sexta-feira, junho 26, 2009

Nova Casa do Eiro!

Hoje fui às novas instalações da Casa do Eiro ... Que ar moderno e renovado ... ;)

Gostei!

28 comentários:

Anónimo disse...

Está apetecível? Não!

Rui Miguel Borges disse...

Não diria apetecível, mas mais um bom desafio! ... para quem vier a ser Presidente! ;)

AtoMo disse...

Bom desafio?

De que forma pode ser desafiado um futuro presidente da autarquia com a nova "Casa do Eiró"?

Andas um pouco "enigmático"..... :)

Anónimo disse...

Sou leitor assíduo deste blog. Este sim mais qualidade que o chatinho (do António Martins) que nasceu apenas com um objectivo (promover a candidatura do CDS). Nesse blog, há de tudo, até sondagens viciadas para promover o candidato do CDS-PP. De imparcialidade, como seria exigível, por aqueles lados estamos entendidos. As pessoas que administram este blog têm outra categoria intelectual, são "vinho de outra pipa".
Força e parabéns.

Anónimo disse...

Gosto deste novo formato. Espero que, agora que estamos em fase de pré-campanha para as próximas eleições este blog contribua para elevar o debate em torno destas eleições. Os últimos exemplos que têm vindo a público devem deixar-nos - quem gosta de uma campanha com elevação - bastante preocupados, especialmente aquele comunicado do Fernando Gomes contra o candidato do PS ( o seu partido até há pouco).O Fernando Gomes não devia "cuspir na sopa". Assim o CDS, começa mal!
Boa sorte para o blog, com este novo formato.
A favor de uma campanha com elevação democrática (bem é preciso!.).

Anónimo disse...

concordo com o comentário anterior. De facto precisamos de uma campanha com elevação e os ataques pessoais não se enquandram neste tipo de campanha. As campanhas negras tiveram êxito nos EUA e em Portugal, quando nas legislativas de 2005 o Dr. santana Lopes tentou usá-la contra o Eng.º Sócrates, teve como resultado o reforço da candidatura do Sócrates. Em relação ao comunicado do Fernando Gomes, parece-me, salvo melhor opinião, que pode ter o mesmo efeito, ou seja, reforçar a candidatura do Humberto Cerqueira.
É bom ver este blog outra vez muito participado.

Anónimo disse...

Assim! sim.
A manter-se esta liguagem,se calhar vou participar.
Gostava da vossa opinião sobre potenciais leader's da praça, fora os expostos.
Deve haver mais.
Não é necessário por nomes.Usemos indirectas pela positiva.
MC,

Anónimo disse...

Aprecio mais este formato de blog do que o blog Chatinho(não sei se há mais algum em Mondim!). Este é mais participativo e portanto menos informativo. Não conheço os administradores mas este parece-me imparcial. O "concorrente" é uma espécie de órgão oficial do Fernando Gomes/CDS-PP. Se me permitem deixo-vos uma sugestão:Em relação às próximas autárquicas é necessário discutir mais ideias e menos pessoas. Á volta disto não pode haver um certo "vouyerismo" de saber quem vai na lista A, B ou C...e logo que algum candidato é conhecido é logo bombardeado com comentários negativos...Ponham os Mondinenses a discutir iedeias e não pessoas! Já agora também seria oportuno conhecer o trabalho que cada partido fez nestes últimos 4 anos: Do PSD sabemos porque geriu (positivamente para uns, negativamente para outros os destinos de Mondim).O PS realizou várias iniciativas ao longo do mandato e tem aparentemente trabalho feito e consistente. O CDS, fora algumas intervenções do Prof. Fernando Silva (que não integra a famosa lista de "luxo")na Assembleia Municipal, não tem trabalho consistente realizado. Vamos ver o que a campanha nos reserva...

Anónimo disse...

Meus caros para discutir e para se criar projectos, também é nesessário pessoas para os executar, por isso não vejo a falta de interesse de alguns anónimos anteriores em discutir projectos e não mencionar as pessoas que poderão ser capazes de os executar! Porque podemos estar a cometer o erro de estar a dar ideias a alguns elementos para criarem o seu programa as eleições e depois essas mesmas pessoas não serem capzes de os executar.
Quando ao coméntario que fazem em relação à resposta do Sr.º Fernando Gomes, ele tem todo o direito a responder as provocações que lhe foram efectuadas pela comissão politica do Partido Socialista. Mais em relações a algumas iniciativas efectuadas pelo PS como por exemplo as da discussão sobre o sistema nacional de saúde, só tenho a dizer uma coisa, muito pouco esclarecedor. O que eu gostava que lá tivessem dito é porque é que cabeceiras tem uma VMER com centro de saúde aberto 24 horas por dia e mondim não tem assim como outros assunto e não que foi o PS que criou o SNS que foi o PS isto e aquilo já que foi isso que o Sr. Direcor da DRSR foi la fazer.

