"Apenas o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Pinto de Moura, optou por não se recandidatar, sendo substituído pelo actual vereador Francisco Ribeiro."
in expresso
domingo, julho 19, 2009
Finalmente ... Um parto complicado!
Publicada por
Rui Miguel Borges
Etiquetas:
Autárquicas 2009,
Eleições 2009,
PSD
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
49 comentários:
Pode ter a certeza que esse não vai ganhar....
As pessoas não pensam o que são...nem sabem o que perdem...em vez de escolherem o melhor prato "Jouriço com Arroz" escolheram o pior prato "Faneca rústica"
Bom, Francisco Ribeiro é bom ter presente, é um candidato tão respeitável como Humberto Cerqueira e Lúcio Machado. Infelizmente para ele e para o PSD, parte em desvantagem. Dificilmente poderá recuperar o tempo perdido e o grande favorito à vitória é o PS, que reforça o seu favoritismo depois da escolha do candidato do PSD. No entanto o resultado mais provável é 2-2-1 ( 2PS, 2 PSD e 1 PP), com vitória do PS. Ou então, não será de excluir um resultado tipo 3-2 (3 PS e 2 PSD). O CDS poderá não eleger ninguém. Não é um cenário de excluir.
O Francisco Ribeiro só é o candidato do PSD por quatro razões:
1.ª) O Fernando Pinto assustou-se com o resultado das sondagens que ele próprio encomendou;
2.ª) Falhou a coligação do PSD com o CDS, depois de várias reuniões entre dirigentes dos dois partidos;
3.ª) O Professor Avelino não aceitou candidatar-se;
4ª.) Não havia no PSD mais ninguém disponível para avançar.
(Fonte bem informada)
E lá teremos mais um engº na camara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por acaso Mondim de Basto tem muitos militantes/simpatizantes do PSD senao Eng. Ribeiro nao seria eleito. Mesmo assim, tenho certas duvidas que seja eleito.
Vai ser uma derrota estrondosa para o PSD, pode ser que agora os Sociais Democratas de Mondim abram os olhos e façam uma verdadeira renovação.
Sr Francisco para não ter que sair pela porta traseira, demita-se (como fez quando fazia parte do executivo) antes que saia derrotado. Se não oficializar a candidatura pelo menos tem uma SAIDA EM GRANDE, NÃO SAI DERROTADO
"Prognósticos só no final do jogo"!.No entanto arriscaria o seguinte resultado, tendo em conta o n.º de eleitores e a dinâmica de cada uma das candidaturas. Com intervalo de 200 votos: aqui vai...
1.º lugar - PS: 2000 a 2200 votos;
2.º lugar - PSD: 1500 a 1700 votos;
3.º lugar - CDS-PP: 800 a 1000 votos.
O CDS embora pretenda por-se em "bicos de pés", arrancou tarde e não tem condições para ir além de 1 vereador, na melhor das hipóteses. Não tem ainda candidatos em todas as feguesias
e mais próximo das eleições irá, tal como nas últimas eleições, funcionar o voto útil. Assim a maioria dos eleitores irá distribuir-se pelos 2 partidos mais fortes, o PSD e o PS...
Nas ultimas Autarquicas o PSD ganhou por 31 votos, lembram-se?
Era o Sr Fernando Pinto e uma boa equipa.certo?
falando em autarquicas 2009 - votamos pela confiança e credibilidade que o candidato nos dá, neste caso não me parece que o Sr Engº Francisco Ribeiro inspire grande confiança ao Concelho de Mondim.
Não tenham dúvidas, O Concelho de Mondim vai mesmo mudar para a mão fechada
Este fim de semana operou-se o inicio da revolução em Mondim, 35 anos depois do 25 de Abril, finalmente há possibilidades reais de a Camara ser gerida com com respeito por todos os mondinenses e não mondinenses.
O Município finalmente estará ao serviço de todas as pessoas.
A renovação faz-se com pessoas de boa vontade que queiram trabalhar e não com comentários.
Quanto ao resultado das eleições cada eleitor só tem um voto pelo que a vontade de alguns invejosos conta menos que a vontade do povo que o PSD sempre respeitará.
Parece me algo nervoso anonimo 20 Julho, 2009 15:46, se respeita assim tanto o voto e o povo, nao entre nesse jogo de palavras (invejosos).
Foi só um comentario/ opiniao nada mais.
Mas nao tenha duvidas, o PSD nao ganha e vai ser dificil o Eng. Ribeiro ser eleito como vereador.
Ao anónimo da 12:51
Será que é isso mesmo que vai acontecer?
Por acaso já olhou com atenção para as listas até agora apresentadas?
Acredita mesmo nessa tal mudança, que de facto bem precisa o concelho.
Desde o último acto eleitoral, Autárquicas 2005, não mais opinei ou participei em qualquer acto político no meu concelho, apesar de o ter feito sempre no meu Distrito, nem o vou fazer até 11 de Outubro de 2009, por razões que considero óbvias, contudo não podia deixar de o fazer, após ter lido estas inverdades, que colocam em causa o meu Partido, o qual tenho a obrigação de defender.
