver também o sucesso que é a Feira da Gastronomia e Artesanato em Celorico ou a Feira do Linho em Ribeira de Pena. A fórmula encontrada para a Feira da Terra é a sua principal virtude. E nem perco tempo a considerar se o modelo é original ou não. Funciona e funciona bem.

Comentava aqui há dias um amigo meu, a propósito de uma notícia da Feira da Terra no NB, o facto de ser uma injustiça o artigo vir acompanhado de uma fotografia com o Presidente e o Vereador da Cultura e não vir nessa mesma foto o Engº Pinto Coelho, talvez de todos o que mais merecia lá estar. Partilho da mesma opinião e registo aqui o facto.
Logo à noite lá estarei. Contigo e com muitos outros.

Ordem na Mesa

Acabo de ler todos os posts ao comentário que fiz acerca da entrevista do Engº Humberto e reparo que na sua maior parte são comentários que nada têm a ver com o assunto exposto. Reconheço que eu próprio ajudei a que assim fosse. Mea culpa e as devidas desculpas.
A Casa do Eiró é um espaço de discussão por excelência. Onde há lugar para todas as opiniões. Só que na verdade começam a ser tantas que, para bem dos artigos expostos, torna-se imperioso que os comentários tenham que estar subjacentes aos posts publicados.
Trata-se apenas de disciplinar o trânsito.

Quanto á proposta do Zé Pires para a realização de um fórum, como para outras propostas que surjam neste sentido a Casa cá está atenta e pronta para os divulgar e promover, - reservando sempre a responsabilidade dos mesmos aos seus legítimos promotores.Termino este esclarecimento sublinhando este pedido:
- Comentem a entrevista do Engº Humberto no respectivo post.
- Comentem a eventual realização do fórum AQUI.
A Casa agradece a vossa compreensão.

quarta-feira, julho 27, 2005

A Insustentável Leveza do Ser

Mais um artigo do nosso mais recente colaborador, Dias Verdes.

". Não se pode mostrar trabalho apenas em véspera de eleições, tem que
existir um plano de actividades ao longo do ano. As pessoas percebem este tipo
de atitudes."

Nem eu o diria melhor, pensei.
Por as pessoas perceberem este tipo de atitudes é que não se compreende como
pode o Eng.º Humberto, ciente destas coisas, deixar terminar a longa
entrevista que deu ao NB sem adiantar nada que mereça ser alvo digno de
registo.
Se for apenas um "abanão" que promete aos mondinenses, pela parte que me
toca, considere-o saldado.
Julgo que o debate de ideias era fundamental para dar um mínimo de dignidade a
estas eleições. Para que o vencedor não seja apenas o que não perdeu. Esta
entrevista poderia ter sido um forte pontapé de saída. Não o foi. Desta
ineficácia não pode o Partido Socialista se desresponsabilizar. Tanto que
para mais o debate já está na rua (caso ainda não tenha dado por isso). Diz
também o Engº Humberto que a lista do Partido Socialista é composta de gente
dinâmica...que a seu tempo será divulgada. Isto dito desta maneira pode
levantar todo o tipo de especulações. Dinâmica...a seu tempo?!
Será para nos provocar ansiedade como de um brinde num bolo-rei se tratasse? Ou
apenas para nos adiar possíveis dissabores? Será esta a formula mesquinha que
o PS definiu para pôr os mondinenses a participar activamente na campanha?
Sou um cidadão atento e digo que isto não está a ser bonito. Neste caso não
pela fotografia mas pela ausência dela.

Estratégia não é o meu forte mas uma coisa é certa se resultou com o Eng.
Sócrates porque carga d'agua não há-de resultar com o Eng Humberto.

terça-feira, julho 26, 2005

Análise ás Festas do Concelho

Depois de recuperar destas estafantes Festas do Concelho, achei por bem colocar as mesmas em análise no "Casa do Eiró". Para melhor as examinar, é necessário saber quais foram os objectivos traçados. Não havendo muita informação, recorri ao último "Notícias de Basto" que ouviu o Vereador Francisco Ribeiro, membro da Comissão de Festas. Passo a transcrever uma parte do texto:

"A música é um ponto alto das festas..." (referindo-se aos Santos e Pecadores e Roberto Leal)
"Para o responsável pelas festas do concelho (Francisco Ribeiro) este é um motivo de diferenciação (os Romeiros) dos outros locais e festas e é a maior aposta da autarquia e tem a sua continuidade em eventos como a Feira da Terra e outros. Preservar o que é de Mondim, as suas características genuínas é o mote deixado por Francisco Ribeiro ao Notícias de Basto para esta edição das Festas de S. Tiago."

Por um lado temos a música como "um" ponto alto. Porque não assumem que foi o ponto no qual mais apostaram? Vão continuar a dizer que os Romeiros são o ponto alto, e continuam a fazer uma voltinha pelas ruas e a acabar em cima do palco a mostrar os seus dotes vocais! É desta forma que estão a apostar nos romeiros? Isto é que é a tradição? Não estará na altura de puxar pela cabeça e encontrar uma forma mais digna, que seja realmente de maior destaque, que faça dos romeiros os "cabeça de cartaz" das festividades? (não é para aparecer com o tipo de letra mais pequeno que os Santos e o Roberto! :) ).

