segunda-feira, maio 31, 2010

Alguns sinais dos cortes ...

...
Em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, a situação financeira do município e os cortes anunciados nas transferências do Estado central levaram a autarquia a preparar um plano de saneamento financeiro, que aguarda aprovação do Tribunal de Contas. O município não quer admitir ninguém no quadro de funcionários até ao final de 2010 e prevê reduzir os custos com energia e com transportes. A mudança, diz o presidente da autarquia, passa também por alterar as rotinas diárias dos funcionários. “Por exemplo, há pequenas deslocações aqui na vila que podem ser feitas a pé em vez de automóvel. E dos 89 telemóveis que tínhamos distribuídos pelos funcionários vamos reduzir apenas para 20”, exemplifica o autarca, Humberto Costa Cerqueira. Com um orçamento de 7,8 milhões de euros, em que as transferências do Estado representam 72 por cento deste valor, Mondim de Basto está entre os municípios que mais vão sofrer com os cortes orçamentais.
...

Para ver a noticia completa, vejam aqui.

12 comentários:

Anónimo disse...

Agora até as autarquias vão pagar os erros de Sócrates que não tem feito mais do que conduzir o país à ruína. O povo está cansado dstes socialistas. Uns a trabalhar e os outros a gastar. Quando acabam os salários milionários dos gestores públicos?

Anónimo disse...

telemóveis?quantos trabalhadores du setor pribado tem telemovel?afinal ainda se bibe bem. desgraçados dos que pagam impostus.
Agora só os amigus bao ter regalias.

Anónimo disse...

só para esclarecer o anónimo das 17:14, caro senhor trabalho no sector privado e tenho telefone da empresa, caso contrário o meu patrão perdia muito dinheiro. O telemovel é uma ferramenta de trabalho, o que me parece é que este executivo está a tentar gerir da melhor forma essa ferramenta.
Só para concluir já imaginou ter que levar o seu pc para o trabalho? e já agora pagar a net do seu bolso?
Vamos falar com conhecimento de causa.
um abraço

Anónimo disse...

"89 telemóveis distribuidos pelos funcionários..."
Ou é para enganar e deitar areia para os olhos dos mondinenses ou é má governação do actual executivo!
Mesmo que o telemovel seja uma ferramenta de trabalho, 89 aparelhos parece-me totalmente desporporcionado, pois se a câmara não tem sequer 200 funcionários, equivale aproximadamente a 1 telemovel por cada 2 funcionários, e isso quem conhece minimamente a câmara, sabe que não é verdade.
Será que as medidas de contenção que o Eng. Humberto enuncia não passam de total engano e indução de mentira aos seus municipes?
Aprendeu com o Eng.º Socrates, a mentir aos portugueses.
É bem verdade, venham as eleições nacionais e locais, que só nos sairam lideres furados!

Anónimo disse...

Custa a todos, tem de ser. Para gastar estiveram lá estes anos todos, e não foi pouco, é só ver o "buraco" que lá deixaram, toda a gente sabe. Agora alguém tenta resolver o problema e é desde já um "líder furado". Em "prencípio" como diz o outro... Muito bem. Deixem lá isso que daqui a 4 anitos, até menos, há eleições outra vez e já podem mudar para um líder que volte a por os telemóveis e esse sim não vai saír "furado". Haja alegria. Ainda por cima os 89 telemóveis é má governação do novo líder...daqui a pouco é ele o culpado da dívida que lá ficou...

AtoMo disse...

Mondim não é caso isolado nesta necessidade de "corte" e contenção. Mas é na realidade, um dos Municípios mais constrangidos neste momento.

Basta atender à dívida de 19Milhões, que necessariamente terá que ser paga, a isso somar as recentes notícias de castigos por incumprimentos (-10%FEF mês) e agora, mais um corte de 2,5%, motivo da notícia em causa. Não é sequer necessário recorrer da boa fé para aceitar que a nossa situação é realmente dramática.

Nao será o corte nas despesas com comunicações a resolver o problema. Mas o somatório de pequenas poupanças correntes, serão uma bela ajuda na grande poupança que os tempos exigem, evitando a todo o custo cortar no que realmente importa.

