terça-feira, agosto 04, 2009

Sem palavras!

Em forma de contributo para a discussão gerada por artigo anterior sobre a linha do Tâmega, fomos levados a uma reportagem da SIC.

Por vezes a forma mais fácil de se passar uma mensagem é contrastando realidades. Esta excelente reportagem, é puro serviço público, e merece da nossa parte, enquanto habitantes de uma Vila que tem perto de si uma linha desactivada que a curto prazo será enterrada por uma pseudo-ecopista , a melhor atenção!


8 comentários:

Anónimo disse...

Como povo somos aquilo que merecemos ser. Somos diferentes dos povos do norte da europa, do centro da europa e até no iberismo temos diferenças abismais.Somos a chacota da europa. A verdadeira jangada de pedra que jaz inerte no fundo de um poço. Não fossem umas praias distantes no litoral e teríamos que pagar aos turistas para sermos visitados.

"No combóio descendente ia tudo à gargalhada. Uns por verem rir os outros e outros sem ser por nada"

Rui Miguel Borges disse...

Se me perguntam, se enquanto cliente do estado (sim, somos todos CLIENTES!) gostaria de ver uma aposta concreta neste tipo de transporte ... como gostava!

Mondim-Porto = 1h
Mondim-Lisboa = 3h

Desculpem ... estava a sonhar! :(

Anónimo disse...

Há muita gente que desconhece a realidade da antiga linha do Tamega... Não sei se 15 a 30% já não estará subterrada com paralelo e alcatrão!

Ciclovia é a melhor solução... e venha mas é a ligação Celorico-Arco-Mondim!

AtoMo disse...

Fico com a sensação que não viram o mesmo documentário que eu!! :)

TURISMO
1 - Em remisso.blogspot.com

"Dario Silva disse...
Toma nota: um bilhete no comboio turístico Transcantábrico para 8 dias, percorrendo todo o norte Espanha, custa 400 contos, aliás, 1,999 EUR.
Preço por pessoa, um casal são 800 contos.
Tens que marcar com 3 meses de antecedência porque esgota rapidamente.
http://www.transcantabrico.com - é um comboio de via métrica.
Adeus!"


Visitem o site caso o documentário não seja suficiente para perceberem as potencialidades de uma linha de comboio nesta área.
- A forma harmoniosa como a linha "rasga" a paisagem e nela se enquadra é de todo impossível para uma via rodoviária.
- Os serviços prestados e o conforto de uma carruagem de comboio é também ele, único entre os meios de transporte terrestres.

Já no que respeita a meio de transporte, tal como afirmei no artigo anterior, se o respeito não nos levar a procurar outras soluções para a nossa mobilidade, os factores economicistas, a curto prazo farão deste meio de transporte colectivo, o mais competitivo. Pelo consumo de energia para se movimentar, quer pelo custo de construção e manutenção da via que é incomparável com os custos de uma rodovia.

Aconselho mais este artigo para ajudar à discussão:
http://malmaior.blogspot.com/2009/03/contas-simples.html

Ao Miguel,

Vejo que ignoras por completo a potencialidade turística, conforto e eficiência. Talvez... quem sabe talvez.... a tua preocupação a breve trecho deixe de ser a rapidez com que chegas, e passe a ser o custo dessa viagem!

São ideias! :)

Anónimo disse...

Ao Paulo mota, de que conforto em carruagem de comboio falas? De certeza que não é dos comboios regionais que ainda existem, casos dos da linha do douro, ou minho, pois são tudo menos confortáveis ou cómodos. Provavelmente ou não andas de comboio, ou andas de alfa ( Porto _ Lisboa ), esses sim confortáveis.
É completamente irreal pensar sequer na hipótese da abertura da linha, como tal.

AtoMo disse...

Boas,

Não é que reconheça grande valor a esse argumento do "andas ou não andas de comboio...". Não necessitaria de andar, para facilmente constatar as possibilidades que fazem deste meio de transporte aquele que mais condições de conforto tem para oferecer. Mas se realmente lhe faz diferença, informo que tive a "sorte" de ser brindado até aos meus 21 anos com acesso privilegiado às carruagens da CP, o que me levou a preferir o Comboio em detrimento de qualquer outro meio de transporte.

O seu discurso, e permita-me, espelha bem o sucesso da estratégia daqueles que, por interesses mais altos, decidiram acabar com este meio de transporte privilegiando, leia-se, investindo e criando condições, para o meio de transporte individual. Limitaram-se a não investir mais na ferrovia, permitindo que ele realmente não fosse tão confortável quanto lhe é possível, e com isso convidaram os seus utentes a arranjar alternativas.

Em suma, não é por as nossas linhas regionais não oferecerem conforto, que o comboio deixa de ser o meio de transporte terrestre com melhores condições de conforto, ou se preferir, para oferecer esse conforto.

Cumps.

Anónimo disse...

e a solução passará por mais 20 anos parados à espera de um comboio que não vem, ou será que os idealistas do mesmo se vão juntar e apresentar uma proposta à CP para a exploração do mesmo?

Anónimo disse...

Para quem tiver oportunidade, vale a pena ver este documentário...

http://www.pinosolanas.com/proxima_estacion_info.htm