- A organização do espaço.
- O programa com actividades só a partir da 20.00 Horas.
- A ausência de Grupos do Concelho.
- A feira cada vez mais pobre e descaracterizada.

Gostava que os nossos colaboradores escrevessem aqui a sua opinião sobre as Festas do Concelho 2005. Brevemente iniciaremos um "post" onde vamos discutir eventuais propostas para as próximas festas. Cada vez mais tenho a certeza que a nossa mensagem está a passar. Basta que os responsáveis a recebam da melhor forma e podemos fazer alguma diferença.

Lanço um apêlo para que seja tornado público o "regulamento" ou "estatutos" da Comissão de Festas do Concelho. Era de todo o interesse saber se se trata de um orgão eleito ou nomeado.

Colaborem!

E tudo a "CÂMARA" Levou ...

Mais um artigo de um nosso visitante - O Malagueta - que estará ao vosso dispôr para comentários.

Uma das coisas que caracteriza uma região, além da sua arquitectura urbana,e paisagística, é a cultura local o espelho de um povo, devendo essa ser preservada pelas entidades competentes. Em Mondim, a autarquia não tem noção do "crime" que está a cometer a cada dia que passa, senão vejamos: Mondim tinha uma banda de música, um grupo deteatro, grupo de cavaquinhos, tocata de S. Tiago, grupo de palmo e meio e grupo de rock, e de repente só tem os Orangotang... E porquê? ... Desculpem mas a câmara, mais propriamente a vereação da cultura, tem responsabilidades em tudo isto. Mondim não tem uma estratégia cultural, e o desaparecimento de todas estas fontes culturais é o fruto disso mesmo. Mondim deveria ter um centro de artes, local onde todos os grupos teriam o seu espaço, onde se poderiam aperfeiçoar, e desta forma defender a identidade cultural Mondinense. A câmara tem a responsabilidade de estimular todos os grupos, financeiramente e fisicamente. Como é possível fazer umas festas do concelho, e deixar de fora a única banda rock do concelho??? Em Trás-os-Montes existem bandas de música centenárias, as quais são o orgulho das suas autarquias, e como tal são apoiadas ao ponto de ser a própria autarquia a promover a mesma banda tanto no país como no estrangeiro, apresentando dessa forma um produto genuíno da cultura local. MONDIM PRECISA DE UMA ESTRATÉGIA CULTURAL DE FUNDO, JÁ PENSARAM COMO SERIA FÁCIL ALIAR CULTURA E TURISMO???

domingo, julho 24, 2005

Vistas Curtas

Mais uma vez coloco um texto enviado por um nosso leitor e amigo, Joaquim José Pires com o título "Vistas Curtas".

Esta é a minha primeira participação no blog. Não queria avançar, sem antes louvar esta iniciativa e a agradecer aos seus mentores o facto de proporcionarem neste sítio, o debate sobre o nosso Concelho.
Vou escrever essencialmente, sobre um tema que me é muito querido e que já foi aqui abordado. Refiro-me ao turismo.
O turismo, a par da exploração do granito, são dois recursos potenciadores de criação de riqueza e como tal indutores do aumento do Bem Estar Económico e Social.
De facto a abundância de granito e a beleza telúrica das nossas terras, constituem matéria farta para merecer outra atenção por parte das entidades competentes.
Tal como na exploração do granito, o turismo em Mondim padece de uma patologia que parece ser genética, refiro-me á falta de estratégia. Infelizmente essa atitude claramente negligente - atitude que vem caracterizando o executivo autárquico na última década e que por insólito que possa parecer é partilhada por membros do próprio executivo - revela-se em toda actuação do executivo. Os efeitos desta inércia, no sector da exploração da pedra, são do conhecimento geral e são por si só reveladores da incompetência do executivo.
Cingindo-me ao que aqui me traz, ou seja a temática do turismo, mais concretamente a falta de estratégia, em relação a um sector que tem estado muito em voga nos últimos tempos, importa acima de tudo apresentar ideias sobre o sector e não ficar apenas pela critica.
O primeiro passo para a promoção turística, deve ser dado por quadros com competência nesta área. Não deve ser cometido o erro de entregar os destinos deste sector ou de qualquer outro a "habilidosos". Deve portanto, ser constituída uma equipa pluridisciplinar, que para além da competência é condição fundamental ter também paixão por esta área. No meu entender, deve ser esta equipa a definir a estratégia de promoção turística do Concelho. Estratégia essa que passaria pela identificação das potencialidades e fraquezas ou inibições.
Quanto às potencialidades elas são na generalidade do senso comum dos mondinenses, não só ao nível das belezas naturais mas também dos usos e costumes da região. Quanto às fraquezas ou inibições, que de certa forma possam obstar essa promoção, são evidentes as insuficiências a vários níveis, como por exemplo o alojamento, para receber grandes eventos, as acessibilidades, a fraca actividade cultural (dizer apenas que é fraca, é com muito boa vontade), fraca qualidade na oferta hoteleira etc. Se há quase vinte anos atrás, se iniciou uma infra-estrutura hoteleira ? e que infelizmente não foi concretizada - por se achar necessária para responder á procura essencialmente turística, essa necessidade é hoje maior, uma vez que é maior também o numero de visitantes. Porque é que decorrido este tempo, não foi encontrada alternativa? Uma vez que o famigerado hotel, nunca o será na realidade. Aqui entra a Casa da Igreja, mas reservo as apreciações sobre este assunto e outros para outro artigo.
É mais um mistério que está por desvendar. Como é que foi possível, construir dois edifícios contíguos ao dito hotel, um dos quais é uma autêntica aberração, esse a quem chamam de torre. E não conseguem desbloquear o impasse do hotel.
Quanto ao trabalho a desenvolver por essa equipa, ela deveria tomar em linha de conta como ponto fundamental da estratégia, a prévia definição de objectivos qualitativos e quantitativos, devem ser estabelecidos também, indicadores e instrumentos de medição de execução dos respectivos planos de promoção do Concelho. Por forma de conseguir rigor não só na projecção, mas também na promoção.Por outro lado, é importante estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas com potencial interesse no sector, de forma a criar:

