sexta-feira, setembro 30, 2005

Câmara oferece manuais aos alunos do 1º ciclo

"A Câmara Municipal de Mondim de Basto vai oferecer a todos os alunos que frequentam os primeiros quatro anos de escolaridade, os respectivos manuais, um investimento de cerca de 14 mil euros.
A distribuição destes manuais terá início a partir do dia 26 de Setembro, num processo que envolve 25 escolas e cerca de 475 alunos, pelo que se estima que venham a ser distribuídos 2164 livros.
A par das acções de apoio social que estão já em desenvolvimento - serviço de refeições e de transportes escolares - há da parte da autarquia a intenção de repetir esta medida nos próximos anos, o que permitirá suavizar os encargos familiares."

Mondim Municipal



Por esta altura do "campeonato" já todos ouvimos falar desta oferta, mas vejamos a opinião dos Vereadores em relação a este assunto:

"Já fora da Ordem de Trabalhos, o Sr. Vereador Humberto Cerqueira declarou-se descontente pelo facto das primeiras entregas de livros escolares, para os alunos do ensino básico, terem sido feitas com a presença do Sr. Presidente da Câmara, uma atitude que considerou eleitoralista. O Sr. Vereador Luís Gonzaga subscreveu esta opinião.
Pelo seu lado, o Sr. Presidente afirmou que esteve nas escolas na qualidade de Presidente da Câmara e não de candidato."

Eleitoralista ou não?

terça-feira, setembro 27, 2005

Bons exemplos!

A conselho do nosso colaborador País Basto, fui encontrar esta reportagem na revista Grande Reportagem de 24 de Setembro de 2005. Então é assim:

Concelho de Castanheira de Pêra, interior, distrito de Leiria, menos de 4.000 habitantes, 69 quilómetros quadrados. Melhor acesso IC8 fazendo ainda um desvio de meia dúzia de quilómetros.

Aquele que era um dos principais centros industriais do País no sector dos lanifícios, rapidamente entrou em declínio com a entrada do País na CEE. A população decresce 16% e reportando-se só à juventude o número sobe para 35%.

"Perante evolução demográfica e social tão negra, Pedro Barjona (Presidente da Autarquia) só viu um caminho: o turismo. Não um turismo qualquer, nem apresentado de forma vaga. "A única coisa que Castanheira de Pêra tinha para oferecer era o verde da sua paisagem, mas isso é um conceito de turismo abstracto, porque os pinheiros daqui são iguais aos pinheiros de outro lado. Havia que criar outros pólos de atracção.""

A solução era o investimento autárquico, com um orçamento de três milhões de Euros, 90% transferido pelo Estado. "A mesma Europa que afundou deu a tábua de salvação."Com os projectos que apresentámos, conseguimos ser um dos concelhos que mais fundos comunitários receberam per capita""


Um desses muitos projectos, foi a Praia das Rocas. 3,7 milhões de contos, 70% a fundo perdido, num empreendimento que muitos apelidavam de "elefante branco" ou megalomania. Pois bem, o concelho tinha uma albergaria com 11 quartos, normalmente alugava metade, agora têm que ser os particulares a alugar quartos e o hotel está aí. Um restaurante que começou com quatro empregados agora precisa de 15, serve 700 refeições e 75 quilos de café não chegam para a semana. Dois mil gelados é para um fim-de-semana. Com mais de três mil visitantes durante a semana e ultrapassando os cinco mil no fim-de-semana, no mês de Agosto gerou 250 mil Euros de receita, mais que a transferência do Estado naquele mês.
Para evitar o turismo sazonal, o autarca tem já preparado iniciativas para rentabilizar o empreendimento no Inverno. Escolas de surf, construção de bungalows junto nas margens, quatro veleiros e uma lancha "para uma noite diferente", e um parque aquático.

"Em Portugal não precisamos de ser muito inteligentes nem muito criativos; como estamos mais atrasados do que os outros países, basta-nos olhar os modelos bem-sucedidos e copiá-los".

De acrescentar que este autarca tem preparado para o seu concelho projectos como: uma galeria de bares com zonas de lazer e esplanadas ligadas à praia, um percurso pedonal e uma ciclovia; a Praça da Notabilidade, será um espaço de lazer, serviços e comércio, restaurantes, campos de ténis, escola de golfe, um auditório. Isto tudo junto às actuais escolas do segundo ciclo e seundário, onde serão construídas as escolas primárias e pré-primária além de uma biblioteca pública, uma espécie de "campus escolar".

Finaliza o seu terceiro mandato este ano, e não se recandidata.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Importa reflectir sobre tudo isto!