Ao Anónimo do dia 19 de Julho das 23:53, quero, enquanto Presidente da Distrital do CDS-PP, dar-lhe dois esclarecimentos, que entendo pertinentes, porque, como em tudo na vida, e também na politica, a verdade acima de tudo:
1 - Quando diz:
2.ª) Falhou a coligação do PSD com o CDS, depois de várias reuniões entre dirigentes dos dois partidos;
Não é verdade. Não houve qualquer reunião entre dirigentes dos dois partidos em que a coligação para Mondim fosse abordada. Nunca esteve em cima da mesa.
Quando diz:
(Fonte bem informada)
Não conheço as suas fontes de informação, logo não sei a origem, mas deve reconsideram algumas dessas fontes.
O Presidente da Distrital de Vila Real do CDS-PP
Luís Gonzaga Costa
ao anónimo de 20 Julho, 2009 15:46
a vontade expressa do povo é o afastamento de francisco ribeiro. Não sou eu que o digo mas as sondagens encomendadas pelo próprio psd.
Sujeitou-se este candidato á humilhação pública de ser por duas vezes preterido na distrital. Será o candidato repescado. O candidato da exclusão de partes.O candidato das sobras. Onde o caro anónimo vê boa vontade eu vejo uma birra vaidosa solitária e suicida. Onde vê renovação eu vejo estagnação.
Isto revela claramente que em mondim o psd está moribundo e sem massa critica. Sobram como sempre os "yes man". Aqueles que não fazendo nem representando nada estão sempre de acordo com tudo. Caro anónimo, pobre daquele que inveja uma coisa assim.
eu voto engº(camara) dr(ª)assembleia, prof(ª) freguesia.Agora adivinhem em quem voto nas autarquicas em Mondim?
Quem engenharia nos arranjaram!!!!!!!!
O Engº Ribeiro como dizem pode não ser um bom candidato, vai ter uma derrota estrondosa. Então qual é o problema? Se não é forte candidato não têm que se preocupar com ele, ou será que na realidade ele veio reacender o medo da derrota de á 4 anos por parte do Ps. Neste mesmo blog, provavelmente os mesmos de agora já cantavam vitória e depois deu no que deu.
Onde esteve o PS local estes 8 anos? Tirando os debates da autoria e muito bem do Paulo Mota, na qualidade de presidente da JS, foi uma perfeita nulidade, e não me venham dizer que não fizeram porque não puderam, pois isso só cola em pessoas menos informadas, ou que não querem ver o obvio.
Uma vitória o Engº Ribeiro já conseguiu, o facto de os estar a incomodar...
Quando falam do PS como os grandes salvadores da pátria, provavelmente pensaram o mesmo do Socrates, e o que temos? O governo que mais prejudicou os trabalhadores desde o 25 de Abril, eu disse trabalhadores, não sei se conhecem o significado da palavra...
Gostaria só de fazer um correcção,
Os debates não foram de forma alguma da autoria de Paulo Mota.
Os debates/eventos foram um trabalho da JS e do PS, muitas deles, de ambos. É de uma tremenda injustiça invocar o nome de uma pessoa nestes eventos, que qualquer pessoa de boa fé compreenderá, são impossíveis de ser levados avante por uma pessoa só.
Não teria dificuldade em invocar aqui uma mão cheia de nomes, que muito contribuíram para esse trabalho. Mas certamente alguém ficaria para trás, e estaria a cometer o mesmo erro que o comentador anterior.
Quanto ao PS, mesmo nos eventos da responsabilidade exclusiva da JS, teve a capacidade de os apoiar, ajudando com a isso ao surgimento de novas pessoas num projecto que dura há 4 anos e que resulta na distribuição de inúmeros JSs nas listas do PS em lugares elegíveis.
Não será este um "modus operandis" que todos ansiamos?
Quatro anos de trabalho com uma consequente renovação das listas que agora se apresentam?
"O Francisco Ribeiro só é o candidato do PSD por quatro razões:
1.ª) O Fernando Pinto assustou-se com o resultado das sondagens que ele próprio encomendou;
2.ª) Falhou a coligação do PSD com o CDS, depois de várias reuniões entre dirigentes dos dois partidos;
3.ª) O Professor Avelino não aceitou candidatar-se;
4ª.) Não havia no PSD mais ninguém disponível para avançar.
(Fonte bem informada)"
(Dito por anonimo 19 de Julho 23:53)
é de facto uma reflexão clara e concisa, pode pecar por não ser totalmente precisa quando se refere às negociações entre PSD - mais concretamente entre Fernando Pinto - e o O CDS. Isto porque apenas existem suspeitas e não evidências.
Quanto ao resto acho que as conclusões do dito anónimo são inevitáveis.
Quanto ao prognóstico do anónimo de 20 de Julho embora pareça não resultar de nenhum procedimento cientifico, deixe-me que lhe diga que não é de todo descabido, pelo contrário. Parece-me lógico que o PP vai aumentar a sua votação mas irá consegui-lo mais à custa do PSD do que do PS. o que deixa este último numa posição mais favorável. No entanto há que levar em linha de conta os possíveis efeitos que as eleições legislativas possam ter na votação autárquica. Embora esta relação seja comummente negligenciável não estou certo que isso venha a acontecer, pelo menos de forma tão evidente desta vez. O que pode favorecer a candidatura do PSD tirando assim proveito do voto de protesto.
