segunda-feira, janeiro 16, 2006

Grupo coral de Mondim salva Mondinense FC da banca rota

Mais um artigo do xkrjag:

O grupo coral de Mondim, sabendo das dificuldades financeiras que afligem o clube da terra, pôs mãos à obra - ou melhor dizendo às gargantas - e foi de tasco em tasco cantar Os Reis, revertendo o produto angariado, para o Mondinense Futebol Clube.
Esta atitude samaritana, do grupo coral, salvou da falência eminente o M.F.C.
Não deixa de ser curioso no entanto, que as pedras vivas do templo do senhor, (o grupo coral, que como se pode constatar é composto por coristas e "cordeiristas2) se tenham mobilizado por tão nobre causa, a da ilusão.
Este grupo coral, podia cantar os reis e com o produto da cantoria poderia realizar obras de beneficência no espólio diocesano, esse mesmo produto poderia reverter em favor dos mais desfavorecidos, das vítimas da fome ou da guerra, que merecem tanta atenção na oralidade dominical, mas que não tem correspondência na prática, Mas não! Todas estas causas, não são tão nobres como a causa do futebol, o importante é manter a ilusão, de que o Mondinense se pode manter na 3ª Divisão, com um orçamento muito acima das suas possibilidades. Orçamento maioritariamente suportado pela autarquia, que, é quem de forma negligente e irresponsável, mais contribui para esta situação.
Na sua tomada de posse, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, alertou para as dificuldades em realizar obras no concelho, nos próximos tempos, porque segundo ele não há dinheiro. Só não há dinheiro porque é esbanjado em ilusões. Mas compreende-se era ano de eleições e não se podia desfazer o sonho, que a acontecer, se reflectia nos votos.
Do refrão, que os elementos do grupo coral emocionalmente cantavam, retive uma frase, que dizia para os três Reis Magos, não tirarem os olhos da estrela que os guiava até Belém. A certos indivíduos apetece-me dizer olhai bem para a terra e ponde bem os pés nela.
Agradecemos desde já a participação contínua do xkrjag!

32 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros acho eu que aquilo não foi o Grupo coral mas sim um grupo de pessoas que gostam do mondim que se juntaram para ajudar o clube.
Não vi ninguém com uma taboleta a dizer gruo coral.

Anónimo disse...

falência?

por favor...limitem a vossa mente limitada a falarem do que sabem (se é que sabem alguma coisa)

deixam o clube da terra DOS MONDINESES que tem trazido alegria ao povo e tem feito uma excelente campanha.

Mesmo que fosse o caso de estarem em risco de falência o clube precisaria de dinheiro e não de textos ridiculos de senhores que ja estao bem na vida e que como têm empregos onde nao precisam de fazer nada escrevem textos sem nexo para passar tempo.

Esse texto ficava bem no morrecabra e aí já o levava como um texto de humor, mas neste blog?

Senhores...tenham juízo!

Um mondinense muito mais mondinesen dos que escrevem neste blog

Anónimo disse...

pois é tudo a viver acima das suas possibilidades-

AtoMo disse...

Penso que uma associação, ou grupo coral, que decide pôr "mãos à obra" para contribuir para uma determinada causa não pode, nem deve, ser criticada. É o trabalho (voz) deles, contribuem para algo que acreditam.

Penso que é um erro enorme, "misturar" no mesmo texto esta iniciativa, com a contribuição autárquica ao M.F.C..

Não posso criticar uma contribuição autárquica, e no mesmo texto criticar uma iniciativa que é a alternativa ao financiamento justo, do Futebol Profissional camuflado de Amdor do clube. Esta iniciatica, contrariamente ao que escreve o autor do texto, deve ser apoiada. A própria iniciativa, e outras que deveriam partir do M.F.C., seriam um argumento a favor de um finciamento da Autarquia.