Caros membros do Blog.
Senhoras e Senhores Visitantes:


Nunca na nossa terra a Pré-Campanha atingiu níveis tão elevados de participação dos candidatos aos órgãos autárquicos. Se a uns esta participação se pode associar a uma maior dinâmica de possibilidade de mudar o xadrez politico ou ganhar as eleições em Mondim, a outros demonstra um desespero por não perder a possibilidade de mais durante quatro anos se manter lá no alto do que eles acham ser a fina flor de Mondim.
Nos últimos anos assistimos ao debandar de muitas muitas mulheres e homens que conheceram e entraram na política e depressa dela ficaram fartos. Conheceram-na pela parte como é feita em Modim, pela intriga, pelo atropelar as pessoas, pela máxima (és por mim, ou és contra mim). A política não é isto. A política é servir, é estar próximo, é prestar serviço aos cidadãos. A politica não é servir-se, não é vaidade, não é vingança, mesmo quando esta, não é por e pela politica.
Meus caros Mondinenses, muitos de vós hoje já sabem que sou daqueles, que apesar de já alguns anos nestas coisas andar, fui nestas eleições incluído naqueles que pela intriga, não se afastaram mas foram afastados, e se compararmos as listas autárquicas do PSD de á quatro anos com a listas de Fernando Pinto e Francisco Ribeiro de hoje assistimos á substituição de pessoas que muito deram ao PPD/PSD em troca daqueles que por uma forma ou por outra, ou mesmo obrigados e por necessidade tiveram que fazer parte das listas.
È hoje preciso questionar a relação que existe entre o candidato José Tapado e o segundo da sua lista. Se ganhar as eleições fica no executivo, é uns dos interessados no estudo de impacto ambiental das pedreiras e o presidente do Junta é interessado porque é dono de parte de uma pedreira, o que existe nestes meandros e que nós não sabemos. Continua o Candidato José Tapado a pensar que a família do Sr. Luís Coutinho lesou os Mondinenses ao ter dois lotes de terreno na Sr. da Piedade, quando á tantos jovens em Mondim que esperam á anos por um espaço para fazer a sua habitação, continua o Sr. José Tapado a pensar o mesmo que pensava quando uma operadora de telecomunicações fez uma proposta financeira á Junta de Freguesia para a instalação de uma antena na Sr. da Piedade e prontamente foi feito um ?abaixo assinado? pelos mesmos. Como suporta o Sr. José Tapado um terceiro na lista que diz que não apoia o Sr. Fernando Pinto.
A lista a Assembleia Municipal que sempre apresentou a candidato a presidente da mesma um distinto cidadão Mondinense, recordo Dr. Augusto Brito, pai, Dr. Faria , e o ultimo Dr. Augusto Brito, filho, pessoas respeitadas pelo seu valor pela forma como sempre serviram com dedicação e honra o mais humilde dos Mondinenses, para quem ricos ou pobres, sábios ou menos sábios, eram pessoas iguais.
Por todas estas incoerências é preciso hoje reflectir no caminho que vamos seguir nestes próximos quatro anos. O desespero já tomou conta dos Senhores do poder, que humilhação deve ser o Sr. Presidente andar a mendigar votos pelas portas, nunca o fez.
Importa reflectir sobre tudo isto.

António Seca.

sexta-feira, setembro 23, 2005

CDS - 10 Compromissos para uma Legislatura





Em meu nome e em nome de todos aqueles que me acompanham:

  1. Assumo com os Mondinenses o compromisso de uma gestão eficiente, equilibrada e transparente dos serviços autárquicos, por forma a agilizar e a responder rapidamente às necessidades das pessoas. Os funcionários da autarquia serão reorganizados de acordo com as suas competências e atribuições;
  2. Assumo com os Mondinenses o compromisso da criação de uma unidade móvel itinerante para prestar apoio médico em todas as freguesias, por forma a permitir melhores cuidados de saúde a todos e em particular aos mais idosos e necessitados em particular;
  3. Assumo com os Mondinenses o compromisso de gerir com quantidade e qualidade a água em todo o concelho e resolver o problema do saneamento básico;
  4. Assumo com os Mondinenses o compromisso da construção e ligação de uma rede viária/acessibilidades com ligação à variante do Tâmega, à capital de distrito e de uma marginal fronteiriça ao rio Tâmega que ligue à ponte da Barca e encurte a distância ao nó da A/7;
  5. Assumo com os Mondinenses o compromisso no desenvolvimento de um trabalho no sentido de combater a pobreza complementada com serviços sociais adequados e funcionais em todas as freguesias;
  6. Assumo com os Mondinenses o compromisso de criar Centros de Convívio em todas as freguesias por forma a proporcionar e garantir um complemento familiar adequado, dando dignidade a quem durante uma vida inteira muito deu à sociedade;
  7. Assumo com os Mondinenses o compromisso de promoção e divulgação do turismo, criando protocolos com todas as associações culturais. Construção de um novo parque de campismo, praias fluviais (Tâmega, Ôlo e Cabril) e roteiros turísticos. Criar estruturas apropriadas no Santuário de Nossa Senhora da Graça, Fisgas de Ermelo e Grutas de Campanhó, bem como a promoção das nossas riquezas naturais;
  8. Assumo com os Mondinenses o compromisso de estabelecer parcerias com os pais, professores e entidades locais para o desenvolvimento de uma política de educação concertada, tendo em vista melhorar os equipamentos e criar condições para a realização de actividades extra-curriculares / ocupação de tempos livres;
  9. Assumo com os Mondinenses o compromisso da legalização rápida das pedreiras e consequente possibilidade de localização de empresas de transformação do granito;
  10. Assumo com os Mondinenses o compromisso de uma constante intervenção junto das entidades governamentais por forma a atrair, para Mondim de Basto, investimentos, emprego e qualidade de vida para todos.

Faço-o, de uma forma livre mas consciente, com uma enorme vontade em transformar Mondim no sítio mais bonito de Portugal, para que seja o nosso chão e o nosso tecto, para que deixe saudades a quem nos visita e traga uma nova esperança.

