segunda-feira, julho 20, 2009

Para reflectir...



Tenho acompanhado com muita atenção o que escrevem os autores dos blogs, para os quais vos deixo as respectivas ligações.

Este acompanhamento, fez-me olhar de uma forma completamente distinta para a linha do Tâmega.

Numa sociedade que procura urgentemente uma alternativa às energias baratas que nos proporcionam um modo de vida assente no transporte particular, o transporte colectivo ferroviário, apresenta-se como uma das possíveis soluções. No nosso caso, preparamos-nos para a curto prazo pregar mais uma "machadada", nessa possível via (ferroviária) de futuro, com a transformação do percurso numa pista para bicicletas.

Que o vídeo desperte a vossa atenção... merece! Mas não deixem de ler alguns dos textos sobre o assunto presentes nos blogs a que vos "ligo".

O Mal Maior
Remisso
Avenida Central

16 comentários:

Anónimo disse...

muito obrigado por este delicioso video.
Sobra o conforto das saudades nesta dura realidade. Pouco me enganarei dizendo que o custo do tgv lisboa porto dava para resssucitar todas estas linhas bárbaramente aniquiladas. São situações como esta e outras deste calibre, que nos obrigam a permanecer no fundo negro da velha europa. Resta-nos o fado.

Anónimo disse...

Ver este "super 8" ensopado de nostalgia ajuda-nos a relembrar erros cometidos no passado e que tanto nos hipotecaram o futuro.
Não resolve nada mas esquecer é morrer.

Anónimo disse...

gostei de ver aquela máquina que hainda hoje pudia estar a foncionar mas inflizmente tuo acaba com a politica de itreçes

Anónimo disse...

Foi a esta realidade que os dois grandes partidos votaram Mondim com o estrangulamento absoluto, deixando ir embora a linha do Tamega. Mas naturalmente tem particulares responsabilidades as pessoas com rosto que estiveram à frente do Município, desde o Eng. Francisco até ao Sr. Pinto de Moura

Anónimo disse...

Matei saudades do tempo em que o comboio passava em Mondim de Basto. Mas ao mesmo tempo senti tristeza lembrar que o responsável por ter acabado também foi o Fernando Pinto. Mesmo depois disso o PSD foi buscá-lo para as suas listas, foi o primeiro tiro no pé, agora segue-se outro, vai candidatar o Francisco Ribeiro e este vai acabar com o Partido. Começam a ser asneiras a mais para um partido que nunca conseguiu ser poder em Mondim de Basto, a não ser através de um candidato de fora do PSD. Até 11 de Outubro, à confirmação da derrota de Francisco Ribeiro.

AtoMo disse...

Mais do que apurar responsabilidades, é importante reflectir sobre o futuro.... era esse o desafio!

A lista de responsáveis é imensa, começa no político que optou por determinado caminho e acaba no comum cidadão (onde me incluo claramente) que adoptou com todo o prazer um modo de vida que lhe foi/é oferecido.

É, ou não, a ferrovia uma via de futuro? É ou não a ciclovia uma boa solução para a linha do Tâmega?

É esta a discussão que decorre de forma pouco visível, atendendo ao seu elevado interesse, o que realmente importa neste momento.

Como diz um comentador e bem, o dinheiro do TGV, que liga Porto a Lisboa, é suficiente para reactivar em segurança inúmeras linhas deste meio de transporte colectivo.

Depois é necessário atender ao seguinte: as soluções energéticas apontadas como alternativa ao petróleo, combustível do nosso meio de transporte, assentam todos na energia eléctrica. A grande luta neste momento é autonomia proporcionada pelas actuais baterias. O caminho de ferro, socorrendo-se dessa energia alternativa (electricidade) dispensa esse "calcanhar de Aquiles". É alimentado directamente sem recorrer a baterias que lhe limitam a dita autonomia.

Acredito na capacidade de inovar/inventar, mas à luz dos nossos dias, esta parece ser, a verdadeira alternativa ao mais que expectável fim da energia barata.