Imagine-se um M.F.C. a promover festas, cantares dos reis, a apresentar-se com um "barraquinha" quer nas festas do concelho e na Feira da Terra... etc...etc... etc... Não seria isso uma mais valia? Não devolveria este tipo de iniciativas o clube à terra?

Outra questão distinta é tentar perceber as causas que mexem com os mondinenses (portugueses em geral). É realmente revoltante, ver uma sociedade movimentar-se SÓ à volta causas menores, como é o M.F.C. Já tive oportunidade de o dizer num comentário, o blog é disso mesmo reflexo. Em breve lançaremos esta discussão,tão importante, com um artigo dedicado ao assunto.

Para finalizar, não resisto, gostava de realçar algumas frases do anónimo das 13.22. Estes são realmente os verdadeiros argumentos para colocar o M.F.C. como financiamente prioritário nas contas da autarquia.

A introdução é maravilhosa:
"por favor...limitem a vossa mente limitada a falarem do que sabem (se é que sabem alguma coisa)"
Vejamos o que ele tem para nos ensinar:
"deixam o clube da terra DOS MONDINESES que tem trazido alegria ao povo e tem feito uma excelente campanha."
Percebo com o seu comentário, que antes de ser cidadão Mondinense tenho que ser adepto do M.F.C. Hmmmmm!!! Será que o cartão de sócio substitui o Bilhete de Identidade?
"Mesmo que fosse o caso de estarem em risco de falência o clube precisaria de dinheiro e não de textos ridiculos..."
Confirma-se, antes de pagar os seus descontos, pague as suas quotas de sócio.
"Um mondinense muito mais mondinesen dos que escrevem neste blog"
Talvez se tenha enganado... acho que o o Sr. queria dizer era "Um adepto do Mondinense F.C. mais adepto que alguns dos que escrevem neste blog."
Assim já me parece correcto.

Espero que este anónimo seja excepção... mas parece que não!!!

Anónimo disse...

porque não fazer um peditorio para salvar a nossa camara da falencia técnica em que se encontra.

Anónimo disse...

É por comentários deste género que em Mondim tudo acaba cedo demais.Como é possível criticar o grupo coral ( não um grupo de pessoas, pois todos fazem parte do grupo coral ), por tentar ajudar o clube da terra, como é possivel criticar um dirigente do M. F. C. só porque também faz parte do grupo e como tal também fez parte desta iniciativa.
Aínda bem que existem pessoas assim, que dão algo de sí em prol das instituições, este é o espírito das gentes de Mondim, quem escreve artigos deste género não é digno de se dizer Mondinense, pior ainda provavelmente é alguém que apenas veio cá parar para ganhar a vida, alguém que de certeza não esteve ontem a vibrar com mais uma vitória do verdadeiro clube de todos os verdadeiros Mondinenses.

Anónimo disse...

Porque nao fazer um peditório tambem para as camadas jovens... pois nao interessa nao é? È so interesses...

AtoMo disse...

"...alguém que de certeza não esteve ontem a vibrar com mais uma vitória do verdadeiro clube de todos os verdadeiros Mondinenses.
E a luta continua!!!! Será possível não ver mais além? Parem de falar em nome dos Mondinenses, quando muito falem nos adeptos do Mondinense. Que raio de confusão vai nessas cabeças meus caros!!!! Ninguém é obrigado a gramar com essas!!! Das duas... uma! Ou é muito cego, ou anda aqui para irritar. São comentários como estes que fazem de um desinteressado pelo MFC passar a anti-MFC. Irra.... Estou capaz de pegar nessa sua afirmação e vira-la às avessas. Só alguém que não vive em Mondim, que não seja Mondinense, é que pode concordar de bom grado com o financiamento da Autarquia.

Caro xkrjag,
assisti à actuação do grupo, e não os vi como "Grupo Coral". Vários membros comuns, juntamente com outros que não fazem parte do "Grupo Coral". Mas mesmo que fosse, entre não lutar por nada, e lutar por uma causa menos nobre, venha a causa menos nobre.

Anónimo disse...

Aqui fala-se em: "..devolver o clube terra..."
Ve-se que não vai ao estádio aos domingos nem aos jogos que o Mondinense faz fora se não com toda a certeza que não dizia isso.
"...chulos que veem de fora..."
Isto é de uma falta de respeito e uma injustiça enorme para os jovens que tão bem tem representado e dignificado com grande esforço e dedicação o Mondinense e a vila de Mondim, as largas centenas de mondinenses que todos os domingos continuam a apoiar a equipa da sua terra sabem muito bem isso e apreciam.
Que mal tem ajudar o Mondinense, que mal tem porra?Que mal tem a ilusão, o sonho, por que não lutar, que mal tem lutar, agride assim tanto quem nada faz?
SOMOS MUITOS

Anónimo disse...

o problema são as ilusões que custam muito dinheiro não é justo um clube de futebol viva à csta da camera

Anónimo disse...

Esse é outro problema caro amigo, bons gestores e presidentes parece que não faltam neste blog, aliás até nem sei como é que o nosso país está tão mal há tantos anos com tanta gente que consegue identificar tão bem os problemas e conseguem arranjar solução para tantos problemas só que nunca se veem a fazer nada, NADA...
Já ouvi muita gente apresentar excelentes projectos para a viabilidade financeira do Mondinense, gente nova, com visão, mas só isso, porque cantar os reis por uma causa seja ela qual for é uma estupidez.....
Vamos lá acabar com as ilusões e com os sonhos, vamos lá, quem quiser lutar por isso é um fraco é pouco inteligente, como se um adepto de um clube da terra tivesse alguma responsabilidade nas promessas eleitorais do Sr Presidente da Câmara ou na má gestão da direcção do Mondinense apenas porque ama o seu clube e quer fazer algo por ele, por Mondim, por um símbolo, por uma ilusão...que mal tem isso?

Anónimo disse...

Mais uma vez o senhoriu mostrou que nao sabe do que fala...

primeiro de tudo, o senhor é tao bronco ao afirmar que eu sou adepto do mondinense, que posso ser socio...enfim...adepto eu sou, acho que todos os que SOMOS de mondim deviamos apoiar o clube da nossa terra.

mas sou um adepto que apesar de querer que o clube faça uma boa campanha (que tá a fazer), nunca fui a um jogo, ja nao vou há anos, e que nao sou socio.

Mas tal como eu como adepto do benfica posso dizer que acho que o benfica tá a fazer um bom ano, posso dizer que o mondinense tá a fazer uma boa campanha. nao é preciso ir aos jogos, nem ser socio. basta LER o jornal.

Depois mais uma vez tenho informações suficientes para alertar a todos que o artigo escrito é meramente para tentar chamar a polémica. Pois, o clube nao se encontra em falencia. E se tdo correr bem lá estará na 3 divisao ainda no proximo ano.

Falem de coisas inteligentes, há muito por onde pegar. Mas deixem as coisas que estao bem em paz.

Um mondinense muito mais mondinense dos que escrevem neste blog

Anónimo disse...

Chamar "chulos" aos atletas do Mondinense não é um insulto?
Acho que o senhorio deveria tentar manter o civismo neste blogg.
Respeito por quem nada tem a ver com estas guerrinhas.

Anónimo disse...

irra tanto cego até mete dó continue a defender que o executivo deve financiar o mondinense da forma como financia e depois qiexen-se que não têm saneamento não têm água no verão não tem acessos condignos e dessa forma não captamos empresas inovadoras. o Mondinense F.C. não consegue cumprir com as suas obrigações. A renda da sede está penhorada por um banco. A saude financeira do clube é muito dubia.
sou Mondinense e gosto muito do M.F.C. quer esteja na 3º ou na regional mas há muitos que só gostam do clube quando está na 3º Divisão nacional msmo que não tenha capacidade para cumprir com as suas obrigaçães. "Portugal também deve e compra aviões."

