terça-feira, abril 10, 2007

Cães de outros concelhos abandonados na vila

"Donos de cães sem escrúpulos estão a abandonar os animais em alguns locais do concelho de Mondim de Basto, sabendo que temos canil municipal". Esta constatação foi avançada pelo vereador da autarquia mondinense Francisco Ribeiro. "Julgo que somos a única Câmara da região de Basto que tem instalações específicas para a recolha de canídeos", sublinhou.

Esta situação tem levado a um aumento de animais no canil e à implementação, por parte da edilidade, de um conjunto de medidas para fazer face ao problema. Nomeadamente a constituição de uma equipa formada por uma engenheira zootécnica e um técnico veterinário, bem como a "realização duma campanha junto de várias escolas do concelho para a promoção da adopção de animais que se encontram no canil municipal". Tudo para evitar o abate de alguns cães, o que acontece em caso de "padecerem de doenças ou outra mazela qualquer que afectem a vida do cão". Porém, isto "raramente acontece", pois, segundo Francisco Ribeiro, "há muita gente que procura animais para adoptar".

O autarca refere ainda outros procedimentos. "Faz-se a recolha de animais vadios. Cumprimos a lei neste aspecto. Ou seja, aguardamos os dias necessários (cinco), ou mesmo mais, para os cães eventualmente serem acolhidos pelos seus novos donos", acrescentou.

Para o futuro, uma outra solução pode acontecer. "Temos um canil municipal, embora de futuro estejamos a pensar numa outra estrutura incluída na Comunidade Urbana do Tâmega."Precisamente esta estrutura admite construir um canil intermunicipal para recolher os animais abandonados que erram pelos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Mondim de Basto".

A própria ComUrb decidiu iniciar o processo de escolha da localização do futuro canil intermunicipal, tendo em vista a sua inclusão no Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade da NUT III - Tâmega. Destes, o concelho do Marco de Canaveses é aquele que provavelmente mais necessita da infra-estrutura, atendendo ao número elevado de animais que vagueiampelas ruas da cidade.


in JN 10/04/2007

Não acredito que o abandono seja exclusiva responsabilidade dos donos dos cachorros!!! Qual o cachorro que não deseja passar uma temporada na belíssima Casa da Igreja? :D

Agora um pouco mais a sério... preocupa-me o facto de a escolha da localização do futuro canil intermunicipal ainda não estar definida. Se atendermos às condições oferecidas pelo nosso Município... parece-me que temos grandes hipóteses de apanhar esta infra-estrutura da ComUrb.!!! :D

Agora realmente sério!!! Se está já definido uma solução ComUrb para o problema... para que a constituição uma equipa formada por uma engenheira zootécnica e um técnico veterinário?

Sem comentários: