sexta-feira, maio 19, 2006

Financiamento ao futebol! Novamente!

As promessas são para cumprir. E assim será em Paredes, onde o actual presidente prometeu em campanha que cortaria o financiamento ao futebol senior dos clubes da região. Pretendo pegar neste exemplo não pelo corte no financiamento mas sim pelos argumentos que os dirigentes dos clubes alegam para evitar o corte.

Nenhum presidente vem para a praça dizer que não se pode cortar o financiamento porque o futebol senior promove o concelho, ou porque oferece momentos de lazer ao domingo de tarde a quem quer assistir ao espectáculo. Não!! O único argumento prende-se com as camadas jovens:
O União de Paredes alega que não é só futebol senior:"Temos ATL, academia de dança, escolinha de futebol e formadores dos mais reputados que há no mercado desportivo", frisa Fernando Valente, director-geral do clube.
"Joaquim Barbosa, dirigente do Futebol Clube de Rebordosa, reclama que seja mantida a mesma verba de 60 mil euros por época. "Estamos com 150 jovens na formação e preocupamo-nos com a educação deles. Se o presidente cortar a verba, não teremos condições para andar com isto para a frente", lamenta-se."
Nos "Aliados de Lordelo", terra-natal de Celso Ferreira, a medida é aceite incondicionalmente. "Concordo em absoluto porque o dinheiro servia, apenas, para os clubes pagarem a jogadores de futebol. Não queremos dinheiro, queremos infra-estruturas, porque temos um campo pelado e um único balneário para as escolas, atletas e para a comunidade", afirma Manuel Ribeiro, dirigente do clube.
Este ùltimo concorda inclusivé com o corte.


Conclusão, se há argumento que justifica a atribuição de verbas municipais a um clube, esse argumento é a formação. Formação enquanto ocupação de tempos livres e educação a vários níveis. Depois as infraestruturas. Justica-se o investimento em infraestruturas, mas... infraestruturas que sirvam os atletas e a comunidade. E menos importante, mas aceitável, justifica-se o investimento no futebol senior como veículo de promoção do concelho (parece que esta semana aparecemos no boletim do totobola).

Depois disto resta-me desejar um bom resultado para o MFC este fim-de-semana, lá estarei a apoiar, certo de que para o ano teremos um MFC novamente na 3º divisão, com um plantel senior de contenção, realista, e uma aposta séria nas camadas jovens. Justificando desta forma os apoios das entidades locais, obviamente!!!

21 comentários:

Anónimo disse...

de facto é surrealista o dinheiro ke se gasta com o futebol. e não são só as autarquias, as juntas de freguesia já começam a ser alvo preferêncial para os clubes baterem á porta. foi exemplo disso recentemente a junta de freguesia de mondim que adiantou uma verba considerável ao mondinense f.c.

Anónimo disse...

O anónimo 15:58 disse e muito bem. O que o senhor não sabe é o teor da reunião tida com a direcção do MFC juntamente com o Prof. Duarte no início da época que aqui vou frisar o ponto mais importante. Como o MFC estava numa situação sem solução e na eminência de encerrar as portas ou de a direcção demitir-se o que colocaria em causa o trabalho do Prof. Duarte. Portanto, ficou decidido a JF solucionar o incidente do MFC e dos 3 dirigentes no Banco de Portugal para que o MFC pudesse recorrer a créditos bancários se caso fosse necesssário. Como já lhe disse, foram tratados de outros assuntos que não dá como deve entender comentá-los aqui. Mas, também quero dizer-lhe que, caso não saiba, a JF de freguesia tem vindo a apoiar pontualmente os torneios para as camadas jovens e mais, já nos disponibilizamos em apoia-los no convite que o Mondifut recebeu para participar no Torneio em Santiago de Compostela. Há muitas coisas acerca deste assunto sr anónimo, por isso fico a sua inteira disposição se quizer deslocar-se a JF e expor as suas dúvidas e de ouvir as suas opiniões que penso serem válidas.

Fernando Gomes
Presidente da Freguesia

Anónimo disse...

Muito bem sr. Presidente da J.F. quem não deve não teme. o esclarecimento é muito importante.

Anónimo disse...

bom dia sr. presidente, agradeço o esclarecimento. mas com surgem outras dúvidas. como justifica então o facto de a junta apoiar uma empresa privada? sim porque embora a escola de futebol esteja a fazer um excelente trabalho, o facto é que as crianças pagam para poderem lá estar. essa ajuda que a junta efectuou abrange outras empresas ou este caso foi pontual?

se poder dar uma resposta agradeço.

AtoMo disse...

