sexta-feira, junho 02, 2006

O camionista não sabe em que dia é a Feira?

Está quase a fazer um ano que se utilizou formalmente pela primeira vez o espaço que se destina a receber a Feira em Mondim de Basto. Passado este tempo, a feira estende-se cada vez mais pelas ruas da Vila... entupindo-as.

Iniciou-se recentemente uma obra que visa recuperar e alargar o edifício da Câmara Municipal (para breve um artigo sobre o assunto). Não é que hoje estava previsto um descarregamento de matéria prima para a obra?
- Ohhh Sr Camionista!!!! Então você não sabe que hoje é dia de Feira? Pois é!!! Toca a pegar nesse "cimentinho fresco" e vá colocá-lo noutra obra ou devolva-o ao destino.
Visto bem as coisas, os homens não devem ter achado mesmo solução. Não existe! Em dias de Feira não há camião que ali chegue.

Dá vontade de fazer a pergunta que tanto se houve em Mondim: E se fosse uma ambulância? Essa sempre teria mais sorte... ia por Pedra Vedra. Enquanto isso continuamos com o novo Espaço de Feira a servir só um dos seus propósitos: Parque de Estacionamento. Porquê?

24 comentários:

Anónimo disse...

Ora cá está um tema apetecível, não se compreende, pelo menos á primeira vista, a razão pela qual a feira não muda para o novo recinto, talvez haja uma razão, talvez hajam várias razões,uma delas terá a ver com o facto do recinto apesar de bonito ser pequeno para o efeito, sobretudo se a ideia fôr fazer a feira nos moldes das feiras vizinhas, que não são mais que mercados semanais (Celorico,Cabeceiras,Fafe),hoje a feira de Mondim tem bastantes mais feirantes que qualquer outra, e não será fácil, nem pacífico colocá-los no novo recinto,e digo isso porque não vejo espaço para tal.

Anónimo disse...

ai meus senhores... aquilo foi feito para a feira da terra... então ainda n viram isso...

Anónimo disse...

É pena que se não possam despachar, vender ou dar, nessa ou noutra feira qualquer numa rifa, ou qualquer outra de forma de transação

Os individuos que gerem a CMMB.

Anónimo disse...

os meus parabens ao anonimo 03 junho, 2006 01:07.
o que ele disse e tudo verdade.

Anónimo disse...

concordo com o anonimo 03 junho, 2006 01:07,tudo o que diz é a nossa triste realidade, mas atenção não é dessa forma que mondim vai mudar... é necessário perceber o porque desse senhor estar no poder a tantos anos... temos que atacar o problema de raiz... e na minha opnião os mondinenses têm vindo a aprender, nas últimas eleições só ganhou por trinta votos... é claro q é mt devagar mas.... n desistir erguer os braços e lutar... lutar...

Anónimo disse...

so podem ocupar o novo recinto da feira quando pagarem a 1ª fatia

Anónimo disse...

"os meus parabens ao anonimo 03 junho, 2006 01:07"
"concordo com o anonimo 03 junho, 2006 01:07"

Mas onde esta o comentário?!!?!?!?!

AtoMo disse...

Não está!
O comentário era realmente interessante. Compilava alguns dos assuntos que custam a perceber. O problema é que acabou por cair, num desses assuntos, nos desnecessários ataques pessoais.
Foi apagado!

Anónimo disse...

a feira sempre foi no centro de mondim, quando for possivel muda-la, penso q vao muda-la... nunca disseram mal da localizaçao dela, mas agora... tou é a estranhar nao haverem fotos...sera q a maquina avariou????

AtoMo disse...

Sempre foi no centro de Mondim?
Deve ser muito novo o Sr. A feira começou a vir para a frente da Câmara Municipal há alguns anos... não antes. A diferença é que existe neste momento uma infraestrutura para resolver o problema, que tal como outras, não está a ser utilizada.

Quanto à máquina fotográfica, não avariou. Digamos que não foi necessária para documentar esta situação.

Quer-me parecer que estes problemas, que são de todos nós, lhe tocam em particular. Levando-o, de uma forma irritada e mesquinha a fazer alusões tipo Sherlock. Será que só agora chegou a uma conclusão? Passado quase um ano do início de actividade? Onde estava o seu Watson?
Os nicks e anonimatos presentes no blog têm um objectivo que foi atempadamente exposto. Não pense(s) que se trata de uma camuflagem cobarde. Aliás, como facilmente se comprova, ou acha que tem mesmo mérito nessa sua conclusão?

Por outro lado, vemos novamente nos seus comentários o reflexo da política mondinense. Discutiamos envelopes, má gestão.... mas o que interessava era a fotografia. Vemos o museu... mas o que interessa é a fotografia. Vemos um espaço da feira inutilizado, vemos um infantário sem acesso decente para uma emergência... o que interessa é que não há fotografia. É caso para dizer que o "bode expiatório" é o fotógrafo.

