Não posso deixar de colocar neste espaço o meu enorme desapontamento pela lista que o Partido Socialista vai levar a votos.
Não pondo em causa o valor das pessoas presentes nessa lista porque concerteza que existirão neste blogue pessoas mais avalizadas para o fazer, não posso deixar de rever nesta lista, (como em qualquer lista do Partido Socialista na região) um enorme peso dos tentáculos do Presidente da Câmara de Cabeceiras e Presidente da Distrital de Braga do Partido Socialista.
Para além de não perceber a dominância desses elementos, estranho ainda mais pelo facto de Mondim, como se sabe não pertencer ao Distrito onde o Eng. Barreto é dono e senhor das candidaturas.
No entanto, percebo agora porque não queria o Eng. Humberto divulgar os nomes da lista.
Não queria porque não sabia quem lhe iriam impôr.
É uma pena, o Partido Socialista podia mesmo ser uma alternativa em Mondim e estas listas no minímo desanimam quem espera essa mudança mas não está disposto a fazê-la a qualquer custo.
quarta-feira, agosto 17, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
17 comentários:
Já que terminou o prazo para apresentação das listas, talvez fosse boa ideia publicar aqui os nomes de todos os candidatos, já que nem todos têm acesso a essa informação.
Tal como este texto, que critica os membros das lista do PS, mas como não indica quais os nomes, acabamos por ficar todos (pelo menos eu) na ignorância quanto à composição dessa lista.
Não leves a mal País Basto, mas é dificil comentar algo que não conhecemos ;)
Pena que País Basto não se tenha referido a nomes para podermos perceber porque faz tais afirmações.
Já conheço os nomes porque consultei a página do candidato do PS(já agora para quem quiser saber -www.humbertocerqueira.com) e será porque uma das candidatas trabalha de forma merecida como revela o seu currícula com o Presidente de cabeceiras? E os outros? As dezenas de candidatos que o PS apresenta também estão "debaixo dos tentáculos do Engenheiro Barreto?" E o n.º muito significativo de independentes, também? É querer dizer alguma coisa, caluniar e não ter a noção do que se diz.
E as listas dos outros partidos, País Basco? Estão todas bem? Que força revelam quando repetem sistematicamente os mesmos nomes para diferentes orgãos? Não têm mais nomes? Estão sem gente? Ou já partem derrotados e para o caso tanto faz, se não for eleito num orgão talvez entre no outro - O que é preciso é tacho.
Das listas que consultei hoje no tribunal as do Ps pareceram-me por isto as mais credíveis e parece-me que é o único que está com a convicção de ganhar as eleições.
Faço minhas as palavras do anónimo anterior
Boas! Que bom é saber que foi necessário consultar as informções fixadas no escadaria da Casa da Justiça para sabermos o nome dos candidatos dos diferentes partidos para as eleições autárquicas em Mondim de Basto. Numa altura em que se fala em poupar, financiamento de partidos e consequentes promiscuidades, Mondim dá o mote, e mostra como se faz política sem gastar dinheiro. Meus senhores só agora compreendi a vossa estratégia. Agora não se deixem cair na tentação de lançar "outdoors" e "flyers" para que toda a minha teoria perca o seu sentido.
Quanto à lista do PS, não concordo com a radicalidade do País Basto quando fala em imposição do Eng. Barreto em relação aos nomes da lista. Não acredito que a Prof. Teresa Rabiço, ou o Prof. Domingos ou o Sr. Luís Castro tenham sido impostos. Quanto à Dr.ª Cristina, que seria a única em relação à qual se poderiam levantar essas suspeitas, acho que até provas (ou sinais) em contrário será sempre uma candidata proposta pelo PS de Mondim de Basto. Não podemos fazer de conta que as jogadas de bastidor não existem e sabemos perfeitamente que o Eng. Barreto sempre soube "jogar" muito bem, a seu favor claro está, quando se falava em Terras de Basto (talvez porque o Basto se encontra em Cabeceiras), mas prefiro encarar a Dr.ª Cristina como uma (senão a única à partida) "mais valia" apresentada pelo PS para estas eleições.
O Eng. Humberto, fruto da tão falada estratégia "Socrática", apresenta-se como um candidato ganhador. A sua prestação como oposição e lider do PS Mondim nestes quatro anos classifico-a de suficiente (exigia-se no mínimo boa). Mas a necessidade urgente de encontrar uma alternativa fez dele um "depósito" de expectativas. Queremos mais, queremos algumas certezas. Foi muito bom receber um artigo seu nesta casa. Fizemos o nosso papel, comentando, questionando, propondo alternativas. Porque não nos diz o que pensa das nossas propostas. Era bom saber que tal como o "ouvimos", também o Eng. Humberto candidato nos "ouve". Marcar de uma vez por todas pela diferença e calar aqueles que afirmam que o artigo foi aqui colocado para agradar.