São contratos de prestação de serviços revistos, alguns deles suspensos. Levantamento dos pontos de entrega de energia, de modo a estudar possíveis medidas de eficiência ou gastos desnecessários. Adesão a contratos de fornecimento de combustíveis com preços mais vantajosos. Gestão de deslocações. A não substituição dos 9 funcionários e colaboradores que entretanto, por motivos diversos, saíram da autarquia. São estes, alguns "sinais de cortes" que se exige.

Os "citados" telemóveis, não surgem no entanto por acaso. Na realidade autarquia tem uma despesa completamente desadequada. Número de telemóveis/cartões muito acima das necessidades, e um tarifário que já não se usa. No entanto, ao contrário do que alguém insinua, este despesa desproporcionada não é resultado da má governação do actual executivo. Trata-se de um contrato herdado, que tem gasto muito do nosso tempo, para conseguir ultrapassar períodos de fidelização. Não tenho dúvidas, que, a exemplo de outros casos, conseguiremos chegar a bom porto e com isso conseguir poupar mais alguns "euros" por mês.

Anónimo disse...

É verdade que as nomeações politicas do actual executivo custam à câmara de mondim cerca de 250 000 euros por ano?

Anónimo disse...

Com tanta justificação para não fazer nada, explique-me pf: No período decorrido deste mandato o valor dívida aumentou ou reduziu, face ao período homólogo/2009? e em termos absolutos?
OBRG.

Anónimo disse...

A junta de mondim deveria seguir o memso caminho...É verdade que gastaram cerca de 3000 euros na caminhada a Santiago? se assim for é uma vergonha..
Fernando Gomes não faz obra...e esbanja dinheiro nestas iniciativas.
ainda por cima nesta iniciativa mais parecia um comitiva do CDS, com Guitinho, Alarcão, Romano, Prof Mena. Depois apareceu lá mais dois eminentes, Lúcio Machado (que poê-se em bicos de pés, para estar em tosas) e Bernardino Peneda o Presidente do Mondinense FC, que está a deixar o clube nas mãos do CDS, ao ponto do prório líder do CDS, Fernando Silva ser já treinador adjunto das camadas jovens..."gato escondido com rabo de fora"..

Anónimo disse...

A confirmar-se esta verba isto é verdadeiramente um escândalo que emrecia ser denunciado. Em tempo de crise uma junta gastar esta verba é inacreditável. Um passeio a Santiago com os amigos e a junta a pagar tudo é demais.
Mas mais grave se torna quando o CDS vem agora tentar denunciar os gastos do actual executivo camarário. A pergunta é óbvia, com que moral se critica um executivo que tem feito um esforço para reduzir despesas?
Os vereadores do CDS e o do PSD chumbaram numa das últimas reuniões de câmara a relaização de um magusto por parte da câmara.
Meus senhores com que coerência o fizeram? O CDS tem um presidente da junta que não faz mais nada senão organizar caminhadas e passeios e vai realizar no próximo dia 13 um magusto. Os magustos da junta são bons os da câmara esses não devem realizar-se. Coerência? Não parece. Da parte do PSD o vereador Francisco ribeiro em tempos realizou vários magustos, lembram-se quando ele ainda pensava que o Fernando Pinto o iria apioar com candidato? Os magustos organizados pela câmara quando ele era vereador eram bons, agora como são feitos pelo actual executivo jão não podem realizar-se. Coerência?

Anónimo disse...

A câmara deveria fazer como a junta de Mondim. Em vez de obra que dá muito trabalho e despesa, faz só caminhadas com os amigos. Até aqui tudo bem! O mais grave é quando se gasta 3000 euros para levar uns amigalhaços a passear a santiago e quem paga? adivinhem? A junta, claro. E depois acusam o presdiente da câmara de despesismo...é preciso "ter lata".
Em tempo de crise é um bom exemplo, não acham?

Anónimo disse...

Há um comunicado do CDS, que termina dizendo que, cito: "não é com festas e Festinhas"...Bom a avaliar pela actividade da junta de Mondim este recado deve ser para o Presidente Fernando Gomes, não acham?
Quando acusam o executivo PS de ter assessores e adjuntos não se lembram do Fernando Gomes que esteve na junta a tempo inteiro e agora meio tempo porque como não tem outra actividade a junta paga-lhe o vencimento para organizar umas "festas e festinhas"...é um bom exemplo de gestão, não acham?