É a politica........
Joaquim Pires
De alguns comentários que vou lendo, verifico andar por aqui quem ande a dormir ou julgam que os outros andam a dormir.
Não vou discutir candidatos, primeiro porque todos me merecem total respeito e segundo, não partilho o modo de vida daqueles que em total arbitro fazem do roto um senhor e do senhor em roto.
Assim, limito a minha análise a parâmetros objectivos.
Gostemos ou não, o PSD é o partido que em Mondim tem maior número de votantes. É um facto!
Toda a gente aqui sabe que o PSD em Mondim nas eleições europeias ganhou em todas as mesas de voto.
Toda a gente sabe que o PS, por exemplo na Fervença, teve um voto! Sim, não é engano, teve um voto!
Sei que vai haver quem diga que as europeias não são referência. Mas, ou estão enganados ou querem enganar os outros.
As europeias dizem quem é que independentemente dos candidatos vota e em que partido vota. Quem vota nas europeias vota sempre, e sempre da mesma forma. Vota-se pelo partido, independentemente do candidato. Ou seja, identificam a "família" de cada partido.
Assim, à partida, ninguém de uma forma séria pode dizer que o PSD em Mondim será segundo ou terceiro na corrida à vitória na Câmara Municipal. O PSD, queiram ou não, à partida é primeiro.
Dizer-se o contrário, é partilhar o absurdo!
Em segundo lugar, parece-me que ficará o PS.
Digo isto, porque o PS ficou em segundo há quatro anos.
No entanto, há hoje dados novos.
Se o PS hoje poderia estar em melhores condições que há quatro anos atrás, não está.
Lembro que durante quatro anos as únicas figuras que tiveram visibilidade executiva (Presidentes de Junta de Mondim e Vilar) estão agora do lado do CDS e PSD, respectivamente e como candidatos.
Toda a gente sabe da importância dos candidatos a presidente de Junta numa eleição para a Câmara Municipal.
Aliás, neste campo, indiscutivelmente o CDS é o que melhor se apresenta. Por sua vez, o PS é o pior deles todos.
Veja-se, o CDS dos oito candidatos a presidente de Junta apresenta quatro que são actuais presidentes de Junta (Atei, Bilhó, Campanhó e Mondim).
Por sua vez, o PS não tem nenhum candidato a presidente da Junta que esteja em funções.
Mais, há outro dado que tenho por certo. Há quatro anos o PS quase que absorveu o grupo dos contestatários ao poder.
Hoje, tal grupo irá repartir-se maioritariamente entre o PS e CDS. Ambos disputarão o mesmo eleitorado.
E hoje, o CDS até pelos presidentes da Junta que tem nas suas listas, terá mais condições de sucesso junto desse eleitorado, o que não sucedeu há quatro anos.
Por estes motivos, para mim é certo, o PS atingiu um pico hà quatro anos, e agora com a perda de dois presidentes de junta; com a concorrência do CDS e com a renovação do PSD, o PS está em claro declino.
EU NÃO TENHO DUVIDAS, O PS NÃO GANHA AS ELEIÇÕES!
Registem este comentário e em 11 de Outubro falaremos.
Por fim, e em terceiro lugar aparentemente poderá estar o CDS.
Mas acredito, que pela estrutura que tem ao nível dos presidentes de Junta, pela queda de que falei em que se encontra o PS, poderá surgir aqui a surpresa, cuja dimensão neste momento em consciência não me atrevo a prever, mas se à partida o CDS se posiciona em terceiro lugar, não posso excluir a possibilidade séria de chegar ao segundo.
Por estes motivos, o meu prognóstico, assente apenas e tão só em dados objectivos, é de que as próximas eleições para a Câmara Municipal de Mondim, têm à partida um vencedor que é o PSD. O CDS poderá chegar a segundo e o PS, que está fora da corrida à vitória, muito embora possa manter os dois vereadores, poderá perder um para o CDS, que assim, atingirá dois, em função da luta que se travar na disputa dos votos do grupo de contestatários.
Se isto não se confirmar, em Outubro estarei cá a dar a mão à palmatória. Mas, objectiva e sinceramente, não me parece.
Não se aceitam mais comentários contra Francisco Ribeiro.
Sera que já não há militantes do PSD em Mondim de Basto ou não se sentem bem em defender o candidato do seu partido? Vá comecem a enviar também os vossos comentários a ver se as coisas ficam mais equilibradas. Ainda acreditam na candidatura de Francisco Ribeiro para ganhar ou é só para que conste?
