quarta-feira, outubro 04, 2006

OBTER OS LOURES A CUSTA DAS NOVAS REFORMAS DO ENSINO

A minha surpresa aquando na minha leitura habitual do jornal Voz de Trás-os-montes me deparo quando com uma menos verdade relativa ao desempenho e aos gastos suportados pela autarquia de Mondim de Basto.

Refere o variador Francisco Ribeiro que ?iniciou o novo ano lectivo sem grandes incidentes e com as com todas as obras exigidas efectuadas nas escolas?, como pai digo que até a data da leitura do jornal as actividades extra curriculares ainda não iniciaram como o Música, Inglês e a Educação Física, que existem alunos a almoçarem nos halls da entrada da Escola e ainda existem escolas que ainda não servem as refeições devido ao atraso nas obras.

Mais informo que o facto de o Município fornecer os livros a todos os alunos do 1º ciclo não é a iniciativa mais correcta, já que tenho a certeza que no concelho existem alunos com mais necessidades do que os meus filhos na obtenção dos livros escolares, para quem não sabe até os filhos os senhores doutores e engenheiros recebem os manuais escolares, mas não se importa das casas de banhos sem condições de higiene, pergunto eu ao Sr. Variador da Educação Francisco Ribeiro não seria melhor fornecer os livros a quem necessita realmente através e um subsidio controlado e com o resto das verbas apetrechar as escolas com mais e melhores materiais didácticos? Não me pergunte como porque por aquilo que sei não faltam funcionários no Município e é para isso que eles lá estão, para a elaborarem programas de apoios escolares justos e dignos, de forma a apoiar as crianças mais necessitadas, não só com livros mas também com mais material escolar, tais como cadernos lápis etc. Como pai sou a favor do auxílio as famílias mais necessitadas mas não com o tipo de politica actual, que se dê a quem mais necessita, ou será que o somos um município tão rico que nos podemos dar ao luxo de fornecer os livros a todos os alunos refiro mais uma vez, mesmo a quem não necessita dê-se apoio.

Relativamente a um outro ponto a minha surpresa quando o Sr. variador refere os gastos acrescidos com as obras e o transporte escolar, para quem não sabe o Ministério da Educação financiou todas as obras nas escolas menos na do meu filho que tem que almoçar no all de entrada e não pode fazer as suas necessidades fisiológicas já que as casas de banho não possuem condições, onde foram feitas as obras que o Sr. Variador refere? Relativamente a alimentação também aqui o ministério subsidia, as actividades extra curriculares para quem não sabe são os gastos são todos eles suportados pelo ministério com a contribuição de 250 euros por cada aluno, para quem não sabe o subsídio que a Município de Mondim de Basto obteve é só multiplicar 250Euros por cada aluno. Será que também não chega para cobrir as despesas de transporte?

Sr. Variador não queira obter os louros a custa da novas politicas do governo, se à mérito de certeza que não é seu, ou será que já se esta a preparar para as autarquias que se avizinham?

Texto publicado tal como enviado por: Eternamente Mondinense