sexta-feira, março 12, 2010

Limpar Portugal! O dia L

Está a decorrer a nível nacional um projecto de voluntariado designado “Limpar Portugal” a que também se associou um grupo de residentes do nosso Concelho.
Inspirados nos relatos de uma experiência bem sucedida, ocorrida na Estónia no ano de 2008, um grupo de portugueses decidiu colocar “mãos à obra” propondo-se mobilizar pessoas e grupos sob o lema: “vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. O objectivo é juntar o maior número possível de voluntários e de parceiros para que, juntos, possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta e pelo futuro dos nossos filhos.
A nível Concelhio somos já perto de 100 voluntários e contamos com o apoio de várias instituições, nomeadamente da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, do Parque Natural de Alvão e do Agrupamento de Escuteiros.
Os interessados em participar nesta iniciativa deverão observar os seguintes horários e recomendações:

  • Concentração: às 8:30h da manhã, junto à Câmara Municipal; ou às 9:00h junto da respectiva sede da Junta de Freguesia; no sábado, 20 de Março.
  • Utensílios: cada voluntário deverá, na medida do possível, trazer consigo um par de luvas e uma enxada, pá ou foice.
  • Equipamento: as instituições aderentes estão a organizar-se no sentido de apoiar o transporte do material e do lixo recolhido; porém, carrinhas de caixa aberta ou tractores, poderão ser uma preciosa ajuda para os transportes locais, dentro das respectivas freguesias, pelo que apelamos aos proprietários que possam disponibilizar e conduzir este tipo de veículos, para que não deixem de participar.


2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, uma vez mais a todos que estão a organizar esta iniciativa. Parabéns também aqueles aque aderiram e irão tornar Mondim mais Limpo. É um gesto de cidadania muito significativo.
Devemos destacar igualmente o papel dos órgãos autárquicos, particularmente a câmara municipal, que com uma nova atitude da relação com as associações e os movimentos cívicos, se associou à iniciativa não passando ao lado deste gesto.

Anónimo disse...

O papel dos órgãos autárquicos de Mondim, foi apanharem o comboio que lhes estava a passar ao lado. O que em boa verdade não ficaria nada bem ao novo executivo.
Mas também, em tão pouco tempo, já há tantas situações que lhe ficaram tão mal, que mais uma...
Será também de referir, que a Câmara de Mondim aliou-se ao projecto Limpar Mondim, porque foi directamente convidada pelo coordenador da iniciativa, o Miguel Borges.
Assim, EM NADA HÁ A CONGRATULAR O NOVO EXECUTIVO!
Parabéns Miguel.
SC