Anónimo disse...

Cegos? Sim senhor...Mais uma pessoa irritada e malcriada.
Mais um senhor iluminado.
Todos nós sabemos que o município de Mondim, e todos os municípios do país, não podem nem devem subsidiar o futebol da forma que tem feito até hoje.
O que se trata aqui, e foi por aí que a discussão começou, é de uma questão de vontade em ajudar voluntariamente um projecto do qual se gosta e que não se quer deixar morrer, embora isso possa acontecer, parece-me que não há nada de obscuro nisto.
A questão da gestão futura do Mondinense é outra e deve discutir-se, e se gostamos do Mondinense devemos contribuir para uma melhor gestão participando, se não se gosta paciência, existe a caça, o ping pong, a sueca etc..etc....
Este problema tem muitos anos mas parece que só agora que o clube está a ter um dos melhores momentos de uma vida de 82 anos é que se levantam as mentes criticas que tudo criticam, até um acto de solidariedade de um grupo de civis que mais uma vez relembro era a questão inicial.
Haja educação e respeito

AtoMo disse...

Anonimo 12.31,
Diz o Sr que o clube não se encontra perto da falência? Talvez agora... caso tenha negociado a sua salvação com a autarquia sem ninguém saber. À um mês atraz não podia passar cheques. Isso foi à assembeleia. Não é nada que me agrade esta situação. Só me irrita é ver alguém, acusar outros de não saber do que falam, e não ter o cuidado de confirmar o que diz. Meu caro, o Mondinense apresentou-se na Assembleia Municipal, afirmando que o subsidio a ele destinado não lhe permitia acabar o campeonato. Chame-lhe o que quiser...

""...chulos que veem de fora..."
Isto é de uma falta de respeito e uma injustiça enorme para os jovens que tão bem tem representado e dignificado com grande esforço e dedicação o Mondinense e a vila de Mondim"

Chulos é realmente uma grande falta de respeito!
Grande esforço???... também daria uma grande discussão!!!

AtoMo disse...

"até um acto de solidariedade de um grupo de civis que mais uma vez relembro era a questão inicial.
Só vi uma pessoa no blog a criticar esse facto.

"Este problema tem muitos anos mas parece que só agora que o clube está a ter um dos melhores momentos de uma vida de 82 anos é que se levantam as mentes criticas que tudo criticam..."
Acompanhando esse melhor momento, acresce o facto de ser o segundo ano consecutivo em que o MFC não tem camadas jovens. E isso faz toda a diferença para um financiamento justo da Autarquia.

Anónimo disse...

Sinceramente senhorio, desde o início que aprecio e defendo este blog, desde o início, fiquei muito desiludido com esta intervenção infeliz e nervosa.
Duvidar do esforço dos jovens que vestem a camisola do Mondinense assim dessa maneira sem mais nem menos lançando a dúvida.
Sinceramente é triste a decadência.
Já agora não merece ser retirado o comentário em que os atletas são comparados a "chulos"?
Se calhar os valores e a educação mudaram desde as eleições.

Anónimo disse...

eu andei a cantar os reis pró mondinense, será que vou ficar sem saneamento?.

Anónimo disse...

anonimo das 16:09 não te preocupes que sem saneamento não ficas agora que estás muito deficitário em materia de sanidade mental lá isso estás

AtoMo disse...

Tem toda a razão Anonimo 15.47,
O comentário foi apagado.

Quanto ao duvidar do esforço dos jovens, quero-lhe dizer que não é por uma opinião pessoal minha, que deve mudar a sua opinião em relação ao blog. É a minha opinião, baseada no "pouco" que sei sobre a gestão do futebol do MFC. Apareça num treino. Não é preciso perceber muito de bola para ver que não se exige assim tanto. E não se esqueça que estamos a falar de jogadores e treinadores, mesmo não profissionais, que auferem mais que o ordenado mínimo, livre de impostos. Financiado em parte pelos nossos impostos.