Faço-o porque sou tolerante, determinado com um profundo respeito por todos e porque sou um DEMOCRATA-CRISTÃO

Até lá, fiquem com a minha amizade

Luís Gonzaga Ribeiro Costa

quarta-feira, setembro 21, 2005

Que tal esta solução para a Casa da Cultura?

Cinemas digitais avançam no país

A rede é composta por um "conjunto de salas de cinema ligadas a um sistema central a partir do qual serão disponibilizados, em formato digital, as obras a exibir". As salas aderentes "terão de estar on-line através de um acesso ADSL, com a maior largura de banda possível" e seleccionam no sistema central, via web, os conteúdos que pretendem mostrar "encarregando-se o sistema da colocar no servidor local os conteúdos encomendados".

Os filmes a transcrever para formato digital são portugueses, em língua portuguesa, da União Europeia ou iberoamericanos. A gestão da base de dados será efectuada "por uma entidade exterior ao ICAM", disse, ao JN, Filomena Serras Pereira - a escolha será feita até ao final do ano. Na mesma altura, será lançado o concurso e ficará disponível o regulamento que determina as condições para o apoio do ICAM.

www.jn.pt

terça-feira, setembro 20, 2005

Humberto Cerqueira coloca o seu discurso no Forum.

Caros amigos,
a candidatura do P.S é constituída por gente que dá a cara: Coragem em vez de medo! desenvolvimento em vez de estagnação!frontalidade em vez de hipocrisia.

Para comentar, se assim entenderem, envio o texto do meu discurso ontem na apresentação dos candidatos do P.S. Alguns ficaram escondidos a tirar notas. Não havia necessidade, quem me conhece sabe que por detrás de alguma timidez e muita tranquilidade e serenidade existe muita firmeza.

Alguns vão esconder-se com o anonimato,porque não têm CORAGEM de se identificarem. Bom, o importante é que as pessoas discutam abertamente. Não sei qual vai ser o resultado no dia 9 de outubro, pela minha parte estou tão tranquilo quanto confiante, mas pelo menos o P.S já conseguiu "agitar as águas".

Um abraço.
Humberto Cerqueira



"Optamos por colocar o discurso no forum por se tratar de um texto extenso."

Discurso de Humberto Cerqueira

Nem Luxo Nem Lixo

Este assunto vem a propósito de um comentário anónimo, acerca do badalado investimento turístico em Vilar de Viando. Não faria este comentário desta forma se fosse única e simplesmente para responder a esse tal de anonimo. Mas sim porque a sua observação é comum a muitos portugueses, e penso, que assenta numa ideia que tenho como enganosa e redutora. Diz o anónimo a certa altura: - ...porque em vez de termos um hotel com fundos da autarquia temos com fundos particulares.
A mola real da sociedade, meu caro anonimos, assenta na pujança empreendedora do sector privado. E para que não haja dúvidas quanto ao meu comentário, encaro o sector privado não apenas como grupos sonaes, mas o comum do cidadão em si. Cada um empreende aquilo que quer e que pode. Saliento mais uma vez isto porque não estou aqui a defender nenhum grupo de interesse económico mas a iniciativa privada em si. Com regras. Com justiça social. Obviamente. Ora isto tudo para dizer que o melhor capital para uma terra não é o dos fundos públicos, mas sim os privados. Os fundos públicos há que aplicá-los, e bem visto serem escassos, na qualidade de vida dos munícipes. Qualidade essa que pode ir desde um moderno saneamento básico a uma biblioteca. De um útil infantário a um fútil campo de golfe. É essa a melhor forma de mostrar a saúde de um município. Está bom de saúde, está bom para investir. Á Câmara, neste caso, é exigida sim regulamentação, acompanhamento do projecto, fiscalização, e no meio disto tudo ainda procurar obter benefícios suplementares para Mondim, que é como quem diz para os mondinenses, com tal investimento. A Câmara não tem de forma alguma que entrar no grupo accionista porque não é essa a sua vocação nem tampouco tem o direito de colocar o dinheiro público em capitais de risco. A Câmara não arrisca. Acompanha de perto. Cabe á iniciativa privada a sua parte dos lucros mas a totalidade do risco. risco é A Câmara assiste atenta e dinamizadora.. Com isto acrescenta valor real e psicológico aos mondinenses e aos investidores, pois atrás deles poderão vir mais e nestas coisas é bom ter boas referências. Pode ser, oxalá que sim, que daqui a uns anos a câmara deixe de ser a maior entidade empregadora do concelho. Realidade frágil para o tecido laboral mondinense e potenciador de rivalidades e guerrilhas desgastantes. Isto sim um verdadeiro indicador do nosso atraso. Está na moda o chavão Mais Portugal Menos Estado. Apoio e acrescento:- Mais Mondim Menos Câmara. Entenda-se como Menos Câmara apenas esta mórbida dependência de quem pensa que deve ser a Câmara a fazer tudo. Ora bem se por vezes assistimos que mesmo aquilo que lhe estritamente compete falha, ao erradamente, juntar-mos todo o resto que não lhe compete é claro, que dessa perspectiva, ainda falha muito mais.
As câmaras, no meu ver, devem especializar-se na sua gestão - económica e social, e serem objectivamente criticadas por isso. E neste caso, mais que não seja pela objectividade, ganhamos todos. Seria muito mais frutuoso e dinâmico vermo-nos todos nós discutir-mos assuntos objectivamente relevantes para o bem do concelho ao invés do actual estado de participação feito maioritariamente de conversas do foro pessoal e, por isso mesmo de rarefeita qualidade. Acreditem ou não, o verdadeiro progresso passa obrigatoriamente por esta atitude cívica - munícipes e câmara. Quanto á sua prioridade fica ao critério de cada um

domingo, setembro 18, 2005

"Município vai ter primeiro hotel de luxo"

Ontem num Restaurante da nossa terra foi apresentado o Projecto Tâmega Park, e que hoje é o alvo de uma pequena notícia no JN.

