quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Computadores nas Escolas de Ensino Básico

Alguém imagina qual o investimento, previsto no plurianual, para os próximos 4 anos, para colocar computadores nas Escolas de Ensino Básico?

a) 500.00
b) 5000.00
c) 50000.00

24 comentários:

Anónimo disse...

b?

Anónimo disse...

Estou divido entre a) e c).

a) se pensar-mos na visão que o actual executivo tem para o ensino.

c) se pensar-mos que então vamos comprar muitos computadores topo de gama para depois quando as escolas fecharem, fazer como essa gente fez ás mobilias da Casa da Igreja, distribui-se pelas comadres.

Anónimo disse...

Quem nao sabe é como quem não vé...
Neste caso em concreto, seria melhor ver o k foi gasto não acham? Ou querem computadores novos todos os anos?
Caro Senhoriu, apesar de lhe reconhecer alguma credibilidade nas suas analises, julgo que necessitam de alguma fundamentação, porque quando há, por vezes esta errada, e induz as pessoas em erro. Criticar, pela positiva ou negativa como o faz, pode ser benéfico, uma vez que pelo menos se dignou olhar para o orçamento e Plano...o que nem todos fazem, mesmo os que deviam.pode ser que as pessoas aprendam algo, mas verifique melhor antes de fazer fundamentações.

AtoMo disse...

Peço desculpa, não percebi. Será que eu tentei fundamentar alguma coisa neste artigo? Só fiz uma questão à qual darei resposta em breve.
Todos os artigos sobre o orçamento, apresentam os números que constam no orçamento. Haverá melhor fundamento? A crítica que faço posteriormente é obviamente pessoal, mas fundamentada em números. A melhor forma de me criticar, seria contestando os factos. Mas reparo que contestar factos não é do agrado dos participantes do blog. Mesmo havendo situções merecedoras de comentário, se reparar bem, eles ficam-se por poucos ou nenhuns.
Se quer ser levado a sério, convido-o a falar sobre algum assunto específico, e se possível como comentário a esse post. Porque até ver, neste post, não fiz qualquer tipo de comentário, muito menos sem fundamentação.

Anónimo disse...

Mas afinal de quanto foi?

Anónimo disse...

quanto a si Sr. António Seca...pateta é o Sr...eu nao insultei ninguêm, por isso respeite, e posso lhe dizer que o conheço muito bem, e nao lhe dou qualquer credibilidade. quanto ao ter acesso aos documentos, o Sr. se quiser tem acesso a eles...tem familiares a trabalhar na câmara, peça-lhes!
Sr. Senhoriu, não o quis ofender com a minha participação, apenas constatei que por exemplo na questao das despesas correntes, O Sr. apenas se reportou ao total das despesas com pessoal, quando os 60 % a que se refere, não podem ser analizados tão linearmente...ha que separar despesas com pessoal do quadro, contratado, e para alem disso, essas pescentagens apenas se tem k reportar a vencimentos.

Anónimo disse...

E já agora, que já sei que é o que vai fazer...não me venha com desafios para me apresentar porque não o irei fazer. E por aqui ficará a minha participação, porque de insultos e Sr.s que aparecem quando não tem poleiro já estamos cansados. Um bem haja a todos.

Anónimo disse...

E esqueci-me...para 2006 são 500, e a previsão para 2005 era de 20000...

Anónimo disse...

ó seca tás a kerer dizer ke fizes-t campanha pelo ps é!!!!

Anónimo disse...

Peço desculpa pela minha ignorância, mas onde posso ter acesso a todos esses documentos de que fala o senhoriu?

Anónimo disse...

não podes...tens k pedir a um elemento k te representa na assembleia, ou solicitar à Camara.
Quanto ao Seca...ficamos a saber que é ou vira casacas, e fez campanha pelo ps...bom a saber para daqui a 4 anos...o brasileiro que se cuide...

Anónimo disse...

Alguem mos pode mandar para o mail? :)

AtoMo disse...

Boas!
Em primeiro lugar um comentário para o anónimo ofendido: chegar e afirmar que "quem não sabe é como quem não vê" não é propriamente muito educado, mesmo assim...
Depois recusa o meu desafio, não deixando antes de se mostrar uma pessoa bem informada, mas prefere a crítica "ignorante"... passo a explicar... porque não contesta as posições dos participantes do blog utilizando as suas informações. Porque se limita a chegar e afirmar que as nossas posições são erradas sem justificar a sua? Porque não partilha os seus conhecimentos com todos os visitantes, mondinenses, cidadãos???? Parece que tem todo o interesse em comportar-se tal como os políticos do nosso municipio que preferem manter todos os assuntos com classificção "top secret".