Só mais uma pergunta porque falam tanto do Sr. Fernando Gomes? Será ele assim um elemento tão forte capaz de incomodar assim tanta gente!

Mais quem é que da oposição tem efectuado um trabalho consistente?


Volto mais tarde.

TENO DITO!

Anónimo disse...

miguel, miguel... estás a por as cabeças todas à roda..... diz lá a verdade n vais começar a campanhã em setembro, ou vais?

Anónimo disse...

Concordo basicamente com os comentários anteriores. Se calhar vou passar a vir aqui mais assiduamente. Em relação às diferenças entre os dois blogs ela é notória. Só nao vê quem não quer ver. Aqui pelo menos não se fazem pseudo-sondagens para promover um candidato: de manhã ainda o povo não acordou e já determinado candidato leva 50 votos de diferença dos restantes. Há tantos trabalhdores nocturnos em Mondim? E serão topos apoiantes de um determinado candidato?
Não me parece!

Anónimo disse...

O Sr. Rui penso que não se estava a referir ao blog em si, mas sim às instalações da nova Câmara. Que já lá fui, e gostei bastante do que vi...
Acho bem que se discutam ideias novas para Mondim, deixo aqui algumas (não, não sou politico nem pretendo ser):
- Anfiteatro (tipo o de Celorico, com sala de cinema, sala de conferências... ) e têm um local tão bom onde funciona actualmente o armazém da câmara (acho eu que é) e porque não tornar o edifício do mercado num armazém???(não são tantas as vendedoras que lá estão, e poderia-se facilmente arranjar-lhes alternativa).
- Redefinir o trânsito na Vila (penso que isto vai ser feito).
- Uma empresa municipal (com planos de formações, blablabla...)
- Uma casa do Agricultor, e não será preciso referir porquê...
- Dar destino à casa da Igreja (podia funcionar aqui a casa do Agricultor bem como a empresa municipal, com salas devidamente preparadas para dar formação).
- Uma piscina coberta.
- Retirar a aberração da Cimenteira (ou lá o que é) do grupo Saldanha do local onde está e passá-la de uma vez por todas para a zona industrial, que é para isso que ela existe.
- Criar de uma vez por todas uma ligação Celorico - Mondim (o que também não é fácil, mas penso que a futura barragem trará esse acesso).
- Passar o “Bairro Social” para a Sra. da Piedade, criando uma zona habitacional com moradias geminadas(penso que deverão haver empresas com interesse num lote como aquele).
- Dar apoio à Santa Casa para finalmente se dar destino ao velho hotel.
- Não é fácil, mas exigir algumas contrapartidas às pedreiras, que estão a desfigurar o Monte Farinha.
- Dos 3 clubes de Futebol existentes no concelho, criar um em condições (à semelhança do que já foi feito noutros concelhos e onde acabaram clubes bem mais conhecidos que o Mondinense, Atei ou Vilarinho).
- Usar os recursos ambientais que temos para outro tipo de actividades (Campeonato de Parapente, Escaladas, Orientação, BTT, …). Mondim tem todas as condições para a prática destes desportos.
- Vamos esperar para ver como vai funcionar o Museu e a Biblioteca.
- Criar uma estrutura ou um roteiro dos comerciantes de produtos tradicionais e afins (vinho, mel, artesanato, doces, …), não sei bem qual o destino do edifício que foi criado junto ao parque da Sra. da Graça.

E aqui fica o meu contributo… eheheheh

F.U.

AtoMo disse...

Já não é a primeira vez que aqui na casa somos brindados com algumas boas compilações de iniciativas/projectos a ter em conta. Uma ou outra inovam, fruto de novos desafios, e recentes resoluções.

Não sendo este um post criado com este intuito, gostava só de comentar dois ou três pontos propostos.

1 - Porque motivo acha que o "Bairro Habitacional" deveria passar para a Sr.a da Piedade? Trata-se para mim, de uma ideia feita, sustentada por supostos interesses de uma época que já lá vai. Ignorando essa sustentação, mesmo que hoje em dia essa "obra" fosse possível, que ganhava
Mondim com essa "troca"? Que ganhavam os residentes desse prédio? Sim... porque quer-me parecer que esses, os residentes, e supostamente os mais interessados/afectados, não são tidos em conta quando se propõe algo desse género.

2 - A Casa do Agricultor de Celorico de Basto surge motivada por um sentimento de injustiça das suas gentes. É tempo de solucionar esses sentimentos de uma forma completamente distinta. Há serviços que devem, e podem, ser prestados num âmbito regional. É preciso ter a garantia de que a procura exige a criação dessa "Casa do Agricultor". Não esqueçamos que há serviços que são prestados pelo gabinete de autarquia, que com esta remodelação, estará certamente preparado para servir ainda melhor os nossos agricultores.

