segunda-feira, julho 17, 2006

Recuperar capelas e criar um circuito

Avançar com um projecto de recuperação da capela do Senhor da Ponte, no concelho de Mondim de Basto, e criar um roteiro religioso fazem parte das intenções da Câmara Municipal local, sendo que, para o efeito, vai contactar as autoridades religiosas.

O autarca Francisco Ribeiro diz que "a ideia vai ser apresentada aos padres. Estamos a falar de três capelas recuperadas e uma não recuperada. Numa primeira fase, partimos para as situadas em Mondim de Basto".

Segundo o autarca, o "Instituto Português do Património Arquitectónico também se pronunciará sobre o assunto".

As capelas em causa são as mais antigas, como a do Souto e a do Senhor da Ponte. As candidaturas não serão feitas pela Câmara Municipal, já que as capelas são propriedade das várias comissões fabriqueiras das diversas freguesias, mas terão o apoio técnico do município para os programas e na ajuda a obter o respectivo financiamento comunitário.

Uma das que fará parte do circuito é a do Souto, o maior investimento feito no concelho de Mondim de Basto. De referir que o custo, em média, da recuperação de outras capelas rondará os 50 mil euros.

JN

Simples, execuível e bastante positivo para a nossa Terra. O impacto que este circuito poderá vir a criar, será sempre mais forte que as quatro capelas isoladamente.
Espero ansiosamente por ouvir mais novidades sobre este projecto autárquico.

3 comentários:

Anónimo disse...

A concretizar-se julgo ser uma boa ideia, as capelas são do pouco património que temos, foram durante anos jogadas ao abandono e só agora as estão a recuperar, a ideia do circuito desde que bem elaborado, permitiria ás pessoas (turistas ou não ) conhecer esse património que nós possuimos e que muitas vezes não damos valor.
Nos últimos tempos assistimos a um acordar para estes temas,começou com a recuperação da via sacra, seguiu-se agora recentemente a recuperação e sinalização do caminho dos romeiros para a srª da Graça, iniciativa que julgo ser responsabilidade da junta de Freguesia e que quero aqui registar como uma excelente iniciativa.
Para terminar, voltando ás capelas, que local lindissimo é o alto da Srª da Piedade, e que belo parque aí se faría, com tantos "caminhantes" que temos em Mondim, julgo que se justificaria nesse local, uma pista para esse efeito, um local onde se pudesse caminhar sem correr o risco de ser atropelado e ao mesmo tempo disfrutando de uma bonita vista.

AtoMo disse...

Boas,

só uma correcção. Ao que sei o percurso dos romeiros para a Sra da Graça é uma iniciativa da Câmara Municipal e não da Junta. Sem duvida uma bela iniciativa também.

Anónimo disse...

Recuperar as capelas sim, mas se for como a Capela do Souto, para quê, antes de ser recuperada ainda lá se celebrava missa agora está sempre fechada.