Boas,
antes demais saudar a participação do Presidente da Junta, visto que a participação das entidades nestas discussões públicas é uma raridade.
Concordo com a alusão do ùltimo anónimo em relação à confusão com que nos deparamos hoje em dia entre a MondimFut e MFC. Mas penso que este é um assunto já amplamente debatido neste blog. O problema está mais que identificado. O problema é a já citada relação entre a empresa e o clube.
Penso ser este o momento ideal para se reflectir na próxima época desportiva, consequentemente nos apoios financeiros a atribuir. E para que esses apoios sejam justamente distribuidos é idispensável que se clarifique a já referida relação. Se os apoios são para as camadas jovens então têm que estar disponiveis para qualquer jovem/criança mondinense. Ou se apoia uma estrutura de sucesso, permitindo com esses apoios que se "transforme" numa associação, abulindo o pagamento mensal, ou baixando-o para um valor simbólico. Ou se "separam as águas", e continuamos em Mondim com uma empresa bem sucedida e com uma segunda opção que seriam as camadas jovens do MFC.

Inaceitável é continuar a distribuir os apoios financeiros como até aqui. Este ano, o ùnico clube que promoveu o desporto juvenil, o Vilarinho, foi o que menos recebeu. A ver vamos este ano!!!!

Anónimo disse...

concordo senhorio. éra importante identificar essa relação antes da atribuição de subsidios para a próxima época.

Anónimo disse...

Em questões de formação nem sempre as coisas correm como se quer... Mas sempre quem corre por gosto não cansa!!! Por isso existem (existiam, acho que os andam a "roubar")os campos os se custumam divertir os jovens mondinenses... Existem bastantes jovens alguns com 30 e poucos anos que durante algumas alturas do ano se encontram meia duzia de amigos e uma bola fazem uma festa... Por isso o municipio deveria não pensar nos subsidios a profissionais, mas sim tentar facultar a todo o concelho meios para a prática de desporto diário... Visto que o governo está a iniciar uma campanhã "anti-gordura" aos nossos jovens, era um bom meio de começar a dar um exemplo....

Tudo, desde que seja pro bem da comunidade, e que não somente o pareça :( ...

Anónimo disse...

Anonino 10.57
Compreendo a sua preocupação com o futebol, mas não se lembra você que a Escola de Música é Municipal e os alunos para poderem frequentar têm de pagar 35Euros mês.
Não deveria ser de Graça? Já que somos todos nós que pagamos o vencimento da sr. professora.
Qual o horário da funcionário da Escola de Música?
Quais os eventos organizados pela Escola de Música?

AtoMo disse...

Lá estamos nós a pegar num fraco exemplo para justificar um pouco melhor.
A escola de música é uma injustiça de facto. Se a MondimFut fosse apoiada pela autarquia sem que isso se reflectisse na mensalidade a pagar pelas crianças... passariamos a ter duas injustiças! Algo que, ao que se sabe, não acontece.
Por isso acho de mau tom comparar a Escola de Música Municipal, com uma Escola de Futebol gerida, e bem, de forma privada.

Lembro mais uma vez que não está em causa o óptimo serviço prestado pela MondimFut, nem poderia estar, a partir do momento que se trata de uma empresa privada. Em causa estão os argumentos para atribuição de apoios aos clubes desportivos.

Anónimo disse...

Apoio totalmente o Prof. Duarte. Ele sim faz alguma coisa pelos jovens de Mondim, ao menos eles estão ocupados e divertem-se muito. Não via se não agora os jovens de mondim a praticar algum desporto, é de louvar a iniciativa dele. A câmara devia obrigar o MondinenseFC a ter as respectivas camadas jovens, como em anos anteriores havia, caso contrario nao dava nenhuma verba ao clube.
Estão a dar dinheiro ao Clube e os jogadores levam esse dinheiro todo para fora, pois não o gastam ca.

Anónimo disse...

eu tb apoio o prof Duarte... acima de tudo ganha o dele...

AtoMo disse...

Chega de Prof Duarte por favor.
É de financiamento público a clubes de futebol que falamos e não de empresas que desempenham o seu trabalho com sucesso.

Anónimo disse...

Continuem a financiar os clubes, não estou a ver o resultado disso. Esse financiamento vai todo para fora, pois os jogadores dos clubes levam-no todo e mondim como dos concelhos mais pobres ainda fica mais pobre...Não se percebe.

Anónimo disse...

