quinta-feira, dezembro 15, 2005

Centros de saúde com menos procura fecham.

No dia 8 de Dezembro ficamos a saber, entre outras mudanças previstas, que as Urgências dos Centros de Saúde (CS) que atendam, em média, menos de 10 pessoas por noite, vão encerrar no horário nocturno. Tendo em conta este critério, a Urgência do CS de Mondim passaria a encerrar ás 21h. Havia uma salvaguarda. Nenhum utente pode ficar a mais de 60 minutos de uma Urgência. Como o CS de Celorico pertence a outra Direcção Regional de Saúde, o CS de Mondim teria de continuar aberto.

Hoje, no JN, podemos ler que o Ministério da Saúde "está a reflectir sobre os exclusivos territoriais da saúde". Ao acabar com esta barreira, a possibilidade de o CS de Mondim fechar passa a ser novamente uma realidade.

Por outro lado, com esta última iniciativa, o Ministério da Sáude vem permitir aos utentes que escolham livremento o CS, ou Hospital, onde querem ser tratados. Um utente de Mondim, não tem mais que esperar até à meia-noite, para poder ser atendido directamente em Vila Real, ou Celorico, como até aqui.

De qualquer das formas, parece irremediável o encurtar do horário de funcionamento do nosso CS. Ficaremos melhor, ou pior, servidos?

1 comentário:

Anónimo disse...

isto tudo só aconteçe em mondim é uma vergonha.Mas Mondim ninguem pode dizer nada nem dar ideias ,ou tratar de alguns assunto . esta completamente viciado.