terça-feira, abril 24, 2007

Hotel de luxo cria 50 empregos

Uma unidade hoteleira de quatro estrelas está a ser construída em pleno Monte de Paradela, em Mondim de Basto, distrito de Vila Real. A localização é privilegiada, com vista sobre o rio Tâmega e o município vizinho de Celorico de Basto, já no distrito de Braga. A abertura ao público está prevista para Março de 2008.

O empreendimento representa uma espécie de "oásis" na economia local, pois prevê-se a criação de "mais de 50 postos de trabalho", segundo o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Pinto Moura.

O investimento, a cargo da empresa Simões e Martins, com sede em Lagoa, no Algarve, vai custar cerca de cinco milhões de euros e foi co-financiado pela União Europeia, com fundos do Programa Prime (Programa Incentivos à Modernização da Economia), via Ministério da Economia e Inovação, no valor de 1,7 milhões. Segundo Adriano Martins, investidor de origem transmontana que tem apostado sobretudo no Algarve, onde é co-proprietário de outras unidades de turismo em sociedade com o conhecido empresário Paulo China e o futebolista Luís Figo, este hotel "vai ter 44 quartos e cinco apartamentos T2, equipados com kitchnet, mais vocacionadas para as famílias ou grupos". O Mondim Tâmega Park (uma designação provisória, que vai ser alterada) terá, assim, 108 camas, o que "significa pelo menos três vezes mais a oferta actual do município", acrescentou o responsável.

Os principais mercados alvo serão a Galiza e toda a vizinha Espanha e os países do Norte da Europa. "A oferta passará também pelo turismo de montanha, pelo desporto e pela aventura, muito ligados ao rio, sem esquecer os desportos radicais, para os quais a zona possui excelentes potencialidades", referiu o empresário.

Praia fluvial e jardim

O Mondim Tâmega Park vai ter campos para prática dos mais diversos desportos, um armazém de apoio às modalidades como canoagem ou rafting, entre outros. O novo hotel terá duas piscinas, uma interior e outra exterior, ambas aquecidas e com vista para o rio Tâmega, e uma pequena praia fluvial. Os terrenos circundantes vão ser alvo de uma intervenção em que será criado um jardim botânico com certificação internacional, onde os hóspedes podem plantar a sua própria árvore, que poderão "visitar" sempre que quiserem ao longo da vida.


2 comentários:

Anónimo disse...

"O empreendimento representa uma espécie de "oásis" na economia local, pois prevê-se a criação de "mais de 50 postos de trabalho", segundo o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Pinto Moura."
Pois é...
Pena foi o Senhor Presidente de Câmara não ter a mesma visão desde o início.
Pena foi também que o anterior Presidente do Conselho Directivo, Sr. Fernando Meireles, não ter também esta visão desde o início.
Mas... enfim... Como diz o Povo: "é o que temos."
Esses mesmos, que hoje tanta vaidade têm no Hotel, e eu acho muito bem, não a tenham tido desde o início. Eles sabem (melhor que ninguém) o quanto foi necessário alguém lutar para que este facto se tornasse efectivamente numa realidade. É certo que foi no tempo deles que as coisas apareceram, mas nada nasce sem tempo. Deviam ser sérios e dizer: O Hotel veio para Mondim porque foi o professor Gonzaga, na altura Vereador da Câmara Municipal e também Presidente do Conselho Directivo de Vilar de Viando que tudo fez para que o Hotel fosse contruído em Mondim. Foi ele que acreditou na proposta do Eng.º Matos Fernandes e do Eng.º Adriano e tudo fez, contra tudo e contra todos, para que quer a Câmara, quer o Conselho Directivo, aprovassem essa proposta. Eu costumo a dizer: Não quero que me dêem razão, o que eu quero é que ma não tirem quando a tenho. Dizer a verdade não é um favor, é apenas um acto de Justiça.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Olá!-Por acaso estudei como Sr. Luis Gonzaga,Bem haja por impulsionar a construção do hotel,ficam os meus parabéns.Tem um óptimo serviço, não é muito caro,o pessoal é delicado e atento e fica magnifico na paisagem, soberbo mesmo, o que dá muito orgulho aos mondinenses todos!..-sempre que posso fico lá.
Portanto aqui fica o meu agradecimento a todos os que fizeram com que acontecesse.