terça-feira, janeiro 31, 2006

Presidente da "Casa" tem reunião com Bill Gates

Tendo em conta a estratégia delineada para o presente mandato, uma equipa da Câmara Municipal liderada pelo Senhor Presidente, dirigiu-se a Lisboa para ouvir o que o homem mais rico do Mundo tinha para dizer - numa conferência de Modernização Administrativa.
O principal objectivo era ouvir e tentar estabelecer contactos com o Senhor Bill Gates no sentido deste apoiar um projecto de Modernização Administrativa a decorrer no nosso Concelho. É um projecto pioneiro a nível europeu, para isso a Câmara Municipal contou com a participação da Universidade de Trás-os-Montes e Universidade do Minho na sua elaboração.

A delegação do nosso Concelho conseguiu apresentar o projecto ao manager da Microsoft, que se mostrou bastante interessado no projecto e mostrou vontade de se deslocar ao nosso Concelho para estabelecer parcerias ...

Nesta altura acordei do sonho ... e ... não ouvi falar do projecto!

quinta-feira, janeiro 26, 2006

O fim da Comunidade Urbana do Tâmega

Nos últimos tempos tenho acompanhado com alguma apreensão, as lutas políticas pela disputa da liderança da Comunidade Urbana, da qual o nosso Concelho faz parte.

No JN de ontem, uma notícia com o título - Marco de Canaveses protagonista da ComUrb em que o Prof. Albertino Mota e Silva, Presidente da Câmara de Celorico, se mostra descontente com a possibilidade de os Concelhos de Resende e Cinfães poderem vir a fazer parte deste comunidade (descontentamento antigo!), a sua posição é muito clara "sai para integrar a Área Metropolitana do Minho", a razão invocada é muito clara "o centro nevrálgico da ComUrb desloca-se para o Douro, em claro prejuízo para o Tâmega".

Mas... e Mondim não tem uma palavra a dizer! Se calhar, o Senhor Presidente da Câmara de Mondim não acredita nesta Comunidade, até porque não é uma aposta do governo, pelo menos para já. Mas se os autarcas não lhe dão relevância também não vai ser o governo que vai dar!
Apesar de tudo isto, Mondim prevê entregar uma verba de 20.000 Euros a esta Associação, isto segundo o Orçamento para este ano.

Senhor Presidente Pinto de Moura se realmente acredita nesta Comunidade mostre e demonstre a sua opinião! É também para isso que foi eleito. Não podemos continuar a pensar que vamos resolver os nossos problemas sem ajudas externas, é preciso lutar!

Ainda para mais, porque esta comunidade tem como grandes projectos a concretizar, para o presente ano:
  • Elaboração de um Plano Estratégico para o Baixo Tâmega
  • Elaboração de um Plano Intermunicipal de Saneamento Básico
e é de todo o interesse para as nossas gentes ver concretizados este projectos de investimento.

Será isto uma "luta de galos" pelo poder da Comunidade Urbana do Tâmega?
Será que o nosso Presidente deve defender esta Comunidade?

Seremos sempre mais fortes e com maior capacidade reinvindicativa se estivermos unidos a outros Concelhos, é pena valermos apenas 8.147 votos.

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Pedido de desculpas.

Durante a semana anterior, existiu um problema técnico que impediu os utilizadores do Internet Explorer de visualizar e comentar alguns dos artigos do Casadoeiró. O problema está neste momento resolvido.

Fica o nosso pedido de desculpas a quem foi impossibilitado de participar.

domingo, janeiro 22, 2006

Cavaco Silva arrasador em Mondim!

Após as Eleições Presidenciais aqui ficam os resultados no nosso Concelho:


Sem dúvida uma grande vitória de Cavaco Silva e uma notória divisão dos Socialistas Mondinenses entre Mário Soares e Cavaco Silva.

Fonte: Eleições Presidenciais 2006 - Stape

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Novamente a Biomassa.

O Governo veio mais uma vez reforçar a sua aposta nas energias renováveis, destacando desta vez as centrais eléctricas a biomassa. Vejamos:

"As medidas anunciadas incluem o lançamento de um concurso para a construção de 10 a 12 centrais eléctricas a biomassa florestal."
"
Na biomassa, o investimento previsto pelo Governo é de 255 milhões de euros, estimando-se a criação de 500 a 800 empregos. As centrais poderão retirar das florestas até um milhão de toneladas de biomassa/ano, reduzindo o risco de incêndio."