Ao anónimo das 12:45
Então vá dando a mão à palmatória já, a não ser que o PSD aposte noutro candidato que não o Francisco Ribeiro. Vejamos, a sua análise parte do pressuposto que os eleitores vão votar com a mesma tendência das europeias. Está enganado, nas europeias votava-se contra o governo PS, por mim falo e outros o fizeram. Então nessa lógica agora vai votar-se contra o Executivo camarário actual (anterior) e daí o Francisco Ribeiro não pode lavar as mãos, uma vez que também dele faz (fazia) parte. O número de militantes do PSD fica muito aquém do número de votantes nas europeias, por isso não é certo que a votação seja igual. Imaginem só alguém dar como exemplo a Fervença, com 1 voto para o PS ... é necessário assentar os pés na terra. Se for por essa tendência também se pode dizer que a subida que o PS vai ter na Fervença, para as autárquicas, cerca de 400 ou 500% (basta ter 50 votos, o que não é difícil)se verificasse nas outras mesas de voto demonstra que a sua análise não tem solidez. Parte da sua análise faz dos eleitores uns coitadinhos que apenas votam no partido e isso não vai acontecer, consulte o blog do Bruno Ferreira para constatar que o mais importante é o canddato e, por esse lado, o Francisco Ribeiro não recolhe essa preferência tão arrasadora como parece fazer crer. No seu lugar, já que parece ser apoiante da candidatura de Francisco Ribeiro, iria ajudá-lo a elaborar as listas que deve ser preciso. Pelo lado dos candidatos a presidente de junta a que o sr. faz referência não me parece que o PSD esteja muito bem servido, posso aproveitar para perguntar se é só com o presidente de junta que foi, nas últimas eleições, eleito pelo PS, que pretende ver reforçada a votação no PSD. É bem claro que as juntas de freguesia são uma base importante e por esse lado não me parece que o PSD esteja bem servido, a não ser que haja muitas surpresas e os candidatos que parecem estar na calha não se confirmem e em seu lugar apareçam outros com mais possibilidades. Por mim, o Francisco Ribeiro não tem essa base tão forte como o comentador tenta justificar. A 12 de Outubro faremos então o balanço e espero que para além de dar a mão à palmatória dê também a cara, revelando a coragem que parece ter.
O anónimo não percebe que as pessoas separam as eleições, Europeias, Câmara, Freguesia e Assembleia?
O que chama de pico do PS foi conseguido com nenhum presidente de Junta eleito, e sem lista, por exemplo, no Bilhó. Parte portanto o PS para a luta neste momento em melhores condições portanto. E segundo a sua l,ógica o facto do CDS nao ter candidato em Ermelo e Vilar (???), deixa o CDS em maus lençois. Já para n falar nos presidentes eleitos que sempre estiveram do lado de Fernando Pinto mesmo estando na lista do CDS.... como será este ano?
Considero no entanto que o PSD é com ou sem fernando pinto um forte candidato junto com o PS.
Se o psd teve a grande vitória nas europeias deve-se ao facto de terem apresentado candidatos integros e capazes. Comparar a dinâmica do Rangel á fragilidade de Franscisco Ribeiro é pura fantasia. Comparar a força e a determinação com que Ferreira Leite e o partido apoiaram o seu candidato às europeias e os episódios humilhantes das tentativas de alguidar por duas vezes chumbadas de Francisco Ribeiro é comparar alhos com bugalhos. Se a posição do psd é ser o maior partido em Mondim não será certamente por mérito próprio local. Não baixar os braços é muito diferente de andar em bicos dos pés. Não baixar os braços é apresentar aos cidadãos trabalho por si desenvolvido na vereação durante o periodo para que foi eleito e não apenas para ficar lembrado como o vereador que se demitiu quando finalmente reparou que ninguém o acompanhava. Afirmar que o modelo ideal de gestão e de trabalho para Mondim é aquele que se praticou neste passado recente é expor-se ao ridiculo e querer muito pouco ou nada para Mondim. Respeito a sua opinião mas respeito muito mais a opinião generalizada daqueles que afirmam, e são muitos,que Mondim adormeceu nos ultimos anos e foi notóriamente ultrapassado por todos. Eu, tal como o partido, não reconheço qualidades de gestão em Francisco Ribeiro. O psd por força das circunstâncias teve que engolir o sapinho mas o psd também sabe que nem todos o irão engolir. Hoje em dia catalogar as preferências de voto dos eleitores apenas nessa lógica de aficion futebolística é no minimo insultuoso . É afirmar que não temos capacidade para pensar. E isso parece-me de facto redutor. Acrescento para finalizar e vincar a minha opinião que pelo trabalho que tenho visto noutros concelhos "laranjas" por esse país fora não me aflige em nada as vitórias do psd. Apoquenta-me sim a hipotética vitória do ex-vereador em causa.
Ao anónimo das 14.54h, por acaso não é de cá? Se é não parece, dizer que não é dificil o PS ter 50 votos na Fervença é de rir, faz ideia qual o nº de eleitores nessa mesa?
Quanto ao facto de o nº de eleitores votantes nas Europeias ser diferente do nº de militantes do PSD é verdade , mas verdade em sentido contrário são muitos mais, pois como deve saber a abstenção foi de 70%, e nestes 70% há muitos PSD.
Quanto ao EngºRibeiro fazendo parte do executivo não era o executivo, não cabendo todos no mesmo saco, só quem não conhece as pessoas...
