quinta-feira, julho 30, 2009

Menos Estado!

imagem retirada do Diário Económico

Grande Manuela! É bem verdade

segunda-feira, julho 20, 2009

Para reflectir...



Tenho acompanhado com muita atenção o que escrevem os autores dos blogs, para os quais vos deixo as respectivas ligações.

Este acompanhamento, fez-me olhar de uma forma completamente distinta para a linha do Tâmega.

Numa sociedade que procura urgentemente uma alternativa às energias baratas que nos proporcionam um modo de vida assente no transporte particular, o transporte colectivo ferroviário, apresenta-se como uma das possíveis soluções. No nosso caso, preparamos-nos para a curto prazo pregar mais uma "machadada", nessa possível via (ferroviária) de futuro, com a transformação do percurso numa pista para bicicletas.

Que o vídeo desperte a vossa atenção... merece! Mas não deixem de ler alguns dos textos sobre o assunto presentes nos blogs a que vos "ligo".

O Mal Maior
Remisso
Avenida Central

domingo, julho 19, 2009

Finalmente ... Um parto complicado!

"Apenas o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Pinto de Moura, optou por não se recandidatar, sendo substituído pelo actual vereador Francisco Ribeiro."
in expresso

sexta-feira, julho 17, 2009

Porque considero importante...

Lembro-me perfeitamente de quando há quatro anos era anunciado a "entrega" da responsabilidade do saneamento do nosso Concelho a uma empresa Águas do Ave.

A discussão "rolava" à volta dos possíveis encargos que a "entrega" traria para os mondinenses e o tempo que demorariam as máquinas a avançar para o terreno. Passados quatro anos, e depois de um "outdoor" colocado há aproximadamente três anos pela própria empresa, nada mudou na nossa Vila no que a saneamento diz respeito. Ou melhor... mudou! Foi assumido recentemente a venda da distribuição da água à mesma empresa tal como se previa.

Passamos agora a depender de uma empresa de maior dimensão, quer na gestão do saneamento e água, mas também na gestão dos residuos sólidos até aqui responsabilidade da REBAT.

Cada dia que passa, é um dia mais a denegrir a qualidade ambiental do nosso Concelho. O sinal mais claro está na qualidade da água gravemente afectada pelas inúmeras "fossas sumidouras". É preciso atender: o que agora "infiltramos" só se reflecte na qualidade da água daqui a uns bons anos.

Que esta fusão sirva, não só a para a sustentabilidade do sistema, mas para resolver de vez este grave problema do nosso concelho.

Sob a tutela da Águas de Portugal, nascem a Simdouro - que cuidará do saneamento em alta de oito concelhos do Grande Porto - e a Águas do Noroeste. Esta sociedade surge da fusão dos actuais sistemas multimunicipais Águas do Cávado, Águas do Minho e Lima e Águas do Ave. Congregará 32 municípios, incluindo cinco da Área Metropolitana do Porto: Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Maia.

O Governo acredita que a fusão permitirá "obter ganhos significativos de escala", melhorando o desempenho e a sustentabilidade do sistema. A norte, surgirá ainda a empresa Resinorte para recolher, valorizar e tratar o lixo de 34 concelhos, substituindo os sistemas da zona central do Norte, do baixo e do Alto Tâmega e do vale a sul do Douro (desaparecem as sociedades Rebat, Resat e Residouro).

JN

quinta-feira, julho 16, 2009

"Gato por Lebre"? Não... Obrigado!

Não posso deixar de repudiar, a forma como o CDS atenta à inteligência dos Mondinenses, com a publicação de um Jornal, que durante anos tentou mostrar alguma isenção, pelo menos no que toca a notícias do nosso concelho. De um momento para o outro, deita por água abaixo todo o trabalho desenvolvido, tentando de uma forma básica, e em jeito de "Em Terra de Cegos quem tem olho é Rei", passar "Gato por Lebre", partindo do pressuposto que em Mondim há muitos "Cegos" para engolir o "Gato"!