JN

Em altura de campanha eleitoral Cabeceiras de Basto anunciou a construção de uma destas centrais no seu concelho. Ao que tudo indica... confirma-se.

Importa reflectir sobre as causas que nos levam a olhar paras estes investimentos, como se nada fosse connosco. O mesmo de sempre, a falta de dinamismo? Ou a falta de parceiros?

terça-feira, janeiro 17, 2006

MONDIM É CASE STUDY DE HARVARD

Estudo de Harvard conclui, que a construção de estaleiros de obras, junto de parques de campismo, tem efeitos positivos, no desenvolvimento e crescimento económico do país.
A equipa de Harvard, constituída por dois economistas e um sociólogo, escolheu como objecto de estudo, o parque de campismo de Mondim, porque não existe no mundo outro parque, com um estaleiro quase dentro do mesmo.
Durante dois anos, esta equipa estudou o comportamento dos trabalhadores do estaleiro e em especial os utentes do parque de campismo. Estes confrontam-se diariamente, com a dura realidade dos trabalhadores do estaleiro, que segundo o sociólogo Mark Mark, exercem inconscientemente, uma persuasão psicológica nos utentes do parque inibindo-os de frequentar o parque perante tal imoralidade.
Grande parte dos frequentadores do parque, vê como imoral, o facto desfrutarem de um largo período, em que praticamente passam o tempo de papo para o ar, sem fazer nada de proveitoso, enquanto que outros (trabalhadores do estaleiro) têm que trabalhar arduamente, contribuindo assim para a prosperidade económica, que o país tanto necessita.
O sentimento de culpa é tão grande, que muitos deles chegam mesmo a interromper as férias, para regressarem mais cedo aos seus afazeres profissionais.
A equipa de Harvard não tem duvidas, quanto aos efeitos positivos desta medida. Depoimentos recolhidos durante o período de estudo sustentam esta conclusão. Uma utente do parque a Sr.ª Irundina Baptista de Vila Nova de Gaia quando confrontada com esta tremenda injustiça disse: ?olhe eu e o meu marido, já resolvemos ir embora e nunca mais, mas nunca mais mesmo, iremos gozar férias. Só ainda não fomos embora porque o meu mais velho, anda perdido de amores por uma tipa, acho que até é estrangeira, e não sai da roulote dela. A minha irmã Alzira, já foi e disse ao patrão, que não queria mais férias. E começou logo a trabalhar? outro utente, o Sr. Rolando Rufino de Guimarães disse-nos. ?Sinto cá um peso na cabeça, quando vou a geleira buscar uma cervejita, para a beber refastelado nesta cadeira, enquanto que os trabalhadores do estaleiro, só depois de descarregarem dois camiões de cimento, é que podem beber 3 ou 4 cervejas. Não é justo?. Remata.
Quem não estranha muito, são os turistas alemães, franceses e holandeses, pois estão já habituados, a ver os portugueses a trabalharem como formigas, nos seus países.
A equipe liderada pelo Dr. Mark Mark, recolheu alguns artigos de opinião, publicados nos jornais da região e mesmo neste blog, que alertavam para a necessidade da definição e implementação de estratégias, no âmbito do turismo, como factor de desenvolvimento regional. Puro engano, como comprova a tese de Harvard. Que alias aconselhou já o executivo a permitir a construção de outro estaleiro na zona verde.

Mondim apresenta a pior média no Exame Nacional de Matemática do 9º Ano

Este é o artigo que podemos encontrar no jornal Público de 17 JAN 2006.

________________________

Já se sabia que 71 por cento dos 85 mil alunos do 9.º ano que estrearam, em Junho passado, o exame nacional de Matemática tinham tido negativa na prova. Mas a análise aos resultados por região vai mais longe e mostra agora que nenhum concelho do país conseguiu registar média superior a 2,66 (numa escala de 1 a 5).
Os dados constam do relatório do Júri Nacional de Exames (JNE), que analisa a forma como decorreu todo o processo relativo às provas nacionais do 9.º e do 12.º (e que implicou a realização, em Junho, de mais de 600 mil exames) e os resultados obtidos.
E o que o documento revela é que a média nacional no exame de Matemática do 9.º ano ficou-se pelos 2,2 valores. Os resultados mais baixos localizam-se na Madeira (1,97), em todos os distritos a Sul do Tejo e ainda Guarda e Braga.
Na faixa litoral entre Lisboa e Aveiro concentram-se os distritos onde o desempenho dos alunos foi melhor. O problema é que mesmo nas regiões que poderiam beneficiar do facto de terem indicadores sócio-económicos superiores os resultados continuam a ser globalmente fracos.
Basta ver que o distrito onde as notas foram melhores - Coimbra - fica-se por uma média de 2,41 valores. Restringindo a análise ao nível dos concelhos, constata-se de igual forma que a prestação mais positiva cifrou-se em 2,66 valores de média, obtidos em Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa.