Com a apresentação do candidato do PSD, Francisco Ribeiro, a política em Mondim voltou à normalidade. Os 2 grandes partidos irão disputar as eleições, com vantagem neste momento para o PS, e o CDS acabará naturalmente por ficar no seu lugar, ou seja em 3.º lugar. Apesar do CDS querer por-se em "bicos de pés" a sua reduzida dimensão não permite que este faça mais. Bem podem dizer que estão "fortíssimos", mesmo que das 8 freguesias ainda só tenham listas em 4 (Atei, Mondim, Bilhó e Campanhó)... Bem podem dizer que é uma lista de luxo, mesmo que tenham convencido o Dr. Gutinho no 2.º lugar, sabendo que nunca assumiria o lugar de Vereador...Votar no CDS é mais do mesmo...É perpetuar os interesses instalados na câmara. Senão acreditam vejam bem as pessoas que estão na candidatura do CDS...Já agora em que partido o Fernando Pinto irá aconselhar o voto? Veremos com o passar do tempo e tudo ficará mais claro.
PSD ganha as eleições e o CDS fica em segundo lugar? Bom só mesmo quem não andar na rua e não conhecer a realidade do concelho. Confundir o desejo com a realidade é um erro frequente!
Já agora, foram realizadas duas sondagens ou estudos de opinião: os resultados? Na primeira sondagem numa das questões os inquiridos eram chamados a pronunciarem-se sobre uma eventual coligação...Resultados não são públicos, mas aquilo que se ouve é que o PS está à frente em todas as sondagens...Será verdade? Se for lá se vai o sonho do CDS na vitória...
Com Francisco Ribeiro qualquer prognóstico de vitória para o PSD só pode servir para distrair. Nunca o PSD ganhará com Francisco Ribeiro.
Uma vez que ninguem dá força ao Francisco Ribeiro, nem mesmo os seus associados da Concelhia, está mesmo muito mal.
Ontem dia 22 - feira em Mondim de Basto tive oportunidade de ouvir lamúrias.
Eu que sempre fui do PSD desde o Tempo de Francisco Sá Carneiro, agora vou votar no PS, então vai este Senhor para candidato do PSD, desculpem mas devem estar ceguinhos, eu não voto nele, quero lá saber que seja PSD, aqui na minha terra o que conta é a pessoa, é a pessoa que me resolve os problemas, ou então alugamos uma camioneta e vamos directos a Lisboa, e depois alguem tem que mos ouvir. Isto foi o que ouvi de alguem que vem da maior aldeia do Concelho de Mondim.
Tirem as v/ conclusões.
Pronto! Já há candidato à camara pelo psd.Agora assembleia? Junta de freguesia?Tas-se a ver que vem alguem da capital do pais representar Mondim?
Dentro de dias vai abrir mais uma edição da FEIRA DA TERRA.
Não tenho duvidas que é o evento mais barato e com maior sucesso da região de Basto.
POR ACASO SABEM QUEM O LANÇOU E LHE DEU VIDA?
Este é apenas um exemplo.
A seu tempo lembrarei mais.
ao anonimo das 22 julho 21.10
Está tão enganado, vai ser publicada!!!!!!!!!!!!!
Aqueles que acham que é possível ligar os resultados das eleições nacionais com as eleições locais (autárquicas), tomem nota destes dados: Em 2005 o PS teve na freguesia de Vilar de Ferreiros, 450 votos! Em Ermelo 220 votos!Mesmo que o PS desça ligeiramente a votação nestas eleições, o que é pouco provável, em Vilar fica sempre á frente do PSD (300 votos há 4 anos) e então do CDS, nem se fala, já quem em 2005 ficou apenas com 40 votos! O PS em Ermelo ficará sempre "colado" ao PSD, e o CDS terá de "descolar" dos 12 (disse bem, 12!) votos de 2005, para chegar aos calcanhares do PSD e PS que tiveram na ordem dos 270 e 220 votos, respectivamente...
Outro dado importante: nas freguesias de Mondim, Atei e Vilar o PS tem sempre bons resultados nas eleições nacionais... Mesmo nas últimas a diferença em relação ao PSD, nestas 3 freguesias, foi mínima.Aliás, numa mesa de Vilar o PS perdeu apenas por 6 votos, para o PSD.Também é importante considerar que os votos de protesto do Bloco de Esquerda e alguns da CDU das últimas europeias irão para o PS em Outubro.Se nas mesas urbanas somarem os votos do PS e do BE a vitória do PSD não é assim tão grande. Alías se repararem em concelhos com câmaras PS (Alijó, Murça, Montalegre...) O PSD também ganhou folgadamente e agora não ganhará essas câmaras. O Mesmo sucederá em Mondim.Há muitos eleitores do PSD, que votam PSD em elições nacionais e que votarão PS em Outubro.
O PS está " em alta" nas freguesias da montanha e arriscaria a dizer que em relação a 2005 irá subir a votação, sobretudo em Ermelo (onde o CDS não terá lista para a junta), Bilhó e Atei. Se conseguir aguentar, ou descer apenas ligeiramente, em Mondim ( onde o CDS subirá à custa sobretudo do PSD) e Vilar, dificilmente descerá abaixo da fasquia dos 2000 votos..O cenário desta vez é mais favorável ao PS que mantém o mesmo candidato.
Ora neste cenário,mais que provável, os 2900 votos (o PSD teve 2200 votos em 2005 e o CDS 700) restantes repartir-se-ão pelo PSD e CDS...Mesmo que essa repartição seja igual, o PSD e o CDS ficarão na casa dos 1400, 1500 votos. É só fazer as contas.