Continua-se a criticar o ( pouco ) dinheiro que a Câmara dá para o Mondinense,porque não olham para o muito dinheiro que a Câmara tem de dispensar para a volta a Portugal ou para as rampas?
O futebol é um desporto de massas e em Mondim é o único desporto que atrai muita gente,deve por isso ser apoiado.Também concordo que deveriam existir equipas nos escalões jovens,e existiriam se o subsidio da Câmara fosse maior e se houvesse um maior empenhamento por parte das pessoas,como é compreensível uma equipa dessas acarreta despesas, despesas essas que o clube não consegue suportar,a primazia vai para a equipa sénior que é a que arrasta as pessoas ao estádio e a que os sócios querem ver com bons resultados.

AtoMo disse...

Oraaa!! Era aqui que eu queria chegar. Depreendo das suas palavras que o facto de atrair muita gente justifica o apoio no valor de 37500.00 Euros? É isso que suportamos todos nós?

Anónimo disse...

Com as minhas palavras não quero dizer que se justifica o apoio no valor de 37500 Euros, quero dizer que justificava bem mais quando comparado com outras provas e com o significado que essas mesmas provas têm para a maioria da população.
Agora, também concordo que não deve ser a Câmara a sustentar o clube, mas no actual contexto poderia ajudar um pouco mais.

AtoMo disse...

Acho que era por aqui que a discussão deveria continuar!
Diz-me que comparado com outras provas merecia bem mais. De que forma as compara? Para ser mais fácil perceber vou comparar somente clubes de futebol.
O Vilarinho FC dinamizou durante toda esta época uma equipa de juvenis. Masi nenhum clube de futebo o fez. Porque recebeu o Vilarinho, orçamentado, 25000.00 Euros?
Olhando para os 3 clubes qual foi o que prestou melhor serviço ao concelho?

Anónimo disse...

Então é pelo facto de um clube ter equipa de juvenis que presta melhor serviço ao concelho?
Os clubes têm equipas de futebol juvenil para num futuro daí tirar frutos ( jogadores ) no caso do Mondinense os jogadores dos escalões jovens que por cá passaram preferem na maioria dos casos ganhar o mesmo noutros clubes pois ao contrário daquilo que as pessoas pensam,salvo raras excepções querem ganhar tanto como aqueles que têm que se deslocar vários Km para vir treinar ,hoje como alguem já disse neste blog, não há amor á camisola por parte dos jogadores da terra.

AtoMo disse...

Acha mesmo que as camadas jovens só servem para formar jogadores para a equipa senior? Não acha que essa é uma forma retrogada de olhar para a formação?
Um clube que quer ser apoiado por dinheiros públicos tem que o justificar. E justifica-o adoptando uma postura ao serviço da comunidade. O futebol é como todos sabemos o desporto rei. Esse facto tem que ser aproveitado como motivação extra para a formação cívica dos nossos jovens em vez de ser utilizada somente como formação de jogadores. As camadas jovens futebolisticas podem cumprir "missões" que mais nenhuma instituição pode cumprir. Aproveitar o futebol para passar valores como: espírito de equipa, igualdade, respeito, fair-play, humildade, sacrifício.... e continuavamos...
Isso é o que é exigido aos clubes que trabalham em prol da comunidade e nesse sentido merecedores de apoio. É isso que se pede às associações, e por vezes esquecemo-nos que o MFC é uma associação tal como o Parapente e a Canoagem. É bem mais antiga e com muito mais história, é certo. Tem mais muitos mais sócios, mas isso reflecte-se na receita. Mas não presta muito mais serviço. A diferença entre o serviço prestado e o apoio que recebem não é proporcional. Isto para comparar com associações desportivas, se colocarmos no mesmo "saco" a Associação dos Bopmbeiros Voluntários então a "casa bem abaixo".

Vejamos... os apoios são distribuidos tendo em conta o serviço que prestam ao executivo e não à comunidade. Ao executivo prestam um serviço eleitoralista... e até ver o futebol vai continuar a reinar.

O facto de arrastar gente ao estádio é proporcional à receita. E é com essa receita que se paga aos jogadores. Se jogam bem, atraem mais gente, recebem. Se não jogam... não merecem. É assim em todos os espectáculos.
Poderia haver finaciamento para a promoção do nome de Mondim. Mas avalie-se essa promoção, e pague-se o valor justo.

Anónimo disse...

Julgo que não me expressei como devia,não é minha opinião que os clubes tenham camadas jovens só para formação para o futuro, o que pretendia dizer, e referindo-me concretamente ao Mondinense, é que durante anos tiveram equipas nesses escalões, mas quando atingem idade senior colocam eles próprios vários entraves para continuar a defender a camisola daquele clube que os fez jogadores.

AtoMo disse...

Correcto... mas se durante os anos em que lá andaram, usufruiram de tudo aquilo que referi atraz, o dinheiro autárquico foi bem investido.