domingo, setembro 18, 2005

"Município vai ter primeiro hotel de luxo"

Ontem num Restaurante da nossa terra foi apresentado o Projecto Tâmega Park, e que hoje é o alvo de uma pequena notícia no JN.

Mondim de Basto vai ter o primeiro hotel de quatro estrelas. O Resort Mondim Tâmega Park vai ser construído no Monte de Paradela e resulta de uma aposta financeira de uma empresa, criada especificamente para explorar o hotel. Os capitais são de investidores de Trás-os-Montes, Lisboa e do Algarve.

A nova unidade terá 44 quartos e cinco moradias (T 2), além de uma série de valências, designadamente SPA, piscinas, campos de futebol e basquetebol, squash, ténis, bares, restaurante panorâmico e salões para conferências e reuniões. Adriano Martins, presidente do Conselho de Admnistração do "Mondim Tâmega Park", adiantou, ao JN, o objectivo do empreendimento "Além de divulgar a beleza da região, pretendemos trazer o turismo de empresas. Para isso, vamos tentar captar público no Grande Porto, Braga e Guimarães, nomeadamente, praticantes de desportos aventura e pedestrianismo. Noutra fase, partiremos para o turismo de descanso". Aquele investimento criará 30 postos de trabalho.

O município cedeu os direitos de superficie, durante 50 anos, do Monte de Paradela, onde ficará o hotel. O empreendimento está orçado em 3,5 milhões de euros. Os trabalhos deverão arrancar em 2006. A.C.
fonte:
http://jn.sapo.pt/2005/09/18/pais/municipio_ter_primeiro_hotel_luxo.html

Este é um projecto privado, ao qual a Câmara Municipal deu parecer positivo, ou seja, de interesse para o Concelho.
Este é um projecto que tem vindo a ser falado desde o início de 2004, apoiado pelo Conselho Directivo de Vilar de Viando (liderado pelo Prof. Luís Gonzaga) e pela Câmara Municipal.
Podem também consultar as reuniões da Câmara onde este empreendimento foi debatido e aprovado:
Deixo algumas perguntas no ar:
  • Será que este projecto faz parte de um plano estratégico para o nosso Concelho?
  • O que será feito com o Empreendimento Turistico de Basto (ETB - normalment conhecido pelo Hotel das Rãs)?
  • Será que é viável dois Concelhos vizinhos (Mondim e Celorico) ter projectos semelhantes. Parece-me que para um público-alvo diferente.
  • Porque será que o Eng. Humberto Cerqueira na reunião de 9 de Junho de 2004 votou favoravelmente o projecto e na reunião de 31 de Agosto se absteve?
  • Será esta apresentação eleitoralista?
  • Quem são os investidores (ontem vi o Paulo China, sócio do Figo, junto ao local da apresentação do projecto)?


35 comentários:

Anónimo disse...

Aí vai outro elefante branco a juntar ao Hotel da Av Augusto Brito; este será chamado "Elefante Branco do Monte de Paradela, desta vez tem a benção baptismal de Fernando Pinto e de Gonzaga; ora vejam!

Anónimo disse...

Por muito que custe a muita gente... MONDIM VAI CONTINUAR AVANÇAR!

Anónimo disse...

benção baptismal de Fernando Pinto de Gonzaga e de Humberto cerqueira reuniao de 9 de junho de 2004. a mim sp m disseram que o primeiro Baptismo é o que é valido.
será que por estarmos a dias das eleições os que disseram sim agora dizem não.
afinal de contas estes senhores querem ou não o melhor para mondim, será que este projecto nao é bom para o nosso concelho!
querem tanto apostar no turismo e quando se tem a oportunidade de se começar realmente a oferecer condições as turistas optam pelo caminho mais façil.Abstenção.

Ponto C do programa do PS - Turismo
C- Apoiaremos todos os promotores na área da iniciativa privada para a criação de novas unidades de alojamento, quer sejam Hoteleiras,quer sejam no dominio do turismo no espaço rural.
ISTO ESTÁ ESCRITO NO PROGRAMA DO PS!
Entam como é que é Sr. Humberto, apoia ou não apoia?

vamos lá ser cuerentes!
ou então das duas uma NÃO foi o Sr. que fez o programa do PS!!

Anónimo disse...

Comentário das 11:47
Ass: BZZZZZZZZZ

Anónimo disse...