  • Maior articulação e integração: produto promoção e comunicação
  • Maior percepção dos valores e da oferta turística do Concelho
  • Maior eficiência e eficácia dos investimentos promocionais
  • Melhor articulação de estratégias e coordenação de esforços no sentido de posicionar a "marca Mondim"

No essencial as parcerias resultam em ganhos de eficiência e eficácia e de investimento na acção promocional.

É uma ideia completamente descabida pensar-se que ao trazer cá Roberto Leal ou santos e pecadores se está a promover Mondim, quando muito promove-se os artistas (principalmente no caso dos santos e pecadores). As festas do concelho, sobre as quais alguém disse que assentam num modelo esgotado, opinião que corroboro, podem, num plano integrado de promoção contribuir para a divulgação da "marca Mondim", mas não nos moldes actuais. O concito que deveria estar subjacente às festas do concelho, deveria ser o que preside à feira da terra, mas com mais rigor e maior divulgação. A feira da terra pese embora não ser original e ter algumas falhas, é um oásis no panorama promocional do concelho.

Infelizmente os nossos "governantes" negligenciam, por clara incompetência, um sector de vital importância para o desenvolvimento do concelho. "Dá Deus nozes a quem não tem dentes".


Uma pergunta deixo no ar - "Será o lançamento da falada Candidatura Independente?"

sexta-feira, julho 22, 2005

Coragem Para Mudar Mondim

O texto que a seguir apresento, foi enviado por um candidato a um lugar nesta casa:
"Tenho notado que não existem candidatos que se resolvam a tratar dos residuos urbanos - flagelo que merecer ser tratado - claro que também sou um adepto da reciclagem. Não quero interferir no trabalho da vossa digamos governanta. O meu trabalho resume-se a tratar de lixos exteriores e a a dar-lhe uma mão no caixote.", o qual quer ser tratado por Dias Verdes.

Aqui fica o artigo do nosso Candidato - Dias Verdes

Vinha eu, muito descansado, pela avenida abaixo quando deparei com um cartaz do partido socialista que dizia: CORAGEM PARA MUDAR MONDIM. Gostei da frase como aliás gosto de todas as frases determinadas e objectivas em relação a determinado assunto. Neste caso ainda mais visto ser Mondim o alvo da mudança.
Será difícil alguém de bom senso não admitir que Mondim está urgentemente a precisar de mudança. A mudança não se espera - pratica-se. E para começar não se impõe desde logo algo de espectacular ou fenomenal. Bastam apenas uns sinais. Pequeninos que sejam.
Por si só, é um facto, a simples presença de palavras como Coragem e Mudança já desperta o interesse, e crie apetência para fomentar discussões, dúvidas, questões, em suma começar a ter uma noção de cidadania há muito retirada dos hábitos mondinenses. A mudança começará necessariamente por aqui.
Aproveito, já que a abordagem é fácil e sincera, para felicitar a "Casa do Eiró" sem sombra de dúvida um passo importante para que este inusitado silêncio em torno da coisa pública desapareça de vez. Bem-Haja óh Senhoriu.

Olhei para o cartaz novamente, continuei a gostar da frase, mas desta feita saltou apenas o lado "publicitário/panfletário" da mesma.
Como é possível, pensei, que um grupo de pessoas que ainda não se apresentou publicamente aos eleitores, que não se sabe oficialmente quem são e, fundamentalmente, ainda não apresentou uma ideia que fosse para essa almejada mudança, arroja-se a dizer aos mondinenses que tem a coragem necessária para o
fazer?
Note-se que não estou a dizer que não a têm - a falta de informação nem me permitiria ter essa suspeição, mas não venham com cheques em branco para o povo. Primeiro á que dar um sinal, um só que seja e então a partir daí sentir-se minimamente autorizado para o fazer.