Aconselho-o a ver menos "Gato Fedorento", lá não irá aprender nada se quer ser realmente alguém na política. Ou seja, se quer realmente ajudar Mondim a oferecer aos mondinenses tudo aquilo a que eles têm direito.

Anónimo disse...

Concordo com o último gato, que parece menos fedorento. De facto há neste blog uma quantidade elevada de fedorentos e que o são, do meu ponto de visto, porque não se preocupam com coisas muito simples, por ex: " Em saber" .
Esta abrangência levar-nos-ia " A fundamentar e sustentar". Dizia eu, por Ex: ?O que é que o concelho quer ser, o que quer ter,o que pode/deve ter.
? Quanto recebe por ano.
? Que obrigações tem assumidas e não pagas, as que existem em curso.
? Quanto vão custar as obras a legalizar.
A partir daqui apontem-se projectos estratégicos, com discussão público e dêem-lhe prioridades, isto se houver calma e magiiia para o autofinanciamento.
Apontem novas, conto convosco...

Anónimo disse...

Esta é boa...
O senhorio, como também faz parte da "trupe" que gere, muito mal, o nosso concelho, quando a coisa não lhe agrada, apaga o comentário.
Já percebi. É mais do mesmo.

Anónimo disse...

Haverá alguém em Mondim que consiga perceber a razão de tal atraso na transferência dos feirantes para o seu espaço formal, após se terem gasto centenas de milhares de euros naquele espaço?
Se há um ano, quase, serviu para realizar a Feira da Terra, porque é que não serve para realizar a feira nos dias 2 e 22 de cada mês?
A questão é bem mais profunda e os senhores do poder não têm capacidade para o resolver e muito menos para explicar aos Mondinenses esta situação.
Nasceu mal, torto, ilegal e sem objectividade à semelhança do Hotel, da Zona Industrial, do Museu da Terra, do Auditório, da compra da Casa da Igreja, da Biblioteca, da Piscina Aquecida, da Aldeia Desportiva, do Loteamento da Sr.ª da Piedade, da Ligação à Variante do Tâmega, do Pólo Universitário, etc., etc.,
Gastava o dia todo e não sei se conseguia enumerar o que por aí vai.
Não tenham dúvidas que o desfecho vai ser igual.
Aquilo que lhes interessa concluir e usar rápido eles conseguem.
Mas enfim? quedamo-nos por aqui, senão corremos o risco de ser mais um comentário a ser apagado.
Um abraço amigo aos visitantes e comentaristas.

AtoMo disse...

Só posso entender os últimos comentários como elogios. Ora alegam que o blog é de oposição, ora alegam que faz parte da "trupe" que gere. Parece-me que só comprova a sua isenção... mesmo trabalhando só com artigos de opinião.

Bem... em frente!
Acho que em relação ao assunto em questão a solução deve passar pela falta de uma palavra. Se calhar os espaço não se denomina "Largo da Feira" mas sim "Largo de Feira de Terra". Tá o problema resolvido.

Anónimo disse...

Ou secalhar o blog nao se denomina casa do eiro mas sim Partido Socialista disfarçado..... OU nao fosse o senhor senhoriu kem é............

Anónimo disse...

A julgar pelo que leio, então eu é que estou bem, não sou dos que gerem e muito mal a CM de Mondim.
Nem sou do Partido Socialista.

AtoMo disse...

A julgar pelo que leio cada vez mais se percebe porque estamos, enquanto concelho, cada vez pior.

Meu caro, 14.41. Impõe-se a questão. Acha que o Espaço da Feira está a ser bem gerido? Aguardo por uma resposta.

Anónimo disse...

Pois bem...
O "espaço da feira", neste momento deve designar-se por: espaço para a feira.
Mas, o certo é que ele nunca foi, não é nem nunca será bem gerido.
Como se poderá gerir bem um espaço,seja ele qual for, quando o mesmo é projectado sem um estudo prévio que permita saber, exactamente, o que necessitamos, o que queremos e como queremos? Foi um espaço que nasceu, com um projecto já desactualizado, ao momento, sofreu correcções atrás de correcções e deu no que ali vemos. Morreu antes de nascer. É pena mas... E pior que isso já se esbanjaram mais de um milhão de euros e grande parte desse montante ainda está por pagar ao Senhor empreiteiro.
Os nossos vindouros vão ser chamados a pagar essa divida e vão continuar a ter os feirantes dispersos pelas ruas, que neste momento já vão a meio da Avenida da Igreja e ja chegam à José Maria Alpoim. Por um lado ainda bem. É sinal de crescimento e se Deus quiser por este andar um dia destes chegam ao Barrio.