Comentário das 11.13, é bem verdade o que dizes... ;)

Anónimo disse...

De facto Mondim tem que continuar a avançar mal de nós se assim não for, mas não é menos verdade que continua a avançar com um tiro no escuro resta-nos saber até que ponto existe ou não intervenção directa na gestão do hotel por parte de Fernando Pinto, caso haja... porque este já deu mais que provas de como se deve gerir um hotel, veja-se o Empreendimento Turístico de Basto constituído a cerca de 20 anos e ainda se mantêm de pé. É que aprovar ao desaprovar projectos meus caros amigos também eu, nada tenho contra pelo contrário todas as iniciativas são sempre bem vindas. Agora, mérito nada tem o Sr. Fernando Pinto neste projecto do hotel limitou-se a aprovar o investimento que aqui pretendem fazer assim como outros autarcas noutros concelhos vizinhos, são iniciativas privadas e muito financiadas pelo fundo de turismo. Por isso meus caros não vejo nisso mérito mas sim demérito de Fernando Pinto porque em vez de termos um hotel com fundos da autarquia temos fundos particulares. Bem hajam a estes investidores.

Anónimo disse...

rua velha é mesmo verdade que mondim vai continuar a avançar!
Falta saber é se para o bem ou para o mal!
uma coisa é certa, o anuncio dete empreendimento é uma boa noticia para o nosso concelho.Espero é não ficarmos por aqui, e consiga-mos captar mais investidores nem que seja necessario ceder certas estruturas para esses investimentos, como se fez agora!

Um abraço
BZZZZZZZ

Anónimo disse...

Concordo plenamente com investimentos, mas credíveis...!
Lembro, que este projecto foi daqueles aprovados à pressa pelo então Ministro do Turismo Telmo Correia, já com o Governo demitido, por isso encontra-se também a ser ivestigado!
Neste projecto a CMMB limitou-se apenas a dar o seu normal parecer, como em tudo. Falta é o candidato Gonzaga explicar os "seus" interesses, pois o escritório é em sua casa e quem deu o terreno dos baldios foi o próprio! Benvindo todo o investimento sério ao Concelho, vamos ver como isto se desenrrola.

Anónimo disse...

Quando se fala de um empreendimento, seja de que natureza for, é natural que apareçam pessoas que acreditam e outras nem por isso. Tudo na vida é assim.
Ao anónimo das 6:02 PM:
1º - devias provar a referência que fazes ao Sr.º Ninistro Dr.º Telmo Correia. Não é verdade o que dizes.
2º - Dizes: "Neste projecto a CMMB limitou-se apenas a dar o seu normal parecer, como em tudo. Falta é o candidato Gonzaga explicar os "seus" interesses, pois o escritório é em sua casa e quem deu o terreno dos baldios foi o próprio!" Comentário à tua dimensão. Aconselho-te a consultar todos os documentos que sustentam esta decisão.
Acredito no projecto. O conselho Directivo de Vilar de Viando, do qual sou Presidente, possui toda a documentação disponível que pode e deve ser consultada por quem entender.
O futuro a DEUS pertence.

Anónimo disse...

PARA QUE SEJA ESCLARECIDO!
O Monte de Paradela não é um baldio. Pelo menos enquanto não sair a decisão do tribunal....
Quanto á questão Fernando Pinto, não é ao Presidente da Câmara que compete construir hoteis. E quem assim pensa que me desculpe, mas ou é ignorante ou anda a ler livros com mais de cinquenta anos. Ao Presidente da Câmara cumpre criar condições para o investimento dos privados. E se os privados investem em Mondim é porque há condições, porque se não houvesse condições... não pensem que vinham para cá por caridade.

Anónimo disse...

A CREDIBILIDADE E COERÊNCIA DO PARTIDO SOCIALISTA E DO SEU CANDIDATO.
É público que quando o Presidente da Câmara, Senhor Fernando Pinto, levou à reunião o contrato promessa para cedência do direito de superficie aos promotores do Tâmega Park, o senhor PS absteve-se.
No entanto, tem a lata de vir dizer no seu manifesto eleitoral que: "Apoiaremos todos os promotores na área da iniciativa privada para a criação de novas unidades de alojamento, quer sejam Hoteleiras quer seja no domínio do ?Turismo mo Espaço Rural?.
Pois é. Prometer... prometem, mas quando têm que tomar decisões, abstêm-se. Interessante não! Respeitem a inteligência dos Mondinenses.
Digam o que disserem, as obras falam por si e MONDIM VAI CONTINUAR AVANÇAR!

