terça-feira, novembro 15, 2005

Ser ou não ser...Eis a questão.

Depois das autárquicas...
JS mais cobiçada do que nunca.

A juventude socialista de Celorico de Basto, durante longos anos "desactivada", após os resultados eleitorais para as autárquicas, começou a ser cobiçada por alguns jovens socialistas.

Este é o titulo e o preâmbulo da notícia publicada no Notícias de Basto de 11 de Novembro. Durante esta campanha eleitoral vimos surgir em Mondim uma JSD algo desagregada reflectindo um pouco o vazio militante e pouco dinâmico que a acompanha. É notória a falta de liderança que a mesma apresenta. Mondim tem, certamente, jovens mais capazes de a representar. Mas, apreciações á parte, o que ninguém de bom-senso poderá alegar é a sua inexistência ou passividade. Mal ou bem fez coisas. Todos os partidos têm, no decorrer das suas vidas, momentos menos bons e são essas as melhores alturas para repensar estratégias, e para formular objectivos de forma a renascerem com a força e a punjança necessária para mobilizar novos simpatizantes á sua causa. As jotas não são excepção. Para isso há que trabalhar. Há que mostrar que a sua força não se deve sómente a este ou áquele empurrão mas sim ao dinamismo e ao mérito próprio dos jovens envolvidos. A JSD de Mondim, se quiser, tem pernas para andar. Basta fazer por isso. No caso da JS do nosso concelho vizinho, este empurrão é evidente face aos resultados eleitorais. No entanto é salutar e digno de apontamento ver-mos jovens que mesmo a quatro anos das próximas eleições a quererem, desde já, dar sinais de vida. Esses quatro anos de espera vão propiciar a esta estrutura lactente, o tempo necessário para uma aprendizagem de regras e vivências essenciais para que, num futuro mais "sénior", se apresentem aos eleitores do seu concelho como jovens experientes e com provas dadas no terreno politico-partidário. Aliás preocupação similar na JSD de Celorico com a possibilidade de Filipe Marinho se vir a tornar o presidente da JSD de Braga. Cargo este de extrema relevância na estrutura da JSD nacional e inclusive do próprio PSD.
Temos então neste nosso pequeno universo uma JSD em Mondim com muito trabalho de casa para fazer, uma JSD em Celorico com uma actividade muito para além do esperado, uma JS em Celorico com pernas e motivação para andar e, por fim uma JS em Mondim que não existe. Não foi ingénuamente que demorei este tempo todo a chegar aqui. Bem pelo contrário.A comparação entre JSD de Mondim e Celorico serve para salientar que,neste caso, o trabalho de casa que os jovens socias democratas têm que fazer em Mondim já há muito que está preparado em Celorico. A iniciativa da JS celoricense que mesmo não estando o PS no poder, revela coragem e, sobretudo, consciência de posicionamento. Depois resta a JS de Mondim que não existindo, parece que seguramente(?) não existirá tão cedo.
Por isso pergunto como pode um partido com aspirações a ser Poder viver com o triste ónus de olhar em seu redor e não ter uma força juvenil minimamente organizada a apoiá-lo?
Claro que o futuro das lideranças não depende única e exclusivamente da quantidade de jovens que as defendem. Mas daí a não haver ninguém, é motivo de alguma preocupação. Com que legitimidade pode o partido socialista reunir propostas válidas para a juventude mondinense se essa mesma juventude não participa com o seu vigor e experiência na elaboração dessas propostas. Depois é ver jovens, - não sendo minha intenção retirar-lhes o mérito - a aparecer nas listas qual medidas avulsas de curto prazo. Sujeitando-os a serem criticados, e com razão, não por irresponsabilidade mas por ingenuidade sendo, neste caso, a irresponsabilidade de quem levianamente os lá colocou. Haja mais respeito pelos jovens e consequentemente pelo eleitorado.
Espero que o PSD perceba este seu avanço, não se descuide e olhe para os seus jovens com a responsabilidade e expectativa com que merecem ser tratados neste presente porque trata-se aqui de preparação para o futuro. Ainda para mais quando é notório pelo andar da carruagem, que na parte do PS a história vai-se repetir nas próximas eleições. Sem jovens não há futuro. Sem jovens preparados não há boas prespectivas de futuro. Se num caso é mau no outro é grave.
Depois, e voltando ás comparações, digam os incautos que Celorico só nos ultrapassou porque tem umas festas melhores e mais vistosas.

