terça-feira, dezembro 23, 2008

Pardelhas - "Nenhuma terra é bonita, quando nela se vive mal"

Para nos fazer pensar, partilho este texto do Blogue - Pensar Basto! Sobre a nossa freguesia mais pequena e rural - PARDELHAS

Mensagem: Nenhuma terra é bonita, quando nela se vive mal 

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Centro Escolar de Mondim já se encontra em construção

Centro Escolar de Mondim já se encontra em construção

Como não poderia deixar de ser, também nós seremos contemplados com este novo equipamento, que vem no seguimento da política do actual governo, que aposta forte da renovação do parque escolar, associado a uma série de medidas que "revolucionaram" o ensino primário do nosso país.

A construção desta infraestrutura, que vem no seguimento da já referida renovação do parque escolar imposta pelo governo, vem oferecer definitivamente as condições necessárias para a escola a tempo inteiro, medida esta também lançada pelo actual governo. Ficamos também a saber, que demonstra bem a nova forma do município encarar a educação. Perfeita sintonia!

Estranho o facto, de por alturas do encerramento das escolas, primeira iniciativa no âmbito desta por demais referida requalificação, não se ver os Vereadores a oferecer o peito às balas. Incompreensões na altura certamente!

Ironias à parte, gostaria de dar as boas vindas a este investimento, comparticipado a 75%, que certamente permitirá elevar a qualidade do ensino básico dos alunos do Mondim de Basto e Paradança. Desejar que finda esta primeira fase, todos os esforços sejam feitos para que, de imediato, se concretizem os restantes projectos apontados pela nossa Carta Educativa, conscientes que, na impossibilidade de os ver concretizados, aumenta de novo o fosso da qualidade de vida entre Mondim e as restantes Freguesias.

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Acção Social Escolar e Solidariedade.

Assistimos recentemente a mais um capítulo da batalha PSD/PS respeitante à acção social escolar. A última posição oficial, surgiu hoje mesmo, no jornal Notícias de Mondim, sob forma de comunicado do PSD de Mondim de Basto.

Lido o comunicado, percebe-se que para o PSD, o apoio social escolar atribuído em função dos rendimentos das famílias é um erro. Para o PSD, não fosse o facto de existir uma lei que os obriga a agir dessa forma, a solução passava por cobrar o mesmo valor a todas as famílias independentemente dos seus rendimentos. Ricos ou Pobres, todos pagariam 1Euro por refeição.

É triste ver no comunicado, que para sustentarem a sua opção, alegam que há uma injustiça na atribuição de escalões, já que os mesmos, assentando no IRS, só acabam por ser justas para os trabalhadores por conta de outrem. Admitindo que existem declarações de IRS que não espelham o verdadeiro rendimento das famílias:

1 - O estado coloca à disposição da autarquia os instrumentos que lhe permite levar avante as suspeitas.
2 - Se realmente existe uma percentagem de declarações fraudulentas, também não deixa de ser verdade, que no caso das famílias realmente carenciadas essa declaração é bem real. Levando por isso a justiça a casa de quem necessita.

Para o PSD, o facto de existirem algumas famílias a receberem o apoio sem dele necessitarem é motivo para que as famílias que realmente necessitam deixem também de o receber, passando todos, à luz do seu conceito de justiça, a pagarem o mesmo.
Pessoalmente, prefiro permitir-me aceitar que algumas famílias recebam sem dele necessitar, sabendo com toda a certeza, que aqueles que necessitam estão hoje isentos de um pagamento que ao final de o ano, lhes permitirá poupar no mínimo 200 euros por cada filho que têm na escola.

Como remate, permitam-me confrontar estas duas ideologias laranjas:
Por um lado, vemos a JSD, a avançar para uma nobre campanha de solidariedade onde se propõem levar um brinquedo à casa das famílias carenciadas, certos de que este gesto, fará a diferença neste Natal. Pelo outro lado, vemos o PSD, reafirmar novamente, que à luz da sua ideia de justiça, 1Euro por dia não faria qualquer diferença a estas famílias. Em que ficamos?

terça-feira, dezembro 09, 2008

JSD apresenta campanha de solidariedade (???)

É comum os Partidos Políticos lançarem campanhas políticas, desculpem a redundância. Mas parece que a moda para os jovens sociais democratas é lançar campanhas de solidariedade.

Do congresso nacional, pouca política saiu, o destaque foi todo para as acções de solidariedade.

O objectivo nobre das campanhas de solidariedade, obriga a que este assunto seja tratado com o maior dos cuidados. E é aí, nessa fragilidade que a JSD aposta. É difícil a qualquer entidade manifestar-se. Facilmente se confunde a crítica à Juventude Partidária como uma crítica à Campanha de Solidariedade.

A JSD decide enveredar por este caminho, justificam a sua opção com a necessidade de encontrar formas distintas de motivar os jovens para a actividade político-partidária. Contra senso, digo eu!! Os partidos políticos não são associações. Motivar jovens para a actividade política com actividades de cariz associativo é "enganar meninos". O caso piora, quando se "mistura" acção social, que deve ser mantida a todo custo longe da actividade política. A posição do "Banco Alimentar" perante a oferta da JSD de duas toneladas de alimentos não deixa dúvidas quanto isso.

Assumindo o risco, entendo ser criticável esta atitude da JSD. São competências das juventudes políticas, lutar para que os diferentes órgãos executivos onde estão representados, criem condições para o trabalho das associações. Não as deve tentar substituir, correndo o risco de ser julgado pelas suas intenções, o que é de todo compreensível.