3 - À primeira vista não abdicaria do Mercado Municipal. Os Mercados Municipais são estruturas que começam a ganhar novo destaque em alguns municípios. Particularmente acredito que merecerá no nosso Concelho a mesma atenção. Depois de devidamente estudada poderá até concluir-se que a estrutura não se adequa. Até lá, e atendendo à sua localização, perto do centro e do novo espaço da feira, acho que lhe pode ser dado, de novo, o destino para o qual foi construído. Claro está, com a dinamização adequada aos nossos dias. Não restam no entanto dúvidas quanto à necessidade de "levar" o armazém para outro lado. O "centro" da Vila não me parece o ideal. A Zona Industrial seria neste momento a minha opção.

Qualquer um destes pontos mereceria uma saudável discussão. Talvez com uma melhor estruturação possamos levar avante este debate "programático" bem interessante.

Anónimo disse...

1 - O que poderiam ganhar os residentes seria com uma habitação melhorada e com mais condições, o que poderia ganhar o município seria uma actualização de rendas (é um ponto sensível, eu sei) e a criação de uma área mais agradável (penso que se poderia criar um espaço mais acolhedor naquela zona). Acho que compreende que o edifício não está propriamente com o melhor aspecto. E porque não recebendo os residentes ou que nomeiem um representante ou vários?!? E quem diz a Sra. da Piedade pode dizer outro lado qualquer… penso que os residentes só teriam a ganhar… Jardim Infantil, Centro Escolar, Biblioteca, EB23,…

2 - Concordo, mas será que um Agricultor de Ermelo se iria deslocar a Celorico? Penso que é essa a ideia que está a transmitir, ou então eu não percebi bem. Não sei se seria possível, mas nesta “Casa do Agricultor” estar também englobado o gabinete da autarquia, que segundo ouço, funciona muito bem. Não sei ao certo as necessidades reais, mas sendo Mondim uma região muito dependente da agricultura e pecuária… penso que faria sentido.

3 – O armazém do município na zona industrial também não seria nada uma má ideia. Ao lado do mercado actual está anexo um local onde funciona a carpintaria (ou lá o que é) que seria mais que suficiente para as necessidades. E como diz, o Pinto da Costa… Penso eu de que!

São só ideias, e quando são discutidas assim… melhor ainda!

F.U.

Anónimo disse...

Ao Atomo

O que tem Mondim a ganhar com a retirada do bairro habitacional para a periferia da vila?
Muito!
Actualização das rendas!
E porque não dizer nova selecção dos moradores!
E que de alguma maneira Haja uma entidade seja responsável pelo bairro, não!

ò mota por muito que nos custe.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Os "prédios amarelos" são propiedade da autarquia e é a esta entidade quem cabe actualizar as rendas ou, se assim entender, dar outro destino a este património municipal..Já repararam que nos últimos orçamentos a autarquia usa a venda deste património para equilibrar o orçamento?
A demolição dos prédios seria um erro..a sua substuição por moradias de luxo, seria uma forma de formar um "gueto"..Os moradores destes prédios são maioritariamente carenciados (há os que não são e vivem lá, porque autarquia naão teve ainda a coragem de aprovar um regulamento que ecite estas situações)e como tal têm todo o direito a viverem no centro da vila como qualquer outro cidadão..empurrar os carenciados para a periferia é uma medida de extrema direita...Seleccionar os moradores é segregação! Isto não é próprio de uma sociedade moderna.
Mondim não pode recuar no tempo..Todos os mendinenses têm direito a usufruir de uma vida digna independentemete da sua condição económica.

AtoMo disse...

(Ao F.U.)
1 - Entendo que há dois aspectos em questão:
a) A avaliação dos benefícios para os inquilinos deve atender aos anseios dos próprios. Não estou certo que o anseio seja esse! Como tal recuso-me a afirmar algo sobre isso. A actualização das rendas deve obedecer ao compromisso assumido pelo anterior proprietário, e herdado pela autarquia.

b)O aspecto do edifício e da Zona envolvente são responsabilidade da mesma entidade, Autarquia de Mondim de Basto, a quem cabe a responsabilidade de zelar pelo mesmo. E como anteriormente falamos de anseios, não duvido que a necessária manutenção do edifício é um dos grandes anseios dos inquilinos.

Ainda no que concerne ao "aspecto", entendo que há em Mondim pontos bem mais negros que o edifício dos Prédios Amarelos.

2 - Falei na Casa do Agricultor de Celorico como exemplo e não como instituição capaz de atender os nossos agricultores.

