domingo, setembro 27, 2009

Resultados das Legislativas em Mondim!


Fonte: http://www.rtp.pt

Caso pretendam ver os resultados nas freguesias, podem ver aqui: 2005 e 2009. Ou aqui.

Apenas um comentário, PS e PSD descem em número de votantes, enquanto o CDS-PP tem mais cerca de 200 votos em relação a 2005.

14 comentários:

Anónimo disse...

É muito difícil calcular resultados de eleições autárquicas com base em eleições legislativas, mas considerando a base de apoio de cada partido nestas últimas eleições com o ponto de partida (2005) de cada partido a nível autárquico, nesta altura apostaria em algo como:

PS - 34 a 38%
PSD - 32 a 36%
CDS - 18 a 22%
PCP - 2 a 3%
PCTP - 1 a 2%

Mas em 15 dias muita coisa pode mudar...

Anónimo disse...

Com base nestes dados podemos tirar algumas conclusões:
- O PS obtém o melhor resultado de sempre, em termos percentuias, em eleições nacionais;
- A diferença entre o PSD e o PS é a mais reduzida de sempre;
- O CDS sobre em termos absolutos e em termos percentuais, acompanhando a tendência nacional,subindo à custa do PSD;
- Os votos que o PS perde em relação a 2005 vão para o BE;
Embora não haja uma relação directa entre estas eleições e as autárquicas, é evidente que os únicos partidos que estão em condições de disputar a câmara são o PS e o PSD.O CDS apesar de subir, não chega aos 1000 votos.
De referir também que o PS ganha nas mesas de votos de Mondim, Atei e Vilar de Ferreiros, ou seja nas maiores freguesias.
O PSD já não é o partido esmagador que era aqui há anos atrás.
Com este resultado o PS caminha a passos largos para ganhar a câmara.

Anónimo disse...

Com este resultado cheira-me a uma coligação entre o PSD e CDS... Que até acho que não seria mau de todo!

A experiência autarquica do Eng. Francisco Ribeiro com os conhecimentos do Eng. Lucio Machado, acho que seria bom para Mondim. E quem sabe o Eng. Humberto também como vereador.

Mondim só teria a ganhar!

Dia 11 lá estarei para dar o meu contributo.

Anónimo disse...

O autor do comentário enterior revela, peço desculpa, falta de conhecimento.
O Presidente da Câmara é sempre o
1.º eleito do partido mais votado. Ou seja, a título de exemplo: Se o PS for o partido mais votado, mesmo que seja por um voto, o Presidente da câmara será Humberto Cerqueira. O mesmo se aplica em relação aos outros candidatos.
Não é possível coligações pós-eleitorais.
Aqui fica o reparo.

AtoMo disse...

Aquando das Europeias tive oportunidade de comentar, que o resultado do PS em Mondim, contextualizado com o resultado Nacional, poderia ser analisado de forma positiva.

As legislativas confirmam de forma mais evidente essa leitura.

O PS perde Nacionalmente quase 10%. O distrito acompanha, levando mesmo o PS a perder por 5% onde em 2005 tinha ganho por 3%. Em Mondim perde menos de 2%. Considera-se portanto, dada a resistência em contra-ciclo à descida nacional e distrital, que o PS Mondim fica com um saldo positivo de 8%.

O PSD Nacional e Distrital, pode dizer-se que manteve a votação, variando aproximadamente 1%. Em Mondim leva um tombo de 6%. A diferença para o PS em eleições nacionais foi a menor de sempre. É portanto o maior derrotado localmente.

Já CDS sobe em média 4% na votação Nacional e Distrital, aumentando a margem 1% em Mondim, onde subiu 5%.

Em Mondim o PS resiste obteve um resultado onde pela primeira vez esteve perto da vitória. O PSD desce quando a nacional mantém. E o CDS acompanha a votação nacional.

Anónimo disse...

Ainda ninguém referiu que o PS ganhou pela primeira vez nas mesas de voto das 3 maiores freguesias: Ganhou em Mondim, Vilar de Ferreiros e Atei. Na mesa de Vilarinho, pela primeira vez o PSD (onde até aqui conseguiiu vitórias folgadas) ganhou à tangente.
As 3 freguesias representam 80% dos eleitores do concelho.
O CDS obtém um bom resultado ams que não lhe permite sonhar com a vitória no próximo dia 11 de Outubro, porque não tem base sociológica para ganhar umas eleições em Mondim.
PS e PSD irão disputar as eleições autárquicas com o PS " el alta" e o pSD em claro declínio no concelho.

Anónimo disse...

Não é possível coligações pós-eleitorais?

