domingo, outubro 18, 2009

Agora, Mondim para Todos!? ou Agora Mondim, para Todos?!

Após as eleições chegou a hora de unir forças e todos juntos trabalharem em prol do Concelho.

Obviamente que durante a campanha autárquica se cometeram excessos de parte a parte (PS e CDS). O PSD fez a campanha mais construtiva e apresentou o seu programa de forma esclarecida.

Acho que um executivo composto por Humberto Cerqueira, Lúcio Machado e Paulo Mota (sim, porque a Prof. Teresa Rabiço deve renunciar, conforme aconteceu à quatro anos), será a solução de futuro. Não podemos esquecer que já houve uma coligação PS CDS/PP na Junta de Freguesia no mandato que ainda decorre. E por este motivo, considero viável a continuação da mesma no próximo executivo.
Não nos podemos esquecer que o Lúcio Machado e Paulo Mota trabalharam e bem, na Associação Comercial de Mondim.

Acho que Humberto Cerqueira e Lúcio Machado darão uma grande lição a todos os Mondinenses, se deixarem de lado a "politiquice" e pensarem fortemente naquilo que os levou a candidatarem-se. O gosto de ver Mondim com um futuro próspero e com as condições ideais para todos os munícipes.

Os próximos quatro anos, são de extrema importância, por duas razões essenciais:
  • as pessoas que vivem em Mondim precisam que definitivamente se suprimam as dificuldades básicas, como são: água, saneamento e vias de comunicação;
  • claramente dizer, não podemos viver sozinhos e temos que nos aliar aos restantes Concelhos de Basto, do Baixo Tâmega e só assim conseguiremos trazer mais riqueza e melhores condições para o nosso Concelho

Uma palavra final para Francisco Ribeiro que teve a coragem e a persistência para levar uma candidatura, que as estruturas distritais e nacionais enfraqueceram, que trouxe para a politica um conjunto de jovens capazes de ajudarem Mondim a ser melhor. O PSD deve fazer o seu trabalho de oposição nos próximos quatro anos de forma assertiva e construtiva.

O CONCELHO ESTÁ PRIMEIRO!

Humberto Cerqueira, ganha eleições!

PS garante 137 votos em Ermelo e assim ganha as eleições!

PSD - 211 votos
PS - 137 votos
CDS/PP - 93 votos

Totais:
PS - 2034 votos - 2 vereadores
CDS-PP - 1573 votos - 2 vereadores
PSD - 1432 votos - um vereador

Ermelo, votantes!

Votaram 460 pessoas!

segunda-feira, outubro 12, 2009

PS desiste da candidatura a Ermelo

Mondim de Basto, 12 Out (Lusa) - O PS vai desistir da candidatura à Assembleia de Freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, depois de, no domingo, o candidato socialista ter alegadamente assassinado o marido da adversária política ao cargo.
O presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real, Rui Santos, disse à Agência Lusa que o Partido Socialista decidiu desistir da candidatura à Assembleia de Freguesia, cujas eleições decorrem no próximo domingo.
Pouco passava das 07:00 de domingo, quando o candidato socialista António Cunha se dirigiu à mesa de voto de Fervença, freguesia de Ermelo, e, segundo a GNR, disparou um tiro de caçadeira que atingiu mortalmente a vítima na cabeça.
in DN

Mil euros de salário separam Oeiras e Mondim de Basto

Pouco mais de 400 quilómetros separam Oeiras e Mondim de Basto, mas a distância entre os dois concelhos é bem maior e mede-se em euros. Em 2007, um trabalhador no concelho de Oeiras ganhava em média 1.585 euros por mês.

Em Mondim de Basto o salário médio era quase três vezes inferior e não ia além dos 536 euros. A diferença salarial é apenas uma das várias assimetrias que dividem os 308 municípios do País e que este domingo vão a votos.

De acordo com os anuários das regiões, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, os cinco concelhos onde os salários médios são mais baixos pertencem todos à região Norte. Na verdade o estatuto de região onde os trabalhadores ganham menos é partilhado com o Centro. Para se ganhar acima dos mil euros é preciso trabalhar em Lisboa.
in Jornal de Negócios

domingo, outubro 11, 2009

Resultados provisórios

PS - 1897
CDS-PP - 1480
PSD - 1221

s/ Freguesia de Ermelo, com 935 votantes. Normalmente votam 400 a 450 votantes

Podem ver mais, aqui.

Não vale tudo!

Não vale tudo! Seja PSD, PS ou CDS-PP!

2009-10-11
Homicídio em mesa de voto em Ermelo: GNR já encontrou carro do candidato do PS
Ermelo: eleições adiadas para o próximo domingo depois de homicídio
Marido da candidata do PSD em Ermelo assassinado a tiro

"Trazia a arma encostada à perna, não proferiu palavra, passou pelas pessoas e alvejou o marido da presidente da Junta, Maximino Clemente. Disparou e pôs-se em fuga", contou Manuel António
in JN

O candidato socialista à Câmara de Mondim de Basto acredita, no entanto, que o alegado homicida “agiu em legítima defesa”. “O homicida agiu em legítima defesa e ficou inclusivamente ferido. A vítima esperou-o mesmo antes de abrirem as urnas, pelas 07h35, e disparou e o outro [candidato do PS] reagiu”, afirmou o candidato socialista à autarquia de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira.
in Público

Mas ...

