sexta-feira, abril 09, 2010

Estudo e plano para o saneamento financeiro do Município

Foi apresentado no passado dia 25 de Março o Estudo e plano para o saneamento financeiro do Município".
Dada uma vista de olhos rápida pela acta da reunião, fiquei espantado! Como é que o Município apresenta um plano de saneamento com um período de carência de 3 anos? Dada a importância do tema, porque não envolvem os Vereadores da Oposição na elaboração do respectivo Plano?

Deixo aqui o link para acta, para conhecimento.
Acta de apresentação do Estudo e plano para o saneamento financeiro do Município

7 comentários:

Anónimo disse...

Nada de espantar!
Pois tudo o que criticavamantes é actuação presente.
Período de carência de3 anos ! O tempo necessário para determinar o sucessor seguinte.
o que vier a seguir ,que trate do assunto.
Sefor a oposição, a batata quente está passada.
se forem os mesmos , logo se arranje uma estartégia de contorno.
Quem é esperto! é.
O povo que pague.
Mas pelo que parece o "povo" anda contente, o PS ainda não está desgastado , dizem as sondagens.
Mas para lá caminha, o final está próximo.
O que se deseja é uma alternativa inteligente , à medida, com estrura coesa, porque se não , estamos ainda pior ... de 3 anos d ecarência , passamos a 6...
Vai ser dura a tarefa....
Força , ao tarbalho...
Porque estes já lá estão , e pelo que se tem visto , ou és PS , ou então não tens direito a nada, emprego , promoção, delegação d ecompetencias,responsabilidades de fachada, etc etc. estejam todos muito atentos ....observem , avaliem.
Obrigado ao autor do blog ,em divulgar , pois apesar de eu já tei tido conhecimento , é necessário passar pra o exterior o trabalho desnvolvido por estes senhores, para que daqui a 3 anos possam votar em consciencia e determinação.

Anónimo disse...

Anda tudo muito calado... Já não há internet na Câmara Municipal???

Anónimo disse...

A lei da rolha chegou à Câmara...

Anónimo disse...

Não conseguindo efectuar um plano de saneamento aos recursos humanos da câmara,para substituir com os adeptos da bandeira rosa, decide-se efectuar o saneamento financeiro da Farsa.
Pelos que se lê à divida que existia, já foram acrescentados mais alguns milhões.
A feira do mel e da broa, parece também ter ajudado a aumentar o buraco financeiro, pois foi um belo fiasco. O melhor que lá se vendia era o bagaço.
Então quer-se pedir um empréstimo e depois só se paga no próximo mandato, que responsabilidade é esta?
Como no próximo mandato, uns fogem para Fermil e outros para Cerva, os que estiverem que paguem a conta!
Para Cerva parece que não, desculpem, pois daí também já tiveram de fugir...talvez agora para Amarante, ao correr do Tâmega.
Só se pode esperar que o bom censo análise legal do Tribunal de Contas, chumbe esta farsa de saneamento.
E então, quanto é a mensalidade do empréstimo?
É segredo?
Será que Mondim só merece ser governado por três anos?
Ou actual Presidente faz contas de estar 8 anos no poder?
Como quer enganar os mondinenses neste mandato, quer ganhar já o próximo, baseado na farsa financeira que tenta agora promover.
Mondinenses acordem agora, pois depois, será tarde!
No 25 de Abril de 2010, existe opressão em Mondim!
SC

AtoMo disse...

Boas Miguel,

Passado todo este tempo, o espanto ainda se mantém? :)

Exactamente pela importância do tema, tal como reconheces, é que o mesmo deveria ser abordado com mais cuidado e paciência. Facilmente perceberias que a opção pelos 3 Anos de carência é muito bem justificada, por três motivos:
- O principal deles todos, prende-se com a necessidade de a Câmara conseguir ter capacidade para executar o máximo possível do QREN que tem ao seu dispor. Se tudo correr bem, a Câmara pode conseguir investir 14Milhões de Euros nos próximos 4 anos. Para tal, necessita de ter do seu lado, pouco mais de 3Milhões de Euros. Muitos alegam que esta será a última oportunidade. O empréstimo recorrendo aos 3 anos de carência, permite à autarquia pagar já aos fornecedores sem hipotecar este possível investimento.
- Outro motivo para esta opção, diz respeito à possibilidade de a autarquia não conseguir evitar as sanções do governo, que resultam do aumento do endividamento, que significam um corte de 10% nas transferências do Estado. Falamos de aproximadamente 50Mil por mês. Muito dinheiro não é? Pois bem, este corte resulta do aumento da dívida em 2008. Tudo aponta para que o mesmo suceda no próximo ano, já que em 2009 a dívida voltou a aumentar tal como se verifica no relatório de contas apresentado este mês. Serão portanto, possivelmente 2 Anos com cortes muito fortes nas transferências.
- E por fim, um motivo bem menor, mas nem por isso menos importante, diz respeito ao pagamento de empréstimos contratualizados anteriormente, e que não foram incluídos no Saneamento Financeiro por se considerar uma má opção financeira para a autarquia. Como sabes o "preço do dinheiro" é muito mais elevado pós-crise, falamos dos SPREADS, que agora rondam os 2%. Renegociar os empréstimos já contratualizados significaria maior despesa para a autarquia. Parte desses empréstimos, terminam daqui a 3 e 5 anos, ou seja, trata-se de um constrangimento financeiro que daqui a 3 anos, altura em que termina o período de carência, estará mais aliviado.
Foram estes os motivos que levaram a optar pelo período de carência.

Importa agora esperar, pela resposta do Tribunal de Contas. É preciso notar, que este é um processo ainda em aberto, e pode muito bem não passar do papel. Esperemos bem que não! O chumbo deste Plano de Saneamento levaria a nossa autarquia para uma situação insustentável.

Sabes bem que podes contar (tu ... e qualquer outra pessoa... claro!) com a minha disponibilidade para qualquer esclarecimento. ;)

AtoMo disse...

Não querendo comentar offtopic, não posso deixar de chamar atenção, para o facto de este post, resultar de algo a que apelido de Revolução Informativa na autarquia.

Como tive oportunidade de escrever: alguém se lembra de como se conseguia ter acesso, por exemplo, a uma simples acta das reuniões?

Anónimo disse...

O melhor que resulta de saneamento financeiro é a proposta de reestrututação dos serviços.
Contas feitas, depois desta proposta de referida reestruração dos serviços, teremos um custo maior para o funcionamento dos serviços municipais.
Se houver dúvidas eu explico a pedido.