AtoMo disse...

" Ao Presidente da Câmara cumpre criar condições para o investimento dos privados"

E não só!!! Mais do que criar as condições, tem obrigação de se certificar que este é um bom projecto, sustentado, credível e viável. O fracasso do projecto seria claramente um fracasso para Mondim. Não basta ceder o terreno, exige-se um estudo de viabilidade económica e estimativas do real proveito para o municipio. Haverá? Porque não divulgam? Merecemos saber o que realmente vamos ganhar.

Se calhar para muitos o facto de poder dizer que Mondim tem e Celorico não já deve ser suficiente. :D

Anónimo disse...

Oh Senhoriu!
Para que é que a Câmara quer estudos de viabilidade economica? Se há alguém que tem que se preocupar com a rentabilidade do projecto não será a Câmara concerteza. Quem é que vai gastar três Milhões e meio de euros? É a Câmara?
Nâo é!
A Câmara cede temporáriamente um terreno.
Se o projecto falhar a Câmara retoma o terreno com a construção que ali se encontrar, sem lugar a qualquer indeminização.
Explique-me, porque eu não percebi, qual é o risco de Mondim neste projecto e o que é que tem perder?

P.S. Mas já fico contente por vê-lo a reconhecer que o Presidente da Cãmara, Fernando Pinto, criou condições aos privados para investirem no nosso concelho.

Anónimo disse...

Infelizmente há gente em Mondim que não gosta de ver obras nem projectos.
Podera, as obras realizadas e os projectos anunciados desmentem completamente as falsidades que andam a tentar impingir aos Mondinenses; esvaziam-lhes os lirismos e as falsas promessas; para além de lhes limitar a conversa de mal dizer no café.

AtoMo disse...

Oh anonimo!!!
Estudos de viabilidade económica é o que fazem as câmaras que querem nos seus concelhos BONS investimentos!!! Eles investem milhões, mas nós, câmara de Mondim, também vamos investir. Vamos ceder o terreno. Quanto vale o aluguer de todo aquele espaço por 50 anos? É de borla?

Por outro lado, tal como se faz nas boas Zonas Industrias, é bom que se garanta que os empregos não serão para 5 anos mas sim, para na melhor das hipóteses, ficar próximo da duração do contrato. Ou será que vamos ter mais uma "fábrica" aberta por 2 anos e depois temos 30 pessoas no desemprego?

Entenda-se que não sou contra, mas espero ver estes pontos bem salvaguardados.

"as obras realizadas e os projectos anunciados desmentem completamente as falsidades que andam a tentar impingir aos Mondinenses;"
Quais obras? o Tamega Park? Que fez Fernando Pinto para atrair este investimento? Não fez nada para estar neste concelho com tamanho potencial.

Anónimo disse...

Caros amigos do Blog.
Ter um projecto destes em Mondim seria muito bom, um hotel de 4 estrelas! Mas não nos podemos esquecer que Mondim tem cidadãos. Gostava de ver para Mondim um bom projecto de Saúde que nem urgências tem o nosso Centro de Saúde de Mondim. Tenham vergonha! Façam o que a Mondim faz falta: na educação, na saúde, nas redes de água, nas redes de esgotos, entre tantas outras coisas que estam em falta em Mondim. Quanto ao empreendimento turistico, o porqué da cedência do terreno? Se eu pretendesse criar uma empresa em Mondim, iriam-me ceder o terreno ou teria que criar a minha empresa no concelho vizinho (Celorico de Basto)? Visto alguns empresários de Mondim estarem no Concelho de Celorico. HAAAAAA.... Os empresários não quizeram a cedência dos terrenos, preferiram comprar em Celorico.
Tenham vergonha, apresentem projectos válidos para Mondim. Com esta presidência, ficaremos mais 23 anos á espera dos projectos. Desculpem, 18 dias.

Sílviza.

Anónimo disse...

Gostava de perguntar:

Disseram-me ontem que haveria um empresário de Ribeira de Pena a pretender instalar na Zona Industrial de Mondim uma unidade de transformação de pedra, e que não lhe foi permitido, está segundo parece a pensar fazê-lo na Zona Industrial de Crespos em Celorico de Basto, é verdade, formirma-se ou não??.