Mondim de Basto vai ter o primeiro hotel de quatro estrelas. O Resort Mondim Tâmega Park vai ser construído no Monte de Paradela e resulta de uma aposta financeira de uma empresa, criada especificamente para explorar o hotel. Os capitais são de investidores de Trás-os-Montes, Lisboa e do Algarve.

A nova unidade terá 44 quartos e cinco moradias (T 2), além de uma série de valências, designadamente SPA, piscinas, campos de futebol e basquetebol, squash, ténis, bares, restaurante panorâmico e salões para conferências e reuniões. Adriano Martins, presidente do Conselho de Admnistração do "Mondim Tâmega Park", adiantou, ao JN, o objectivo do empreendimento "Além de divulgar a beleza da região, pretendemos trazer o turismo de empresas. Para isso, vamos tentar captar público no Grande Porto, Braga e Guimarães, nomeadamente, praticantes de desportos aventura e pedestrianismo. Noutra fase, partiremos para o turismo de descanso". Aquele investimento criará 30 postos de trabalho.

O município cedeu os direitos de superficie, durante 50 anos, do Monte de Paradela, onde ficará o hotel. O empreendimento está orçado em 3,5 milhões de euros. Os trabalhos deverão arrancar em 2006. A.C.
fonte:
http://jn.sapo.pt/2005/09/18/pais/municipio_ter_primeiro_hotel_luxo.html

Este é um projecto privado, ao qual a Câmara Municipal deu parecer positivo, ou seja, de interesse para o Concelho.
Este é um projecto que tem vindo a ser falado desde o início de 2004, apoiado pelo Conselho Directivo de Vilar de Viando (liderado pelo Prof. Luís Gonzaga) e pela Câmara Municipal.
Podem também consultar as reuniões da Câmara onde este empreendimento foi debatido e aprovado:
Deixo algumas perguntas no ar:
  • Será que este projecto faz parte de um plano estratégico para o nosso Concelho?
  • O que será feito com o Empreendimento Turistico de Basto (ETB - normalment conhecido pelo Hotel das Rãs)?
  • Será que é viável dois Concelhos vizinhos (Mondim e Celorico) ter projectos semelhantes. Parece-me que para um público-alvo diferente.
  • Porque será que o Eng. Humberto Cerqueira na reunião de 9 de Junho de 2004 votou favoravelmente o projecto e na reunião de 31 de Agosto se absteve?
  • Será esta apresentação eleitoralista?
  • Quem são os investidores (ontem vi o Paulo China, sócio do Figo, junto ao local da apresentação do projecto)?


