sexta-feira, julho 14, 2006

Coisas de "NUTs"!

Confesso que não percebi muito bem a explicação do nosso Presidente, numa recente entrevista ao "Clarim do Tâmega", sobre a reorganização territorial. Ao que parece, de um momento para o outro, vamos abandonar a NUT do Tâmega para passar para a NUT do Ave. Questionado sobre os benefícios para Mondim com esta opção Fernando Pinto respondeu:

"Primeiro uma maior proximidade com a restante comunidade. A NUT do Tâmega é muito grande e tem uma extensão territorial na qual a maior parte dos concelhos pouca afinidade tinham connosco. Nós tínhamos afinidade naturalmente com Celorico, Cabeceiras, Amarante, Marco de Canavezes e Baião. Agora, acrescentando Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes, Lousada, Felgueiras, Castelo de Paiva, Cinfães e Resende, concelhos com os quais temos pouca afinidade ao contrário da relação com Fafe ou com Guimarães. Por sua vez, dada a nossa proximidade com essa zona do Ave, pode ser que advenham daí alguns benefícios."


Ora bem, para melhor pereber a afinidade de que fala o nosso Presidente, arranjei um mapa das duas NUTs:


Facilmente se percebe com o mapa que a questão da afinidade não se coloca. Por outro lado afirmar que "pode ser que advenham daí alguns benefícios",(pode?) também não me parece argumento válido. Era bom que esta opção fosse tomada de forma transparente. A ser verdade, não o será certamente pelos motivos enunciados.

14 comentários:

Anónimo disse...

eles e que não nos quizeram lá, ja que o enginheiro barreto e drº mota e silva deixavam o fernando pinto a falar sosinho

Anónimo disse...

"eles e que não nos quizeram lá, ja que o enginheiro barreto e drº mota e silva deixavam o fernando pinto a falar sosinho". sozinho é com z. ja agora andas muito mal informado... estiveste presente nas reunioes para afirmar uma coisa dessas, ou foste ao bruxo??? falem so daquilo q sabem... CAMBADA DE HIPOCRITAS

Anónimo disse...

"enginheiro"? escreve-se c/ um "e"e não c/ um "i".

Anónimo disse...

os nomes próprios escrevem-se c/ letra maiúscula,sejam de quem for.

AtoMo disse...

Viva a língua portuguesa!!!

Concordo com anónimo 13.53. Criticas infundadas não ajudam à questão. Ao afirmar que o anónimo anterior está "mal informado", leva-me a concluir que o sr. sabe os reais motivos desta subita mudança. Quer contribuir?
Já não posso concordar com o seu comentário final... ou melhor não sei se posso concordar. Hip(ó)critas porquê? Acha que o comentário anterior foi escrito por várias pessoas? Ou estará o senhor a genralizar?

Anónimo disse...

hipócritas porque n é só um q escreve... n sei o q se passou, mas n me acredito q tenham deixado o nosso presidente Fernando Pinto a falar sosinho... nao quero contribuir pq este blog só serve para dizer mal de 3 ou 4 pessoas, e sao sempre as mesmas que levam por tabela... falam delas e muitas veses nao sabem do que se passa, e pior ainda, nem se tentaram informar... este blog tem um nome que é de uma grande casa de de mondim. gostava q dessem noticias verdadeiras e sobre mondim e nao deitassem abaixo as tais 3 ou 4 pessoas. quando isso acontecer, aí sim, eu contribuo... e assino!!! ate lá, estou a ver q o futuro do blog vai ser igual ao da casa do eiro...pode-se manter de pé, mas vai acabar por ir à ruina.

ANONIMO DAS 15:53

AtoMo disse...