Actuando desta forma, a única coragem que demonstram reside apenas no facto de se terem candidatado. Não é desta coragem, que Mondim precisa. E lá continuei a minha caminhada entretido com a ideia que o cartaz, valia pela surpresa mas pecava na continuidade. Restava-me agora dois cenários possíveis: ou a equipa de facto surpreende e o cartaz lá irá tomando a sua merecida verdade e presença ou o marketing do PS tem uma estratégia a tal ponto elaborada que eu esqueço-me que ele existiu quando sair o segundo. (eh,eh,eh).
Com o desfiar destes pensamentos finalmente cheguei a casa. Sentei-me em frente ao PC, peguei na prancha e lá fui eu qual V@asco da G@ma até ás praias da Casa do Eiró, afinal a dupla razão desta conversa. Já via eu a costa quando o meu pensamento fugiu novamente para o meu mui falado cartaz, concluindo que seria sinceramente mais legítimo a frase nesta forma: - Casa do Eiró ? Coragem para Mudar Mondim.

Este blogg existe há meia dúzia de bytes, e já despoletou mais discussão - pela terra - do que a oposição e o poder juntos nestes últimos neste últimos tempos. Basta parar no post URBCOM . Acredito que existam mondinenses que não nutram qualquer simpatia pela "Casa do Eiró", ainda bem! A "Casa do Eiró", no meu ponto de vista não é para nutrir é para discutir. Seja-mos nós anónimos, identificados por nome próprio ou por nick, é uma questão que nem sequer ponho desde que o respeito impere E que a elevação seja condizente com o propósito mesmo: MONDIM, CORAGEM, MUDANÇA, TRANQUILIDADE.
Devia acabar aqui, mas já que falei em opiniões identificadas saio do espaço cibernautae vou até uma notícia do Povo de Basto que me ficou de tal forma a zumbir na cabeça que a quero espalhar pela Casa.
Li há dias um artigo do Arq.º João, neste jornal e quero salientar aqui uma frase a La Palisse que passo a transcrever: ..."vivemos num concelho que segundo todos os índices nos colocam na cauda do País que temos".
Pergunto, o Arq.º João, tem algumas ideias de acções devidamente planeadas para fazer frente a esta situação de últimos do pelotão? Isso que diz já se sabe há muito, só que vindo de um, julgo que candidato pelo PS era de esperar pistas para a solução do problema supra citado. Espanto meu ao acabar o artigo. Não só não apresentou ideias para o futuro como se atulhou em trapalhada quando recorreu ao passado.
Questões como esquerda/direita, partidos antes e depois do 25 de Abril, merecem sem dúvida ser discutidas mas num contexto próprio, nunca "encaixadas" em período eleitoral autárquico. Se essa discussão em torno de dicotomias tem alguma elevação, o Arq.º João ao colocá-la neste ambiente de "fora de contexto" colocou-as automaticamente no lado da demagogia. Não bastasse isto, ainda quis dar aquele ar pretensioso e já sensaborão de intelectual de esquerda acabando por remeter o já descontextualizado assunto para os confins do ridículo.
Para a sua verdade de La Palisse eu respondo-lhe com a minha:
- não se vislumbra matéria de interesse autárquico no seu artigo porque o seu artigo demonstra falta de interesse em matérias autárquicas interessantes.

Post Scriptum:
Espero que o Partido Socialista de Mondim se tenha apenas enganado na estratégia e não fosse sua intenção perturbar a inteligência dos Mondinenses.
Eu pessoalmente fiquei perturbado.


Ficamos assim a aguardar a avaliação do senhoriU, Feitor e da Maria da Graça, aviso já que não são cedo a pressões :)

quinta-feira, julho 21, 2005

A Lua na Casa - 20 de Julho


Partilho convosco a Lua que ontem se via em Mondim.

Será que os terrenos da nossa casa estão debaixo de fogo?!

Um cumprimento especial a todos os Bombeiros que o combatem.
de Pedra Alta às 22:30h

terça-feira, julho 19, 2005

Será que há eleições em Mondim?

Há coisas difíceis de explicar...
Não sendo natural de mondim, tenho vindo a reparar que alguma coisa não batia certo.
Várias vezes deixei a vila com a sensação de que algo de estranho se estava a passar e por maior que fosse o meu esforço não me conseguia aperceber do motivo.
O sentimento só era incómodo porque acarretava alguma ignorância da minha parte em descobrir o que realmente não batia certo.
Mas hoje fez-se luz.
O que realmente é estranho para mim é que não á campanha eleitoral em Mondim. Não há cartazes, nem outdoors (não que goste de os ver, antes pelo contrário) na vila (penso que nas aldeias a situação deve ser a mesma).
Após esta decoberta, dediquei-me ao assunto e cheguei á conclusão que nesta altura, de uma forma oficial, ainda não se conhecem as listas, apenas os candidatos a presidente de Câmara.
Se tal atitude não me surpreende vinda dos actuais inquilinos da Casa do Eiró pela sua linha de actuação marcada pela inércia e pasmaceira, não deixa de me surpreender que os candidatos a novos inquilinos alinhem pelo mesmo diapasão.
Aos actuais inquilinos louvo-lhes a coerência, trabalham com a mesma motivação, empenho e dinâmica para o partido e para o concelho.
Reforço a minha ideia de que seria o melhor para Mondim que esses outdoors não se colocassem e que deixassem a vila como está, que está bem.
Mas sinceramente não acredito que exista algum pacto de não agressão visual entre os partidos concorrentes, acho que sta situação advém apenas porque de um lado e do outro não há quem mexa.

