Vai já na quarta edição o encontro de canoagem, vertente águas bravas, Tamecanos 2009. Este encontro anual, é uma iniciativa do GTM - Aventura, que já conquistou um lugar de destaque na agenda dos canoistas de águas bravas da península ibérica.
É também ele um exemplo de boa promoção das nossas terras. Num fim de semana, Mondim, e a região de Basto, assumem-se como local privilegiado para a prática da canoagem, ao mesmo tempo que se promove realmente a gastronomia (mílharos são ano após ano um sucesso, havendo já praticantes que trazem consigo as famílias por saberem que há bem mais para oferecer para além da actividade desportiva), os nossos vinhos e o alojamento da região (este ano na Quinta do Campo, de onde os participantes saíram "carregados" de vinho e com a perceptivel vontade de voltar para usufruir das condições de alojamento apresentadas pelo promotor do espaço).
Este ano, o encontro serviu também, para apelar à união dos praticantes, que vêem um grande número de rios ameaçados pelo Programa Nacional de Barragens, limitando drásticamente as opções para os amantes desta modalidade.
Acredito que em grande medida a virtude e o sucesso da iniciativa está na espontaneidade com que esta é organizada pelo Grupo Tamecanos de Mondim. Percebe-se no entanto, que os resultados obtidos enquanto iniciativa de promoção turística, são efectivamente muito bons. Algo que, salvaguardando o risco de desvirtuar aquilo que são os pontos fortes da iniciativa, deveria ser motivo de uma avaliação, de modo a perceber se há espaço para, com outro tipo de cooperantes, dar outra dimensão a uma iniciativa bem sucedida.
Sem comentários:
Enviar um comentário