
Um Feliz Natal para todos os leitores e colaboradores do "Casa do Eiró"!
GRANDES PESSOAS DISCUTEM IDEIAS. AS "NORMAIS" DISCUTEM COISAS. AS MESQUINHAS FALAM SOBRE OUTRAS PESSOAS.
Num texto que fez publicar o vereador eleito nas listas do Partido Socialista, Humberto Cerqueira, escreveu:
"O PS é em Mondim de Basto o partido com mais jovens eleitos (a Isabela Miranda, o Fernando Ilídio e o Manuel Ferreira) e teve o maior número de jovens em lugar elegível nas últimas autárquicas na lista da Câmara (em 7 elementos, 3 tinham menos de 30 anos, o Duarte Martins, o Tiago Castro e a Isabela Miranda)."
E continua: "Onde estão os eleitos da JSD? Alguns estão na Câmara como funcionários. Entraram por mérito? As Juventudes partidárias só servem para organizar festas? Serão uma espécie de comissão de festas? Ou funcionam como uma agência de empregos".
E termina dizendo: "os jovens do PS que referi (a Isabela, o Ilídio, o Manuel, o Duarte e o Tiago) e outros que se juntarão a estes, têm emprego, são bem sucedidos na sua actividade profissional, não são dependentes. Foram ou são excelentes alunos e óptimos profissionais. O PS marca a diferença". E assina Humberto Cerqueira, vereador eleito pelo PS.
Sem entrar em grandes considerandos sobre estas afirmações, pensamos no entanto que ficou perfeitamente claro que para o vereador Humberto Cerqueira existem dois tipos de jovens em Mondim: os jovens de primeira e os jovens de segunda.
Os jovens de primeira serão, na sua opinião, os jovens do PS a que se referiu e outros que se lhe juntarão a quem se lhe atribui todas as qualidades cívicas e profissionais.
Os de segunda serão todos os outros jovens a quem não reconhece qualquer qualidade, só têm defeitos.
E não contente com esta classificação entre jovens Mondinenses de primeira e segunda categoria ainda por cima distingue as suas organizações políticas (no plural) que diz só servirem para organizarem festas, se são uma espécie de comissão de festas ou uma agência de empregos.
Perante os factos acima expostos a comissão política da JSD de Mondim de Basto reunida extraordinariamente para debater este assunto, deliberou:
1º - A JSD não se revê minimamente neste discurso, estranho à democracia de Humberto Cerqueira quando este classifica os jovens Mondinenses em óptimos jovens e maus jovens apenas com base nas suas preferências políticas.
Para a JSD todos os jovens Mondinenses são iguais usufruindo dos mesmos direitos e deveres e tendo todos eles direito às mesmas oportunidades que sejam socialistas, populares, comunistas, bloquistas, ou sociais democratas.
2º - A JSD não pode admitir que alguém com responsabilidades públicas, educativas e políticas de Humberto Cerqueira tente interferir nas suas actividades partidárias recorrendo para o efeito ao insulto e à provocação. O que a JSD, a organização política do juventude do PSD, faz ou não, se faz ou não festas só a ela e somente a ela diz respeito. Se o vereador Humberto gosta ou não, o problema é dele.
3º - E por último tornar público que a JSD de Mondim de Basto não manterá com o vereador Humberto Cerqueira relações enquanto este não lhe apresentar desculpas públicas.
Mondim de Basto, 26 de Novembro de 2005
A Comissão Política Concelhia da JSD
O Presidente
Rafael Leite
Os ponteiros do relógio, continuam a sua geométrica e ininterrupta marcha. Preparam-se para formar um ângulo de 90º. Está uma bela manhã de sol e começam a chegar os primeiros funcionários à Casa do Eiró. São um pequeno grupo de funcionários, que se prepara para cumprir o ritual de picar o cartão. Apresentam feições invulgarmente tristes, têm na memória o golo falhado no fim-de-semana pelo Nuno Gomes, que custou mais uma derrota. Outro grupo se aproxima, este de feições mais alegres, pois já tinham esquecido o Nuno Gomes ou não são do Benfica.
...