sábado, setembro 17, 2005

Socrates - O Grego

Participo neste blog desde o seu auspicioso início. Candidatei-me ao lugar de Dias Verdes por puro prazer ecológico e ambiental. Vejo-me, ciente das margens de erro que isto das introspeções costumar dar, como um tipo de pensamento socrático, não do Sócrates político que temos como ministro (coisa que não me entusiama praticamente nada) mas do Grego, do tal que afirmava só saber que nada sabia. Tenho um prazer endémico em questionar tudo em geral, mas um prazer acrescido, confesso, por questões da coisa pública. Não que a idade interesse mas a verdade é que já não sou própriamente um teenager. Não sendo a idade sinonimo obrigatório de sabedoria é, no entanto, uma ferramenta preciosa ao nível do conhecimento. E aplico esta teoria nos dois sentidos: potencialmente maior em relação aos jovens e menor em relação aos mais velhos que eu. Tento ser elástico nos três sentidos. Transpondo isto para uma hieráquia familiar digamos que me vejo na situação de pai sendo também e ainda filho. Ora reunidas estas condições e sendo como atrás disse um discipulo (fraco) de Sócraes tudo, para mim poderá ter explicação e tudo para mim poderá ser questionado.
Acredito que quando aquilo que escrevo e que possa ser visto por outros torna-se num acto que conscientemente sei ser público e de cariz social. É disso que se trata. Escrever sobre o que nos rodeia. Incluindo os outros aos quais também rodeamos.Gosto deste blog por todas estas razões e
apenas neste caso, estou em vantagem em relação ao Grego. Falo numa linguagem que nem ele próprio imaginou. Este diálogo informático trouxe uma nova visão sobre o anonimato. A nossa cultura sempre condenou, e bem, essa vergonhosa personalidade do anonimato. Contudo algo se transformou nesse conceito. Passou a haver uma espécie de ingénuo e inocente anonimato. Claro que a sua figura ancestral não desapareceu e quem gosta do anonimato vergonhoso e displicente pode-o muito bem continuar a sê-lo e neste caso a Internet é mais uma ferramenta como o eram os boatos sem rosto, as cartas e os telefonemas anónimos,etc.`É claro que um anonymus com nick não deixa de o ser mas na prática só a sua conduta irá fazer esta diferença. Eu pertenço aos anonymous identificados e faço questão que entre muitos sirva para uma comunidade de informação séria, irreverente, partilhadora... enfim, socrática.
Fernando Pinto está á vinte e tantos anos á frente dos destinos de Mondim como concelho.
Isto, - só por si, entenda-se -, faz dele um mau candidato á eleição que se avizinha? Óbviamente que não. E ao dizer isto não só sei que tenho razão como sei que haverá quem ria e quem concorde. Aliás o blog é prova disso. Para uns é de um lado para outros é doutro e restam ainda os que não têm opinião formada e os que não concordam nem para um nem para outro lado.
Os que riem são normalmente ou quase sempre os do outro lado. Os correlegionários que apupam
os seus fernandos pintos e aplaudem os seus mesquitas machados. São para mim os sem opinião. Forma-se e desforma-se conforme as conviniências.
Por outro lado quem concorda, invariávelmente, e mais que não seja por tantos anos de convivência, acomoda-se. Habituou-se a ver Mondim naquela versão edílica tipo estado novo. O tal cantinho sossegado e de bons costumes. Com a vida de certo modo organizada e confortável os filhos a seguir a sua vida profissiobnal, seja na Câmara seja onde for. Que motivos terá essa familia
para votar na mudança. A vida como que lhe sublimou os erros que embora admitindo que os houve
não foram suficientes para o converter á oposição. Ainda para mais quando vê que da própria oposição fazem parte pessoas que já o eram á outro tanto tempo e também eles fazem parte deste todo que é o "Status Mondinense". Deram a cara, também eles, pela causa publica e, não obstante o facto de terem estado no outro lado da barricada os livra como por milagre da história mondinense do final do século 20. Há quem advogue como arma de arremeso que a história de Mondim nos últimos anos em questões de progresso cabem apenas numa folha. Eu acrescentaria que a ser assim ainda sobrava lá no fundo um pedacinho de papel suficiente para acrescentar a proficua história da oposição.
Fernando Pinto candidata-se ao seu sétimo mandato. Em todos os anteriores foi legitimado pelo voto e dentro das regras democráticas estabelecidas na nossa legislação. É um facto incontornável. Existe a sensação que Mondim poderia ter evoluído mais e melhor.É uma realidade.
No entanto Fernando Pinto tem o direito, por muito extremo e controverdo que possa parecer, de se recandidatar a novo mandato. Têm-no no plano intrinsecamente pessoal e nas regras democráticas que vigoram no nosso país. Aos opositores e á oposição em particular cabe-lhe, uma vez mais, provar que trás consigo ideias claras de desenvolvimento e gestão. Em suma, argumentos válidos para captar para si todo este pressuposto descontentamento. Nas sete anteriores eleições nunca o conseguio. Esta aguardamos para ver. Penso que está mais em causa a vitória de um do que a derrota de outro.Como se diz no futebol a pressão está no lado dos visitantes. Até porque Fernando Pinto sabe muito bem, e todos nós o sabemos, que algum dia vai ter que sair. A questão põe-se para ele apenas nestes termos: - de ser um dia pelo próprio pé ou perdendo a eleições. Este blog nasceu para discutir Mondim. É uma oportunidade para demonstrar o pensamento mondinense. A verdade é que somos pobres a discutir Mondim. Tal como somos pobres a discutir Portugal.
A Casa é um reflexo disso mesmo. Se é um dado adquirido que este blog abriu uma janela nova na sociedade não deixa de ser verdade que a participação fica aquém das expectativas. Da parte de Fernando Pinto nunca tivemos o prazer, da sua colaboração. Da parte da Oposição fica no ar a ideia que se serviram deste blog apenas para receptáculo de informação panfletária quando o que seria de esperar era uma participação dinâmica no debate. Obrigação civica e demonstração de querer participar activamente e de direito neste novo milénio. Inovem os que se pretendem inovadores. Acusar os adversários de imobilismo é fácil. Na prática ficar imóvel á espera que os outros caiam é desolador. Não se esqueçam que agora a história também passa por aqui. Indelevel aqui permanecerá. Todos nós fazemos parte dela. Uns por participação e outros por omissão. Ao cidadão comum fica o pedido de mais participação. Aos que dão a cara politicamente fica a exigência. Aos que neste contexto se propõem mudar fica a obrigatoriedade.
Afirmo-o consciente de ter neste blog um espaço de discussão de cidadania, livre de qualquer pressão politico-partidária, económica e social. Somos afinal um grupo de pessoas. Essas mesmas que na altura das eleições vão votar. Essas mesmas que os politicos dizem viver para servir. Essas mesmas que mesmo não estando á frente de orgãos de decisão contribuem de facto para que Mondim evolua e não se perca apenas em lutas de poder. Para mim não é fundamental saber quem vai para lá mas sim aquilo que fez ou demonstrou saber fazer para merecer ir para lá. Surpreendam-nos com algo de realmente inovador. Sujeitem-se à critica construtiva. Mostrem realmente aquilo que dizem valer. Á data não vimos nada.
Digamos que neste ponto Fernando Pinto é o único que, por direito próprio, pode permitir-se a pensar que já não precisa de convencer ninguém. Todos o conhecem. No bem e no mal. E no entanto ele lá anda. Acabo este meu texto com a consciência tranquila de quem escreveu o que lhe ía na alma. Sem certezas. Sem dogmas. Sem pretensiosismos.E deixo ficar uma pergunta no ar:
- Imaginem Fernando Pinto a ganhar novamente as eleições. Que legado ou justificação nos deixa a oposição? Nomeadamente o Partido Socialista, A Comissão Política do PSD...todos os outros.
- Imaginem que Fernando Pinto perde as eleições. Aqui a resposta é mais simples e resume-se apenas ao fim de um longo ciclo de reeleições constantes.
A ver vamos.
Saudações Mondinenses

