segunda-feira, novembro 07, 2005

Eleição dos membros da Mesa da Assembleia Municipal.

Realizou-se no passado dia 3 de Novembro, juntamente com a tomada de posse do executivo, as eleições para os membros da Mesa da Assembleia Municipal.

A Assembleia Municipal é composta por 23 elementos, (15 mandatos eleitos e 8 Presidentes de Junta).

Mandatos eleitos:
PSD - 7 | PS - 6 | CDS - 2

Presidentes de Junta:
PSD - 3 | PS - 2 | CDS - 3

Assim sendo as forças ficam divididas da seguinte forma na Assembleia Municipal:
PSD - 10 | PS - 8 | CDS - 5

Apresentaram-se a sufrágio 2 listas:

Lista A:
Presidente: Prof. Avelino - PSD
Secretário: Mário Augusto Borges - CDS
2º Secretário: Prof. Ilda Vieira - PSD

Lista B:
Presidente: Prof. Fernando Avelino - CDS
Secretário: Laura Ínsua - PS
2º Secretário: Selas - CDS

Resultado da Votação:
Lista A - 11 | Lista B - 9 | Brancos - 1 | Nulo - 1

Faltou a esta votação o Presidente da Junta de Mondim de Basto (????)

Merece reparo a notória divisão no CDS PP. Como pode um partido que se encontra numa posição privilegiada para se fazer ouvir, dividir-se, perdendo com isso o seu poder?
Poder esse que é notório na forma como se apresenta a Lista B. O PS poderia fazer valer os seus 8 votos, mas os 5 do CDS acabam por lhe permitir apresentar o seu candidato como Presidente e 2º Secretário da Lista. Terá o PS percebido que a única hipótese de tirar o poder ao PSD na Assembleia era submeter-se ao CDS? (Bruxo!!!)

Nem uma nem outra estratégia. No final as negociações individuais falam mais alto que os partidos pelos quais se apresentaram a eleições. Estará o Sr. Mário Augusto a corresponder às expectativas dos seus eleitores?

Faz um pouco de confusão ver nesta eleição um voto branco, e pior ainda, um voto nulo (????)!

A Lista A recolheu 11 votos, sendo que 12 votos representam a maioria. O voto em branco tudo indica ser de ?um? CDS PP. Faltou ?um? PS. Fica o nulo para manter a expectativa!!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos é uma vergonha o que o Sr. Mario Augusto fez ao CDS-PP.
Como é possivél que um pessoa se venda ao PSD e a Fernando Pinto de Moura por um lugar na assembleia se primeira já tinha a mania agora que tem este lugar vai ser o maior.
Meus amigos do CDS-PP mandem esse senhor embora se não, não vamos a lado nenhum e o Gonzaga junto

Anónimo disse...

Que estranha rapidez, e qual empresa de informação não contrataria tal jornalista que com tanta rapidez nos traz novas. E que novas tecnicas nos vai presentiar o novo executivo vai passar esta blog a ser o meio de comunicoção entre o Municipio e os Municipes?. Boa anonimo das 5.53, ou acessor ou. sei lá.

AtoMo disse...

Caro Dias Verdes
Para não correr o risco de entrar numa discussão sem fim à vista, salvaguardo desde já que esta é somente a minha opinião.
Acredito que grande parte dos que votaram CDS o fez não por este ser um partido mais à direita ou à esquerda. Na política autárquica valem muito mais os candidatos que os partidos. Prova disso mesmo, o actual presidente, ganhou como CDS e ganhou como PSD (se este ano se candidatasse pelo PS ganhava certamente). Como tal, o facto de o CDS estar mais próximo ideológicamente do PSD que o PS não parece ter grande influência.

"E o mais caricato nesta questão são aqueles que teimam que uma boa parte do povo que vota não está esclarecido. Olha se estivesse..."
É a minha vez de não perceber onde encaixou esta!!!

Anónimo disse...

Metendo-me um pouco na discussão entre o senhoriu e o dias verdes tambem quero aqui expor a minha modesta opinião no que se refer a este tema.
Sem duvida que o sr. Mario Augusto defraudou os eleitores que votaram no CDS-PP.
Mas não será esta um vingança para com os restantes senhores do CDS-PP que em tempo de campanha eleitoral pareciam comadres com os senhores do PS. Ja que o sr Mario Augusto sempre foi mais ligado as pessoas do PSD doque as do PS.
Teram informado os restantes senhores do CDS o Sr. Mario Augusto que se preparavam para apresentar uma lista conjunta com o PS a assembleia municipal, para evitar que houvesse esta divisão no seio do CDS-PP.
Meus amigos em tempo de eleições todos somos do PSD, do PS, ou do CDS-PP, mas quando é para termos mais protagonismo já não somos dos PSD ...., mas sim e só apenas Mari Augusto ou outra qualquer.
Meus caros já que falamos no Sr. Mario Augusto vs CDS-PP porque não falar da Professora Ilda em relação a CP concelhia do PSD ja que esta ia as reunioes da comissão politica do PSD e depois ia dizer aos senhores da casa do eiro que eram da "oposição" o que se passava, também não será isto uma traição para com os senhores que juntamente com ela foram eleitos para a comissão politica concelhia.

AtoMo disse...

Pois, mas mesmo a nível nacional, onde essa falta de correcção política seria mais notada, ela é ignorada quando de um lado está a possibilidade de ter uma palavra a dizer.

Mas não te esqueças de um pormenor, não se tratou de uma opção politicamente correcta, porque o Sr. Mário Augusto votou contra a lista do seu partido. Sim, porque uma lista onde o Presidente e o 2º Secretário são do CDS não pode ser vista como uma lista do PS.
Podes vê-la como uma opção estritamente pessoal.

Mas não vale a pena dramatizar. Afinal foi só a eleição da mesa da Assembleia. A ver vamos para onde tombam quando se falar de coisas sérias.

Anónimo disse...

penso que não é necessário esperar mais e ver para onde tombam quando se falar de coisas sérias, aliás não sei se alguma vez se vai falar de coisas sérias, parece-me que as coisas sérias são decididas em recinto fechado, a Assembleia é vista pelos senhores do executivo como um local onde se devem controlar as cabeças necessárias para acenar a tudo sem discutir ou apresentar dúvidas.Sendo assim julgo que está tudo dito.

Anónimo disse...

Caro Dias Verdes, a votação da mesa é em minha opinião esclarecedora quanto ao controlo das cabeças, o que eu quis dizer é que elas já estão controladas, inclusive o voto branco e o voto nulo. Esses só não votaram a favor porque não foi necessário.