Afinal o Francisco Ribeiro perturba muita gente.
Essas criticas sem nexo so lhe estão a dar vantagem.
Não sou contra quem muda de partido cada um sabe de si, mas meus amigos não são estes candidatos do ps ou cds que me fazem mudar e acreditem somos muitos os que não mudam, se mais não fosse, basta ver o governo PS que nos dá porrada todos os dias.
PSD SEMPRE.
se o q conta é as pessoas nao sei como votar ps resolve o teu problema!
eu voto em branco.
ja agora, tem-se dito aqui mto mal do sr Fernando Pinto, que ele vai ser candidato, q é uma estrategia, q ele é mestre nestas coisas, etc...
a minha pergunta, como pessoas educadas q penso q sao, se ele n for candidato, vao pedir-lhe desculpas?
Um conselho aos apoiantes de Francisco Ribeiro, ajudem-no a formar as lista para as juntas de freguesia, para a Assembleia Municipal e para o executivo, em vez de perderem tempo a fazer comentários que não convencem os eleitores. Os comentários que fazem a seu favor só o ajudam a perder mais depressa e eu não queria, porque também sou PSD (mas não voto nele). Se não tiverem ideias para o ajudar, juntem-se a ele (não sei se os comentadores que o defendem chegam para completar as listas aos vários órgãos?). Vá lá, a esperança é a úlima a morrer, isto quando ela ainda está viva.
Todas as opiniões são validas desde que não visem o insulto e a maledicência. É também verdade que uns têm mais capacidade de analise e de transmitir os seus pensamentos de de forma clara e objectiva. Já li aqui neste blog bons artigos, de gente que se calhar nunca assumiu cargos políticos nunca esteve ligado a nenhum partido, nunca esteve dentro da tão badalada maquina partidária. Seja lá o que isso for,mas não me parece nada de bom, adiante!!!!
Um claro exemplo de lucidez é aquele aqui apresentado por um anónimo mondinense (22 Julho, 2009 18:06)
A candidatura do Sr. Ribeiro é a tradução clara do que se transformou a politica no nosso pais. Este processo de escolha do candidato do PSD que para não ser brejeiro vou dizer apenas que é uma fraude, põe a nu a carne podre da politica. Digo isto com grande pesar. Mas não podia deixar de desabafar, sou PSD mas não me revejo nesta fraude, na pequenez dos homens (alguns até bem grandes mas apenas massa física)e na falta de pudor.
Minguem poderá em bom juízo por em causa a profunda "fé" na social democracia e é com revolta que pela segunda vez não vou votar no meu partido. Fico triste mas também aliviado por contribuir para que esses "cowboys" da politica possam de uma vez por todas serem excluídos de assumirem a mais inócua das interferencias nos destinos da minha terra.
Não gosto de fazer juízos de valor muito menos de proferir ataques pessoais mas como Trasmontano gosto de chamar os bois pelos nomes.
a postura do actual presidente da comissão politica do PSD SR Ribeiro representa toda a corja que se tem servido da politica, só estão na politica porque dela é possível extorquir qualquer coisinha. Depois da desconsideração de que foi alvo por parte da Distrital do PSD de Vila Real onde foi ultrajado não teve pejo nem respeito por si próprio e anuiu a resolver um problema criado pelo Sr Fernando Pinto SR como quem diz isto porque chamar senhor a esta gente é só mesmo por força do habito. Esta ambição desmedida e doentia em ser presidente da Câmara revela a personalidade deste dito Engº. A pobre alma ainda não viu que os que o vão apoiar são aqueles que já tiraram proveito da dita máquina partidária e alguns que ainda acreditam que dela podem beneficiar e outros que juraram amor eterno ao partido e não separam o trigo do joio. Mesmo depois de saber das jogadas de bastidores encenados pelo sr Fernando Pinto, da hipótese de coligação - ainda que negada pelo CDS, como convém nestas coisas - Mesmo depois de saber que o estavam a tramar ele aceita ser candidato. Onde está a verticalidade, a honra, a verdade que essa gente anuncia em fulgorosos comícios. Isto levar-nos ia para uma discussão mais profunda sobre o estado da democracia portuguesa mas isso fica para outra altura.
Peço desde já desculpa pela extensão do meu desabafo. O que desejo muito sinceramente é que o Sr Ribeiro tenha a inteligência suficiente depois da derrota que a sua teimosia vai infligir no PSD pensar. Aconselho-o a fazer um retiro espiritual no Tibete.
Em frente "companheiro" que o dia 11 de Outubro te abra os olhos.
D`ARIE
Dizer, neste momento que PSD "...é o maior partido em Mondim..." é apenas a confirmação da realidade, enquanto o CDS e o PS parecem estar unidos e a sua campanha avança, o PSD está tão dividido que Francisco Ribeiro ainda não se vê a fazer campanha. Não será por estar sózinho? A única conclusão que parece válida é que os do PSD querem que Francisco Ribeiro prove o seu próprio veneno, por ter aceite Fernando Pinto nas listas do PSD, em 1997. Nesse ano o PSD ganhou as eleições e o CDS ficou em segundo lugar, agora o CDS vai ganhar as eleições e o PSD, com sorte, ainda vai ficar em terceiro lugar. Vai ser agora que Francisco Ribeiro vai aprender o que é estar sózinho na oposição. Também nem que o PSD fique em segundo, estar na oposição com a ajuda do Vitor Costa, fará grande trabalho, até por que os militantes não lhe perdoarão a derrota e dificilmente estarão ao seu lado. Certo é que alguém há-de pagar as favas.
