terça-feira, novembro 22, 2005

Intermunicipalidade - Piscinas.

No âmbito de uma discussão lançada pelo nosso colaborador País Basto, sobre "Intermunicipalidade - A Relação com os vizinhos", surgiu um comentário, do autor do artigo, sobre um caso específico dessa intermunicipalidade que agora vos deixo para uma discussão mais concreta sobre um assunto tão amplo.

"O exemplo maior para mim é o da piscina municipal. Celorico tem uma piscina (tanque de aprendizagem) Coberta, Mondim tem uma excelente piscina de Verão, aberta. Fala-se da construção de uma piscina Coberta em Mondim e de uma aberta em Celorico. Fará sentido? Não seria preferivél reforçar a rede de transportes de modo a que os habitantes de um e outro concelho podessem usufruir dos equipamentos existentes? Podem julgar esta ideia como ingénua, mas pensem bem, será esta zona tão rica que se permite construir equipamentos desta envergadura em duplicado. Será Mondim assim tão longe de Celorico?(falo deste caso porque é o mais gritante, há algumas freguesias de Mondim que ficariam melhor servidas com parcerias feitas com outros concelhos vizinhos, Ribeira de Pena, Cabeceiras).
Um habitante do Porto por exempolo não terá que fazer mais Km para usufruir deste tipo de equipamentos? Onde está a diferença?


País Basto

9 comentários:

Anónimo disse...

se tivesses calado fazias melhor...

País Basto disse...

Não faríamos todos? Sempre nos esquivavamos de ouvir bocas anónimas sobre opiniões que não temos medo de assumir.

AtoMo disse...

As piscinas seriam um melhor exemplo no caso de estarem sub-aproveitadas. Acredito que não é caso em nenhum destes equipamentos.
Exemplo melhor é a biblioteca. Não digo que não se construa a infraestrutura em Mondim. Mas o "recheio" deveria ser comum a todas as bibliotecas de basto. Neste caso, não tenho dúvidas que procura nunca superaria a oferta. E em vez de "cromos repetidos", seria colocado à disposição dos utentes um espólio muito mais rico.

AtoMo disse...

Leu bem Sr. Dias Verdes? Não disse para mandar o pessoal de Mondim para Celorico. Leia novamente.

AtoMo disse...

"Bibliotecas, mesmo as que estão ao pé de casa, se não forem criadas dinâmicas próprias, sujeitam-se a ser pouco frequentadas. Imagina-as mais distantes"
As mais distantes? Que compreendeu então?

Anónimo disse...

mas além do senhorio levar a Bike nós por ca ficamos com os travões e o Dias Verdes leva os pedais e com toda a certeza ficamos mais seguros.
Porque os Mondinenses Merecem ter Piscinas, Bibliotescas, Auto-Estradas, Vias do Tamega etc.etc.etc.

País Basto disse...

"Veja-se o exemplo da Biblioteca Marcelo Rebelo de Sousa com um espólio rico e vastissimo, visitada e consultada por pessoas de todo o lado, e no entanto, devido á falta de iniciativas próprias, quase ignorada pela população em geral".

Caro Dias Verdes, onde foi buscar essa ideia?
É verdade que a Biblioteca de Celorico tem ainda muito pano para mangas e que muito mais se podia fazer, mas daí até dizer que é quase ignorada pela população em geral é outro tanto.
Os números dizem outra coisa. Não falo apenas da utilização da internet que sei que não é por acaso que coincide na localização com a Biblioteca. Tanto quanto sei essa localização foi propositada e projectada para criar hábitos de frequência da Biblioteca numa altura em que como se sabe os hábitos de leitura já não são o que eram.

AtoMo disse...

Quando falei na biblioteca como melhor exemplo dessa intermunicipalidade, falava de uma solução em que cada localidade construisse a sua Biblioteca, mas o espólio fosse comum (ou parte dele). Porque ter aquele livroimportante, mas que até é consultado/requisitado de mês a mês, "repetido" nas bibliotecas da região?
Porque não cooperar nas acções de sensibilização, promoção e dinamização?

Anónimo disse...

olá bloguistas
Felizmente levantou-se outra vez o véu sobre este interessnte assunto, a Intermunicipalidade.
Julgo que o ponto fulcral começa pelas vias de acesso, e nomeadamente a tão ansiada ligação da via do Tâmega a Mondim. Julgo que seria um marcar de pontos, passo a expressão,para a aproximação dos Nossos concelhos. Apesar de ser extremamente raro ver o Prof. Albertino e o Sr. Pinto de Moura juntos a discutirem a realidade dos seus concelhos, vejo que existe esta preocupação por parte dos cidadãos, veja-se o exemplo do blog.
Quantos são os pais de Mondim que levam os meninos à piscina a Celorico? muitos garanto-vos. porque não uma rede mais organizada de transportes ?
A biblioteca é um caso à parte pois o espólio é riquissimo e julgo muitas bibliotecas do país para se equipararem à de Celorico levarão anos. Se calhar melhor para Mondim não sera apostar na biblioteca, mas numa Mediateca (deixco a sugestão). não temos nenhuma sala condigna para assistir a uma ssessão de cinema. Nem nenhuma sala que potencie os jovens músicos (á excepção das escolas de música) a apresentação dos seus projectos. na minha opinião devemos apostar em temas que se complementem e não andar sempre às turras com a maldita e ineficaz rivalidade.
beijos e abraços
Maria