36 comentários:

Anónimo disse...

caros dias verdes os meus parabens por este artigo.
como dizes a JSD de celorico tem uma estrutura organizada, em que todos estam concientes daquilo que têm que fazer para ter uma estrutura forte não só a nivel concelhio mas mesmo a nivel nacional.Por outro lado temos uma JSD de mondim sem uma verdadeira liderança em que se quer é "tramar" os outros elementos da JSD com medo não sei de quê!?
Fazem-se reunioes sem avisar os restantes elementos entre outras coisas....
JS de celorico com aquela menina a liderar até eu vou para a JS de celorico

Anónimo disse...

"Espero que o PSD perceba este seu avanço, não se descuide e olhe para os seus jovens com a responsabilidade e expectativa com que merecem ser tratados neste presente porque trata-se aqui de preparação para o futuro."
Que lindo, que moralizador. Este discurso repetido com bastante frequência de 4 em 4 anos em Mondim de que os jovens são o futuro na nanananana!!! é conversa furada não vale rigorosamente nada. Basta olhar para o actual executivo e ver como é jovem. Salvo no entanto o conceito de juventude que outros possam ter diferentes do meu mas vejamos: Eng.º Mendonça setenta e muitos, Sr. Fernando Pinto sessenta e tais, Eng.º Francisco Ribeiro, o mais novo e ao mesmo tempo o mais velho, em mentalidade.
Este executivo só se preocupa com a juventude no período pré eleitoral e a juventude já sabe tirar proveito disso já se começa a empoleirar (vulgo tacho) olhe para o líder de uma das J´s de Mondim, como ele se soube "orientar". Permita-me que o contrarie mas esse "boy" vai ser um bom político à portuguesa mas bom político.
o senhor Dias Verdes ainda acredita no Pai Natal. Mas olhe que este ano ele não vem a Mondim pelo menos é o que consta.
Nem o PSD nem o PS acreditam na juventude de Mondim não querem ninguém que agite as águas, que possa ter protagonismo. Duas das características da juventude são irreverência e o empreendedorismo. Características completamente opostas à outra juventude a que governa a casa do eiró.
Enquanto o Sr. Fernando Pinto controlar o PSD a juventude servirá única e exclusivamente para colar cartazes, e para isso o líder da JSD serve muito bem.
Quanto às outras Forças partidárias nomeadamente o PS nem para colar cartazes consegue mobilizar o que é uma pena.

Anónimo disse...

Enfim...

Anónimo disse...

Falam Falam Falam... mas o assunto k mais suscita discussao em todo este forum é a jota..... Será por serem maus..... nao me parece nunca se falou tanto na JSD como nestas eleiçoes autarquicas pq será???? Foram contra toda a maré(PSD;PS;CDS) por isso nao lhe podemos tirar a irreverencia, Porque a tiveram... Quanto ao líder da Jota por aquilo que sei se seguir-mos o raciocinio até agora aqui seguido ele já tinha o tacho nao tinha sequer que se intervir e tomar todas as posiçoes que tomou de apoio á candidatura da Fernando Pinto... E o certo é k foram a unica força politica que saiu vencedora destas eleiçoes autraquicas???? Ou estarem enganado corrijam-me se tiver.... BJS

Anónimo disse...

QUEM PERDEU A JUNTA DE MONDIM, ATEI, VILAR DE FERREIROS. QUEM NÃO GANHOU A JUNTA DE CAMPANHÓ, BILHÓ? QUEM FOI A VITORIA FOI SÓ GANHAREM A CAMARA? CONVERSSA FIADA ANONIMO DAS 7.18.

Anónimo disse...