Durante anos fomos geridos no meio do silêncio, sem acesso a informação. Este facto prejudicou bastante o espírito crítico e a mobilização da sociedade civil para as questões que dizem respeito a todos nós. Mas pior que este silêncio, é o ruído cobarde, que em nada contribui, para uma efectiva informação, dado que tenta passar a mensagem por canais muito bem camuflados (pensarão eles... talvez!).

Merece a minha crítica, os jornais regionais que surgem nesta altura do campeonato, que assumidamente servem interesses de campanha. Merece o meu repúdio, a súbita transformação de um jornal que há anos se acreditou como informativo, em boletim de campanha.

As campanhas passam, o jornal, esse, era de crer que fosse um projecto a longo prazo, agora amputado de forma grave e gratuita. Ao sobrepor os interesses de uma pontual campanha atropelando o seu, creio eu, dever de isenção, é uma falta de respeito para com todos os leitores mondinenses e compromete seriamente a honorabilidade dos envolvidos.

terça-feira, julho 14, 2009

Mondim ecoXXI

Ao longo destes anos em que tenho seguido com interesse e paixão as questões relacionadas com a nossa autarquia, sinto que ainda se pode fazer mais e melhor.
Nesse sentido, apresentei, enquanto membro do PSD, uma moção na Assembleia de Freguesia de Mondim, em Abril de 2008, que foi aprovada por unanimidade e que agora partilho.

1. Considerando que, para caminhar no sentido de um desenvolvimento mais sustentável, é indispensável trabalhar de uma forma consistente na mudança de atitudes e comportamentos. Neste contexto, os municípios deverão equacionar uma crescente preocupação com a sensibilização e educação das suas populações;

2. Portugal é um dos 178 países subscritor da Agenda 21 – Plano da ONU para o Século XXI que visa o desenvolvimento sustentável do planeta;

3. No capítulo 28 da Agenda 21 a ONU apela aos poderes locais para que promovam a Agenda 21 Local envolvendo as autarquias, as forças vivas locais e os cidadãos em geral na elaboração e desenvolvimento de planos para o desenvolvimento sustentável a nível local;

4. Em Portugal, na Europa e América Latina centenas de autarquias estão a implementar com êxito a Agenda 21 Local;

5. A Associação Nacional de Municípios Portugueses no seu Congresso de 2005 apela aos Municípios para dinamizarem processos de aplicação da Agenda 21 Local;

6. A Agenda 21 Local é um instrumento de democracia participativa que possibilita o envolvimento e participação dos cidadãos na definição e aplicação de políticas locais;

7. O Projecto ecoXXI, da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal - ABAE), pretende por um lado, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase na Educação e, simultaneamente, contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável ao nível do município.
Neste contexto, o Projecto ecoXXI tem como objectivos:
- Motivar os municípios para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental/para o desenvolvimento sustentável formal e não formal;
- Envolver os municípios no apoio à implementação de programas de Educação Ambiental/para o Desenvolvimento Sustentável;
- Sensibilizar os municípios para a importância da parceria com os projectos escolares no âmbito da implementação da Agenda 21 Local;
- Sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais;
- Reconhecer as iniciativas/políticas em desenvolvimento no concelho, em prol do ambiente/desenvolvimento sustentável;
- Contribuir para o aparecimento das Agendas 21 Locais e para o envolvimento de diversas entidades na elaboração e implementação da Agenda 21 e no cumprimento dos seus objectivos;
- Contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.

8. Sendo o lema do nosso Município - “A qualidade ambiental do futuro depende unicamente da nossa actuação no presente” e que o mesmo “oferece um enquadramento paisagístico fabuloso, destacando-se, evidentemente, o Parque Natural do Alvão, com destaque para as Fisgas de Ermelo e para as aldeias tão típicas que ainda se encontram espalhadas pelas serras”, urge desencadear processos para um desenvolvimento sustentável;

9. Sendo a nossa Freguesia rica em história, biodiversidade, paisagens, pessoas, associações sem fins lucrativos e muitas outras valências.