Notícias de Última Hora - "Festas do Concelho"

Há uma alteração de última hora no programa das Festas do Concelho de Mondim de Basto. "Santos e Pecadores" e "Roberto Leal" trocam as datas dos seus espectáculos.
A Comissão de Festas não alegou nenhum motivo para esta urgente alteração. Terá alguma coisa a ver com o programa das festas do concelho vizinho? Se assim é, redirecciono todas as criticas possíveis para os "posts" já publicados:

- Vamos ajudar a "Comissão de Festas"

- Agora discutimos nós! "Festas do Concelho"

Custa acreditar que somos obrigados a alterar o programa em função de outro, mas se assim foi, e até podem entender que será melhor para as nossas festas, porque não o fizeram antes de lançar o programa? Hoje em dia, com as vias de comunicção tão avançadas, ainda será difícil comunicar com o outro lado do Rio?
Este problema já se arrasta à demasiado tempo, e no final quem paga são sempre os mesmos. Nós... os contribuintes que vêm o seu dinheiro desperdiçado.

Mesmo assim, ainda quero acreditar que houve outro motivo para esta alteração!


URBCOM - Uma oportunidade perdida

Abriram as candidaturas para comerciantes ao abrigo do programa URBCOM para mais alguns concelhos do país.

O Feitor gostava de aconselhar os comerciantes de Mondim a concorrerem, mas "helás" não é para nós.

O actual período de candidaturas é para comerciantes de concelhos cujas Câmaras Municipais apresentaram em devido tempo a candidatura "geral".





Quem responde por esta oportunidade perdida de trazer para a casa uns milhares de Euros, que sempre fariam movimentar a actividade local?

Uma pesquisa aos projectos apoiados nos concelhos vizinhos de Celorico de Basto e Cabeceiras dá-nos a seguinte informação:

Celorico: Projectos apoiados: 19 Valor total de apoios: ?1.500.000,00

Cabeceiras: Projectos apoiados: 62 Valor total de apoios: parei de contar nos ?3.000.000,00

para não começar a chorar...


Na casa estamos a recolher informação acerca da tramitação de todo o processo - onde falhou e quem falhou (este é um dos papéis do feitor...). Prometemos, quando tivermos certezas absolutas, publicar o resultado da "investigação".
Quem tiver alguma informação pode contribuir enviando para casadoeiro@gmail.com.

Agradecidos.


Com a devida autorização do Feitor, decidi acrescentar este mapa ao "post" que podem contextualizar melhor seguindo este link:

http://www.ccr-norte.pt/outrosic/downloads/urbcom_psa.zip

Cá fica o mapa então. O 18 é Cabeceiras, 31 Ribeira de Pena e 32 Celorico de Basto! Mondim nem quadradinho branco tem?

Obrigado Feitor.

SenhoriU


segunda-feira, julho 18, 2005

Pedra Alta

Apreciem a Poesia de Luís Jales de Oliveira - "Ginho" in Rimas Parolas - Mondim Outrora

Ai tu queres 'scuitar o mar? Bota ali o oubidinho,
Naquele calhau
caiado,
Que tem um ferro espetado,
A pino ...
Uma latada bem dada e
o mar é um passarinho,
A gaitar duas modinhas,
E tu a contar 'strelinhas,
Sem tino ...
Eh Pedra Alta,
Que t'abriste prá Senhora s'esconder dos assassinos,
C'andavam a'scachar meninos,
Outrora ...
Eh Pedra Alta, pedra aberta para a vida,
O teu seio foi guarida,
Da Senhora,
E da pobre jumentinha,
Que batia cansadinha,
Com os cascos no lajêdo -
- Inda hoje num penêdo,
Os cascos marcados estão!
Eh Pedra Alta,
Pousio do gavião,
Lenda branca, branca pedra,
Em redor de ti só medra,
O divino medronheiro,
C'a Senhora agradecida,
Quis deixar pra toda a vida,
Para enfeites de romeiro.
Eh Pedra Alta onde fizeram traição,
Ao santo do ermitão,
Sepultado nas escadas da capelinha a luzir ...
Eh Pedra Alta,
Menhir,
Aqui te prometo voltar,
Pró ano que há-de vir,
Pra fazer ouvir o mar,
Com turras que há-de dar,
Quem de novo aqui subir!

Universidade do Açores realiza estudo integrado de recuperação ambiental e paisagistica das Pedreiras do Alto da Senhora da Graça

O titulo deste "post" é o mesmo que podemos encontrar na ùltima página do Notícias de Basto (aka. "Copy Paste" aqui nas hostes da "Casa do Eiró" :) ... ) .

Começa por dizer que os Empresários locais mostram-se preocupados, mas no corpo da notícia não conseguimos encontrar desenvolvimento para o subtítulo, o que deixa a notícia um pouco fora de contexto. Dá a entender que foi um "pacote" que caíu na redação e assim foi transcrito para a última página do jornal acrescentando-lhe um subtítulo. Depois de ler, ainda fiquei com mais duvidas.