"comparação entre JSD de Mondim e Celorico serve para salientar que,neste caso, o trabalho de casa que os jovens socias democratas têm que fazer em Mondim já há muito que está preparado em Celorico" como tu dizes Dias Verdes e com razao a JSD de Mondim pode ter algum atraso em relaçao á jota de celorico mas se o tem!!!! Nao nos podemos esquecer do anterior lider da Jota e membros que infelizmente circulavam entre eles...Em proveito próprio e nada fizeram por essa organizaçao, bas ta nos lembrar-mos um pouco que fizeram eles em 8 anos...... Será que a juventude Mondinense conheceu o anterior Lider da Jota???? Que queria ele? Que defendia(m) ele(s)??? Pelo menos estes deram a cara durante a campanha e parece que nao ficou por ai.... Pois já realizaram um magusto.... Se foi bom ou mau nao sei, se correu bem ou mal tb nao sei, o certo é que continuam activos, e tiveram a presença do lider nacional da jota... Pela segunda vez isso deve querer dizer algo????

AtoMo disse...

1-Boas, penso que não podemos comparar as Jotas mondinenses com as celoricenses sem levar em conta a diferença abismal entre a mobilização política que existe nos dois concelhos.

2-Quanto à JS, não querendo desculpar, partilho da opinião que estes quatro anos de oposição foram mal geridos tendo em conta o resultado animador de 2001, e espero sinceramente que o mesmo não volte a acontecer. Mas não nos podemos esquecer que o PS Mondim é um partido "inexperiente", penso que o posso classificar desta forma tendo em conta os resultados pré-2001.

3-Por outro lado, já alguém reparou na Lista do PS de Vilar de Ferreiros? Não terá sido a maior vitória da Juventude no nosso concelho?

4-"Foram contra toda a maré(PSD;PS;CDS) por isso nao lhe podemos tirar a irreverencia" Irreverência? Depende do ponto de vista!!! Quanto a mim faltou-lhes foi irreverência!!! Aqui poderíamos entrar numa longa discussão. Na minha opinião colar-se à Lista desgastada, sem dinâmica, com uma postura tudo menos jovem (Cultura, Desporto, Educação, oportunidades para os jovens....)... Nada!!! Não é sinal de irreverência, aqui "cheira-me" mais a oportunismo!
Mas vamos partir do princípio que o fizeram porque conseguem ver nessa lista uma boa lista. Que conseguiram eles revindicar? Como marcaram a sua posição? Um lugar elegível na Assembleia? Só?? Limitaram-se a dizer "amén" com tudo o que defendia Fernando Pinto. A ver vamos se vão ser ouvidos daqui para a frente.

5-Comparar os antigos dirigentes da JSD com os actuais? Mesmo não se exibindo tanto como os actuais/actual (ainda não vi ninguém assumir as posições escritas nos jornais pelo Oldie Jota), conseguiram bem mais. Lugares na assembleia e um quarto lugar na Lista para a Câmara numa altura em que esse lugar poderia ser elegivel. Agora... um magusto? Força, parbéns.... mas sinceramente, atirar com isso à gente!!!! Por favor!!!
Proveito próprio, falas tu. Quem dos antigos JSD, presidente incluído, tirou proveito próprio por pertencer à JSD? O actual foi logo a primeira coisa que fez. Não vejo o anterior Presidente em nenhum a ocupar nenhum tacho, o vice também não. Mas tu melhor do que eu saberás do que falas.

6-"Falam Falam Falam... mas o assunto k mais suscita discussao em todo este forum é a jota" Certamente não é o que mais suscita, mas foi dos que mais suscitou. A mim revoltou-me pessoalmente porqeu também sou jovem, como serão certamente a meior parte dos participantes, é natural que estas questões nos toquem mais. E aqui podia repetir-me, supostos Jotas, a apoiar uma Lista nada jovem, e pior do que isso, a atirar areia para os olhos dos jovens, com Pólos Universitários e apelos ao voto da Juventude!!!! Posso até dizer-lhe que a dada altura do campeonato, pessoalmente, desisti de colocar posts com artigos da JSD, porque já era demais, mas eles/ele é que se colocava a jeito.

Anónimo disse...

pois é,fizeram um magusto em casa da minhota.porque será?para que serviu o magusto?que proveito trouxe para mondim?
deixem-se de fazer porcarias dessas e mostrem aquilo que valem(se valerem alguma coisa).divulguem a lista da jsd de mondim(alguem a sabe??),organizem debates com os jovens para discutirmos ideias do que esta bem e do que esta mal,do que se deve fazer.mexam-se tens mais oportunidades do que todos os restantes jovens de serem ouvidos!!convençam-nos de que são eficientes!!

AtoMo disse...

Concordo... e acrescento! Têm aqui um espaço de eleição para mostrarem o que valem!