92 concelhos com média inferior a 2 valores

O pior resultado foi registado no concelho de Mondim de Basto (Vila Real). Os alunos que aí prestaram provas não foram além de 1,49 de média. Ao todo, entre os 285 concelhos contabilizados (excluem-se os Açores, já que não se realizaram aí exames do 9.º ano), 92 apresentaram médias inferiores a 2 valores.
Outra das conclusões realçadas pelo JNE prende-se com a "grande discrepância" entre a média obtida nos exames nacionais e a média de frequência. Por outras palavras, e tal como acontece no 12.º ano, os alunos têm classificações substancialmente melhores na avaliação que é feita ao longo do ano pelos professores da escola do que na avaliação externa. Assim, se a média no exame se fica pelos 2,2 , já a média das notas atribuídas no 3.º período sobe para os 3,1. O número de concelhos com uma classificação de frequência positiva sobe para os 175. Recorde-se que, por se tratar do primeiro ano de aplicação dos exames, a nota contou apenas 25 por cento (e não 30 por cento, como inicialmente previsto) no cálculo da classificação final da disciplina. Para este ano, a questão está ainda em aberto, mas é provável que a tutela mantenha o peso de 25 por cento. "Enquanto não forem conhecidas as conclusões do trabalho de reflexão interna nas escolas, alterar a ponderação serviria apenas para punir indevidamente os alunos", explica fonte do Ministério da Educação. Em relação à prova de Língua Portuguesa, os resultados são substancialmente melhores. A média no exame nacional cifrou-se nos 3 valores, tanto quando a média na classificação final. Ainda assim, em mais de metade dos concelhos (155), os resultados ficaram abaixo dos 3 valores. Porto Moniz (Madeira), Crato (Portalegre), Vila Viçosa (Évora), Vimioso (Bragança) ou Coimbra tiveram as melhores prestações nos exames nacionais. "
Assim, se a média no exame se fica pelos 2,2 , já a média das notas atribuídas no 3.º período sobe para os 3,1. O número de concelhos com uma classificação de frequência positiva sobe para os 175.
Recorde-se que, por se tratar do primeiro ano de aplicação dos exames, a nota contou apenas 25 por cento (e não 30 por cento, como inicialmente previsto) no cálculo da classificação final da disciplina. Para este ano, a questão está ainda em aberto, mas é provável que a tutela mantenha o peso de 25 por cento. "Enquanto não forem conhecidas as conclusões do trabalho de reflexão interna nas escolas, alterar a ponderação serviria apenas para punir indevidamente os alunos", explica fonte do Ministério da Educação.
Em relação à prova de Língua Portuguesa, os resultados são substancialmente melhores. A média no exame nacional cifrou-se nos 3 valores, tanto quando a média na classificação final.
Ainda assim, em mais de metade dos concelhos (155), os resultados ficaram abaixo dos 3 valores. Porto Moniz (Madeira), Crato (Portalegre), Vila Viçosa (Évora), Vimioso (Bragança) ou Coimbra tiveram as melhores prestações nos exames nacionais.

________________________

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Grupo coral de Mondim salva Mondinense FC da banca rota

Mais um artigo do xkrjag:

O grupo coral de Mondim, sabendo das dificuldades financeiras que afligem o clube da terra, pôs mãos à obra - ou melhor dizendo às gargantas - e foi de tasco em tasco cantar Os Reis, revertendo o produto angariado, para o Mondinense Futebol Clube.
Esta atitude samaritana, do grupo coral, salvou da falência eminente o M.F.C.
Não deixa de ser curioso no entanto, que as pedras vivas do templo do senhor, (o grupo coral, que como se pode constatar é composto por coristas e "cordeiristas2) se tenham mobilizado por tão nobre causa, a da ilusão.
Este grupo coral, podia cantar os reis e com o produto da cantoria poderia realizar obras de beneficência no espólio diocesano, esse mesmo produto poderia reverter em favor dos mais desfavorecidos, das vítimas da fome ou da guerra, que merecem tanta atenção na oralidade dominical, mas que não tem correspondência na prática, Mas não! Todas estas causas, não são tão nobres como a causa do futebol, o importante é manter a ilusão, de que o Mondinense se pode manter na 3ª Divisão, com um orçamento muito acima das suas possibilidades. Orçamento maioritariamente suportado pela autarquia, que, é quem de forma negligente e irresponsável, mais contribui para esta situação.
Na sua tomada de posse, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, alertou para as dificuldades em realizar obras no concelho, nos próximos tempos, porque segundo ele não há dinheiro. Só não há dinheiro porque é esbanjado em ilusões. Mas compreende-se era ano de eleições e não se podia desfazer o sonho, que a acontecer, se reflectia nos votos.
Do refrão, que os elementos do grupo coral emocionalmente cantavam, retive uma frase, que dizia para os três Reis Magos, não tirarem os olhos da estrela que os guiava até Belém. A certos indivíduos apetece-me dizer olhai bem para a terra e ponde bem os pés nela.
Agradecemos desde já a participação contínua do xkrjag!