Será que ao trancrever a notícia, não se aperceberam que os leitores do NB não iriam compreender, por exemplo, o modelo tridimensional apresentado? Desculpem a minha ignorância, mas eu, tal como muitas pessoas com quem já comentei o artigo, não percebo a imagem. Seria possível pedir uma legenda?
Porque recorrem ao Departamento de Ecologia Vegetal Aplicada da Univ. dos Açores quando existe Ecologia Aplicada na UTAD? Será que as despesas dos trabalhos de campo são identicas?
Quais são as outras vertentes da exploração que vão permitir a colocação de cortinas arbóreas? Sim... porque com a exploração que se faz agora não vejo cortina que tape aquilo.
"As investigações em curso deverão ficar concluídas em breve...." Será que vem a tempo das eleições?

Peço desculpa ao NB, e reconheço o valor do serviço prestado a Mondim, mas não deixa de me revoltar a forma como são transcritas algumas notícias, que mereciam algum aprofundamento e investigação para melhor levar a efeito os seus propósitos. Assim acabamos por receber a notícia directamente de uma fonte, que pode muito bem não ser imparcial. Fica no ar um "cheirinho" a campanha sem ser assumida como tal. A ver vamos se estou enganado.

Ligeiramente Off-Topic - Google Earth

É a mais extraordinária aplicação que instalamos na casa nos últimos tempos. Está disponível gratuitamente em http://earth.google.com/. Estava a procurar a casa do Eiró, para poder indicar aos nosso visitantes quando parei na seguinte imagem.


Num futuro post falaremos do tema mas para já fica a evidência. As manchas brancas são as nossas pedreiras...
Há abaixo um post acerca da estratégia do concelho para o turismo. Será que interessa juntar isto à discussão?

domingo, julho 17, 2005

Casa da Igreja, Qual a Solução?

Alguns anos atrás foi comprada a Casa de Igreja pelos os actuais "donos" (quando quisermos podemos expulsá-los!) da Casa do Eiro, penso que pela módica quantia de 120 mil contos. Não sei se o preço incluia recheio ou não, sei que entretanto o recheio desapareceu, foi vendido?!

A compra foi feita com o objectivo de aí instalar uma Instituição Universitária, que nunca se concretizou. Chegou a altura de se arranjar uma solução para a Casa da Igreja.

Na minha opinião, a solução passa por saber qual o objectivo estratégico dos habitantes (próximos!) do Eiro para o nosso Concelho:
  • Se a aposta for o turismo, porque não uma Pousada de Portugal. Mas antes era necessário dotar o Concelho do Plano Municipal do Turismo, de forma a criarmos Rotas de Turismo para diversos tipos de mercado alvo: Rota Concelhia da Alimentação, Rota Concelhia dos Percursos Pedestres, Rota Concelhia dos Rios e Ribeiras, Rota Concelhia de Artesanato e muitos outras;
  • Se a aposta for a indústria de Extração de Granitos, porque não uma Escola Profissional de Cantarias e a Sede de uma Associação dos Industriais do Granito com vista à certificação da Pedra de Mondim. É necessário criar sinergias e trocas de conhecimento com o Concelho de Vila Pouca (ou outros), de forma a se potenciar a experiência deste(s) Concelho(s) na resolução de problemas neste tipo de Indústria;
Ambos os pontos, dariam para um só artigo, que espero abordar brevemente

Se pensas que a aposta deve ser outra partilha connosco a tua opinião.

sexta-feira, julho 15, 2005

"Que concelho você quer?"

Este é o titulo de um belo artigo do Arq. João Almeida, deputado do PS em Mondim de Basto. Aponta uma série de criticas ao executivo da Câmara Municipal, o que não é muito difícil, e ainda tem tempo para dar uns conselhos ao PSD. Aconselho a lêr.
Se realmente não é muito difícil criticar o executivo autárquico, não será muito difícil também criticar a oposição. Digamos que o executivo tem uma oposição bem à sua medida.
Se por um lado uns apresentam obras em altura de campanha, outros só se lembram de criticar nessa mesma altura. Que fez o PS nestes 4 anos como oposição na Câmara Municipal de Mondim de Basto. Só agora vale a pena trazer a público os custos do infantário? O tempo que demorou o "Campo da Feira"? A Casa da Igreja?... Isso não é novidade nenhuma para os Mondinenses. Porque não escreve a oposição um artigo com as suas propostas para estas e outras situções. Que fizeram na altura em que o infantário foi proposto? Que têm dito em Assembleia sobre a Casa da Igreja? O que proposeram para o Museu? .... e podiamos pegar no role todo que utilizamos para criticar o executivo e perguntar: E vocês? O que proposeram? Gostava de ser surpreendido!!!

Se existe em Mondim muito pouca informação sobre as políticas seguidas pela nossa Câmara, isso também se deve à oposição que tem por obrigação mostrar-nos o quão mal vai a nossa Vila.

Se podemos falar em desilusão dos que votaram PSD nas eleiçoes anteriores, que dizer dos que votaram PS ou CDS?

Fiquem bem, e boas regas que o tempo vai sêco!

Vamos ajudar a "Comissão de Festas"

Quantas pessoas vão assistir ao espectáculo dos "Santos e Pecadores" em Mondim de Basto no dia 23/07/05?

Eu aposto 100 pessoas.

