domingo, fevereiro 05, 2006

Despesa Corrente.

Começo esta minha análise ao Orçamento pela Despesa Corrente. Esta análise, bem como as outras que tentarei fazer, são análises de um munícepe, não de um perito, o que vem de encontro ao que se pretende com estes atigos. Ou seja, tornar o orçamento um documento acessivel.



O destaque na despesa corrente vai para o total de despesas com o pessoal que este ano atinge os 58% sendo que 60% é o limite legal.

Este ano, a Autarquia conta despender 111.000,00 Euros em juros aos quais se junta 325.000,00 de amortização de capital.

Interessa também analisar a forma como são distribuidas as verbas das Transferências Correntes, que num ano de "aperto de cinto", parece-me denotar algum sacrifício que merece ser analtecido:



Os clubes de futebol são os maiores beneficiários desta verba, logo a seguir à Volta a Portugal em Bicicleta e às Festas do Concelho.

Os Ranchos Folclóricos, tendo em conta o serviço prestado (promoção das nossas tradições), parecem-me subvalorizados.

A aposta na Filandorra, se analisada isoladamente, é aceitável. Se comparada a verba/benefício, parece-me algo injusta para com as outras associações que prestam serviços ao Concelho durante todo o ano.

Associações do mesmo "ramo" recebem quantias exactamente iguais, subentende-se que não existe uma avaliação do serviço prestado pelas associações.

Parece-me também que a Educação, se comparada com outras áreas, está claramente subvalorizada. Salvaguardo esta minha opinião, pelo facto de não saber que tipo de impacto tem esta verba nas associações em questão.

9 comentários:

Anónimo disse...

Cantares dos Reis? O que é isto?

Anónimo disse...

o futebol....o futebol... meu deus tanta , tanta vontade de inovar.
Este orçamento traduz uma falta de vontade em trabalhar. Tanto dinheiro para o futebol, e para a filandorra, e então as associações locais????????' E qual é a função da equipa da cultura??? onde está a dinamização??? Feira da terra é um bom exemplo de dinamização, mas é preciso mais.
um abraço

Anónimo disse...

o dinheiro para a volta a Portugal é para que Mondim seja conhecido em todo o mundo, assim como as notas de matematica.

Anónimo disse...

lol

Anónimo disse...

nÃO SEI DE QUEM É A CULPA MAS ISTO MAIS PARECE UM ORÇAMENTO DE UMA FAMILIA AOQUE DE UMA AUTARQUIA.
PENSO QUE EXISTEM FAMILIAS COM MAIS CORAGEM PARA TRABALHAR DOQUE A AUTARQUIA.
AO ANALIZAR O ORÇAMENTO PODEMOS VEREFICAR QUE TODAS AS VERBAS SÃO VALORES MUITO EXACTOS, LOGO POR AÍ PENSO QUE NÃO SE TEVE EM CONTA QUAIS AS ACTIVIDADES A DESENVOLVER AO LONGO DO ANO! NÃO SÓ, AS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CAMARA MAS TAMBÉM PELOS RESTANTES ORGANISMOS A QUEM FOI CONCEDIDO SUBSIDIOS.

Anónimo disse...

Rapazes é o espelho do lider da autarquia.

Anónimo disse...

alguém me sabe informar se este ano vai ou não haver bolsas de estudo para os estudantes universitários.é que já se ouviu dizer que sim e também que nao...se alguém que estiver mais dentro do assunto se conseguir ilucidar agradecia.

Anónimo disse...

Apenas para ilucidar pessoas que estranham o facto dos valores serem muito exactos, trata-se de um plano de orçamento, ou seja, uma previsão do que se poderá gastar, daí os valores serem por aproximação, podendo ser números "redondos".

Anónimo disse...

Os nossos rapazes da oposição podiam ajudar os do poder:
1º- Pediam a alguém que lhes explicasse o funcionamento da conta.
2º- Juntavam-se e faziam um plano de desenvolvimento de 4 anos para o n/ Concelho.
3º Assim a imagem da oposição dexava de ser a dos rapazes, reactivos da oposição, mas sim da OPOSIÇÂO.
§ - Não nos deixem ficar mal...