terça-feira, setembro 22, 2009

Candidados do PSD à Junta, apresentam Programa Eleitoral

Caros Mondinenses,

Aceitei encabeçar a lista à Junta de Freguesia de Mondim de Basto por entender ser necessário repor uma situação inaceitável criada pela gestão do actual executivo da Junta de Freguesia.
Vivemos numa época de grave crise económica e social o que implica tomar medidas no sentido de utilizar bem e com justiça os recursos que são de todos os mondinenses. Ora não foi isso que se passou, antes pelo contrário, uma vez que o actual executivo da Junta de Freguesia aceitou e permitiu que fossem gastos milhares de euros em festas e vencimentos que não se justificavam.
Assumo o compromisso que nenhum membro do PSD usufruirá qualquer vencimento e que os recursos serão direccionados para os que mais precisam.



Programa eleitoral para o mandato 2009-2013

Resumo
  • Equilibrar as contas da Junta de Freguesia.
  • Aumentar as receitas estabelecendo para o efeito protocolos de cooperação com a Câmara Municipal, entidades públicas e privadas.
  • Atendimento público das 17 às 20 horas durante a semana por um membro da junta.
  • Investir na mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos construindo caminhos e acessos condignos às habitações.
  • Ajudar na reparação de habitações dos mais necessitados, estabelecendo critérios para o efeito.
  • Desenvolver um projecto de requalificação do monte da Sra. Da Piedade que inclui: Parque de lazer, centro de actividades desportivas e de manutenção, miradouro, acessos à biblioteca, museu e centro escolar.
Associativismo
  • Apoiar e incentivar a realização de actividades levadas a efeito na freguesia pelas associações locais.
  • Apoiar a realização de actividades de âmbito cultural: exposições, teatro, pintura, artes manuais, artesanato, literatura etc.
Juventude
  • Apoiar a criação de associações jovens que sejam uma mais-valia para a freguesia, direccionadas para as novas tecnologias e desportos radicais.
Idosos
  • Celebrar o dia dos avós, apoiar a ocupação de tempos livres com a colaboração de associações locais, voluntariado e outras organizações de carácter social.
Famílias
  • Lutar por melhor acesso à saúde.
  • Disponibilizar terrenos para construção.
  • Distribuir o Cabaz de Natal aos mais necessitados.
  • Realizar pequenas reparações: nos telhados, casas de banho e, electricidade.
  • Participar e ajudar as famílias nas questões de âmbito educativo.
  • Ajudar e apoiar a população activa nas questões de emprego e formação profissional.
Meio ambiente
  • Sensibilizar a população para as questões ambientais e higiene/sanitárias.

Algumas actividades realizadas pelas juntas de freguesia eleitas pelo PSD de Mondim de Basto
  • Criação da bandeira da Junta de Freguesia
  • Compra e modernização do edifício sede
  • Primeiro ponto Internet do Concelho
  • Legalização de terrenos atribuídos
  • Aumento de receitas
  • Arruamentos em Montenadouro, Pousadouro, Montão, Vilar de Viando, Carrazedo
  • Levantamento de muros
  • Reparação de escolas
  • Recuperação do edifício da capela de Pedra Vedra e zona envolvente
  • Agricultura: aplicação de centenas de metros de manilhas em vários regadios, limpeza e recuperação de caminhos
  • Construção de abrigos nas paragens de autocarro
  • Atribuição do cabaz de Natal
  • Forte apoio na realização do 1º festival de Ranchos de Vilar de Viando e seguintes
  • Maior apoio a outras Associações

10 comentários:

Anónimo disse...

"Algumas actividades realizadas pelas juntas de freguesia eleitas pelo PSD de Mondim de Basto"

Peço desculpa, mas não percebo este paragrafo:):(
Então esta lista no meio do programa que se propõe fazer, coloca as actividades realizadas pelos outros. pergunto, ele é candidato à junta ou está aqui só para divulgar as actividades feitas pelos outros (PSD):), espero que também divulgue as actividades propostas e que ficaram por fazer :):)

Anónimo disse...

anonimo disse

ate que enfim que temos um presidente de junta que vai legalizar todos os terrenos bravo vai fazer o que os outros nunca quizeram fazer. força jose augusto.

Anónimo disse...

Uma proposta com pés e cabeça... Aleluia!

Anónimo disse...

Bem vindo Zé.

A parte que mais gostei foi sem duvida o item:
“Algumas actividades realizadas pelas juntas de freguesia eleitas pelo PSD de Mondim de Basto.”, executivos de Junta de freguesia dos quais nunca o meu amigo fez parte, aliás e porque convém esclarecer posições, relativamente aos quais tinhas até á pouco tempo uma posição muito critica, lembro-te os comentários que fazias dos dois anteriores presidentes de junta, o Afonso e o José Tapado.