AGORA DISCUTIMOS NÓS! "Festas do Concelho"

Nesta rubrica, pretendemos pegar na informação fornecida pelo "mondimmunicipal" (obrigado) sobre as reuniões de câmara e discutirmos nós, tendo como base o pouco que sabemos, os pontos que pensamos ser interessantes.

Hoje escolhi o ponto 3 da "Reunião Ordinária de 13 de Julho de 2005":
"
...apresentação, pelo Sr. Vereador Francisco Ribeiro, do "Programa das Festas do Concelho 2005". A Câmara aprovou a autorização para movimentar as verbas destinadas à Conta da Comissão de Festas."

Dois pontos de interesse:

- O programa de Festas do Concelho 2005

Quanto tempo mais será necessário para se perceber que este modelo de Festas está completamente esgotado? Desculpem-me se estou errado, mas parece-me que o objectivo da festa é animar os munícepes e promover o concelho contratando "grupos" que possam atrair gente à nossa terra. Ora nem um nem outro são atingidos. A não ser que o objectivo seja outro e o pessoal da "casa" não saiba! (Gostava um dia de ouvir alguém responsável explicar os objectivos das "Festas do Concelho). A mim parece-me que continuamos numa batalha orgulhosa com Celorico de Basto, (batalha perdida) por um objectivo sem nexo nenhum... juntar muita gente!!
Os últimos 5 anos tem sido um "deitar dinheiro fora" que até mete pena. Os próprios cabeça de cartaz deste ano "Santos e Pecadores" já tiveram um experiência em Mondim que ainda não se devem ter esquecido, mas mesmo assim lembraram-se de os chamar novamente.
Mas não é necessário pegar no pior, vamos pegar no melhor (pelo menos para alguns). Nos últimos anos foi o "Tony Carreira" que mais gente atraiu a Mondim de Basto. Quais os beneficios para Mondim? O homem deve cobrar qualquer coisa entre os 15.000 e os 25.000 Euros (divagamos porque a comissão nao apresenta contas). O pessoal de fora, não de muito longe porque hoje qualquer "grupo" vai a Fafe, Vila Pouca, Amarante, Celorico etc... vêm de carro à hora do concerto, bebem qualquer coisa, um gelado para os miúdos e volta para casa. Ouve retorno imediato do investimento? Nem pensar. Será pela promoção do concelho? Muito menos. Os mondinenses divertiram-se? Talvez. Mas tenho a convicção de que uma boa festa seguindo o conceito da "Feira da Terra", complementando-a, traria muito mais animação, beneficios e promoção para
o Concelho de Mondim de Basto e com muito menos despesas.

Este ano o programa nem merece comentários, que pretendem com a contratação dos "Santos e Pecadores", será que não sabem quantas pessoas vamos ter em Mondim nesse dia, será que alguem vai ser animado pelo concerto dos "Santos e Pecadores"? (Eu vou dar uma ajuda e vou colocar um post para verem a opinião do pessoal). Considero que o dinheiro entregue aos "Santos e Pecadores", nem que seja 4000 Euros (estou a divagar), é dinheiro deitado fora... fora não porque eles ficam com uma parte e o empresário com outra.

- A Comissão de Festas

(Se estiver errado agradecia q me corrigissem)
Ao que parece a comissão de festas tem regulamento próprio, é uma organização distinta da Câmara Municipal. Regulamento esse que compreende a realização de eleições. Uma comissão deveria ser composta por membros do comércio local, Junta de Freguesia, Associações e Câmara Municipal! Em Mondim não é bem assim. É impossivel dissociar a Comissão de Festas da Câmara Municipal. Está mal! Muito mal!
Todos os anos no final das festas deveria haver eleições, ou algo parecido, para a Comissão do ano seguinte. Se não existem novas ideias, isso deve-se ao facto de a Comissão ser composta pelas mesmas pessoas anos e anos consecutivos (onde será que eu já ouvi isto). Está na altura de mudar! (e isto também).

Gostava de agradecer mais uma vez o excelente serviço q neste momento o MondimMunicial presta à população de Mondim. Obrigado.

Até amanhã!

Conheces o Concelho?


Esta será uma rubrica com a qual pretendo que se descubra alguns cantos do nosso Concelho e verificar se os habitantes da Casa do EIRO também o conhecem.

Qual a aldeia ou lugar da Foto?

Aceito colaborações, se quiser envia a foto para pedraalta@clix.pt

quinta-feira, julho 14, 2005

Vai uma acha? "Turismo"

Boas!!
Nem só de coisas fracas tem vivido a "Casa do Eiró" nestes últimos anos. Há por aí uma iniciativa que já vai na sua terceira edição, a "Feira da Terra", que tem tido um sucesso de fazer inveja aos nosso vizinhos!!! (Eu sei que não é esse o objectivo).

É com agrado que reparo que este ano as "III Jornadas "Oportunidades a Mondim Rural"", se preparam para discutir "A afirmação de Mondim na área do Turismo" e "Planeamento Estratégico no Turismo em Espaço Rural".

Proponho que a "Casa do Eiró" antecipe um pouco os temas lançados, e quem sabe, prepare um pouco o "terreno" para os vão participar nas Jornadas.