Em segundo lugar confirmar a afirmação do mesmo anónimo. Estão previstos para os próximos 4 anos no plurianual um investimento no valor de 500.00 Euros para colocar computadores nas Escolas de Ensino Básico. 500.00 Euros só servem, quando muito, para comprar 5 computadores ao M.I.T. Justificar o investimento previsto, que quando muito serve para manter a rúbrica aberta, mas demonstra bem a planificação a curto prazo para o concelho, com o investimento efectuado, não me parece muito correcto.

Quanto à divulgação do documento, podem ler o primeiro artigo sobre o orçamento onde justificamos o facto de não o divulgarmos. No entanto respondemos a questões concretas que nos coloquem.

Anónimo disse...

kem falou em brasileiro, nao tem nada a ver com o outro...quanto a essa pessoa, respeita-se, porque tem uma linha de conduta unica, o k nao é seu caso Sr. Seca.

Anónimo disse...

Meus caros ser do PSD não quer dizer que temos de estar sempre de orelhas baixas a dizer que sim ao senhores da casa do eiro. meus caros ja que percebem tanto de politica e gostam de comentar, de que partido sera o Dr. Luis Filipe Menezes, ainda ontem o ouvi a criticar a Comissão politica Nacional do PSD.
Caro anónimo das 12.36 diga-me uma coisa ja que sabe de todos e da vida de todos, qual é o Partido de que o Sêca é militante.
tenha juizo e vá escrever mais um artigo para o povo de basto.

será que em mondim não se vive numa democracia.

AtoMo disse...

Boas,
caro Anónimo e António Sêca, pedia o favor de se cingirem ao tema inicial... 500.00 Euros para PCs nas Escolas!

Ao anónimo em particular, pedia o favor, de comentar/contestar a minha contestação á sua opinião inicial. Isso sim... seria produtivo e interessante.

Obrigado

Anónimo disse...

Ontem no Jornal da Noite, a Ministra da Educação juntamente com o Primeiro Ministro e o ministro da Ciencia dizia que há um projecto para por computadores nas escolas e que as câmaras é que teriam que apresentar as candidaturas para os receberem.
Deu a entender que só não tem quem não apresentar a candidatura, se alguém viu os jornais das televisões deve ter visto esta peça.
É claro que não sou entendido na matéria mas pergunto: está a nossa câmara a fazer tudo o que pode para aproveitar este projecto?

AtoMo disse...

Reparei exactamente no mesmo... a ideia é mesmo essa: "só não tem quem não quer". A Ministra dizia que não havia desculpas, disse também que as entidades educativas deveriam pressionar as autarquias para apresentarem candidaturas porque verbas não faltavam.
A ver vamos!

Anónimo disse...

pelo k sei, os computadores k foram metidos nas escolas no ano 2005, foram ao abrigo de um programa financiado pelo estado...por isso axo k aí eles trabalharam bem...

Anónimo disse...

gostando ou não tenho que dar os parabéns ao SR. António Seca, é pelo menos alguém que dá a cara com toda a frontalidade e sem medos. Tem o direito de discordar, dizer não, ou apoiar quem ele quizer a democracia é isso mesmo, conceito esse que, não é ou não parece ser entendido por muitos individuos em Mondim de Basto que por ocuparem certos lugares se julgam donos e senhores de tudo inclusive da liberdade das pessoas.

AtoMo disse...

Desculpa Pedra Alta, a ver se percebi...
O facto de partires do principio que os "professores" não os sabem utilizar justifica a previsão de investimento no valor de 500.00 Euros para este efeito?

Como podes afirmar que o facto de ser uma verba menor pode ser mais proveitosa para os nossos jovens?

AtoMo disse...

"Confesso que não dei grande importância à verba, porque isto de verbas (pelo menos na nossa terra) orçamentadas pode ser alterada sem grande critério."
Enquanto existir esta atitude terá de haver obrigatóriamente alguém que a critique. Se não somos capazes de pensar a quatro anos, é porque alguma coisa vai mesmo muito mal.

"Mas, sabes que grande parte das nossas escolas já têm computadores!? É verdade."
Sei... mas também sei que parte deles, até o Word os faz carburar... é neste contexto que queres dar formação?

Não exite duvida de que é necessário formação... mas a competência da autarquia esgota-se no criar condições. Por isso não posso justificar uma má planificação com algo que não é da competencia da mesma entidade. Mesmo sabendo bem da importância dessa formação.

Anónimo disse...

AINDA FICOU UMA COISA PENDENTE...ESTÃO AFIXADO OS CARTAZES DO PRODEP 3 NOS COMPUTADORES DAS ESCOLAS...LI AQUI: "É claro que não sou entendido na matéria mas pergunto: está a nossa câmara a fazer tudo o que pode para aproveitar este projecto?" E "Reparei exactamente no mesmo...(...) A ver vamos!" SABENDO K FOI FEITO DE FACTO, NAO HOUVE LOUVORES?

Anónimo disse...

quando estudava ainda n havia computadores nas escolas e n fiquei mais ignorante por isso...