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Orangotang lançam novo single


"Depois do cd ep "Factory Songs" de 2003 que contou com referências na Antena3, Rádio Nova, Rádio Universitária do Minho e outras, e da "Factory Songs Tour" que passou pelas queimas das fitas de Bragança, Vila Real, Guarda, B-Flat e RTPN assim como por outros palcos, sobretudo a Norte do país.


Os Orangotang, banda Trasmontana, apresentam em 2006, o single "SÓ!?" marcado pelas novas tendências do indie rock alternativo, que mistura ás guitarras alguma electrónica vintage.

"SÓ!?" é também o single e primeiro avanço do novo registo da banda a editar em 2006"

Podem ouvir o novo single em Orangotang

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Urnas de Voto

Como já devem ter reparado (quem já foi votar!) as urnas de voto no Concelho de Mondim ainda são as do 25 de Abril, sem qualquer tipo de arranjo ou pintura, ou seja, estão ferrugentas e com algumas mossas.

Senhor Presidente da "Casa do Eiro" ainda faltam quinze dias para as eleições, era bom que lhes desse um arranjo! Não são precisas novas, basta apenas uma renovação.

Assim, poderá renovar algo do 25 de Abril!

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Abastecimento de Água e Saneamento vai ser resolvido

Finalmente a Câmara de Mondim (?) em conjunto com o grupo Águas de Portugal através das suas participadas Águas do Cávado e Águas do Ave irão debelar os problemas de abastecimento de água e saneamento com que o Concelho se debate.

O projecto engloba os Concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Cabeceiras, Celorico e Mondim num investimento de 321 Euros por habitante que passarão a pagar 42 cêntimos por m3 de água consumida. Prevê-se que até 2013 haja uma cobertura de 95% dos concelhos abrangidos.

Segundo noticias, o investimento a efectuar será realizado quer na rede em alta (ramais de acesso à "entrada" dos concelhos), quer na rede em baixa (ligações às habitações e distribuição pelas freguesias) até 2013.

Sem dúvida um grande projecto! Espero que equipa do Senhor Fernando Pinto de Moura não baixe os braços e não deixe cair mais este projecto, conforme deixou cair o projecto das Águas do Douro e Paiva. Neste último caso, chegou a ser apresentado um projecto em Assembleia Municipal!

Fontes:
Jornal de Noticias
Jornal Público
Águas de Portugal
Águas do Ave
Águas do Cávado

sábado, janeiro 07, 2006

Mondim tem Provedor da Juventude.

O tema tem dominado o blog. A um comentário do Eng. Humberto, o provedor da Juventude, puxou de imediato dos seus galões, e colocou um artigo de opinião ao qual todos os jovens Mondinenses muito ficam a dever. Ser colaborador de um jornal não é para todos, mas para sorte dos jovens mondinenses, o nosso provedor sabe bem como funcionam os "media" regionais, e a defesa foi publicada:

"Para que não se fechem as portas que abril abriu"

À semelhança dos guerrelheiros africanos, o vereador Humberto Cerqueira escolheu as estações das chuvas para lançar um violento ataque contra a Juventude Mondinense.
Utilizando uma linguagem nada próprias para alguém com as suas responsabilidades politicas e profissionais, Humberto Cerqueira, em artigo publicado, classificou os jovens de ovens dependentes e jovens autónomos, maus alunos e bons alunos e maus profissionais e bons profissionais, apenas na base da preferência política destes, faltando apenas a uns lavar-lhe os pés pô-los no altar e aos outros metê-los no inferno.
O vereador Humberto Cerqueira acabou deste modo, por dar um mau exemplo como professor e prestou um mau serviço à democracia como politico.
Durante décadas assisti à reversibilidade do irreversível mas também sobrevivi ao inevitável.
A minha geração aprendeu a ver o cinismo de certos políticos e a desiludir-se com as revoluções.
Resta-nos agora, apenas, resistir a políticas deste género para evitar que a história se repita e se fechem novamente as portas que Abril abriu. As portas da fé na democracia e de esperança no socialismo.

