segunda-feira, maio 31, 2010

Alguns sinais dos cortes ...

...
Em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, a situação financeira do município e os cortes anunciados nas transferências do Estado central levaram a autarquia a preparar um plano de saneamento financeiro, que aguarda aprovação do Tribunal de Contas. O município não quer admitir ninguém no quadro de funcionários até ao final de 2010 e prevê reduzir os custos com energia e com transportes. A mudança, diz o presidente da autarquia, passa também por alterar as rotinas diárias dos funcionários. “Por exemplo, há pequenas deslocações aqui na vila que podem ser feitas a pé em vez de automóvel. E dos 89 telemóveis que tínhamos distribuídos pelos funcionários vamos reduzir apenas para 20”, exemplifica o autarca, Humberto Costa Cerqueira. Com um orçamento de 7,8 milhões de euros, em que as transferências do Estado representam 72 por cento deste valor, Mondim de Basto está entre os municípios que mais vão sofrer com os cortes orçamentais.
...

Para ver a noticia completa, vejam aqui.

quarta-feira, maio 26, 2010

sexta-feira, maio 07, 2010

Uma motivação... Continuar ou Parar!?

O Projecto Limpar Portugal foi muito mais do que uma jornada de participação cívica e limpeza de matas, ribeiros e taludes.
Foi perceber, a irresponsabilidade dos nossos actos diários e agressões para com o meio ambiente.
Foi perceber, a quantidade surpreendente de lixo que existia e que continua a existir.
Foi perceber que o lixo pode ser colocado à porta dos outros, mas não na nossa porta.
Foi perceber, que todos os locais são bons para despejar electrodomésticos, ferro, colchões ou resíduos de construção civil.
Foi perceber, que os Presidentes de Junta, com a sua boa vontade, não estão informados sobre qual o destino que a população e as empresas devem dar aos lixos.
Foi perceber, que as empresas querem resolver este problema, mas não querem pagar, nem fazer muitos quilómetros para transporte dos lixos.
Foi perceber que existe falta de fiscalização ou se existe alguém a manda “parar”.
Foi perceber, a disponibilidade de várias entidades de trabalhar em conjunto, quebrando barreiras que antes pareciam inultrapassáveis: Cidadãos, Empresas, Organismos Públicos, Conselhos Directivos e Órgãos Autárquicos.
Foi perceber, a urgência na disponibilização de locais, próximos da população, para deposição de resíduos de construção civil.
Foi perceber, que se pouparam mais de 30 000 euros aos órgãos autárquicos.
Foi perceber, que com força de vontade muito se pode fazer.
Foi perceber, a enorme campanha de sensibilização e alerta realizada.
Foi perceber, que ganhamos uma quantidade impressionante de fiscais do ambiente.
Foi perceber, que todos estamos e queremos Limpar Portugal.
Mas , “voltar a Limpar é um tremendo erro, pois vai ser o mesmo que incentivar as pessoas a sujar, e que os Fantásticos Voluntários depois irão limpar...”

Denunciar todos os despejos! FISCALIZAR
http://www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.denuncias/form_sepna.asp
808200520
sepna@gnr.pt