Anónimo disse...

Não se pode comparar as eleições autárquicas com legislativas. Conheço muita gente que votou e vota sempre PSD para as legislativas e nas autarquicas votam no CDS-PP. Por isso não se pode comparar os resultados nacionais. Nestes meios pequenos olha-se é a pessoa e não ao partido. Ora se as pessoas se conhecem umas as outras e não veem capacidades num candidato não irão votar nele só porque são do partdido que vota a nível nacional.

Anónimo disse...

Reparem nos resultados do porto em 2005 nas legislativas ganhou o PS já para a Município ganhou o PSD, os resutados das duas eleições não podem ser comparados para um cenário de autárquicas.

Anónimo disse...

Os vencedores das eleições de Domingo, no concelho de Mondim foram o CDS-PP e o BE. O CDS foi buscar votos ao PSD e o BE ao PS.
No entanto, em termos autárquicos, os únicos partidos com condições de disputar a câmara continuam a ser o PSD e o PS.
O CDS para ganhar a câmara teria de duplicar a votação o que se afigura muito pouco prov´´avel, até porque o PSD e o PS irão segurar a até aumentar o seu eleitorado numas eleições em que haverá mais mobilização e participação.
Qual dos 2 partidos tem mais condições de vencer no próximo dia 11 de Outubro, o PS ou o PSD?
Se analisarmos os resultados, parece-me que o PS está mais bem colocado, porquê?
1.º - Tem o seu eleitorado sobretudo nas feeguesias mais populosas (Mondim, Vilar e Atei), que representam quase 80% dos votos de todo o concelho;
2.º - Nas freguesias onde o PS perdeu no domingo, a tendência é para aumentar a votação dia 11, devido ao efeito das listas, que em muitos casos incluem elementos do PSD, que dia 11 votarão PS;
3.º - Parte do eleitorado do PSD ( não é possível quantificar...) será tranferido para o CDS e para o PS no dia 11.
Por estas razões, dificilmente o PS perderá as eleições no próximo dia 11 de Outubro.

Anónimo disse...

Anónimo de 28 SET as 11:08

A sua sondagem não é tão linear quanto parece. Amigo lembre-se que são eleições diferentes, onde não há muita abstenção, onde o eleitorado não olha tanto aos partidos políticos. Onde se vota de forma diferente. Lembre-se que a 4 anos atrás o PS teve uma vitória histórica para as legislativas e logo nas autárquicas, passado pouquissimo tempo (foi no mesmo ano), o PSD esmagar o PS, conseguiu conquistar mais autárquias que o PS, por isso não se pode comparar os resultados nacionais para uma tendência local, É ERRADO!!!

Anónimo disse...

Quando o Rui Rio ganhou as autárquicas no Porto, não foi o PS que ganhou as legislativas também no POrto ?
Quando o Santana ganhou as autárquicas em Lisboa, não foi o PS que ganhou as legislativas também em Lisboa ?
Quando o PS Mondim, nas últimas autárquicas, esteve quase a ganhar a Câmara, não foi o PSD que em Mondim ganhou claramente as legislativas ?
Quando o Barreto pelo PS conquistou a Câmara em Cabeceiras, não era o PSD o partido mais votado nesse concelho para as legislativas ?
Portanto, não entendo como se pode fazer uma leitura tão directa na comparação dos resultados das legislativas emn Mondim com os presumíveis resultados que virão nas autárquicas.
Se O PS e o PSD, em MOndim, pelo facto de terem tido mais votos nestas legislativas são os que estão em condições de ganhar, então,por exemplo, nunca o Santana tinha ganho Lisboa, nunca o Rio tinha ganho o Porto e nunca o Barreto tinha ganho Cabeceiras.
Calmex !!!!!!!
O povo é que decidirá !

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o último comentário.

Força Lúcio machado!!! Força CDS- PP

Anónimo disse...

se deixarem de olhar so para mondim e verificarem os resultados a nivel nacional,verifiquem os resultados em Vila Nova de Gaia-vitoria do ps 41% futuro presidente psd ,no Porto-vitoria do ps 36% futuro presidente psd ,Gondomar-vitoria ps 40% futuro presidente (candidato independente Valentim Loureiro),Valongo-vitoria do ps 43% futuro presidente da camara psd, Maia-vitoria do ps 43% futuro presidente psd ...
os resultados valem o que valem o povo ja nao vota so no partido mas sim nas pessoas ...nem os 35% sao do psd nem os 33% do ps em mondim seram estes os resultados... Preparem-se para a subida do cds que possivelmente vai subir e muito dos 1300