segunda-feira, outubro 12, 2009

PS desiste da candidatura a Ermelo

Mondim de Basto, 12 Out (Lusa) - O PS vai desistir da candidatura à Assembleia de Freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, depois de, no domingo, o candidato socialista ter alegadamente assassinado o marido da adversária política ao cargo.
O presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real, Rui Santos, disse à Agência Lusa que o Partido Socialista decidiu desistir da candidatura à Assembleia de Freguesia, cujas eleições decorrem no próximo domingo.
Pouco passava das 07:00 de domingo, quando o candidato socialista António Cunha se dirigiu à mesa de voto de Fervença, freguesia de Ermelo, e, segundo a GNR, disparou um tiro de caçadeira que atingiu mortalmente a vítima na cabeça.
in DN

12 comentários:

Anónimo disse...

O PSD devia fazer o mesmo.
Retirar a Candidatura.

Anónimo disse...

Acho que por razões morais e de respeito pelo povo de Ermelo devia o PSD retirar a candidatura.
Por outro lado por questões de segurança.
O povo esta com medo.

Anónimo disse...

Estamos num país de bananas. O Governo Civil de Vila Real tem a obrigação de garantir se se realizem as eleições, ou não vivemos em democracia, mas jamais estas eleições tem condições de ser realizadas em Ermêlo. As urnas deveriam, a título excepcional serem deslocalizadas para a sede do Concelho e para aí serem transportadas as pessoas sob escolta policial, em nome da Democracia. Pois o que está a acontecer desde ontem na fraguesia de Ermêlo é a contunuação do terror, com ameaças de morte aos elementos do PS. E este não parece preocupado, pois acho que deveria fazer este apêlo muito veemente junto de todas as autoridedes, ou então pela primeira vez neste País irão consentir que o terror, baseado na ameaça e no aproveitamento pelos outros restantes partidos beneficiem de um acto tresloucado de um elemento de um partido para prejudicar o partido que não é culpado, juridicamente, do que aconteceu.

Anónimo disse...

Concordo.
Vestir o verdadeiro luto!
Em vez de dar entrevistas, etc etc etc.

Anónimo disse...

O PS, embora não tenha responsabilidades directas pelo sucedido, tem sempre um pouco de responsabilidade moral. Porque um partido, deve á sociedade, procurar zelar pelos interesses do povo, e nunca alimentar guerras antigas entre candidadtos para obter um melhor resultado politico, que foi o caso desta escolha ou acentação desta candidatura para a Junta de Ermelo. Na minha opnião esta escolha não foi para o interesse do povo de Ermelo, foi só pela guerra eleitoral. Enquanto os partidos só pensarem na vitoria e arranjar artimanhas para as obter, seja, através de guerras, promessas de emprego, subornos e afins, a sociedade cada vez mais perde a confiança nos partidos, caminhando assim para uma sociedade de compadrios, e promovendo sempre guerras entre a sociedade. Não é isto que os partidos devem fazer.
Conclusão, os partidos devem apresentar os melhores candidatos para as suas listas, tendo em vista sempre o bem da sociedade. Este comentário serve para todos os partidos politicos, porque acho que todos cometem os mesmos erros, espero que tenham aprendido alguma coisa com esta tragédia.

Carlos Leite disse...

Parece-me que o caso é de policia e não de politica, tentem estabelecer e garantir a maior normalidade possivel do acto eleitoral. Ermelo e Mondim é mais que o assassino, as propostas que se apresentam nos comentarios era dar um protagonismo desmesurado ao caso que se limita ao cariz pessoal e não politico e muito menos a nivel de freguesia. Que o acontecimento foi grave isso foi, sobretudo para a pacata freguesia de Ermelo, agora agiganta-lo ainda mais só o agrava.

As condolencias á familia da vitima...e muita força para que o acto tresloucado não afecte o futuro de Mondim

Anónimo disse...

Não me parece que o futuro de Mondim esteja nas mãos de "Ermelo"
que agora passou a ser bem conhecido.
Enfim!!!!

Anónimo disse...

O Sr. Carlos Leite faz aqui uma colagem do PS ao assassinato do Sr. Maximino. Atribui-lhe culpa (“tem sempre um pouco de responsabilidade moral”). O Sr. Carlos e então o PSD que sabia que a mais de 30 anos estas famílias se digladiavam, que ora uma acusava o autor do crime de “ ladrão, vigarista,” ouvimos a viúva dize-lo nos canais de comunicação, ora outro acusava o falecido. Discutem em tribunal a já muito tempo estas questões pelos vistos até a data não há condenação pelos crimes de é acusado. Não devia o Sr. Francisco Ribeiro como responsável pela Concelhia da PSD não reconduzir a D.º Gloria na candidatura? Em minha opinião não devia! Porque todos nos antevíamos a já bastante tempo que a única pessoa em Ermelo que enfrentaria aquela candidatura seria o Sr. Cunha. Ora se Francisco Ribeiro não apoia a recandidatura de Gloria esta se candidata pelo PP.
Agora Sr. Carlos concorda consigo quando diz “ nunca alimentar guerras antigas entre candidatos para obter um melhor resultado político”. E o que neste momento vejo e me desagrada é que nem Gloria desiste como esta a fazer da morte do marido um aproveitamento politica a seu favor assim como elementos do PP e do PSD. Julgo e não querendo ser juiz em causa ao qual sou alheio, que é tanto vitima o agressor como o agredido e com isto não quero dizer que desculpa para tirar a vida a quem quer que seja.

Anónimo disse...

A D.Glória merece todo o respeito. E não tem porquê retirar a candidatura. Não matou ou ameaçou ninguém!
É pena é ver os abutres a pairar por lá... em busca dos votos para a vitória na câmara. Indecente. Inoportuno. Vergonhoso. Deixem o povo de Ermêlo em paz!

Carlos Leite disse...

sr.anonimo das 18:44...

parece estar equivocado...já que nao disse nada daquilo que refere...penso até mesmo o contrario, que deva existir um distanciamento politico do caso...

agradeço-lhe maior atenção

Anónimo disse...

O PS e Humberto Cerqueira são completamente alheios ao crime que aconteceu e não devem por esse motivo serem penalizados nas eleições do próximo Domingo.
Os Mondinenses manifestaram de forma inequívoca a sua vontade de mudança. O PS venceu as eleições!
Este facto anormal não deve alterar o sentido de mudança reflectido nas eleições do dia 11.
O PS e o PSD supenderam a campanha (tendo inclusivamente e bem o PS mandado retirar os cartzaes). Pena que o CDS esteja ainda em campanha, tentado aproveitar-se de um facto lamentável para ganhar as eelições.
Isso não irá acontecer mas a atitude do CDS e de Lúcio Machado é pouco ética e demonstra um profundo desrespeito pelo que aconteceu. Os grandes partidos e os grandes homens manifestam-se nestes momentos.

Anónimo disse...

Caro eleitor do próximo Domingo, vote sem se deslocar à mesa de voto, vamos criar um sistema de voto pelo telefone:
Ps - Carregue na tecla 1
Cds - Carregue na tecla 2
Cdu - Carregue na tecla 3
PSD - carregue na tecla 4

Tem várias vantagens: não precisa sair de sua casa e o custo de cada tecla são só ,50 cêntimos