AtoMo disse...

Claro que concordo!!!! Fx o magusto!!! Iniciativa porreira!!! Mas exige-se mais. Debate de ideias principalmente!

Anónimo disse...

O problema é que em Mondim, as Juventudes Partidárias não sabem ou não souberam usar a comunicação social! O que eu acho, e isto não se aplica só ao nosso "cantinho", mas a toda a política Nacional, é que todos querem passar um imagem/mensagem que nem sempre corresponde à realidade.

O trabalho da JSD de Mondim ao longo dos últimos 8 anos:
- Conversas de Café - Mondim, Passado, Presente e Futuro
- Debates (Sexualidade, Regionalização ...)
- Participação em actividades nacionais (Ex. Universidade de Verão)
- Visitas às Freguesias, de forma a conhecermos a realidade do Concelho
- O Presidente da JSD de Mondim fez parte da Distrital de Vila Real
- Proposta de Criação do Conselho Municipal de Juventude, em Assembleia Municipal

É verdade que não é muito ... e muito havia e haverá para fazer ...

"O futuro é nosso!" Seja no PSD, PS, PP ou Independentes

Anónimo disse...

"Será de bom senso sentar a JSD numa sala ás escuras á espera de perguntas vindas de não de onde por não sei quem? Moderas tu um debate destas características. Se eu fosse da JSD e me propussesem um debate nestes moldes ria-me voltava as costas e ia comer castanhas outra vez."
será de bom senso sim senhor desde que bem organizado como foram por exemplo as conversas de café realizadas há alguns anos atrás pela antiga JSD.
foi uma discussão interessante muito participada e que deveria repetir-se.
a questão subjacente à dinamica das J´s é saber se devem envolver a comunidade especialmente a mais jovem ou fecar-se internamente.
eu prefiro a primeira.

AtoMo disse...

Falo num meio priveligiado, se calhar não é "o meio". Esse talvez seja o que falas, no terreno (conferências, conversas de café, debates, visitas aos locais.... onde é q eu já li isto). Mas não vejo o Blogue dessa forma, snipers!?? escondidos!?? Já aqui participaram algumas organizações e não se sairam mal. Não obtiveram somente comentários cobardes. Não me vejo dessa forma, como tal, não vejo o blogue dessa forma. O anonimátimo não é será permitido quando utilizado descaradamente dessa forma. Será que te vez assim Dias Verdes? É essa a tua posição? Então porque não seria este "um" meio priveligiado para mostrar, a alguns mondinenses, a posição da JSD, JS, JP....???
"Tome-se por exemplo o caso do Magusto. De político não teve nada, tanto quanto sei não era estendido á população. Com que direito se pode criticar esse acontecimento?
O Magusto surge inicialmente num comentário de alguém que o utiliza como um acto que distingue a actual JSD da anterior. Quem o colocou, colocou-o pela positiva. É normal que as pessoas venham criticar esta posição. Espero bem mais de uma JSD que um magusto!

AtoMo disse...

"Mas a ser ainda me deixa "mais triste" porque a existirem, e nisso não tenho dúvidas, jovens capazes de avançar e com capacidades para impôr as suas regras. Claro que conseguirem, ou não, estes objectivos não é um dado adquirido. Mas que vale a pena tentar vale. Na minha opinião esse passo está á distância de um "clic". Haja quem esteja disposto a "clicar". Abraço

As vezes faz-me um pouco de confusão. Tá claro que não concordo com o conformismo, acho que é realmente de tentar, mas... á distância de um clic? Será assim tão fácil?
Vejamos o trabalho realizado por alguns jovens, ex. JSD, os tais que alguém apontava como principais responsáveis pelo estado da JSD. COnseguiram ganhar, onde deviam, a concelhia do seu partido, colocaram-se em posição para renovar o executivo, conscientes da nececidade dessa mudança. Bastou um tal de Marques Mendes, e o trabalho dessas pessoas foi por àgua abaixo. Vai dizer-lhes que está "à distância de um click". Muito pelo contrário, hoje em dia, são apontados como derrotados e traidores.
Como se pode fazer algo para lutar contra a rede de "complexos jogos de interesse, favores e postriores retribuições", isto tudo à distância de um click? Agradecia uma explicação Dias.
Obrigado.