Anónimo disse...

caros amigos estamos adescutir um problema bastante grave... não me interessa saber quem é o senhorio, mas sim o porque da feira aida estar no centro da vila.
devem discutir a gravidade do problema. ou este não é um problema grave??? agradeço tanto ao senhorio, como a todos que dão o seu contributo para que as questões que até agora estavam na gaveta, saltem para o conhecimento directo das populações...
muito obrigado a todos os que neste blog trabalham, e espero que contribua para o melhor esclarecimento de todos os mondinenses.
Se a C.M. tivesse um blotim municipal, era mais fácil enteder certas quetões... fica aqui a sugestão... é uma prática corrente nas autarquias que trabalham em prol das populações.

Anónimo disse...

SenhoriU disse...
Não está!
O comentário era realmente interessante. Compilava alguns dos assuntos que custam a perceber. O problema é que acabou por cair, num desses assuntos, nos desnecessários ataques pessoais.
Foi apagado!

05 Junho, 2006 12:56

POR ACASO AINDA NÃO TINHA REPARADO QUE ME TINHAS RETIRADO O COMENTÁRIO.
NÃO ENTENDAS O QUE É DITO COMO ATAQUES PESSOAIS. AS VERDADES SÃO PARA SER DITAS. SÓ NÃO GOSTA DELA QUEM TEM O RABO PRESO, OU ESTÁ Á ESPERA DE ALGUMA COISA.
VOLTA A COLOCÁ-LO. FICA-TE BEM.
Um abraço.

Anónimo disse...

assim nao custa criticar ...
haja homens com eles no sitio e que falem e digam quem é...
sois todos uns fracos...

ass. um home de basto

Anónimo disse...

porque não fazer uma pista para carrinhos de rolamentos?

Anónimo disse...

Num era má ideia, fazer uns concursos de vez enquanto, seria uma forma de puxar pelo intelecto do jovem mondinense(pois fazer um carro de rolamentos tem a sua arte), e talvez assim se pudesse justificar o tal investimento, no aperfeiçoamento das curvas ;)...

Mas já agora digam-me uma coisa: ao criticarem o senhorio por fazer parte de um partido (não sei à quanto tempo), não deveriam criticar e/ou elogiar o que ele tem feito, ou não, depois de ter tomado tais responsabilidades?????

É que somente vejo a criticarem-no pela cor da sua camisola, penso que não é os actos em si talvez contaram um pouco mais...

Anónimo disse...

caros amigos,
antes de mais ,vamos saber o porquê do cresecimento da feira :
1- cresce a olhos vistos , por falta de fiscalização , ou seja , o funcionário camarario limita-se a ir receber o aluguer do espaço, tudo o resto não é com ele .
2- a camara , ao contrário de todas as outras , não cessou a emissão de cartões quando pensou em contruir um novo espaço.

ora, assim sendo , só não vende na feira de mondim quem não o quer, pois o "fiscal" da feira ,limita-se a receber o devido,não importa se o feirante está ou não habilitado (com cartão de feirante ),ora assim cada feira aparecem novos feirantes (vejam quando 2 ou 22 coicide com segunda ou quarta-feira, dias em que a maioria dos feirantes vai para cabeceiras e fafe respectivamente ),neses dias embora haja falta de muitos feirantes ,a feira vê-se pelas costuras .

depois de se darem conta da asneira que fizeram ,remendaram, e claro não da melhor maneira. para que se possa excluir alguns dos feirantes ponderam-se várias soluções ,desde negar renovação de cartões (embora se emita um novo para a mesma pessoa (isto porque o feirante não vai pedir a renovação com 30 dias de antecedencia,coisa que nenhuma camara o exigia ,incluindo a de mondim)

outra das soluções passaria por por valores exorbitantes pelo aluguer do espaço (esquecem-se eles que o primeiro mês toda a gente fica ,para ver a viabilidade claro)

temos ainda a divisão de sectores com valores de aluguer diferenciado,sendo que os melhores lugares pagariam mais , e como saberão os senhores administradores camarários quais são os melhores lugares.

resta apenas dizer que a unica coisa que a camara tentou fazer foi ganhar uns trocos ,pois se não tem espaço para os feirantes que tinha ,porquê abrir a feira a mais pessoal (emissão de novos cartões ), ao negar a renovação de cartões , porquê emitir novos cartões às pessoas em questão

e para finalizar,como se pode contruir um espaço para uma feira se não se fala com uma representação dos feirantes ,

e claro meus amigos,tenho assistido a várias mudanças de feiras,e digo-vos, não é facil,pior ainda quando se vem fazendo asneira em cima de asneira

isto amigos ,supondo que um dia irá mudar

para não vos deixar na expectativa ,claro que sou feirante.