"Afirmação de Mondim na área do Turismo"

Considero que ao propor este tema a "Feira da Terra" não se limita a dar um salto em frente, salta inclusive por cima do tema "Introdução de Mondim na área do Turismo". Sim... porque não nos é possivel aperceber, se é que existe, de alguma estratégia adoptada por Mondim na área do Turismo.

A maior parte dos Turistas, senão todos, que chegam a Mondim são atraídos pela sua beleza natural e não por obra de qualquer iniciativa ou estratégia da autarquia. Se assim é, imagine-se se houvesse uma boa estratégia. Continuam a visitar as Fisgas (e de que maneira), a Sr. da Graça os nossos Rios, etc..... nota-se que as pessoas atraídas, poderiam deixar muito mais em Mondim... mas onde? Em quê?

"Oportunidades a Mondim Rural"

Aqui vou comentar somente a situação que se vive hoje em Travassos, peço desculpa caso a considerem mal enquadrada. Sem dúvida uma óptima iniciativa. Mas será possivel imaginar Travassos restaurada sem uma única "residencial" ou "tasquinha". Mais uma vez onde vão os Turistas deixar o seu dinheiro quando visitarem Travassos?

Espero que os participantes do "Casa do Eiró" dêem a necessária atenção a este tema.
Obrigado.

quarta-feira, julho 13, 2005

O Mondinense na Terceira

O Mondinense FC na época que se aproxima, irá militar na 3ª Divisão Nacional, com uma equipa formada essencialmente por "estrangeiros" e com um orçamento superior a 50.000 Euros.

Esta situação parece-me bastante interessante e dignificante para as nossas Gentes! Senão vejamos:
  • Um clube com capacidade para contratar os maiores craques da região e arredores (quase todos internacionais?);
  • Com jogadores a auferir salários superiores as 400 Euros mensais (tens um bom empresário? És contratado);
  • Camadas Jovens, um trabalho nunca visto antes, uma única equipa e com resultados fantásticos!
  • Financiamento garantido por todos nós (os nossos impostos)! A Câmara como grande instituição pública resolve o assunto;
Então, o que é feito dos nossos craques:
  • Francisco "Carteiro"
  • Mário "Carteiro"
  • "Mamona"
  • Alfredo "Garagista"
  • Nélson "Barroca"
  • Carlitos Costa e irmãos
  • Eugénio Vieira
  • "Mochinho"
  • Carlos Mota
  • Abreu
  • Zé "Biga"
e muitos mais ...

E alguém se lembra do Campo no Monte da Barca? Bons tempos!

Temos que ser realistas, não podemos continuar a ser utópicos, o Concelho não tem capacidade! Não temos indústria e comércio para apoiar e depois ... a Câmara cobre.

Afinal não somos assim tão pobres!!!

Porque será que uma noticia de 24 de Janeiro de 2005, com o titulo "Celorico de Basto apresenta um poder de compra por habitante 58,23% abaixo da média nacional" ainda se mantem como destaque no "http://mondimmunicipal.no.sapo.pt"?

Mais, será noticia que mereça destaque no "mondimmunicipal"?

Pode muito bem não o ser, mas parece que nos estamos a aproveitar do mal dos outros para parecermos melhores. Mesmo sendo o syte não-oficial, ...fica mal.

Fica o conselho!

Mondim "já" tem "Espaço Internet"

Anda o pessoal da casa a pensar na melhor forma de granjear a nossa terra e atiram-nos com este menino no colo, "Espaço Internet". Parece que obra era para estar pronta no tempo do Mariano Gago... hmmm... e se calhar ficou, pelo menos neste segundo mandato do homem no mesmo ministério. Se calhar já se previa que o Mariano lá voltasse, e não fosse o homem ficar chateado o pessoal decidiu aguardar que ele voltasse para inaugurar o espaço. Acho bem! Ele até nem demorou muito tempo a voltar, mas foi o suficiente para a "Casa do Eiró" ser claramente ultrapassada pela Junta de Freguesia que já disponibiliza uns quantos pcs ao pessoal a quem se desloca às suas instalações.
Mais uma vez, como já é tipico na nossa casa, foi feita uma divulgação tal da inauguração que foi complicado arranjar espaço para todos os que compareceram. Estaria lá alguem que não fosse candidato às autárquicas? (Só falo pelo que vejo nas fotos disponibilizadas pelo Mondim Municipal "http://mondimmunicipal.no.sapo.pt/fotos_espa%E7o_internet.htm").

terça-feira, julho 12, 2005

Bem vindos à Casa do Eiró


Bem vindos à "Casa do Eiró",

Eu sou o senhorio desta grande casa, e a menina da foto ao lado... é a minha senhora. Por sinal a responsável pelas lides domésticas da Casa do Eiró. É ela quem realmente manobra os cordelinhos aqui.

Convidamos todos aqueles que tenham uma boa história, conselho ou desabafo sobre Mondim a tomar chá na nossa casa.

Aproveito a ocasião para vos alertar que neste momento temos umas vagas para preencher na nossa quinta, tá tudo ao abandono, queremos voltar a cultivar as nossas terras e criar os nossos animais (cabras incluido). Toca a candidatar. Depois não digam que foi mal divulgado.