Obrigado provedor.

Uns dias mais tarde, inserido num mundo onde não é necessário contactos priveligiados para que todos se façam ouvir, o nosso provedor vê-se confrontado com acusações demagógicas, e é num dos seus comentários que ele reassume a sua missão.... mas agora, com um pequeno senão:

"Naturalmente que dou a cara pelos jovens desde que estes nao sejam nacional socialistas."

Bem, nacional socialistas não há (suponho eu), logo o nosso provedor continua com todos os jovens!!! UFA!!!
Minutos mais tarde, defendendo-se de um violento ataque, o nosso heroi descambou:

(Falava sobre Hitler)
"Ou seja tudo que nao era por ele era contra ele.Para o ajudar nesta saga contou com as juventudes hitlarianas mais tarde as tenobrosas SS que eram constituidas pelos seres perfeitos, os tais da raça Ariana.Humberto Cerqueira e Joao Almeida sao os chefes. Os outros sao as tropas de choque."

Agora percebo, para além dos identificadamente visados, o nosso heroi, defende-nos dos jovens apoiantes de Humberto e João Almeida, os quais compara com as juventudes hitlarianas e as tenebrosas SS.
"Para que não se fechem as portas que abril abriu" faz mais sentido do que nunca para mim. Obrigado, agora conhecido por: Sr. Provedor dos Jovens Mondinenses (excluindo os nacional socialistas, identificados por apoiar Humberto Cerqueira e João Almeida).

_____________

Há realmente pessoas que não deveriam merecer o nosso tempo, mas fazer de conta que não se passa nada? Não me parece opção.

Este artigo só existe porque Mondim precisa de uma JSD digna. Capaz de ser, realmente, uma voz activa. Capaz de oferecer ao actual executivo, ou ao PSD, a tal irreverência e juventude de que todos os partidos urgentemente necessitam. À JSD peço desculpa pela ingerência e fica a promessa de não mais voltar a tocar no assunto.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

MondimMunicipal.

Já lá vão mais de dois anos que me habituei a consultar o MondimMunicipal, único espaço onde podemos manter-nos a par dos temas que foram sendo debatidos nas diversas reuniões da Câmara Municipal, entre outras notícias. Não é necessário aguardar muito tempo. No próprio dia, ou no dia seguinte, é certo que encontramos no MondimMunicipal os tópicos da reunião, bem como uma pequena descrição da discussão. É?.... Ou era?

Data de 8 de Novembro o último artigo sobre uma reunião. Para a reunião de 30 de Novembro, já só podemos ler os tópicos dos temas propostos a discussão. E foi a última até ver! Até ver? Espero sinceramente que sim.

Eis que no dia 30 de Dezembro somos confrontados com um "Editorial para um Ano Novo". Uma espécie de auto-avaliação, missão cumprida, descontextualizada com o título. "Editorial de Fim de Ano" seria mais ajustado... digo eu.

Será mesmo o fim deste projecto pessoal de Ágata Costa e Arq. José António Nobre? Gostava de poder exigir a sua continuidade, mas a natureza do projecto só me permite agradecer o óptimo serviço prestado à nossa comunidade.

Resta-me a esperança que o "Editorial para um Ano Novo" tenha sido mal interpretado por mim.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Natal mais pobre ...

Ao longo dos últimos anoso o Natal em Mondim, era sinal de festa e de exposições, mas este ano isso não aconteceu!

A exposição "Expressões de Natal" da responsabilidade da Câmara, que o Mondim Municipal descrevia da seguinte forma: "Trata-se de uma exposição de pintura (em tela, em peças decorativas, em vitrais...) cujo tema incide especificamente sobre a época natalícia que agora se aproxima", o presépio ao vivo do Grupo de Jovens Pedras Vivas, o presépio dos Bombeiros Voluntários ... Todas as iniciativas mencionadas desapareceram (pelo menos que eu tenha conhecimento!), quais os motivos para esta intermitência?

Nunca conseguimos manter as iniciativas ... espero que a Feira da Terra não desapareça!