Pedia ao Sr. que está forçar a introdução de um novo assunto o favor de parar. Estamos a preparar um novo post com a notícia.

Anónimo disse...

"Um mondinense muito mais mondinense dos que escrevem neste blog"
esta frase é de uma complexidade psicanalitica que nem me atrevo a aprofundar o seu verdadeiro significado.
então o sr. não escreve também no blog. estará o sr. anónimo a dizer que é mais mondinense que o próprio? quantas personalidades tem? Já agora o sr. não será também Napoleão. ou o yete

Anónimo disse...

Já fui a muitos treinos e a muitos jogos, e digo-vos da parte dos JOGADORES não há nada a dizer NADA.
Os ordenados são da responsabilidade de quem aceitou pagá-los, muitos deles iguais aos que vários jogadores ganhavam na distrital hás mais de 5 anos atrás, acreditem. Se está correcto? Acho que não, acho que deveria haver equilíbrio logicamente, há muitos anos que deveria haver.
Eles tem culpa?
Quanto ao facto do anónimo das 16.25 não aguentar uma piadazinha apenas para desanuviar o clima digo-lhe: não se chateie tanto, sentido de humor também é um sinal de sanidade mental, coisa que não me falta pode ter a certeza.
PODE TER TODA A CERTEZA.
Uma coisa é certa, a si falta-lhe sentido de humor.


Melhores cumprimentos

Anónimo disse...

haaa!!!! ha! Haaaaaa!

Anónimo disse...

essa dos mesmos ordenados de aquando da distrital tá boa... é mesmo para rir... Ah nao se esqueçam que o treinador é profissional por isso é bem capaz de estar somente a receber o ordenado minimo...

Anónimo disse...

reconheço que o Mondinense esta a fazer uma excelente carreira na 3.ª divisão nacional. Mas porquê acabar com as camadas jovens? e nao os apoiar? isso é que ninguem percebe

Anónimo disse...

dá mesmo para rir, não dá? Pelos vistos o anónimo das 13:06 também sabe quanto é que ganhavam alguns jogadores nessa altura na distrital não sabe? E dava para rir na altura não dava? pois a mim não me dava para rir na altura nem agora. há certas verdades que parece que só agora doem, ou melhor parece que dão para rir...

Anónimo disse...

isto de ser mondinense tem que se lhe diga sera que os do Bilhó, Atei,Vilarinho, Anta tambem têm os mesmo semtimento mondinense? População de Mondim deBasto, nascida residente? adeptos do Mondinense? adeptos do Atei? Camara municipal? monte farinha a quem pertence?

AtoMo disse...

Isto de ser Mondinense tem que se lhe diga em que sentido? Adepto do Clube ou Mondinense enquanto Munícipe?

Anónimo disse...

essa a minha duvida, senhorio, e anonimo das 15

Anónimo disse...

é com imensa pena q vejo jogadores de Mondim assim como pessoas que muito ajudaram o Mondinense (ex. Bruno Lousada o Sr. Carlos Lousada),por birras do actual treinador... enfim só um aparte...

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentario. Qual o Lucro de gastarem balurdios em ordenados a jogadores que nem merecem metade. Parem para pensar. Qual vai ser o lucro de Mondim? Não sabem criar para depois colher. Onde param as camadas jovens? Os jogadores que foram formados no clube neste momento desempenham os clubes visinhos, que ficam mais baratos. Onde Vão gastar o dinheiro que os jogadores do Mondinense ganham? Estão a dar dinheiro para eles irem gasta-lo fora. È sempre dinheiro deitado fora. Infelizmente gostava de ver o clube a viver do pessoal da Terra. Só que santos da casa não fazem milagres e eles são os primeiros a serem criticados. Pensem um pouco. Quem aceitou dar esses ordenados aos jogadores agora que se virem.