Ou há luzes para um caminho distinto? Será o automóvel eléctrico o futuro, mantendo-se o meio de transporte particular como a regra? É outro caminho apontado....

Anónimo disse...

http://avenidacentral.blogspot.com/2009/07/o-tamega-ii.html

Vítor disse...

A electricidade não é alternativa a nada.A grande maioria é produzida através de combustíveis fosseis (carvão, gás natural, etc) e com um rendimento de transformação baixo. Se tivéssemos energia nuclear talvez fosse solução.

Não creio que quem quer que fosse que estivesse à frente da câmara de Mondim conseguisse impedir o encerramento da linha.

Anónimo disse...

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Vila%20Real&Concelho=Vila%20Real&Option=Interior&content_id=1313906

Porque nao a reabertura da linha do Tamega?

AtoMo disse...

Boas Vitor,

O facto de a produção de electricidade depender, neste momento, em grande medida dessa mesma energia barata, é mais um problema a acrescer ao role.

No entanto, e basta olhar para as movimentações da industria automóvel, a energia eléctrica é efectivamente a alternativa apresentada.

Em suma, sem combustíveis fósseis teremos que arranjar alternativa de produção de energia eléctrica para alimentar actual procura, bem como, as novas necessidades que vão advir dos novos modelos de transporte particular/colectivo, que a curto prazo prometem invadir o mercado.

Big Problem...

Anónimo disse...

O caro Vitor diz:
"Não creio que quem quer que fosse que estivesse à frente da câmara de Mondim conseguisse impedir o encerramento da linha."
Eu creio que quem estava á frente da câmara não deu o seu melhor para impedir o encerramento da linha." Porque se o tivessem sériamente
tentado, e mesmo que não desse em nada pelo menos teríamos uma certeza em vez da dúvida. A linha já lá vai. esperemos que este tipo de atitudes passivas e conformistas também.

Anónimo disse...

Como Mondinense que sou, reactivar para quê? Para continuar com meia duzia de passageiros!?
Com o dinheiro que se iria gastar, acho que é preferivel investir nas vias principais... Celorico-Arco de Baúlhe e uma ligação a Mondim. Nós precisamos em Mondim é algo que facilite o acesso para dinamizar mais a zona industrial e criar postos de trabalho.
Alguém tem ido à zona industrial de Celorico ultimamente? Muita coisa nova que por lá se fez.

E uma ciclo-via junto à baia da futura barragem parece-me muito melhor.
Por aí o povo a abater as banhas... iam ter mais gente a andar de bibliceta ou a pé do que no comboio.

F.U.

Anónimo disse...

Gostava de saber onde foram buscar a ideia de que haveria alguma hipótese de abertura da linha.
Actualmente só existem no país 3 linhs regionais, Douro, Minho e Algarve, estando fechadas linhas que de todo eram muito mais rentáveis e movimentadas. A linha como tal é mesmo para esquecer, o que defendia era a venda das estações para acabar com o vandalismo e o abandono em que se tornaram, quanto á linha ou parte dela, julgo que a ideia da pista de cicloturismo não é de todo má, apesar que não servirá tanto assim a população de Mondim, tal como o comboio já não servia quando comparado com celorico ou Arco.
Fiz viagens de automotora diárias nos três ultimos anos em que a linha funcionou, e a média de passageiros que entravam ou saiam na estação de Mondim ( lugar de Veade ), era de 5 pessoas, e já há muito que não havia comboio de mercadorias.

Anónimo disse...

Bahhh...

Vamos chamar os bois pelos nomes ou se preferirem a cesar o k é de cesar!!!
A estação e a linha ferrea vista no filme é de Veade n é de Mondim...

Anónimo disse...

Para os que dizem que estas linhas jamais teriam futuro, é ver a reportagem da SIC e a comparação que fazem com Espanha:

http://remisso.blogspot.com/2009/07/fim-de-linha.html

AtoMo disse...

Obrigado pelo link...

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