(Ao anónimo 14:59)
Aos moradores do bairro social assistem direitos e deveres como qualquer outro cidadão. Não custa nada cumprir.
Desconheço se a actualização da renda ou a nova selecção de moradores fazem parte do "contrato" celebrado entre as partes.
Quanto à entidade responsável, ela existe como pode verificar atrás.
Como deve compreender, não custa nada desde que cada um cumpra a sua parte.

Anónimo disse...

Bem, fico-me por aqui em relação ao "Bairro Social"! Começaram os insultos...

F.U.

Anónimo disse...

ao Atomo

como deve entender haverá alguns agregados familiares que felismente já não reunem condições para habitar um bairro social!

cordiais cumprimentos

AtoMo disse...

Ao anónimo 21:49

Não me cabe a mim entender tal facto, nem é meu interesse.

No que concerne a habitação social permanente, desconheço qualquer critério que decrete o "despejo" de qualquer inquilino por qualquer motivo de cariz económico.

O situação económica é atendida aquando da selecção dos candidatos. Se a situação económica do inquilino evolui, esse facto só se reflecte no valor da renda, através de um calculo que alguns denominam de "taxa de esforço" nos termos da legislação do nosso país.

A transferência dos direitos e deveres dos inquilinos está também previsto.

Se não quer correr o risco de ser "injusto", pesquise! Tente perceber se há um regulamento específico para o nosso bairro social. Se não encontrar recorra à legislação nacional sobre a matéria.

Em suma: a melhoria da qualidade de vida dos inquilinos dos bairros sociais é somente um objectivo. Quando cumprido deveria ser alvo de congratulação. Nunca um motivo para qualquer tipo de "despejo".

Anónimo disse...

realmente, é importante ver o verniz a estalar quando se mexe nas feridas de álguém!!! como é possível que as casas de um bairro social continuem a ser dos inquilinos (a quando da selecção), se alguns deles já nem lá vivem?? a lei prevê também que passem para irmãos...primos e afins??? ou que simplesmente se deixem desabitadas,(para, com a mísera renda, dar uma esmola á câmara (como alguém que já lá não mora mas que ainda detem o seu uso (?) disse)quando no concelho existem ~pessoas mais carenciadas a precisar de casa?

AtoMo disse...

Boas,

Posso ajudar numa das dúvidas:
Há regulamentos/leis que prevêem a transferência de direitos para familiares de determinado grau de parentesco.

Há na realidade regulamentos que para as habitações inabitadas por um período superior a um ano, compreendem penalizações. Não sei se é o caso.

Aconselho de viva voz, dado o interesse manifestado, a consultar o regulamento na entidade competente.

Cumps.

Anónimo disse...

Só ficou a casa da eira para outras núpcias...

Anónimo disse...

obrigado pelo conselho caro atomo!!!

Anónimo disse...

Vou comentar o comentário de 29/6 das 11,58.
Porquê a mudança do "Bairro Amarelo"!..?
Do meu ponto de vista não se trata de tirar alguma coisa a alguém.
Parece-me positivo o seguinte:
-Construir no seguimento da Biblioteca, uma zona de manutenção no seguimento construir habitações de custo controlado e poderem ser cedidadas a quem precisa de habitação de acordo c/ a avaliação de capacidades de ndividamento, dando prioridade aos de mais baixo rendimento.
Acabada esta fase:
Demolir os actuais Prédios Amarelos,adequirir a "casa do Casal" e Fazer chegar o Jardim municipal até à av,Dr.A.Brito.
A area confinante e no alinhamento dos correios até às traseiras da Casa do Figueiredo, Daria para construir em altura e poderia ser
alienado a privados permitindo mais investimento sem colidir com o n/ habitat e a modernidade.
A Casa do Casal daria um óptimo café concerto e suas variáveis, esplanadas e complemento da Biblioteca.
Mondim ia parecer uma cidade.
Eu, gosto do concelho todo.
MOndim
uma porta para todos.

MC

Anónimo disse...

O comentador MC deve ter exagerado na dose...Meu caro, este sítio é para ser preechido por palavras escritas sensatamente.

Anónimo disse...

Há sempre sensatez,desde que não se ofenda ninguém. O problema, neste blg, é que a sensastez é entendida como "aqueles que defndem determinadas ideias" dos administradores do blog. É o regresso do lápis azul.

Anónimo disse...

sou mondinense!!!mas,gostava de ser outra coisa qualquer...mas,como nasci em mondim tenho que assumir que sou mondinense...so vejo interesses,estupides,mentiras,burrices,e coisas do genero.so andam abutres de volta da politica para tirar partido de um ordenado ou mais umas postas de bacalhau!!!reparem bem em todas as pessoas que andam na politica....