A notícia em causa foi difundida num jornal regional, "Clarim do Tãmega", quem afirma que vamos passar para o NUT do Ave é o próprio Presidente. Quem fundamenta a opção é o próprio Presidente. Não terão, ou se quiser, tenho, o direito de criticar os argumentos que ele apresenta para passarmos de uma NUT para a outra? Acha que temos mais afinidade com os concelhos da NUT do Ave?
Deixem-se de preconceitos e olhem ao conteúdo. Se não querem usufruir de um direito que vos assiste, não usufruam, mas não critiquem quem dele usufrui.
Quanto aos comentários infundados, também os consigo identificar, mas se são ifundados é porque vivemos num concelho onde a transparência não é de todo cultivada. Muito pelo contrário. Quem entra no blog, e olha para os "tais" comentários infundados e coloca de lado algumas das "grandes" questões é porque pretende manter esse estado de desinformação, socorrendo-se para isso de uma justificação "estúpida" que é "os outros não sabem nada...".
É preciso vasculhar muito neste blog, para encontrar um comentário que contrarie algumas das criticas ao executivo com fundamentos. Mas quando aparece um comentário infundado a criticar a autarquia, vem logo os defensores do "estado das coisas" apregoar que tudo o que aqui se diz é infundado. Mais razão dão a quem crítica.
Se querem apoiar incondicionalmente todas as atudes do executivo venham munidos de argumentos ou continuam a cair no ridiculo.
Desafio: esqueçam esta discussão e suportem a opinião do nosso presidente em relação às NUTs. Tentem mostrar-nos (me) um justificação para esta atitude. Verão que não custa nada concordar e apoiar, desde que haja motivos para tal.

Anónimo disse...

entao para ti esta mal... para q nut ias????

AtoMo disse...

Primeiro, para não pensar que fujo à questão vou responder. Até provas em contrário, acho que o nosso concelho se revê mais na NUT do Tâmega. Assim sendo, se olharmos ao facto que as NUTs terão bastante importância nas futuras candidaturas ao 4º Quadro Comunitário, é realmente importante que o nosso concelho se agrupe com concelhos que tenham o máximo possivel de caracteristicas idênticas ao nosso. Por outro lado pertencemos a Comunidade Hurbana do Tâmega... porque pertencer a uma NUT com concelhos distintos.

Segundo, mas de facto não é essa a questão. O que importa saber é o porquê de "nos passarem" para a NUT do Ave. Isso é que era importante saber. Tem que haver um motivo, que não passa pela afinidade.

Terceiro, desafiei quem nos apelidou de hiócritas pelo facto de criticar a sustentar o seu apoio ao executivo. Continuo a aguardar. Era uma boa oportunidade de tentar mostrar que realmente o caminho é pela NUT do Ave.

Anónimo disse...

Realmente Mondim é um concelho muito pretendido pelas Nuts vizinhas, já pertencemos á Nut a que pertencem a maioria dos concelhos do nosso distrito, porque era com eles que nos identificava-mos e era com eles que poderíamos trazer mais proveito, depois veio então a Nut do Tâmega pelas mesmas razões e mais uma que era o rio Tâmega ser comum a todos esses concelhos, e como diz o anónimo do dia 14 Junho das 15.15 que é verdade, Fernando Pinto ficou sem poder de fala e de representação nessa Nut .
E agora vem aí a Nut do Ave, Fernando Pinto diz que não nos identificamos com concelhos como Paços de Ferreira , Penafiel, Paredes, Felgueiras?.. e agora ! uma ou duas razões para nos identificarmo-nos com concelhos como Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e como Trofa, seja justo e presidente de todos os mondinenses organizem um debate publico onde a população seja ouvida .
Vejamos aonde estamos geograficamente situados, Fafe ? Celorico - Mondim ou Fernando Pinto esquece-se que temos Celorico a dividirmo-nos a verdade e esta estamos ezulados, sozinhos.
As vias de comunicações com a Nut do Tâmega ?
AS vias de comunicações para a Nut do Ave ?

Anónimo disse...

passou-se para a nut do ave pq os concelhos q pertencem à nut do ave sao mais ricos e recebem mais fundos comunitarios....


aqule q vos apelidou de hiócritas...

AtoMo disse...

A ser verdade esse argumento, Mondim conseguiu a garantia, que nessa NUT, junto dos mais ricos, poderia impor-se e receber mais do que até aqui?
Outro motivo poderá ser o facto de eles serem tão ricos, e receberem tanto, até as migalhas deles vão parecer fortunas para nós.
Meu caro, seria escusado ouvir a sua opinião para saber que ela se encontra sutentada em NADA. Resta-nos a esperança que o nosso Presidente, ao contrário do Sr, tenha realmento argumentos para ter tomado este opção.
Continue por cá!

Anónimo disse...

Porque não comentar ou discutir ideias que nos diz respeito,em vez de insultos?Assim nao se vai a lado nenhum. Ainda não li um comentário que fosse construtivo.Porque não ideias? Ou solucões? Se forem uteis serão aceites.

Anónimo disse...

anónimo das 10.36 rectifica:porque não dão ideias?