segunda-feira, setembro 05, 2005

CURIOSIDADE: O que é isto? Para que vai servir?



















Este amontoado de pedras é bem visivel para quem vai, ou olha, para a Sr.ª da Graça. Alguém sabe qual vai ser a sua finalidade?

11 comentários:

Anónimo disse...

Rapaziada! Não se assustem. Aquilo são pedras que sairam da escavação que fizemos para construir os sanitários no Santuário. Para já é um estaleiro de pedras devidamente acondicionado que irão servir para outras obras que executaremos. É também sinal que finalmente o Santuário está a trabalhar e a executar obras há muito desejadas por todos.
Não se assustem que em breve terão outras supresas mais agradáveis.
Prometemos ser breves!

Anónimo disse...

Já agora o zeloso fotógrafo poderia ter fotografado e publicado as obras de beneficiação que se executaram no Santuário últimamente...Seriam fotografias bem mais interessantes para todos os mondinenses!

Anónimo disse...

Arq. João Almeida,

A "rapaziada" está curiosa por saber se as opções arquitectónicas tomadas no santuário são, na realidade, da sua responsabilidade.
Na minha opinião o Santuário está ficar com pedra a mais, e com ar "maçudo". Se tiver disponibilidade, para nos explicar as opções tomadas ... era bom!

Este meu pedido, baseia-se também na informação disponibilizada no site da candidatura do partido socialista, quando é referido que é "Desde há 4 anos é responsável pelos projectos e toda a obra que tem sido feita no Santuário de Nossa Srª da Graça"

Anónimo disse...

Rui: Se está a ficar com pedra a mais ou a menos...São opções, arqitectónicas. Alguém as teve que tomar e os materiais a empregar são sempre controversos. O mais importante na arquitectura não são os materias em si, mas a regra.E tem que haver uma regra. O todo tem que ser coerente. Se leres a "Carta de Atenas" em que esses assuntos foram discutidos a nível mundial aprofundadamente talvez consigas ver o tal "maçudo" sobre outra perspectiva. Por outro lado trata-se dum local sagrado e aqui a importância do desenho e da geometria sagrada também têm a sua importância, etc, etc, Repaaste por ex. que o embasamento do altar da praça é pentagonal? Nada na arquitectura é por acaso ou porque acho que...
Se quiseres e quando quiseres podemos aprofundar estes e outros assuntos. Da arquitectura.

Anónimo disse...

Isto parece mais e as ruinas que o Prof Dinis descubriu no castroeiro.

Anónimo disse...

á quantidade de pedra que tiram em baixo e á quantidade de pedra que pôem em cima daqui a uns anos temos a pirâmide de pernas para o ar...

Anónimo disse...

iábádábádooo!!!

AtoMo disse...

Fico aliviado por saber que se trata somente de um depósito de pedra. Mas mesmo como depósito deixa-nos sempre a olhar para traz quando por passamos. Mas de acomodação percebe quem nisso trabalha.

Já tive hipótese de aqui manifestar a minha ideia em relação às obras do Santuário, na altura o comentário foi em resposta ao "pré-programa" do PS:
Tentar intervir, juntamente com a irmandade, no espaço do Santuário parece-me ser uma medida urgente. Estamos a ficar com um espaço demasiadamente pesado e monótono. A qualidade, comodidade e estética das infraestruturas contruidas está claramente a ser descorado.

Longe estava eu na altura de imaginar que o arquitecto responsável fazia parte da equipa do PS. Parece que dessa forma tudo se torna mais directo, neste ponto tão importante para o Turismo de Mondim de Basto. Por outro lado fico um pouco preocupado, facilmente se percebe que pessoalmente também não me agrada o que se está neste momento a fazer no Santuário. Será que há novas indicações de há quatro anos para cá?

O propósito da foto era pura e simplesmente o de mostrar o tal amontoado de pedras que ficamos a saber que é um depósito de pedras. Quero com isto dizer que se a ideia fosse mostrar as obras de beneficiação que se executaram no Santuário últimamente, não se mostrava o monte de pedras. Fica o concelho, em breve teremos aqui, ou no forum, um espaço dedicado a esse assunto. Pessoalmente, agrada-me bastante.

Anónimo disse...

o propósito do monte de pedras ainda estar ali prende-se com questões politicas é para punir o chico ribeiro pelos desastrosos resultados que o psd teve e vai continuar a ter nas eleições autárquicas o castigo a impor será carregar as pedras todas uma auma para mondim tudo à mão e voltar a carregar novamente as pedras para a Sª da Graça. mas se o actual presidente voltar a ganhar as eleições quem vai ter o peso nos ombros vão ser os mondinenses.

AtoMo disse...

(dias verdes)
Há colaboradores que têm a sorte de ter o mês de Agosto completo de férias.... que inveja. Seja bem-vindo!!!!

A dúvida aqui colocada foi muito bem desfeita. As pedras amontoadas não são parte de obra.

Quanto à obra, estamos já a trabalhar para que possamos lançar um novo post bem suportado com imagens, para que melhor o possamos comentar. Os tais esquiços pedidos pelo Dias Verdes seriam sem dúvida bem-vindos.

Qual o melhor espaço para este assunto? O blogue ou o forum?
Por mim, o forum.

Anónimo disse...

fazer projectos e obras (os tais engºs arqºs pois claro não esquecer o grande título de pessoas que não valem pelo que são mas sim pela profissão que têm) é na verdade meter pedra e mais pedra, junta-se o útil ao agradavel pois a matéria prima é do concelho.