A Prof. Teresa Rabiço, e falo somente da candidata, apresenta-se para mim como uma desilusão. Não digo com isto que não necessitemos de pessoas como ela, mas existem cargos políticos posteriormente para preencher. Cargos ligados à área em que tem experiencia adquirida (educação, vertente social???). São áreas em que Mondim está neste momento a tentar dar os primeiros passos (excluo o serviço de alojamento de idosos da Santa Casa da Mesericórdia). Vai ser necessário correr muito para apanhar o comboio. E era aí que melhor a imaginava. Tal como ela o Prof. Domingos Duarte, formado em Educação Física. Salvaguardo a minha opinião, no pouco conhecimento que tenho das capacidades destas pessoas e acredito até à última que poderei ser surpreendido. Mas é de escolhas que aqui se fala, e nesse sentido, admito a minha desilusão.
A Dr.ª Cristina, apresenta-se com um curriculo, ao que parece, merecedor de consensuais elogios. Aparece nesta lista como a grande surpresa.
O Sr. Luís Castro Teixeira, sei que é gerente do balcão Caixa de Crédito Agrícola em Mondim de Basto, sendo também ele uma incógnita para mim.
(anónimo das 10.20)
Onde está o número "muito significativo de independentes" que falas?
Por outro lado, porque tentas provar a força da lista do PS revelando a fraqueza das outras listas? Se calhar as tuas questões em relação às outras listas demonstram exactamente o espírito de alguns Mondinenses mais atentos neste momento. Esperávamos uma alternativa e neste momento somos obrigados a votar no mal menor!
Espero sinceramente não chegar ao final da campanha com este dilema, para isso contribuirá, e muito espero eu, este dia. A partir de hoje temos rostos a quem pedir explicações. Do PS espero coragem para mostrar aos Mondinenses a sua estratégia.
Evidentemente a Cristina é o peso pesado destas eleições, pois o seu trabalho na autarquia visinha é prova bastante das suas capacidades. Todos sabemos que gerir uma Câmara não é o mesmo que estar à frente de uma escola...! Pela Cristina vou votar PS.
Olá - hum.grum, grum, até fico meio rouco, afonico, não sei se sabem o que é isso, qualdo lemos qualquer coisa que nos deixa assim.....aparvalhados, " esperavamos uma alternativa e Somos Obrigados a votar num mal menos", ista parece encomendado pelos feudais que se encontram neste momento na Camara, então já não sabemos todos da imcompetencia e falta de motivação e de projectos que as pessoas d'aquela casa têm? Não será imperativo neste momento mostrar o cartão Vermelho e correr com eles de vez e daqui por quatro anos trabalhar no sentido de se constituirem listas com gente valida de um lado e de outro!? Até já. ora bolas.
Háaaaa!!!! Já percebi!!! Então este ano vamos votar para correr com os que lá estão. E daqui a quatro anos vamos tentar arranjar alguém capaz de levar Mondim "em frente". Obrigado "anonimo das 12.55"!
Essa não é de facto a melhor forma de dicidir em quem votar. Nunca fui a favor de votar "no mal menor". Ou se vota em quem se acredita ou então não se vota.
Mas para aguentar mais 4 anos de governação da actual "gerência", até percebo que alguns encontrem no "mal menor" a forma de decidir.
Que mais alternativas há??
Denoto que há alguma perturbação pelo facto de ter que haver uma mudança de líder autárquico no nosso concelho. Não consigo é compreender a razão. Acredito que Humberto Cerqueira é capaz, mesmo que e num cenário de transição efectua-se um trabalho merecedor da confiança dos Mondinences e se não foi possível nem nas listas do PSD do PS e do PP, reunir aquilo que muitos aqui tentam definir como o melhor perfil de líder para o nosso concelho, porque não unir forças para a efectiva mudança. Um rumo novo, sangue e gente nova, com espírito empreendedor, com motivação, imaginação, rigor, gente que saiba acima de tudo ouvir e compreender nas necessidades efectivas da nossa terra, e saber como ajudar a ultrapassar essas necessidades. Mesmo que sejam elas de quadrantes políticos diferentes, o que interessa é que constitua um grupo de trabalho coeso e forte. Obrigado senhorio.
(Anonimo das 2:32)
Afinal falamos das capacidades da lista do PS ou das capacidades de Humberto Cerqueira? Gostava de o ver comentar a lista sem a necessidade de recorrer a comparações.
Não denoto nenhuma perturbação pelo facto de ter de haver uma mudança de lider, muito pelo contrário, é ponto assente (para mim) que essa mudança urge. Mas não terá o PS, e o CDS, consciência que a sua vitória, a confirmar-se, se vai dever em grande parte a essa necessidade e não ao seu bom desempenho? Será ilegítimo pedir mais que a derrota de Fernando Pinto?
