quarta-feira, setembro 30, 2009

Mondim, com Fibra!

O programa de Redes de Nova Geração lançado pelo Governo pretende:
  • a promoção da adopção massificada de acessos de elevado débito à Internet e desenvolvimento de aplicações avançadas, com vista à ligação de 1 milhão de utilizadores até 2010;
  • a ligação de toda a rede pública de hospitais e de centros de saúde, instituições públicas do ensino superior e politécnico e redes públicas de museus e bibliotecas até ao fim de 2009;
  • a ligação de todas as escolas do ensino básico e secundário e de todos os serviços públicos de justiça até 2010.

O Concelho de Mondim e todos os Concelhos da Região de Basto, foram contemplados com este programa. E, como podemos nós começar a trabalhar para capitalizar esta nova infraestrutura?
Na minha opinião, para além dos serviços que todos os utilizadores domésticos e empresariais passarão a dispor, acho que podemos e devemos lançar a preparação da Casa da Igreja para ser um Centro de Investigação de excelência. Estamos num eixo, entre duas das mais importantes Universidades: Minho e Trás-os-Montes.

Para quem faz investigação é importante dispor de diversas condições:
  • acesso à internet de boa qualidade - com fibra óptica garantimos isto
  • condições do espaço para a sua investigação e também para a sua família. Melhor espaço do que a Casa da Igreja, acho que não há! :)
  • possibilidade de poder aplicar a sua investigação ao mundo empresarial, para isso dispor de um espaço para encubamento de empresas
  • ...

Mais informação em:
FTTH Forum
Rural Development policy 2007-2013
European Network for Rural Development
Redes de Nova Geração
...

Esta minha proposta ainda não é madura, mas deixo aqui para que ajudem a amadurecer. Acho que estamos numa boa altura.

Sei que antes desta minha proposta, precisamos de resolver ainda problemas de água, saneamento, emprego, acessos e muitos outros e esses realmente são os que mais afectam o nosso dia à dia.

Sem comentários: