quinta-feira, julho 02, 2009

PS e CDS não esperam pela decisão de Pinto de Moura!




No passado sábado, CDS fez a sua apresentação! No próximo sábado, teremos o PS.

Para pena minha, o PSD continua ... numa guerra fria! Pinto de Moura ou Francisco Ribeiro?!

(Que ninguém fique inquieto com a ordem das fotos! ;) )

41 comentários:

Anónimo disse...

"Pinto de Moura ou Francisco Ribeiro"

Como simpatizante de PSD. não, não e não!!!!!!!

Mais tarde enviarei um comentario a justificar o "não"

Anónimo disse...

uma campanha faz-se em crescendo... mas os dias vão diminuindo

Anónimo disse...

Em termos de imagem o PS vai à frente...A fotografia está mais bem conseguida e o slogan é mais assertivo.A exepriência nestas coisas também conta!
Vamos ver a apresentação da candidatura do PS.Se os socialistas conseguirem uma boa mobilização e conseguirem passar a mensagem (o que parece que o CDS não conseguiu)partem claramente como favoritos.
Enquanto isto o PSD está ainda a escolher o candidato.

Anónimo disse...

" Pinto de Moura ou Francisco Ribeiro "
O primeiro estará á tempo demais, o segundo porque não será candidato ganhador, então e não há soluções? Se realmente há interesse por parte dos simpatizantes e ou militantes do partido, porque não juntar todos os possiveis, os que acreditam no partido e não os que apenas o tentam utilizar para seu beneficio, e se chega a uma lista o mais consensual possivel.
Agora o que me parece é que O Pinto de Moura estará mais interessado em criar confusão porque nunca foi um verdadeiro militante, o Engº Ribeiro sendo militante de sempre não reúne concensos. Deixem de perder tempo e cheguem-se á frente, fa-lo nomeadamente de Miguel Borges, Luis Coutinho, Carla Afonso, Fernando Ramos e outros que pela sua juventude seriam mais valias.
Aceitem isto como um desafio de quem não acredita nas candidaturas que se perfilam.

Anónimo disse...

que vergonha

Anónimo disse...

Se todos fizerem como eu nas últimas eleições (europeias) e votarem em branco, demonstram que não estão de acordo com nenhum dos partidos e que só querem poleiro.
Tenham alguma dignidade e ao menos defendam Mondim de Basto.
O Anonimito

Anónimo disse...

O Miguel Borges e a Carla Afonso acredito que sejam uma mais valia, agora o Luis Coutinho e os outros que menciona, que poderam ele trazer de novo ao PSD! Mais a lista do CDS tem elementos Jovens, em todo na vida é necessário uma voz experiente e com conhecimentos, logo é necessário tre alguem como o Dr. Gotinho que muito tem dado pelos mondinenses.
Os lemas das campanhas interessam mas não é perponderam-te para se ganhar uma eleições. Quanto a mobilização de pessoas para apresentações de candidaturas não é o mais importante. Importante será a empatia que os candidatos iram demonstar no contacto com a população Mondinense e aí o Lúcio Machado terá vantagem dado ser bem mais simpatico que o Humberto Cerqueira. Nas ultimas eleições vimos comicios do PSD com poucas pessoas num restaurante de Mondim e nem por isso deixaram de ganhar as eleições. Mais o candidato do PSD será o professor AVELINO!

Tenho Dito

Anónimo disse...

Sem Duvida que se reflectirmos bem, o PSD de Mondim poderia arranjar um bom candidato e uma boa lista para a camara e freguesias.
O PSD de Mondim tem uma base muito forte... E em termos de trabalho desenvolvido pela juventude ao longo dos ultimos anos nao houve como a JSD recordando Zé Pires, Rafael Leite e agora o Bruno Ferreira apesar de todos terem dado contributos diferentes e em alturas diferentes todos eles fizearm um bom trabalho e conseguiram mobilizar juventude, se as estes juntarmos jovens mais experientes como ja aqui foi dito anteriormente num comentario o Miguel Borges, A Carla Afonso o Luis Coutinho (que tem feito um bom trabalho a nivel do futsal), e juntar-mos a estes a camada mais experiente do PSD tenho a certeza que estes iriam conseguir formar uma grande lista... E não nos podemos esquecer que o PSD ainda recuperou o Sr.Costa de Vilar de Ferreiros que bem ou mal o certo é que terá sempre lá uma melhor votaçao que há quatro anos!!!
Ficam aqui no ar so algumas divagaçoes que penso sobre o PSD que penso que está adormecido mas se houver vontade dos militantes este será muito forte!!

Anónimo disse...

De acordo com fonte fidedígna e dee fonte comum a Pinto de Moura, temos definitivamente a seguinte lista:
-Pinto de Moura
-Borges da Silva ( BPI)
-Ernesto Vieira
-CRistina Sanches
-Luis Coutinho
-José Manuel Barros
-Carlos Filipe Martins

Ao que sabemos há sondagens e indiciam forte vitória.

Slogan " Juntos po Mondim"
"Uma porta para todos"

Vítor disse...

Lol. Começa a campanha e as caixas de comentários ganham vida. Parabéns aos autores do blog por o manterem mesmo depois das eleições.

Anónimo disse...

O PSD ainda anda a arranjar candidatos? Coitado do PSD de MONDIM DE BASTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Anedota do dia!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHHH

Anónimo disse...

Quanto à lista apresentada, é óbvio que é incorrecta, pois não respeita a lei da paridade!!!
Parece que não é desta!!!

Anónimo disse...

isto é bluf o Pinto trem alista feita mas nao é esta

Anónimo disse...

Claro que é bluf; não +pomho nada em como foi o F Pinto que mandou lá por aquela lista para, reflastelado na cadeira da plateia ouvir os comemtários... - respondo assim ao anónomo anterior.Já agora deixem-me dar os parabéns ao blob: fala-se de ideias e também das pessoas, tudo dentro das regras do bom senso, moderação e daquilo que cada qual crê ser a verdade, ainda que por vezes seja a sua verdade.Mas para que serviria um blog sem isto? Para cantar loas `a Lua? Dou os parabéns.

Anónimo disse...

o povo de mondim de basto vai votar no candidato que o psd apresentar, porque as alternativas apresentadas pelo CDS e pelo Ps não são credíveis.

Anónimo disse...

que brincadeira é esta.

Anónimo disse...

Estive ontem à noite na apresentação do Partido Socialista. Fiquei muito agradavelmente surpreendido. Uma boa mobilização (falava-se de cerca de 800 pessoas..). Bons discursos dos candidatos e um ambiente muito bom. Um bom discurso do Paulo Mota (poderá ser a maior surpresa da política mondinense nos próximos anos), da Prof. Laura e um discurso de improviso da Prof. Teresa Rabiço ao seu estilo falando ao coração das pessoas. O Humberto Cerqueira esteve muito bem. Bom discurso, algumas propostas muito interessantes (atribuir 200 mensais como prémio de natalidade), corrigiu alguns aspectos da imagem, apresentou-se mais simpático, mais solto e muito confiante. Demarcou-se do governo do PS em relação ao centro de saúde e à variante do Tâmega.
Um evento muito bem organizado, com discursos diferentes, mas todos eles eficazes.
O PS começou bem. Os outros partidos que se cuidem.
Parabéns.

Anónimo disse...

Tanbém estive na apresentação do PS mas não me convenceram. Estava lá muita gente só para ver. É fácil perceber que ainda não é desta vez que o engenheiro Humberto vai para a presidência da Câmara.

Anónimo disse...

Para ganhar, tudo vale. Até já se vão fazendo promessas aos futuros bebés. Então não há ideias ou projectos que convençam os eleitores a votar sem ser comprando-lhes os votos? Estejam atentos ao eleitorado que verão que os jovens só com 200 euros mensais não podem viver. Pensem em fomentar o emprego, vejam se os empresários acreditam nos vossos projectos de modo a fixarem-se no concelho. Os subsídios têm de vir de algum lado. Para além de um gabinete de fotografia então o PS também vai criar um gabinete de distribuição de subsídios? Onde vai buscar o dinheiro? Não me digam que vão convencer o governo a não fazer o TGV e a distribuir o dinheiro pela autarquias. Se pensarmos assim talvez o interior se desenvolva mais. Mas com esta lei das finanças locais que os socialistas defenderam não acredito que se chegue a algum lado.

Anónimo disse...

800 pessoas não chega para ganhar as eleições. Mas se juntarmos a isso o facto de muitos dos que lá estiveram votarem noutros candidatos, a situação está assim tão brilhante. Os que lá não estiveram foram, de certeza muitos mais. Em democracia os votos contam-se só no fim do fecho das urnas.

Anónimo disse...

Não fosse o discurso panfletário de um ilustre desconhecido de vila real a apresentação do ps de mondim teria sido 100% eficaz.
Bateram-se tanto para que as 2 eleições nacionais não fossem no mesmo dia, porque daí poderia resultar em menos democracia e vêm logo de seguida, relativizando o convite dos candidatos autarcas, demonstrar, ao fim ao cabo o quão demagogos são. Teve a disparatada ousadia, entre outras diatribes que vos vou poupar,de realçar a melhoria das nossas acessibilidades. Podia ao menos se ter informado qual a sensação que os mondinenses têm em ver interrompida a via do tâmega à sua porta para depois a ver renascer megalómana e despropositada em Cabeceiras.
Acho que o ps pode bem prescindir deste tipo de "notáveis" porque - e neste caso viu-se - só serviram para empobrecer a apresentação.
Ficou bem ao Humberto separar as águas. Distanciou-se e comprometeu-se a corrigir estas assimetrias. Gostei das propostas e dos compromissos do Paulo Mota. Demonstrou,sem demagogia e sem clichés estafados, que pode ser possivel uma mudança em frente nas politicas para a nossa juventude, que é como quem diz do nosso futuro comum.
Conheço bem as suas capacidades de trabalho, a sua inegável integridade moral e a sua benigna teimosia. Será sempre um bom elemento para qualquer equipa que ouse pôr mondim no século 21.
Resta esperar pela última lista para que o cenário das apresentações fique completo.O PP e o PS já cumpriram e bem o primeiro teste.
No PSD gostei sobretudo do Rui Rio e do Santana Lopes.:)
Oops, desculpem-me por instantes esqueci-me que é de Mondim que estamos a falar.

Vítor disse...

Uma questão. Que margem de manobra tem hoje em dia um qualquer presidente de Mondim? Que diferença faz quem ocupa o cargo?

Anónimo disse...

Não estive na apresentação mas os comentários que ouvi são muito positivos. O que "passa" é que o PS juntou muita gente, as pessoas gostaram muito dos discursos.Discursos pela positiva, ignorando os adversários e com propostas.
É fácil dizer mal das propostas do PS. Já agora onde estão as propostas dos outros partidos? Alguém conhece uma ideia, do discurso do Lúcio Machado no passado fim-de-semana?
O PS é o alvo a abater.
Quando algum partido marca pela positiva, aparecem logo uns atiradores prontos a destruir a campanha.

Anónimo disse...

Aposta na Natalidade é uma medida com resultados reconhecidos. Onde uns vêem "compra de votos" ou despesa.... eu vi investimento!

Falou-se de emprego(s).... sem serem propriamente empregos financiados pelo parco orçamento da autarquia. Empregos que podem surgir com o alargamento dos serviços sociais. Todos ganham!

Falou-se de parcerias com privados na criação de estágios para a juventude. Parabéns!

Gostei do que vi! Gostei do que ouvi! Há que aguardar pelo apresentação de um programa que confirme o que ali foi dito! Mas estão no bom caminho.

Anónimo disse...

Também fui à apresentação do PS. Gostei de toda a envolvente, mas a lista apresentada não convence... Não haveria outras alternativas ou o Sr. Eng.º Humberto gosta do sabor da derrota??? Três candidaturas e derrotas
consecutivas é muita coisa...

Anónimo disse...

Fernando Rodrigues - Montalegre
Joaquim Barreto - Cabeceiras

Só à terceira lá chegaram....

Parabéns ao Eng. Humberto por lutar pela mudança durante 8 anos...

Anónimo disse...

O Eng.º Lúcio Machado e a sua lista que prometiam ser as grandes estrelas destas eleições foram foram completamente ofuscados por um cabeça de lista trabalhador e experiente e por uma lista com gente séria, trabalhadora, reconhecida no concelho e com provas provas dadas.
A diferença é que da apresentação do PS todos comentam e a grande maioria ficou rendida à simplicidade, humildade e eficácia do PS. Menosprezaram os candidatos do PS e a prova ái está. Pensaram que pelo facto de terem saído do PS 2 ou 3 notáveis que estaria fragilizado e enganaram-se. Teve o efeito contrário: O PS uniu-se, apresentou a mesma equipa de há 4 anos, renovou-se com a entrada de gente nova (Paulo Mota e Ana Cunha Alegre)e assim, deu a volta por cima e está aí em força, sendo o grande favorito á vitória. Percorram o concelho e perguntem às pessoas quem acham que vai ganhar?
Da apresentação do CDS não se conhece uma única ideia. Parece apenas um pequeno pormenor, mas para quem vota faz toda a diferença.

Anónimo disse...

Também estive na apresentação das listas do PS. Boas Surpresas. Boas Ideias. Bem hajam.

Anónimo disse...

Parece que o PS para já conseguiu que ninguém fique indiferente à sua apresentação, às suas ideias e propostas!

Anónimo disse...

Mondim precisa de ser governado por gente do povo que se identifique com o povo e com os seus problemas.Gente que conhece, por experiência própria as dificuldades da vida. Gente de trabalho e dedicação.
Não deixem que Mondim se transforme numa reserva turística de fim-de-semana para alguns senhores da terra e seus amigos.
No concelho de Mondim há idosos que não têm dinheiro para pagar os medicamentos. Há pessoas a viver em condições miseráveis, em habitações degradadas, há agricultores que não são apoiados, há pessoas carenciadas que não têm habitação social, há idosos sem qualquer apoio domiciliário, não há acessibilidades dignas, não há saneamento básico, etc...
Mondim precisa de uma mudança, de gente nova, com ambição. Precisa de uma equipa combativa, humilde mas inspiradora, que lute por aqueles que não têm nem nunca tiveram voz, mas que merecem o mesmo respeito e merecem viver com dignidade. Quem pensa que vai continuar tudo na mesma desengane-se!
Desta vez não haverá truques nem máscaras. O tempo é mesmo de mudança!

Anónimo disse...

Os slogans são determinantes nas eleições?. Um bom slogan mobiliza as pessoas?
Repare-se na campanha do Obama: yes we can!
Em Mondim das candidaturas apresentadas temos:
No CDS-PP : Temos uma equipa e um projecto para vencer o futuro.
No PS: Mondim para Todos.
Não votarei em nenhum dos partidos, procurando fazer uma análise isenta, parece-me que o do PS está mais bem conseguido e é mais mobilizador. O do CDS é é slogan muito vago com pouco conteúdo. Um projecto para vencer o futuro não mobiliza as pesoas.
O do PS tem mais conteúdo. Sabendo-se das dificuldades com que se deparam muitos Mondinenses e da percepção que existe de que o actual executivo, por desleixo, descorou parte dessa população, Mondim para todos é coerente. Se o PS conseguir dar coerência ao slogan com as ideias e propostas que levem os eleitores a perceber a mensagem (qualquer slogan tem uma mensagem mais ou menos implícita) então será um slogan bem conseguido.Se for bem aproveitado pode ser mobilizador.

Anónimo disse...

Uns trabalham outros vêem trabalhar e aqueles que não fazem nada divertem-se a falar da vida alheia.
Deixem-se de palpites e mãos à bra apresentem a vossa candidatura, pode ser que alguém vos leve a sério e ate vote em vós. Não se esqueçam que a grande maioria são as abstenções. Tanta pretensão e afinal,...

Anónimo disse...

Então há ou não coligação do CDS-PP com o PSD? Parece que esse cenário ainda não está afastado. Por muito que os dirigentes do CDS digam o contrário houve contactos entre os dois partidos para fazer essa coligação.Se ela não se consumar é porque algumas condições impostas de parte a parte não foram aceites. Isto demonstra a fraqueza dos dois partidos: por um lado o PSD, com forte implantação no concelho, precisa de uma muleta como o CDS para para evitar a vitória do PS. O CDS também não fica bem na fotografia. Os dirigentes locais do CDS que sempre apelaram à mudança, estavam dispostos a negociar uns lugares arrefecendo o seu apetite pela mudança. Deve ser por isso que o CDS escolheu o slogan: Muda por mudar não basta! É verdade, é preciso mudar mas O CDS também quer "meter a colherada". Enfim!

Anónimo disse...

Para já do que conhecemos, foram apresentadas as listas do CDS e do PS. Estamos em condições de estabelecer uma comparação entre as duas equipas. Em primeiro lugar, devemos reconhecer que qualquer uma das listas apresentam pessoas respeitáveis e credíveis, o que nos tempos que correm é indiscutivelmente um bom sinal para Mondim!
Começando pelos dois cabeças de lista (Humeberto Cerqueira (HC) e Lúcio Machado (LM)) ninguém duvida qualquer um deles dará um bom Presidente de Câmara. Prós e contras de cada um: HC tem boa imagem pública, tem obra feita na Escola de Fermil, é um bom político, com trabalho feito ao nível do PS local e como vereador desde 2001. É um homem combativo e persistente, tendo partido em 2001 com 600 votos e conseguindo nas últimas eleições 2100 votos.É reconhecido como tendo sido um bom vereador aguentando 8 anos naquele órgão, caso raro em Mondim!Goza de boa imagem nos funcionários da autarquia, o que é um bom trunfo.Conhece bem o concelho e é reconhecido e bem aceite nas freguesias. Tem um "handicap" não nasceu em Mondim e não tem família no concelho. O que num concelho pequeno como Mondim pode fazer a diferença.Pelo contrário, LM é natural de Mondim, tem família em Mondim e goza de uma boa imagem pública. Não tem actividade política nem experiência de gestão. A implantação dos dois partidos no concelho (PS e CDS)joga a favor de HC. O PS tem mais implantação que o CDS. O PS tem registado um aumento de votação, eleição após eleição, enquanto o CDS tem registado uma trajectória descendente, sendo actualmente um partido em declínio no concelho. Além disso o PS tem maior implantação nas freguesias urbanas com mais votantes (Mondim, Vilar e Atei), conseguindo ultimamente "penetrar" bem em freguesias mais hostis aos socialistas, como por exemplo, Ermelo.
Em relação à lista o PS apresenta em nº2 (Teresa Rabiço)uma pessoa combativa e com trabalho feito na área social. Com experiência política de vários anos. Muito conhecedora do terreno. O CDS apresenta o Dr. Gutinho, médico conceituado, mas pouco conhecedor dos probelmas que afectam o concelho. Se o CDS ganhar a câmara o Dr Gutinho não irá assumir a vereação tempo inteiro, o que é um dado a ter em conta.Finalmente em n.º3, o PS apresenta Paulo Mota, um jovem dinâmico, empreendedor, inovador e com boa imagem junto da juventude. Líder da JS local. Uma aposta de risco mas bem sucedida. O CDS apresenta Eva Anjos, gerente bancária, bem sucedida profissionalmente, mas sem trabalho realizado.
Por estas razões o PS leva vantagem porque tem uma lista mais consistente, mais preparada e mais conhecedora dos problemas do concelho.

Anónimo disse...

Coerência?
Todos sabem que se o CDS ganhar a câmara o Dr. Gutinho não assumirá a vereação, porque não irá trocar a sua actividade profissional pela política tempo inteiro.O líder do CDS confirma e explica que o Presidente da câmara pode trabalhar sem vereadores a tempo inteiro. Ora isto é um disparate completo: Com as competências que hoje em dia uma autarquia tem nas áreas da educação, acção social, não precisa de um vereador a tempo inteiro mas de dois! Explica também que a câmara está endividada e que por essa razão não deve haver vereador a tempo inteiro. "Pior a emenda que o soneto".
Já agora, e por uma questão de coerência, no caso de o Fernando Gomes (candidato do CDS) ganhar a junta de Mondim também continuará a tempo inteiro a auferir 1400 euros mensais? Não se justifica um vereador a tempo inteiro na câmara e justifica-se um presidente de junta a tempo inteiro, numa junta que não tem actividade que o justifique, sem delegação de competências da câmara, ao nível do abastecimento de água,etc..? Ao longo de um mandato um presidente de junta a tempo inteiro fica apenas por 80 000 euros ao orçamento da junta! Essa verba daria para pavimentar vários caminhos, por exemplo.
O que justifica a junta de Mondim ter um presidente a tempo inteiro? Sabemos que o actual presidente vive exclusivamente da política, mas será essa uma boa razão?
Por uma questão de transparência valia a pena ao CDS clarificar esta falta de coerência.

Anónimo disse...

Dou os meus parabéns ao autor do comentário de 11 de Julho, 2009 15.20. Eu tembém penso assim. No entanto algumas pessoas cegas pela clubite mudam de opinião quando seria necessário uma crítica política cada vez mais assertiva para se mudar de vida.

Anónimo disse...

Ao Anónimo 11/7 15:00:
----------------------
Apesar de reconhecer que tentou fazer uma análise equilibrada das 2 listas já apresentadas, não vejo nesses nomes todos assim tanta boa vontade e/ou ideias que inspirem a confiança dos mondinenses.

Parece-me que a construção das listas partidárias continua a ser feita com base em certos interesses particulares e não em ideias.

Basta ver como tem sido pobre, até agora, o conjunto de ideias apresentadas pelos dois partidos.

Numa Câmara que é só uma das mais endividadas do país, ninguém assume claramente um plano de recuperação económico?

Num país em que os 308 concelhos dizem apostar no turismo, será que é suficiente reafirmar continuamente o mesmo sem que se clarifique de que forma isso irá ser feito?

Atribuir 200€ mensais, acredito que possa ser pensado com boas intenções, mas este tipo de acções não é novidade no nosso país e ainda não ouvi falar de nenhum caso em que fosse evidente um aumento de natalidade graças a esses incentivos.
E convém lembrar que uma medida desta natureza implicará um encargo anual superior a 150.000€ à autarquia. De forma será compensada esta despesa no orçamento?

Fiquei também surpreendido com a suposta reivindicação da ligação à variante do Tâmega?
Terá o PS "esquecido", que com a famosa barragem (que tantos danos vai causar ao tão "defendido" turismo) essa ligação terá obrigatoriamente de ser feita, visto que Mondim ficará com a sua ponte submersa?

E outros temas, onde estão?
A desertificação do concelho, a deficiente rede viária, as dificuldades do comércio e indústria, o desemprego, os interesses instalados,etc.
Basta passar pelos sites dos partidos locais para rapidamente se perceber que não existe sequer uma proposta concreta colocada à discussão por todos os mondinenses.

A verdade é que se esperava uma lufada de ar fresco para o concelho vinda, pelo menos, de um dos dois partidos, e afinal...

Do PSD, julgo que já se sabe o que daí vem. A "surpreendente" (para alguns)candidatura de Pinto de Moura é cada vez mais uma evidência. E também daí sabemos quais as políticas prometidas.
A registar dessa lista, apenas a surpresa que alguns nomes secundários poderão causar a algumas pessoas, mas verdadeiras mudanças, duvido.

Como está pobre o nosso concelho!!

Anónimo disse...

Constatar que grande parte das pessoas apostavam as fixas na candidatura do SR.Fernando Pinto e enganara-se logo, a renovação esta em curso e é naturalmente mérito desde já do pequeno partido CSD-PP e dos seus homens. Aguardamos agora a caminhada desta candidatura, porque até agora já surpreendeu muita gente.

Anónimo disse...

A candidatura do CDS surpreendeu muita gente.Essa é boa. A recusa do Fernando Pinto em candidatar-se novamente é mérito do CDS?
O Fernando Pinto não saiu de cena porque apareceu a lista do CDS...Mas o contrário é verdade: O CDS só apareceu porque o Fernando Pinto disse que iria sair de cena..É tudo combinado.

Anónimo disse...

Quem tirou o Fernando Pinto de cena foi o seu desgaste político, já não tem ideias para o concelho, se é que alguma vez as teve. Então não é que só decidiu não se candidatar quando as sondagens lhe foram negativas. O Fernando Pinto apenas teve mais lucidez que Francisco Ribeiro soube ver a derrota que o esperaria. Como ele teve essa visão, o mérito não é do CDS nem do PSD é dele e não se deve tirar-lhe, a única decisão acertada que tomou desde 1997, pois nunca devia ter saído do CDS. Se não saísse do CDS, ainda hoje teríamos o CDS na Câmara. Acredito que agora vai voltar.