Porquê tanta má vontade contra o "Chiquinho"??? Afinal ele é o único mondinense com coragem de dar a cara pelo PSD à Câmara. Afinal parece que ninguém queria assumir as rédeas do partido... Só ele. E ufa! Ainda bem temos vencedor (de juízo!)
Certo dia um casal de namorados, decidiu casar, mas antes de consumar o acto, o rapazito decidiu falar c/ a futura sogra:
Dª Arminda vou casar c/ a sua filha, mas, gostava de saber mesmo o que ela sabe fazer, desculpe lá estar a fazer esta pergunta, mas sabe como é!
A futura sogra, pensa, pensa e passados minutos diz:
sabe fazer meia, sabe fazer meia, sabe fazer meia, sabe fazer meia, sabe fazer meia....... sabe fazer meia,,,,,
Será que temos mesmo?
O Sr Fernando Pinto está mesmo decidido?
Vila Real já decidiu?
O Francisco Ribeiro de facto não mobiliza muita gente, é verdade! Espero que o PSD não se comporte como o CDS que é uma espécie de "albergue espanhol" onde cabem todos! O Fernando Gomes portou-se como um jogador de futebol em final de contrato e saiu de um grande partido (o PS) onde poderia ter futuro político para um micropartido onde certamente não terá grande futuro. Esqueceu-se dos "valores"(valores morais, claro) e da ética e mudou-se, ou melhor vendeu-se! Em democracia mudar não é crime nem censurável, mas às vezes a forma como se muda e os motivos que estão na origem dessa mudança esses sim são censuráveis. O Fernando Gomes deveria ter abandonado a junta ( e já agora deveria ter prescindido dos 700 euros mensais que aufere na junta) pois só assim teria dado uma prova de não estar agarrado ao poder e de não estar na junta para assegurar um vencimento pois é a sua única fonte de rendimento.O povo julgará esta atitude. Agora é a vez do Rafael Leite, ex. líder da JSD. Este jovem a quem só mesmo António Martins reconhece valor esteve na JSD, conseguindo um emprego na autarquia. Antes disso ofereceu-se ao PS que não esteve para ser comandado pelo António Martins:Um militante e antigo candidato da CDU que agora é o mentor político do CDS.A semelhança entre a CDU (partido de extrema esquerda e o CDS (de extrema direita)é só mesmo as duas primeiras letras! Estas tranferências demonstram que o CDS é um partido em desespero, que entrou a toda a força pensando que iria ganhar a câmara, mas que agora se depara com a triste realidade de ser "empurrado" para o 3º lugar atrás dos grandes partidos (PSD e PS).Para o CDS vale tudo: mudam de cartaz e de slogan...espalham cartazes por tudo quanto é lado para tentarem dar uma imagem de força iludindo os eleitores, inventam resultados de sondagens que não fizeram para enganar as pessoas, usam descaradamente um jornal pago pela autarquia, recrutam candidatos noutros partidos...Para quem pretendia dar uma imagem de renovação política o CDS tem-se comportado como um candiatura "que não olha a meios para atingir os fins".È pena que um candidato jovem como o Eng.º Lúcio ande tão mal rodeado. Mondim não tem nada a ganhar com este tipo de atitudes.
Ainda não vimos aqui nenhum comentário sobre os candidatos á Junta de Mondim, aquela que tem mais eleitores e onde se decidem as eleições!Para já temos o Joaquim Ramos pelo PS e o Fernando Gomes pelo CDS. Fala-se que José Augusto Gonçalves poderá ser o candidato pelo PSD.
O resultado para a junta de Mondim condiciona o resultado para a câmara, pois Mondim tem praticamente metade dos eleitores do concelho.
Fernando Gomes fez um bom trabalho na junta? Alguns dados: logo que tomou posse em 2005 quais foram as duas primeiras medidas do Fernando Gomes? Em primeiro lugar decidiu ficar a tempo inteiro ganhando por mês 1400 euros. Como não tinha, nem tem nenhuma outra fonte de rendimento, viu na junta uma possiblidade de ganhar um bom vencimento mensal. Só num mandato o Presidente da Junta ganha cerca de 80 000 euros! Já fizeram as contas às obras que se fariam com esta verba?
A segunda media que tomou: meteu piso numa estrada no lugar de Campos. Esta obra, embora necessária, é incomportável para a junta e foi tomada com muita irresponsabilidade, porque a quem competia fazer a obra era à câmara, obviamente!
Com estas duas medidas, Fernando Gomes, hipotecou irremediavelmente as finanças da junta. Não fosse o Tesoureiro da Junta, Joaquim Ramos, e a junta estaria neste momento sem dinheiro para pagar aos funcionários.O que se exigia da junta é que fizesse obra. Em vez disso Fernando Gomes optou por transformar a junta numa espécie de "comissão de festas". Não fez praticamente nenhuma obra, limitando-se a organizar caminhadas e outros eventos pagos pelo orçamento da junta, como: A primeira edição do Contar,cantar e Pintar Mondim que ficou caríssima à junta (reparem que a segunda edição foi uma sombra da primeira) ou o beach Ball no Rio Tâmega.O Contar, Cantar e Pintar Mondim, serviu sobretudo para se promover a ele seus actuais amigos do CDS-PP.