2009-10-12
Candidato do PS à Câmara de Mondim de Basto rectificou declarações sobre o homicídio de Fervença

Em comunicado, a comissão política do PS de Mondim de Basto lamentou "profundamente" o sucedido e apresentou sentidas condolências aos familiares, à população da freguesia em particular e do concelho em geral.
"Caberá as autoridades competentes o apuramento da verdade dos factos, no entanto esta comissão reafirma o seu repúdio pelo ocorrido, que manchou irremediavelmente o acto eleitoral", refere ainda o comunicado, deixando um apelo "à serenidade e civismo de todos, de forma a evitar a ocorrência de novos incidentes lamentáveis".
in DN

sexta-feira, outubro 09, 2009

PS Programa Eleitoral 2009

Para memória futura, aqui fica o programa eleitoral do PS

PCTP-MRPP Manifesto Eleitoral 2009

Para memória futura, aqui fica o manifesto eleitoral do PCTP-MRPP

CDU Programa Eleitoral 2009

Para memória futura, aqui fica o programa eleitoral da CDU

PSD Programa Eleitoral 2009

Aqui fica o Programa Eleitoral do PSD, para memória futura!

CDS-PP Manifesto Eleitoral 2009

Para memória futura, aqui fica o programa eleitoral do CDS-PP

quinta-feira, outubro 08, 2009

Ao meu irmão, candidato nas listas do PS

Apesar da minha conotação politica, não posso deixar de publicar este texto de apoio ao meu companheiro de blog.

Ao meu irmão, candidato nas listas do PS.

Hesitei em escrever este post. Mas não ficaria bem com a minha consciência se o não fizesse por isso aqui vai.

Nestas eleições voto PS. Por três ordens de razões:

1 - É o melhor Programa
2 - É a melhor equipa, e
3 - O meu irmão é candidato.

A última razão chegaria, mas, e tentando ser o mais isento possível, as duas primeiras serão, essas sim, essenciais, não apenas para mim, mas para todos os Mondinenses, na importante decisão de escolher o nosso governo para os próximos 4 anos.

1 - O PS tem indiscutivelmente o melhor programa. É coerente, exequível, viável e positivo para o concelho. Talvez porque foi pensado e construído ao longo de quatro anos, está livre de erros, ilegalidades, gralhas e demagogias. É o programa que melhor entende os apoios do governo central e aquele que apresenta medidas concretas para os aproveitar, nomeadamente com a criação da rede de equipamentos sociais, conclusão da rede escolar e criação de unidades de cuidados continuados (para que não aconteça novamente o que aqui na casa já de há muito vem sendo criticado aqui).
É o programa de uma equipa, que entende claramente o papel de uma autarquia e conhece perfeitamente as ferramentas disponíveis para o executar.
É por último um programa que pretende criar melhores condições de vida para todos, em todo o concelho.

2 - O PS tem a melhor equipa. A mais coesa. A mais qualificada. Foi constítuida para executar um projecto que a própria equipa desenvolveu. Não foi criada com as eleições à vista. Toda a equipa compreende, defende e é responsável pelo seu cumprimento (do programa).
É a equipa mais capaz. Tem um líder forte, respeitado dentro e fora do seu partido. É também, e sem sombra de dúvida, o líder da equipa e do projecto que se apresenta a eleições.
A equipa é constítuida por um conjunto de pessoas com experiências e vivências diversificadas com uma mistura correcta de experiência, juventude, dinamismo, sensibilidade social e conhecimento de matérias (sociais, financeiras, culturais etc...) essenciais à boa execução do projecto que apresentam.

3 - Por último o meu irmão é candidato. Reconheço-lhe a energia, dinamismo e amor à terra, que não pede meças a nenhum dos seus colegas e adversários nestas eleições. Conheço a sua capacidade de trabalho e a dedicação ao projecto que abraçou, dedicação que durou (até agora) quatro longos anos. Ele também sabe que nem sempre concordamos com as ideias que defende e que serei sempre um dos seus maiores críticos.
Por ele decidi, pela segunda vez na minha vida, empunhar uma bandeira partidária. Fi-lo, no entanto, com a dupla convicção de estar a apoiar a pessoa que devia, mas também o projecto e a equipa que melhor serve o concelho.

No Domingo os Mondinenses decidem o seu futuro. A campanha tem decorrido como tem decorrido. Espero que o valor das ideias e o interesse do concelho, se sobreponham a tudo e que, no final do dia, o concelho encontre o rumo que, infelizmente, lhe tem faltado nestes últimos anos.

Carlos Manuel Mota da Silva

segunda-feira, outubro 05, 2009

Imagens da Campanha
















sexta-feira, outubro 02, 2009

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... 376 dias ...

LISTA DOS MUNICIPÍOS COM PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO SUPERIOR A 90 DIAS NO FINAL DO 2.º TRIMESTRE DE 2009

Indicadores dos Prazos Médios de Pagamento

MONDIM DE BASTO paga a 376 dias!