País Basto disse...

Pela adesão que verifico à discussão deste Post reparo que o futuro da Jota interessa a muita gente (não confundir com interesse em liderar a Jota).
A questão que eu coloco é como é que se chegou a uma situação destas, porque não apareceu ninguém para disputar as eleições com o actual líder?
Até na direcção "sénior" do Partido houve discussão, e como o tempo veio a provar o eleito não era o que mais agradava a quem ia a votos.
Cheguem-se à frente... (os que forem jovens, porque para velhos a mandarem na jota já chega um)

Anónimo disse...

país basto se calhar não houve outra lista para a jsd pk nem tiveram conhecimento que iriam existir eleições.alguem soube?eu não.foi tudo na maior discrição.é verdade que muitas pessoas,inclusivé eu,quero saber qual o futuro desta jota.como já foi dito muitas vezes tem pessoas com bastantes capacidades e que pelo que conheço não se resignam com qualquer coisa,e que quando virem que algo esta mal irão dizer no momento certo(mas isto é o que eu penso.contudo,acho que têm de ser mais dinamicos,fazer alguma coisa com utilidade e se o presidente da jota n deixar fazer algo irem contra ele.porque como se pode ver ele é o unico beneficiado na jota.
quanto ao magusto alguem disse que era para toda a população!onde?quem é que foi?pelo que me constou eram so convidados,tanto dos donos da casa como da jsd.se me tiver enganado avisem!

Anónimo disse...

Gostava que o Zé Pires explica-se como foram as eleições que elegeram o actual presidente da jsd.

Anónimo disse...

Li atentamente este post.O bloguista omitiu/desvalorizou a particiapção dos jovens no P.S Mondim nomeadamente nas últimas eleições autárquicas.Vamos a factos!o P.S Mondim fez nos últimos anos um percurso notável: em 97 o P.S partiu de 560 votos, zero veradores, 2 elementos na A.M e meia dúzia de elementos nas Ass. de Freguesia (ASS.Fre.). Em 2005 o P.S tem dois vereadores, 8 elemetos na A.M, e 25 elementos nas J.F e Ass. Freg)!perdeu a Câmara por uma margem escassa, de 31 votos.É verdade que a J.S (ainda) não está organizada. Nos últimos 10 anos o P.S tem aumentado sempre as votações e o PSD tem descido ano após ano!. O P.S é em Mondim o partido com mais jovens eleitos ( a Isabela Miranda integra J.F de Vilar, o Fernando Ilídio e Presidente da Ass. Freguesia de Mondim e o Manuel Ferreira integar a A.F de Camapanhó) e teve o maior numero de Jovens em lugar elegível nas últimas autárquicas na lista da Câmara ( em 7 elementos 3 tinham menos de 30 anos - O Duarte martins, o Tiago Castro e a Isabela Miranda). As lista do P.S de Vilar e Atei tinham mais de metade de jovens com menos de 30 anos. Onde estão os eleitos da JSD, na Câmara, A.M e J.F? alguns estão na câmara como funcionários. Entraram por mérito?
Outro comentário: As juventudes partidárias só servem para organizar festas? são uma espécie de comissão de festas?ou funcionam como uma agência de empregos?
Os jovens do P.S que referi e outros que se juntarão a estes têm emprego, são bem sucedidos na sua actividade profissional não são dependentes. Foram excelentes alunos ou são excelentes alunos e óptimos profissionais. O P.S marca a diferença.
Humberto Cerqueira
Vereador da Câmara eleito pelo P:S

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DESTA SUA INTERVENÇÃO SR. HUMBERTO CERQUEIRA, O MEU VOTO NÃO FOI EM VÃO.

Anónimo disse...

podem falar do PS ou da JS mas uma coisa é certa o PS apostou na juventude se é JS ou não, não interessa o que interessa é que a tem e ganhou enquanto o PSD tem a JSD, onde estam os jovens nas listas do PSD, onde estavam perderam!

Anónimo disse...