O único que tem legitimidade para referenciar algum deste trabalho é sem duvida o António Seca, Apesar se sair em ruptura com o José Tapado, mas isso são outras histórias.

A questão de não usufruir vencimento , são sempre aquelas coisas feias e demagógicas, ninguém acredita nisso, então porque nas Assembleias anteriores que fazias parte recebes-te as senhas de presença, doas-te esse montante a alguém, responder-me-ás era pouco dinheiro, sim, mas é nos pequenos gestos que se demonstram as pessoas simples.

Depois Zé..
“…acessos à biblioteca, museu e centro escolar.” – mas a autarquia não vai fazer os acessos?
“Apoiar a realização de actividades de âmbito cultural: exposições, teatro, pintura, artes manuais, artesanato, literatura etc.” – etc. porquê – faltaram as ideias, não é isto o “Contar e Pintas Mondim” – sem duvida uma grande iniciativa do Fernando Gomes.
Como é possível com uma redução de receitas, já que fecharam algumas pedreiras arranjar dinheiro para estas medidas todas? Sabes quanto custaria tudo isto?
Depois daquele incidente aqui no blog, com aquele artigo que escreveste e o comentário que adicionaste e depois alguém retirou, ainda pensas e ainda tens esse conceito acerca do que escreveste sobre algumas pessoas?
Grande Zé um abraço.

Anónimo disse...

Zé Augusto,no teu programa de desenvolvimento que o PSD tem para a freguesia de Mondim,faltam pelo menos duas coisas:1.Realojamento dos ciganos.2.TOPONÍMIA,para que sejam dados nomes a todas as ruas e atribuidos números de polícia a todos os edifícios.Vamos chamar as ruas pelos nomes.

Anónimo disse...

"Assumo o compromisso que nenhum membro do PSD usufruirá qualquer vencimento e que os recursos serão direccionados para os que mais precisam."

Isto sim é música para o povo ouvir:):), está visto que este sr. é um lirico. Gostaria de lembrar que uma junta não é um ATL(tempos livres) pressupõe que quem a assume tenha disponibilidade para resolver os seus problemas. Que eu saiba todo o trabalho institucional tem que ser feito em horário laboral, porque cÂmaras municipais, finanças, tribunais, entre outros, que eu saiba não estão abertos das 17h às 20h. Penso que o sr Augusto tem obrigação de saber que o trabalho das juntas, já não é só passar atestados de residencia nem limpar cemitérios, como tal, necessita sempre de um elemento da junta, seja a tempo parcial ou total.

Pela maneira de falar do sr Augusto penso que ele seria o candidato ideal à freguesia de Campanhó ou Pardelhas

Anónimo disse...

O que aí vai... meu Deus...!
Com que então meu caro Doutor, vamos todos trabalhar de borla...!
Como pode isso ser possível, se até os partidos gastam milhões em campanhas que não conduzem a nada?
Sejamos sérios e não tentemos dar ao povo o que não temos.
Na Cãmara ou na Junta, quem for responsável, terá que ser ressarcido pelo tempo perdido ao serviço da autarquia.
Lembro-me de conhecer um Presidente de Cãmara ( que por acaso volta às liças políticas- o Dr. Augusto Brito/Filho), que durante o seu mandato nunca recebeu um tostão pelo seu trabalho na autarquia, de 1 976 a
1 980. Dirão que eram outros tempos. Não meus senhores, todos os tempos são bons para se ganhar dinheiro...!

JTS

Anónimo disse...

Perante o comentário acima, não posso deixar de passar em claro,que muitos trabalharam por esta terra sem que nunca tenham recebido um tostão. Foram vereadores,presidentes da junta, regedores e fizeram-no por amor a esta terra como um pai faz pelos seus filhos, de forma desinteressada. Os tempos eram outros?! Não precisavam de se alimentar e si e às suas famílias?
A questão não era essa, havia honra , palavra, trabalho, e esse tinha de ser desempenhada por quem se considerava mais COMPETENTE, HONRADO E RESPEITADO. Valores que agora parecem ter caído em desuso. Apareçam pessoas que honrem estes valores, bem como os nossos antepassados.

Anónimo disse...

Ao JTS, queria lembrar o meu caro amigo que o DR. Agusto Brito/filho, como o apelida, esteve na câmara, não de 1976-1880, como o sr.diz, mas sim de 1976-1978, foi fazer a especialização, para poder ganhar mais dinheiro. Portanto não pode gabar alguém que dizia que estava de borla porque gostava de MONDIM, quando desistiu para poder ganhar mais.
Exemplos desses não, muito obrigado.

Anónimo disse...

Olhem para o cartaz da junta plo PSD para Mondim, só por curiosidade que até tem graça: NO RAMOS, BACALHAU Á BRÁS...