sexta-feira, janeiro 30, 2009

Grandes causas!

Já aqui tive oportunidade de escrever sobre "campanhas sociais" por alturas de Natal. Estávamos nós a meio de Janeiro, e no mesmo sentido somos brindados com uma nota de imprensa que dava conta de uma "quadra natalícia marcada por grandes causas": brinquedos e férias desportivas para as crianças ou Cabazes de Natal para famílias carenciadas. E por aqui me fico, porque os restantes parágrafos do press, mesmo aludindo a eventos que eu próprio defendo, acompanho e respeito, entendo que nada têm de "grande causa". São antes óptimos eventos culturais.

Contrastando então com o que apelidam de "grandes causas", não foi necessário sequer deixar o mês acabar, para se sucederem as notícias a darem conta do paupérrimo desempenho autárquico na área social, numas situações directa noutras indirectamente.

No apoio social juvenil, pela segunda vez neste ano lectivo, fomos visitados pelas três cadeias de televisão, no mesmo dia, para noticiarem a indignação dos pais com os horários de transporte dos seus filhos. Recordo que há mais de um ano já a SIC nos tinha visitado para abordar o mesmo assunto.

Na mesma altura, num artigo da autoria do Executivo da Junta de Freguesia de Mondim de Basto, somos alertados para mais um flagelo social no nosso concelho: Triste Morte de um Idoso em Mondim de Basto. Já antes, havíamos sido notícia num jornal de expressão nacional que alertava para o problema idéntico: Caso de miséria total.

Choca portanto ler "grandes causas", quando afinal, comparadas com as necessidades alarmantes do concelho, nem causas se deveriam chamar.

Mondim precisa urgentemente de uma autarquia que assuma no âmbito das suas responsabilidades o combate às desigualdades num concelho que tende a melhorar a qualidade de vida somente na Vila. É essa uma missão essencial.

Precisa também de uma autarquia que trabalhe efectivamente no terreno e assuma a sua responsabilidade na identificação das carências. Duma autarquia que seja capaz de criar condições para a dinamização de uma verdadeira rede social, que diversifique a oferta, que aumente as respostas, que regulamente e divulgue o apoio, para que quem necessita usufrua sabendo que é um direito que lhe assiste. Porque é de um direito que falamos.

É certo que em grande medida o apoio social, está entregue no nosso País ao associativismo. Associativismo esse, que no nosso concelho, tal como em outras áreas, é pouco expressivo. Se realmente acreditamos na virtude do sistema e confiamos no concelho que gerimos, então o desafio de tentar motivar os mondinenses para que o panorama se altere merece ser assumido.

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Ambiente: Fisgas do Ermelo "vão continuar"


"O ministro do Ambiente, Nunes Correia, garantiu hoje em Vila Real que a cascata Fisgas do Ermelo vai continuar, apesar da construção das barragens do Alto Tâmega."

Vejam a noticia.
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=384075&visual=26&tema=4

Será que é mesmo assim?! Confesso que a minha confiança neste tipo de afirmações é bastante reduzida ...

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Bruxelas investiga Programa de Barragens

"A Comissão Europeia está a investigar a possibilidade de o Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hídrico, que envolve a construção de dez novos aproveitamentos em Portugal, violar a directiva-quadro comunitária sobre a água."

in Ecosfera

terça-feira, janeiro 20, 2009

“Paisagens Milenares”

Baixo Tâmega apresenta candidatura com investimento de mais de 135 milhões de euros.

A notícia corre por diversos órgãos de informação. É a primeira grande iniciativa da Associação de Municípios do baixo Tâmega.

in Público

Em momento oportuno, discutimos aqui no blog a opção de Mondim de Basto pela NUT Ave.

Coisas de "NUTs"!
NUTs novamente!

Mesmo considerando que este é somente um primeiro passo, e que até ao momento pouco se conhece sobre as iniciativas da AMAVE, entendo ser muito difícil a apresentação de candidaturas que se enquadrem tanto com a nossa realidade. As "Paisagens Milenares" que se apresentam como potencial a valorizar pelos municípios que integram o Baixo Tâmega, são também o grande desafio/oportunidade do nosso concelho, nesta luta que visa retirar-nos do top da tabela dos concelhos mais pobres (até aqui o ponto é comum!).

Aguardo pacientemente pelos resultados da nossa adesão ao Ave, sabendo que qualquer candidatura irá atender às especificidades da maioria dos concelhos que compõem esta associação, que tem somente dois concelhos caracteristicamente rurais.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Vale do Ave Região Digital com projecto aprovado

Foi aprovado mais um projecto no âmbito da implementação do programa Vale do Ave Digital.

O projecto no valor de dois milhões e 900 mil euros vai permitir executar diversos subprojectos em áreas diversas, nomeadamente do governo electrónico autárquico, redes municipais de banda larga, plataforma electrónica de compras, ambulância tecnológica e agente móvel.

O Gestor do Vale do Ave Região Digital diz que a concretização deste projecto vai resultar em vantagem para o cidadão que poderá aceder on-line a diversa informação dos Municípios da NUT 3 do Ave.

Mais um projecto no âmbito do Vale do Ave Região Digital um programa que aposta numa rede de informação on-line dos Municípios de Guimarães, Cabeceiras e Mondim de Basto, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Vizela e Famalicão