Sem dúvida o PS marca a diferênça em TODOS os aspectos, NINGUÈM anda a mendigar... a jsd quem é? basta ver quem a comanda...! Vejam também os séniores do PS, também TODOS não precisam da plítica para sobreviver...!
Concordo Humberto.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa meu caro Dias Verdes, os jovens psds estão como sabes encaixados em empregos na CM e infelizmente são perfeitos fantoches nas mãos de quem lhes deu o emprego. isso é muito triste. aqueles jovens que julgam que estão representados na JSD ENGANEM-SE apenas têm à frente um individuo vaidoso de capacidade duvidosa e que procura unica e simplesmente garantir o seu tacho.

AtoMo disse...

Caro Dias Verdes,
"não deixam de ser jovens sem experiência politica" falas tu dos que não passaram pelas Jotas.
Já no post inicial fiquei com esta ideia em relação à tua opinião, que vens agora reforçar em resposta ao Eng. Humberto. Discordo completamente contigo. Será necessário passar pela Jota para desempenhar bem um cargo de reponsabilidade na autarquia? Atrevo-me a defender exactamente o contrário. Da forma como funcionam as Jotas,não só concelhias mas nacionais, os jovens melhor preparados para essas funções são mesmo os que por lá não passaram. De lá, só trazem os vícios, as estratégias propagandistas, ou seja, podem sair bons políticos, mas muito fracos gestores autárquicos. Não tenho dúvidas em afirmar, que quanto menos políticos ocuparem os lugares de poder na autarquia, melhor ficaremos.

Política é o que faz um "tal" de Marques Mendes a uma Lista democráticamente eleita. Não interessa o cargo que ele ocupa num partido. Não pode fazer o que fez. E fez. Por isso alguma coisa está bem mal. É a política e os seus políticos.
Toda a irrevência daquele grupo de jovens que começaram bem cedo nas lides partidárias, foi-se! Quem lhes cortou as pernas? Será que vale a pena enverdar por uma Jota? Dar a cara por ela e de lá sair completamente queimado? Que podem eles fazer agora para ganhar novamente a credebilidade dos eleitores? Quantos resistiriam a esta "lambada".
Talvez por estas e por outras é que a maior parte dos que têm "requisitos minimos de "massa cinzenta"" não vejam grande vantagem em aderir às Jotas.

AtoMo disse...

Mais uma coisa Dias Verdes, em relação ás listas de Vilar de Ferreiros e a falta de experiência dos jovens que a compõem. Já alguma vez contactas-te com algum jovem dos que agora foram eleitos? Sabes se trabalha ou não? Sabes qual o contributo deles para a freguesia? Tens dúvidas que o trabalho deles está a ser melhor que o trabalho dos cabeças de Lista com bastante experiência política? Penso que devias informar-te melhor antes de dar como certo algumas das tuas sentenças.

Anónimo disse...

mais uma vez pergunto...alguem me sabe dizer quem pertence à jsd?não e preciso serem todos,so alguns!sr.humberto ja que esta mais dentro do assunto sabe responder-me?

Anónimo disse...

anonimo das 6:36 quem sao os jovens da jsd que estao na camara?

AtoMo disse...

Podes estar certo que sim, mal menor !!!! .... mas isso é outra discussão, e já aqui tive hipótese de manifestar a minha posição em relação à política e políticos do nosso País. Mas não estou sozinho, parece-me que essa já é uma discussão nacional. Basta ver o Cavaco e o Mário Soares.

AtoMo disse...

Só o meto, porque se acompanhas, vais ver que até eles, mais ele Mário Soares, disse que "está na moda" a questão da descredebilização do meio político. Ele falou irónicamente eu sou dos que o afirma convictamente.

AtoMo disse...

Ela está a ser combatida. Criticamdo-se ao funcionamento das Jotas!!!

Anónimo disse...

Caro Sr dias verderdes... a politica é um meio de chatices, feitas por quem se mete nelas. Muito sinceramente conheço bastantes jovens, colegas meus, que pertencem a jotas, mas nem por isso percebem algo de politica, uma vez que lá estão pura e simplesmente com o intuido de retirarem algum proveito proprio. Isto não quer dizer que todas as jotas funcionem da mesma forma, ou que todas as pessoas tenham os mesmas finalidades... tambem lhe digo mais quando se fala de jovens tambem se pode falar de pessoas um pouco mais idosas que sem experiencia, e algumas sem grande aprendizagem escolar fazem parte destas referidas juntas de freguesia... estas não são postas em questão? serão melhor politicos? estarão melhor preparados? serão menos influênciados que os jovens?... pelo menos uma coisa eu garanto: estão lá e erram tanto ou mais que alguns jovens... A irresponsabilidade, ou falta de preparação toda a gente tem um pouco, por mais que se queira existe sempre um pouco mais a aprender, a perceber, e talvez por vezes seja melhor um jovem com uma mentalidade um pouco mais aberta, com um espirito mais livre para levar a cabo tal tipo de tarefas... Aprecio o seu ponto de vista, mas apenas um pequeno desabafo...