sexta-feira, setembro 16, 2005

Incoerência x Coerência = Incoerência

Este artigo foi-nos enviado pelo colaborador Xkjrag!
Ficam desde já os nossos agradecimentos!




São inúmeros os exemplos, de políticos que actuam de forma dissonante com o discurso, que por vezes, inflamadamente propagam. A isso chama-mos incoerência.
No entanto pergunto, será a coerência sempre positiva? Não, obviamente que não. Podendo ás vezes ser pior que a incoerência.
Adianto aqui, um caso flagrante de incoerência e de irresponsabilidade.
Todos estão lembrados, da intervenção do Sr. Dr. Marques Mendes, na escolha do candidato do PSD, às próximas eleições autárquicas, acedendo de pronto ao pedido do sr. Fernando Pinto.
Poucas horas antes de tornar público o seu apoio a Fernando Pinto, na feira da terra, era ver na televisão, o Sr. Dr. Marques Mendes regozijar-se, pela aprovação da lei da limitação de mandatos.
Enquanto mondinense senti-me revoltado com tal afronta, foi uma atitude acintosa e um claro atentado contra a inteligência de todos os mondinenses.
O Sr. Dr. Marques Mendes, diz uma coisa e faz precisamente o contrário. O que o desacredita, como homem (desonestidade intelectual) e obviamente como politico e líder de um partido democrático, ao qual presta um péssimo serviço.
Logo aquando da eleição desse senhor, para líder do PSD, os comentários foram unânimes ?O Sr. Dr. Marques Mendes é um líder a prazo? disseram vários comentadores da nossa praça. Esperamos que seja por muito curto prazo.
Como facilmente se pode concluir, o senhor Dr. Marques Mendes foi incoerente, mas o Sr. Fernando Pinto não. Este ao apresentar a sua candidatura a um sétimo mandato, apoiado por Marques Mendes, que é a favor da limitação de mandatos, está a ser coerente, porque foi sempre contra a limitação de mandatos. Está de facto a ser coerente, mas pelas piores razões. Mondim só tinha a ganhar, se esse senhor e o seu séquito se reformassem. Mas quem decide é o povo. Em democracia é assim. Já dizia Winston Churchill ?A democracia é o pior dos regimes políticos? exceptuando todos os outros?infelizmente a democracia nem sempre é pródiga a denunciar as teias de favores e corrupção que se criam em seu nome.
A situação mais caricata, no meio de tudo isto, ou melhor no fim de tudo isto, vai ser a paga do Sr. Pinto de Moura ao seu Amigo Marques Mendes, pelo favor que este prestou ao primeiro. Refiro-me às próximas eleições, para a Presidência da Republica.
\r\nSe bem se lembram, quando o Sr. Professor Cavaco Silva, disputou a eleição para Belém com o Dr. Jorge Sampaio, o Sr. Fernando Pinto apoiou este ultimo em detrimento do professor Cavaco Silva. Posição que se compreende muito bem. Depois de 10 anos de governação, dois sem maioria absoluta, em que Portugal conheceu níveis de desenvolvimento acima das melhores expectativas, em que Portugal conseguiu cumprir os rigorosos critérios de convergência, para aderir ao Euro , contrariamente ao que muitos economistas e empresários de renome advogavam
Cavaco Silva granjeou uma imagem de rigor e competência que nada tem em comum com Fernando Pinto.
Mais uma vez, o Sr. Fernando pinto vai ser coerente e vai apoiar o Sr. Dr. Mário Soares. Porque este reúne todas as condições para merecer o seu apoio, como por exemplo a forma negligente com que encaram e estudam os problemas, a candidatura de Mário Soares é completamente anacrónica assim como a de Fernando Pinto. Mário Soares dorme a sesta tal como Fernando Pinto, só que este fá-lo com maior frequência
E agora a cereja em cima do bolo, Mário Soares concorre contra Cavaco Silva.
Esta situação vai deixar o Sr. Marques Mendes muito irritado com tamanha ingratidão, infligida por pseudo PSD`s mas vai ter oportunidade de provar o próprio veneno.
Espero que este artigo de opinião inverta o sentido de voto do Sr. Fernando Pinto. Será incoerente mas é por uma boa razão.

quarta-feira, setembro 14, 2005

Programa do Partido Socialista em Mondim de Basto

Apresentamo-nos às próximas eleições autárquicas com uma equipe de gente, tanto na Câmara como nas Freguesias com pessoas que pelo seu dinamismo e competência já provaram, que mais importante que lamentar o estado de inépcia a que o Concelho chegou e clamar por subsídios governamentais, é fazer, apresentar projectos e exigir apoios onde eles possam existir.

