Assistimos recentemente a mais um capítulo da batalha PSD/PS respeitante à acção social escolar. A última posição oficial, surgiu hoje mesmo, no jornal Notícias de Mondim, sob forma de comunicado do PSD de Mondim de Basto.
Lido o comunicado, percebe-se que para o PSD, o apoio social escolar atribuído em função dos rendimentos das famílias é um erro. Para o PSD, não fosse o facto de existir uma lei que os obriga a agir dessa forma, a solução passava por cobrar o mesmo valor a todas as famílias independentemente dos seus rendimentos. Ricos ou Pobres, todos pagariam 1Euro por refeição.
É triste ver no comunicado, que para sustentarem a sua opção, alegam que há uma injustiça na atribuição de escalões, já que os mesmos, assentando no IRS, só acabam por ser justas para os trabalhadores por conta de outrem. Admitindo que existem declarações de IRS que não espelham o verdadeiro rendimento das famílias:
1 - O estado coloca à disposição da autarquia os instrumentos que lhe permite levar avante as suspeitas.
2 - Se realmente existe uma percentagem de declarações fraudulentas, também não deixa de ser verdade, que no caso das famílias realmente carenciadas essa declaração é bem real. Levando por isso a justiça a casa de quem necessita.
Para o PSD, o facto de existirem algumas famílias a receberem o apoio sem dele necessitarem é motivo para que as famílias que realmente necessitam deixem também de o receber, passando todos, à luz do seu conceito de justiça, a pagarem o mesmo.
Pessoalmente, prefiro permitir-me aceitar que algumas famílias recebam sem dele necessitar, sabendo com toda a certeza, que aqueles que necessitam estão hoje isentos de um pagamento que ao final de o ano, lhes permitirá poupar no mínimo 200 euros por cada filho que têm na escola.
Como remate, permitam-me confrontar estas duas ideologias laranjas:
Por um lado, vemos a JSD, a avançar para uma nobre campanha de solidariedade onde se propõem levar um brinquedo à casa das famílias carenciadas, certos de que este gesto, fará a diferença neste Natal. Pelo outro lado, vemos o PSD, reafirmar novamente, que à luz da sua ideia de justiça, 1Euro por dia não faria qualquer diferença a estas famílias. Em que ficamos?
sexta-feira, dezembro 12, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Este conceito de justiça social é muito interessante... Pagam todos o mesmo e nãos e fala mais nisso...Deve ser com base neste critério que a câmara atribuiu um subsídio ao Mondinense FC para , supostamente subsidiar também as camadas jovens, e os miúdos para jogar têm de pagar o equipamente. Belo conceito de justiça...
Enviar um comentário