António Seca

Anónimo disse...

Escrevi; Formirma-se; queria dizer , confirma-se.

Antonio Seca

Anónimo disse...

Caro Antonio Seca

É verdade que o empresario de Mondim não se consegue instalar na Zona Industrial de Mondim.
Logo possivel darei mais promenores sobre o assunto.
mas não te admires porque Mondim já tem a Zona Industrial cheia de Industrias.
Bem Haja

Anónimo disse...

caro anomimo das 10:42 a zona industrial ja está cheia? cheia de quê? dos residuos da fabrica de corte de pedra que la existe!
a unica vez que vi a a zona industrial cheia foi quando ardeu o monte de paredela quando os bombeiros e populares la se encontravam!
vamos la ver as coisas e ser verdadeiros como m ensinaram na catequese e a igreja diz!

Anónimo disse...

Caro anonimo das 11:39AM, quando me referi ao facto de a Zona Industrial de Mondim estar cheia, era num tom irónico, pois que ela (Zona Indústrial de Mondim) está ás moscas, toda a gente sabe.

Anónimo disse...

dias verdes não esta demaneira nenhuma implicito no comentario da SILVIZA, a afirmação que pertendes transmitir, por favor digo eu....

Anónimo disse...

Dias Verdes desculpa que te diga mas não entendo o que queres dizer com o teu comentario!
se aceitares a opinião dos outros lê novamente o comentario da Silviza!
uma coisa é certa não podemos querer um hotel de 4 estrelas se não temos cuidados médicos aceitaveis. como tu sabes qualquer turista hoje em dia quando escolhe um local para férias tem todos os promenores em conta. e um local que não tem cuidados médicos aceitaveis não é um bom local. quanto ao abastecimento de água toda a gente sabe que é defecitário, não me digas que agora com este projecto irá melhorar ou será que a populaçõa de vilar de viando vai ficar sem agua para ser cedida ao Hotel.
não te esqueças que houve cedência por parte da camara do terreno!
ceder é um investimento ou não?
talvez seja, investimento não implica a transação de divisas.

GREENZONE

Anónimo disse...

Caro Dias Verdes, tal como diz o nosso colega GREENZONE, temos que ter mais atenção ao que lemos. Eu quando penso em ir de férias, tenho o cuidado de escolher um local que tenha todas as condições necessárias, para a minha saúde e segurança, entre outros, mas tendo estes como principais. Já repararam que os grandes empreendimentos turisticos feitos em zonas que não oferencem estas condições, o próprio empreendimento as têm. Será que o nosso HOTEL DE 4 ESTRELAS as vai ter? Mas então é só para o grupo de elite. Finalmente o mandatário da lista PPD/PSD consegue criar o local de elite, uma vez que ainda não apareceu o projecto para o café de gente culta (dito pelo próprio). Porque este mandatário é uma pessoa culta. Eu sendo Mondinense de corpo e alma, gostava como já o disse de ver outros projectos a avançar.
Politícos de todas as cores façam algo por Mondim, deixem-se de projectos para o espectáculo, Mondim precisa de industrias capazes e pessoas capazes(não os excluam).

Sílviza.

Anónimo disse...

Caros visitantes

Vejo que toda a gente uns mais outros menos estam de acordo que este hotel será benéfico para Mondim(isto é se sair do papel) como é natural.
Gostava é que alguém entendido na matéria me explica-se quais são os verdadeiros benefícios deste empreendimento, afinal de contas quem são os senhores investidores, a riqueza que lá for produzida onde vai ser investida, para onde vai?
Como diz a notícia publicada no JN é um empreendimento composto por restaurante, bar, etc, o que ganham os restantes comerciantes de Mondim com isto, será que estes quando começaram as suas vidas como comerciantes também foi a Câmara que lhes ofereceu as lojas? NÂO! Pelo menos eu não conheço nenhum caso! E a estes senhores ?oferece-lhes? o terreno.
Já pensaram quantos M2 irá ocupar este empreendimento.
Não seria mais vantajoso para Mondim que se fizesse uma zona para urbanizações (lotes) e depois vende-los. Quanto receberia ai a Câmara! De Certeza mais do que o que vai receber com o hotel (a não ser que algum dos senhores que aprovou o projecto já tenha direito a comissões).
Com tanta falta de oferta de terrenos para construção que existe em Mondim vamos ceder terreno a pessoas de fora que apenas nos vem explorar.
Não se esqueçam de uma coisa se aquilo fosse vendido para lotes não seria só a Câmara a ganhar, seriam os construtores civis seriam as famílias dos empregados desses construtores, já que não corriam o risco de ir par o desemprego, em suma SERIA MONDIM A GANHAR ? a riqueza de uma terra é aquela que lá é produzida e investida, não é aquela que lá é produzida e investida no Algarve!