No dia em que os Mondinenses nos escolherem para governar o Concelho prometemos que nao cometeremos vlcios antigos, e independentemente do apoio que nos deram para esta eleiçao, todos serão tratados de igual modo e todos pertencerão a um só partido: MONDIM.

Sabemos como vamos fazer e temos consciência que dentro dum desenvolvimento sustentado, vamos conseguir:




Decidimos colocar no Blogue somente o texto introdutório do Programa do Partido Socialista para Mondim de Basto tendo em conta que se trata de um texto extenso. As propostas concretas poderão ser analisadas no forum (link em baixo), os comentários só se encontram abertos a participantes registados. Obrigado.

Programa do Partido Socialista em Mondim de Basto

terça-feira, setembro 13, 2005

Património Nacional/Municipal, que solução?



Ao longo dos últimos anos algum do Património Nacional, Casas Florestais e Estações de Caminho de Ferro está a ficar degradado. Será que é admissivel, que se deixe chegar a este ponto?

O nosso Concelho, tem seguramente mais de 10 casas Florestais, em que a grande maioria está em degradação total. Alguns municípios têm adquirido estas casas, para casas de abrigo, sedes de associações juvenis e culturais, centros de dia ... etc.

Em tempos a Câmara Municipal de Mondim de Basto tentou realizar a aquisição destas estruturas, mas penso que o processo nunca foi concluído, devido às mudanças de governo que entretanto suspenderam o processo.

Será que deve ser o Município a adquirir estas Casas?

O que tencionam fazer os nossos candidatos à Câmara Municipal?

"Blog" agita política em Mondim

Aqui fica hoje uma reportagem do Jornal Notícias de Basto, para que
possam perceber quais os objectivos dos mentores deste projecto.


A pré-campanha eleitoral em Mondim de Basto tem sido marcada pela entrada das
novas tecnologias no ambiente de debate. O blog "Casa do Eiró"
(http://casadoeiro.blogspot.com/) tem sido o palco da discussão. A avaliação do
mandato do actual executivo camarário tem passado pelos "artigos" e comentários
associados. Criado em Julho de 2005 o blog rapidamente se tornou conhecido e
divulgado entre os agentes políticos de Mondim de Basto. Destacados membros do
Partido Socialista e do Partido Social Democrata colocaram artigos e
comentários, ora defendendo posições tomadas pelos respectivos partidos, ora
atacando as posições assumidas pelos outros. Foi no blog que o Presidente da
Assembleia de secção do PSD confirmou o facto de não apoiar o candidato do
partido - Fernando Pinto, nestas eleições e que o ex-dirigente da JSD local ?
José Pires anunciou a intenção de avançar com uma lista independente. Foi também
no blog, naquele que será porventura o momento de maior impacto até à data, que
o candidato do Partido Socialista ? Humberto Cerqueira apresentou o seu
manifesto eleitoral.
Contactados por email, os criadores do blog, que
preferem manter o anonimato "para que possamos discutir ideias e não discutir
com pessoas que têm ideias" assumem a intenção inicial de criar um espaço de
debate que não existe em Mondim de Basto. "Lembramos que em Mondim não existe um jornal independente, não existe informação municipal" se retirarmos o sítio
(não oficial) Mondim Municipal, em Mondim não existe nada." "O que existe é um
ambiente de insatisfação generalizado, que não muda apenas se alterarem as
pessoas. É necessária a criação de uma nova mentalidade, mais activa, atenta e
interveniente e a Internet permite que essa atitude nasça e se desenvolva dum
modo rápido. "Embora possa parecer, para quem lê os artigos do blog, os
criadores do site não se assumem como sendo contra o actual executivo, "somos
contra o actual estado das coisas, não contra as actuais pessoas.""Receberemos
todos os contributos com a mesma abertura, tentamos não aceitar apenas as
críticas sem propostas alternativas, e não deixaremos de incentivar a discussão
sobre todas as propostas apresentadas." Quanto ao futuro, ele passa pela
organização da discussão num fórum dedicado às eleições autárquicas que se
aproximam. "A grande quantidade de comentários aos artigos colocados origina
também uma grande quantidade de comentários a comentários, a melhor forma de
organizar esta discussão passa pela criação de um forum na Internet para
discussão dos artigos mais comentados". Até onde pode ir o "Casa do Eiró"? Para
os criadores a duração do projecto não tem significado, "pretendemos apenas
mudar a atitude dos mondinenses, o nosso objectivo será atingido se,
independentemente da existência do blog essa nova atitude se mantiver".


domingo, setembro 11, 2005

Mondim vai Continua a Avançar.

Para quem imaginava que os "slogans" tinham todos exclusivamente uma componente propagandista..... esqueçam!!! A equipa de Fernando Pinto "brinda-nos" com este slogan sincero. Ficamos a saber que vamos "Continuar a Avançar" tal como temos vindo a avançar até aqui. Parabéns!!!

Outra coisinha... que acham (novamente) daquele "brazão" na porta da sede de candidatura de Fernando Pinto? Parece que passou a ser a sede da Câmara Municipal!!!

Abuso ou Não? Participe na votação online!!

quinta-feira, setembro 08, 2005

Objectivos do milénio!