A Assembleia de Freguesia de Mondim de Basto reunida em sessão ordinária no dia 24 de Abril de 2008, recomenda e desafia:
1. A Câmara Municipal de Mondim de Basto a iniciar o processo de implementação da Agenda 21 Local e iniciar a candidatura ao Projecto ecoXXI no nosso Concelho.

fontes:
http://www.agenda21local.info
http://abae.pt/programa/ECOXXI
http://www.amigosdomindelo.pt/agenda21/agenda_21.htm
http://www.cm-mondimdebasto.pt

Sobre este tema podem ainda consultar alguns artigos aqui da casa.

Dado que durante este mandato nada foi feito, gostaria de conhecer a opinião de cada um dos partidos que concorrem às próximas eleições autárquicas.

Porque não usam os vossos sites, para dar a resposta? Espero que aceitem o desafio.

sexta-feira, julho 03, 2009

Déjà vu - (Onde é que eu já vi isto!!!!)

Este deve deve ser o pensamento de alguns mondinenses, relativamente à estratégia adoptada pelo Sr. Fernando Pinto para estas eleições autárquicas. Para os mais distraídos eu lembro, que a estratégia adoptada pelo Sr.Fernando Pinto nas ultimas eleições, assentou na neuralização da comissão politica concelhia então em exercício - da qual eu fazia parte - através de um procedimento estatuário do PSD e da colaboração do então presidente do partido Dr. Marques Mendes. Houve alguma inabilidade por parte da comissão politica para lidar com aquela situação e houve também algum receio por parte de algumas pessoas em encabeçar a lista do PSD a convite da então CPS de Mondim. Muito provavelmente porque já sabiam ou suspeitavam que o Sr. Pinto andava a engendrar qualquer coisa, como de facto se verificou.

Tal como antes também agora o Sr. Fernando Pinto disse que não se recandidataria às eleições autárquicas (para ver como param as modas) é óbvio que o Sr. Francisco Ribeiro fez as diligencias normais para assegurar a sua candidatura pelo PSD à Câmara de Mondim. E é a partir daqui que tudo começa a ficar mais complicado para o Sr. Ribeiro cuja comissão politica a que preside foi ou está a ser silenciada e mais claro quanto aos propósitos do Sr. Pinto, que não divergem muito daqueles perseguidos nas ultimas eleições. O que difere são os meios para atingir os fins. É que agora temos uma estratégia mais refinada, o Sr. Pinto está a jogar em dois campos. Isso só é possível graças à sua vasta experiência em golpes palacianos, de contornos maquiavelicos em que este Sr. é useiro e vezeiro. Olhando para a lista do CDS PP só com uma dose cavalar de inocência se pode acreditar que esta não tem o dedo do Sr. Fernando Pinto. Na verdade ela parece ser construída por este senhor dos alicerces ao telhado. À mulher de César não basta ser honesta tem de parecer honesta. Principalmente em politica onde infelizmente o que mais releva nos dias de hoje são as aparências.

A a entrevista concedida pelo Sr. Pinto ao jornal Noticias de Basto que mais parece um guião de uma telenovela Venezuelana, é um claro aviso à tripulação. O que está implícito nessa entrevista é a possibilidade de este Sr. se recandidatar mas não o diz claramente. Com esta atitude o Sr Pinto está a prejudicar o PSD uma vez que inibe o aparecimento de um candidato forte e assim protege a candidatura do CDS PP. Ora isto não é sério, é triste, vergonhoso e pior de tudo subestima a inteligência dos mondinenses.

Gostava de acreditar que isto não é verdade mas infelizmente é a única leitura possível.


Joaquim Pires

Os caseiros vão de férias ...

... voltam brevemente ... ou não ....

quinta-feira, julho 02, 2009

PS e CDS não esperam pela decisão de Pinto de Moura!




No passado sábado, CDS fez a sua apresentação! No próximo sábado, teremos o PS.

Para pena minha, o PSD continua ... numa guerra fria! Pinto de Moura ou Francisco Ribeiro?!

(Que ninguém fique inquieto com a ordem das fotos! ;) )