Fernando Gomes, usou a junta para se promover e candidatar-se a Vereador da cultura, como várias vezes defendeu o seu mentor político, António Martins.O PS não aceitou a chantagem e ele saiu zangado para o CDS.
Joaquim Ramos sempre controlou os desvarios despesistas do Presidente da Junta, e a ele se deve o contolo financeiro da junta...Com rigor conseguiu evitar que a junta estivesse neste momento na "falência".Joaquim Ramos é indiscutivelmente um bom candidato, com muitas hipóteses de ganhar, com provas dadas, se conseguir demarcar-se desta gestão irresponsável e leviana do actual presidente da junta. Ao candidato do PSD resta fazer o seu percurso e mostrar o que vale, apresentando propostas para o futuro da freguesia. Um candidato do PSD é sempre um potencial vencedor, pela expressão do partido.
Espero que o verdadeiro PSD apareça e apoie esta candidatura à CM de Mondim, parece-me claramente, embora se pense que não,que é a candidatura da mudança. Espero que as pessoas não se deixem iludir com a intoxicação que se está a tentar fazer com o único objectivo de manter tudo como está. O PSD vai dar uma prova de união como nunca e vai ganhar estas eleições.
Caro anonimo das 28 Julho, 2009 13:57 queira me esclarecer tanta animosidade em relaçao ao Fernando Gomes e tanto apoio ao Joaquim Ramos? Quer um Presidente que controle as contas da Junta (e muito bem) e que nao faça nada pela motivaçao dos residentes em Mondim? Qual o plano de actividades que estao a pensar efectuar? Se é para continuarmos com a mesma "Pasmaceira" que esta camara nos habituou nao vale a pena. Camara porque nada fez durante 4anos, o Fernando foi a unica pessoa que tentou dinamizar alguma coisa em Mondim de Basto.
Ja agora, quem elaborou o programa de festas de Mondim? Como é possivel no Sabado a festa terminar logo a seguir ao fogo de artificio (mandando as pessoas para casa quando o dia seguinte era de descanso) e no domingo, a seguir ao Ze´Malhoa, ainda continuar o grupo Orquestra?
Porque nao dinamizar os Fins de Semana em Mondim nesta altura de Verão? Nao se passa nada... Em vez de criar a Feira da Terra durante 4dias porque nao se cria varias feiras durante varios fins de semana? Por exemplo, Feira do linho, feira do vinho, feira dos enchidos, feira do gado, feira gastronomica... etc!! Lembro me de uma vez da Festa Mediaval porque nao continuar?
È so a minha opiniao e que daria mais movimento a Mondim!!
Paulo Mota e Miguel Borges, guardem todas as ideias que aqui aparecem e transmitam aos "Vossos Superiores".
Poucas sao as pessoas que integram as listas (CDS, PS, PSD) que vao para lutar/dinamizar por Mondim a 100%. Todas concorrem pensando "primeiro EU depois Mondim".
São todos iguais!!!!
É claro que anda muita gente atrás da mama... e será sempre assim!
Quanto ao candidato do PSD, falam falam mas também ninguém apresenta alternativas...
Eu sinceramente não acredito muito neste PSD, mas como dizia o outro: "prognosticos só no fim do jogo" e nunca se sabe... E se calhar o homem com mais algum poder de decisão não se sabe se não poderá fazer um bom trabalho.
O PS também ía ganhar as Europeias com alguma vantagem, e foi o que se viu...
Concordo, embora não totalmente com o anónimo de 28 Julho 2099, 13:57.
Antes de mais devo dizer que sou simpatizante do PS, embora não militante. Dizer que Fernando Brasileiro fez uma gestão irresponsável será exagerado e injusto, parece-me.
No entanto o trabalho de Fernando Brasileiro à frente da junta ficou muito longe das expectativas.Fernando Brasileiro (FB)defraudou, em parte, as expectativas daqueles que nele confiaram. Fez pouca obra e usou a junta para se promover.
Reconheço no entanto que as caminhadas, são boas iniciativas. Mas uma junta não pode limitar-se apenas a organizar caminhadas.
Relativamente à sua transferência para o CDS aí devemos reconhecer que FG não esteve á altura das suas responsabilidades.
Os simpatizantes e os militantes do PS não lhe irão perdoar esta atitude. Por mais que se esforçe em dizer que é independente, FG está ligado de corpo e alma a um partido político.
Como a maioria dos simpatizantes e militantes do PS, que o ajudaram a eleger há 4 anos, desta vez não votarei em Fernando Brasileiro, por duas razões:
- Não me identifico com o CDS-PP e nunca votaria num partido de extrema direita;
- Não gostei do comportamento do Fernando Brasileiro.
Está enganado quem pensa que o Fernando Brasileiro vai levar os votos do PS e da esquerda para o CDS.
Enviar um comentário