País Basto disse...

É com agrado que verifico o interesse com que se debatem as Jotas neste espaço, tenho para mim que alguns dos participantes deste Blog poderão no futuro ter um papel activo nas transformações que estas estruturas necessitam para a inclusão de mais juventude nas listas à Câmara, às Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal.
É também minha opinião que estas estruturas, JSD, JS e Gerações Populares (Penso que é esta a denominação da Juventude do PP)poderão ter um papel decisivo nos próximos anos na remodelação politíca de Mondim.
Dadas as circunstâncias, penso que é ambíguo falar de experiência dos jovens elementos que compõem estes grupos de jovens. A experiência surge da oportunidade que é dada para adquirir essa experiência tanto no plano organizativo do partido como na participação politíca enquanto membro eleito de qualquer orgão autárquico.
Falou-se aqui das Jotas de Celorico e do protagonismo que os seus elementos se preparam para ter depois do passado acto eleitoral. Convém não esqueçer que Filipe Marinho, Presidente da Jota laranja de Celorico é presidente deste organismo à cerca de oito anos e dentro desta estrutura foi conquistando espaço e protagonismo não só dentro da estrutura distrital e nacional como também dentro do partido local, (conseguindo o seu segundo mandato enquanto deputado municipal) - facto que para as Jotas é por vezes mais difícil que demarcar o seu espaço dentro das Jotas Nacionais e distritais.
Foi com um percurso idêntico que o actual vereador da Juventude Joaquim Mota e Silva conseguiu um lugar elegivél numas eleições legislativas e cehgou a exercer o mandato de deputado na Assembleia da Républica, mesmo que com o carácter de substituto.
A importância das Jotas será sempre aquela que os seus elementos conseguirem para eles próprios. Pode ser um instrumento dos Séniores do partido ou pode ser uma associação dinâmica que defenda os interesses dos seus pares, chamando assim para discussão e para o trabalho elementos que à partida não estariam predispostos para o trabalho e filiação partidária.
A observação de algumas Jotas leva-me a pensar que a primeira opção dando menos trabalho apresenta melhores resultados para quem a lidera e praticamente nulos para a estrutura em si que assim fica vazia daquilo que é a sua essência: a irreverência, a mudança e a mobilização.
A segunda hípotese exige de quem a liderar a abertura para encaixar elementos que até pela sua idade não estão nesta altura preocupados com tachos, lugares e protagonismo, antes procuram um sítio onde façam ouvir a sua voz. Aos partidos em si, ou à secção sénior dos partidos exige-se que saiba "formar" estes jovens na vida politíca, que os saiba integrar na sua estrutura e que os encare também como consciência critíca de si mesmo. O tempo depois se encarregará de demonstrar quem tem a vocação, a disposição e a habilidade para ir mais longe.
Em relação a Mondim há realmente muito trabalho a fazer. Não posso deixar de saudar o Prof. Humberto pelo esclarecimento prestado e pela esperança que renova com a "promessa" de reactivação da Juventude Socialista . A JSD para grande pena minha está e (tud indica) estará entregue a uma pessoa que comete o grande pecado de se deixar controlar por quem já não tem idade para andar metido em Jotas, fazendo assim um grande trabalho ao Partido, tirando os proveitos próprios que daí resultam mas prestando um péssimo serviço à Juventude Mondinense.

Anónimo disse...