(SOS)
"Mas para aguentar mais 4 anos de governação da actual "gerência", até percebo que alguns encontrem no "mal menor" a forma de decidir."
Não é preciso muito esforço para perceberes isso não? :)
Ainda falta ao Engº Humberto explicar a ausência de um destacado PS, pois é estranho não participar em nenhuma lista! Será que ele já deu conta do erro que cometeu em novamente apostar no Engº Humberto? Todos sabemos os bem informados, que esse "Coelhone" cá da terra, não gostou dos jantares no Caneiro, onde o Engº Humberto se preparava para aceitar os pintistas oportunistas nas listas do PS e se comprometia a não mexer nos papéis da corte!!! Assim chegava ao poder sem trabalho! E quem é capáz disso o que fará lá? Vai afrontar os "Pin-nhoto-inhos" que à décadas se governam Engº? tem a coragem que pede aos Mondinenses? Vamos ver para querer! Vamos também ver se esse tal destacado PS vai aparecer ao seu lado! Ele é muito ocupado profissonalmente e está bem, mas lutou, luta tanto é filho da terra, gosta da política e não aparece o seu nome nas listas? É curioso!
Em relação ao comentário anterior não é nada curioso. O tal destacado do PS vai, como prometeu, estar incondicionalmente ao lado do Engº Humberto.
Só que os seus compromissos pofissioais o impediram de aparecer nas listas do PS.
Percebeu a mensagem?!
Atenção à ortografia...
Lamento que tanta gente (ou será sempre o mesmo, é esse o problema) continue a utilizar o "anonymous" para assinar os seus posts dificultando assim a resposta a quem a quer dar. Não que me interesse saber a identidade dos colaboradores dete blogue, não. Falo apenas por uma questão de facilitar a resposta.
Em relação ao post que aqui coloquei e que iniciou esta discussão, gostava de destacar que tinha apenas como propósito emitir a minha opinião sobre a lista do PS, não me sinto minimamente obrigado a avaliar as outras candidaturas apenas porque o fiz das listas do PS (há alterações na outra lista que poderá vencer as elições? Alguém tinha ilusões?) Fiz uma avaliação desta candidatura e intitulei o meu post com o título "Desilusão", porque alimentava a ilusão que o partido socialista alimentando a esperança legitima de vencer estas eleições fosse capaz de apresentar outro tipo de lista, é a minha opinião. Em relação ao poder que reconheço ao Presidente da Distrital do Ps de Braga e Presidente da Câmara de Cabeceiras reitero tudo o que disse anteriormente. Relativamente às relações de subserviência que existem nas listas dos Partido Socialista na Região de Basto, não subtraio uma vírgula.
Em relação à critíca que faço a essa tentativa de controlo por parte desse senhor e a falta de independência que o Partido Socialista mostra a nível local sou um critíco e sempre serei.
A região de Basto já sofreu demais com essa cultura de eucaliptos que seca tudo à sua volta.
Sinceramente não vejo como positiva a inclusão de tantos ligados à Câmara de Cabeceiras, sem pôr em causa o valor dessas pessoas como tinha dito anteriormente.
"Ainda falta ao Engº Humberto explicar a ausência de um destacado PS"
"O tal destacado do PS vai, como prometeu, estar incondicionalmente ao lado do Engº Humberto."
Parece que esse "destacado PS" tem um nome. A descrição foi suficiente para obter de imediato uma resposta. Já que decidiram, e bem, discutir o assunto no "Casa do Eiró", seria possível dar-lhe um nome? Assim ficaríamos todos dentro do contexto.
Obrigado.
Peço desculpa se não me fiz entender.
O meu objectivo ao colocar este post nunca foi o de comparar a lista do PS com outras listas existentes.
Se lhe dei o nome de "Desilusão" é porque tinha efectivamente criado a ilusão de que o Partido Socialista, dadas as condições favoravéis (pelo menos no meu entender) de desgaste do actual executivo e a não remodelação do mesmo seria capaz de apresentar uma lista com gente capaz de dinamizar a vontade de mudança que existe de facto em Mondim e que se reflecte e muito neste Blog.
As comparações que têm surgido neste espaço de discussão e o espiríto de mal menor que se aplicam reforçam a minha convicção.
é pena.... eng. humberto podia ter escolhido melhor... o 2º lugar da sua lista está queimado politicamente... mesmo assim terá o meu voto mas é um erro terrivel.
Ninguém comenta as listas do PSD? Gostava de ler alguns comentários... Olhem que aqui os tentáculos do futuro ex- Presidente não chegam? Viva a liberdade de expressão em Mondim! Obrigado blog!
Enviar um comentário