Meus Amigos

Durante o ciclo de vida de um SER HUMANO existem prioridades;
Quando tomamos decisões temos que ver quais as prioridades;
Temos que ver quais as prioridades para Mondim e para os Mondinenses;

Só assim AS PESSOAS ESTAM PRIMEIRO E MONDIM VAI CONTINUAR A AVANÇAR!

GREENZONE

Anónimo disse...

Mas é à câmara que compete construir um hospital para o projecto do hotel ser viável?

Anónimo disse...

oh meu amigo não é a Camara que compete construir um Hospital mas é a Camara que compete fazer pressão para que tenhamos melhores condições de saude.
o que fizeram quando o centro deixou de funcionar durante a noite!
estavam a dornir não é!
Fechou durante a noite!

Acordem ara a vida!
não pensem unicamete em vocês!
Se o poder local existe é para servir a população local não é para os que apenas cá querem vir ganha mais uns euros e depois ir embora.

GREENZONE

País Basto disse...

E vai ficar tudo à espera que se reunam as condições para se fazer um hotel?
Não será isso trabalho para os eventuais investidores?
Há discussões que confesso, não as entendo...

Anónimo disse...

Pais Basto não se trata de ficar a espera, trata-se é de ter capacidade para decidir o que é que faz mais falta!

País Basto disse...

E o arranque de um hotel por parte de um grupo de investidores privados impede que se façam outras coisas?

Anónimo disse...

PAIS BASTO, diga-nos por conta de quem fica todas as obras acessibilidades saneamentos, tudo o que inclobe arruamento até ao local, canalização de agua e saneamento, etc.

Anónimo disse...

pais basto ja deste conta que este não se trata unicamente de um investimento privado, afinal de contas de quem é o Terreno!?(Terreno=Bem Publico) e como diz o anonymous das 4:25 quem faz o restante referente ao meio envolvente?

Arruamentos quem os faz-Camara
Saneamento-Camara
ETC
Todo isto são dinheiros publicos, percebes agora que não é apenas um investimento privado!

Não se trata de estar contra o empreendimento, temos é que ver quais a prioridades!

GREEZONE

AtoMo disse...

"como diz o anonymous das 4:25 quem faz o restante referente ao meio envolvente?"
Quem faz? Já foi dito quem o faz? O que sabemos é que se trata de um investimento privado em que a câmara investe cedendo um terreno público. Esse é o único investimento publico discutivel. Imagine-se um privado decide comprar e construir o empreendimento naquele lugar, não seria uma obra normal os arruamentos. Qualquer pessoa ou colectividade desde que pague impostos tem direito a essas obras. Neste ponto em concreto poderíamos criticar a autarquia no caso de dar prioridade a este acesso priveligiando os investidores e prejudicando muitas munícepes que ainda se encontram à espera do mesmo tipo de atenção.

Neste momento este empreendimento não choca com nenhuma outra prioridade. Com ou sem Hotel poderia haver na mesma infantários, hospitais, loteamentos etc.... Há que analisar os proveitos desse investimento (cedência do terreno) com as perdas, ou seja, os proveitos do terreno enquanto florestado. Trará o hotel mais proveitos que a floresta? Este é o único choque de prioridades que consigo encontrar.

País Basto disse...

Acho que nestas coisas as contas devem ser feitas numa equação de custo benefício, não digo que não tenha que existir investimento público (camarário), mas para poder competir é preciso oferecer, há milhares de casos que reforçam essa ideia.

Anónimo disse...

Aos incrédulos:
-Vai definitivamente haver hotel.
O concelho directivo perdeu a Acção judicial.
Paradela é propriedade da Câmara, digo melhor, do concelho.
" Aos ratos"?
Há quem diga que o investimento vai ser "MENSALÃO"!!!!!!!!.....HÒÒÒÒ.
Não pode ser!!!!...