Caro dias verdes, a tua intervenção espelha de alguma forma aquilo que se passa com a jsd em Mondim, especialmente, no ultimo paragrafo. Deixa-me ser um bocadinho mais frontal, o presidente da jsd de Mondim entrou com objectivos bem definidos para a jsd, objectivos esses que nada têm a ver com o que deve ser a acção da jsd, não foi inocentemente manobrado, ele foi é e continuará a ser manobrado porque assim o deseja. É fácil observar a esperteza saloia deste miudo, bem expressa na forma irónica e sonsa com que se apresenta.
Quanto aos que não têm idade para jts e os manobram, esses são os ditadores de ideias e opiniões, quando não conseguem quem os apoiem de borla, pegam em duas "croas" e compram as cabeças de quem tem pouco valor e se deixa comprar, o lider da jsd é o exemplo mais visível de alguém que vale pouco e se deixa comprar por duas "croas". Infelizmente não é o único dos que trabalham dentro da CM.

AtoMo disse...

O líder da JSD??? Concordo que seja ele neste momento a face mais visivel da JSD, mas ele não está só. A forma como o "nadaJota" se comporta dentro da JSD só é possivel com a passividade ou conivencia dos outros elementos.
Até hoje só vi um elemento da JSD a demarcar-se das posições, atitudes e orientção desta JSD. Como tal, até ver, são todos responsáveis.

Anónimo disse...

boas! cada vez se percebe porque que é que a politica se diz ser tão currupta, feita de falsas promessas... caros senhores podiam-me repetir as palavras do prof Humberto: "os jovens do P.S que referi e outros que se juntarão a estes têm emprego, são bem sucedidos na sua actividade profissional não são dependentes. Foram excelentes alunos ou são excelentes alunos e óptimos profissionais. O P.S marca a diferença.
Humberto Cerqueira"
Se voltarem a ver o seu comentário verão que em todo o excerto ele se refere aos jovens do partido socialista, e não a uma jota semi-criado, prometendo com isto criá-la... Esta até pode ser criada ou não, mas por favor não ponham palavras onde elas não estão!!! já andam a querer cobrar "a promessa de" ao prof Humberto... Eu sou uma pessoa que pouco conhecimento, mas isso seria um tipo de politica a se praticar já? hummm...

quanto a jotas do ps, psd ou cds nunca soube que existiam em mondim, e sou desses lados... não será melhor não existirem jotas a serem como as existentes lá!!! quando se faz algo deve ser com objectivos concretos, e mais neste meio em que se "trabalha" com o futuro de uma população ou parte dela, deve-se ter principios, linhas de seguimente, sempre com o mesmo intuito...

mas a vida é a vida, e cada um faz "o que quer" da sua....

País Basto disse...

"É verdade que a J.S (ainda) não está organizada"

Foi nestas palavras do Prof. Humberto Cerqueira que fundei para falar de uma "promessa" de criar um Jota. Admito que o termo "promessa" não terá sido a melhor escolha, mas depreendi como penso que facilmente se depreende que o "ainda" não surge de uma forma inocente.
Se qualquer maneira não é o mais importante. O PS lá sabe como irá lidar com a juventude. Poderá fazê-lo inserindo os jovens de uma forma "avulsa" na estrutura do Partido ou de uma forma organizada uma nova JS. O que é certo é que já manifestou vontade de dar trabalho e protagonismo aos Jovens Mondinenses quando fez as listas que foram a votos, voltou a reforçar essa vontade neste Blog.
Em relação à Jota é visivél o descontentamento de alguns sectores da Jota, em minha opinião o conhecimento dos estatutos e alguma coragem poderão repôr a normalidade a favor de quem faz parte desse organismo e não se revê naquilo que a JSD representa hoje em dia.

Anónimo disse...

peço desculpa pela forma rude como foi o meu comentário... este comentário foi um pouco desmedido e sem razão total de ser... visto como o pais basto relembrou o ainda não está lá sem finalidade nenhuma, ou pelo menos assim se subentende...

iste deveu-se ao facto de já à algum tempo vir a acompanhar este espaço, e certas palavras mais concretas passam-me um pouco despercebidas... tinha-me parecido um ataque directo ao prof humberto pela vossa parte, visto que primeiro ele ao elogiar as pessoas que faziam parte das listas do ps, no meu parecer para demonstrar que os jovens escolhidos para tal não foram simplesmente pelo facto de serem jovens, mas tambem porque tinham algum mérito, e muita probabilidade de sucesso/concretização daquilo a que foram propostos. E nunca menosprezando os restantes jovens que ai habitam...
depois quando falaram de esperar os resultados a medio prazo da sua promessa, foi o que me levou a fazer tais comentários....

as minhas sinceras desculpas!!!