Numa notícia do JN sobre a pobreza e os objectivos a que se propõem os Estados atingir até 2015 podemos encontrar o seguinte texto:

"Garantir a sustentabilidade ambiental e reduzir para metade a percentagem das pessoas sem acesso sustentável a água potável e ao saneamento era outro dos objectivos do milénio. Segundo estatísticas da ONU, há mil milhões de pessoas à margem deste direito."

Pois é! É sobre o chamado "Terceiro Mundo" que se pensa quando se fala nestas coisas. Mas há quase 5000 pessoas em Mondim, que contribuem para este número. Há 5000 mil pessoas em Mondim que vivem à margem deste direito!!! É um direito meus senhores!!!

Permitam-me esta pequena ironia, esta é para a Comissão Política da JSD:
Considerando que Fernando Pinto não foi capaz, através dos fundos de coesão, de lançar o saneamento básico no concelho....

Pois... é verdade... parece que agora já é capaz. Senão vejam o que se passou na reunião de câmara de 31 de Agosto de 2005.

JSD - Fernando Pinto "De Novo, Um Bom Presidente"

Ora bem!! Esta vem no "O Povo de Basto" de 30 de Agosto de 2005 e vou limitar-me a transcrever sem comentar. Deixo esse prazer para os outros comentadores.
Acrescento só que esta notícia surge no mesmo número em que vem publicado o Comunicado da Comissão Política do PSD e este vem assinado pela Comissão Política da JSD. Estranhas estas coincidências!!!!!
Agora preparem-se para a gargalhada!!!:


"Considerando que Fernando Pinto, e um democrata que sempre tratou toda a gente por igual, independentemente da cor da pele, credo religioso, cor politica ou posição social. Considerando que Fernando Pinto nunca perseguiu nenhum adversário político e sempre respeitou as ideias dos outros.

Considerando que Fernando Pinto nunca se serviu do povo antes muito pelo contrário sempre o serviu prestando assim um serviço publico exemplar, muitas vezes a custa dos sacrifícios pessoais e familiares.

Considerando que debaixo da sua presidência as pedreiras sempre trabalharam e que quando se tentou que elas encerrassem tratou logo da sua legalização dando apoio técnico e jurídico gratuito aos empresários que as quisessem legalizar.

Considerando que a Fernando Pinto Ihe falta concluir a obra nomeadamente o abastecimento de água ao concelho, a Escola pré primária obras já em andamento e projectos como a construção da Biblioteca e da Piscina coberta e do Pólo Universitário na Casa da Igreja.

Considerando que seria um erro de graves consequências para todos os Mondinenses trocar o certo pelo incerto, o conhecido pelo desconhecido, a certeza pela duvida, numa palavra, trocar Fernando Pinto por qualquer outro candidato.

A Comissão Politica Concelhia da J.S.D. de Mondim de Basto deliberou:

1- Manifestar o total e incondicional apoio a recandidatura de Fernando Pinto.

2- Apelar a todos os jovens Mondinenses para que por todos os meios ao seu dispor contribuam para a sua vitória eleitoral mas acima de tudo para que essa venha a ser uma vitória por maioria absoluta, para que Mondim volte a ter em Fernando Pinto,

DE NOVO UM BOM PRESIDENTE

A Comissão Politica da J.S.D. de Mondim de Basto"

quarta-feira, setembro 07, 2005

Programa Eleitoral PSD para Junta de Freguesia de Mondim de Basto

Depois do programa do PS, aqui ficam as propostas do PSD para a Freguesia de Mondim de Basto.

Património

  • Levantamento cadastral do Património Territorial, Cultural, Arquitectónico e Arqueológico da Freguesia

  • Beneficiação, requalificação e limpeza de caminhos públicos da Freguesia

  • Beneficiação dos Lavadouros da Freguesia

  • Beneficiação dos Sistemas de Regadio

  • Beneficiação, requalificação e limpeza de caminhos públicos da Freguesia

  • Beneficiação e limpeza do Parque Escolar da Freguesia

Apoio Associativo e Cultural

  • Apoio às Associações Culturais, Desportivas e Humanitárias

  • Fomentar iniciativas desportivas em parceria com as Associações

  • Disponibilização das instalações da Junta para iniciativas Sócio-culturais

Ambiente e Qualidade de Vida

  • Beneficiação e requalificação das linhas de água e represas

  • Requalificação ambiental e paisagística da Senhora da Piedade

  • Colaboração com as Associações locais em iniciativas de sensibilização e educação ambiental

Organização e Modernização Administrativa

  • Modernização das instalações

  • Modernização dos Serviços prestados à população

Aldeia de xisto recuperada em Penafiel.

"A primeira fase da requalificação de Quintandona, um povoado cujas origens remontam ao século XIII, foi ontem inaugurada"

in Jornal Público de 05/09/05

Lá vem este com os bons exemplos!!!! Não. Achei interessante esta notícia por se tratar de uma situação em tudo idêntica à de "Travassos" em Mondim de Basto. Com uma ùnica diferença, penso eu, a autarquia aproveitou o facto de ter de restaurar a aldeia para a dotar de Saneamento Básico. Não está nada mal pensado. Que irá acontecer em Travassos quando essa altura chegar? Levanta-se o paralelo outra vez? Rasga-se toda aquela "auto-estrada" novinha em folha? Ou ideia é a de que Travassos não precisa nem vai precisar de saneamento básico?

terça-feira, setembro 06, 2005

Programa Eleitoral do PS para a Junta de Freguesia de Mondim de Basto

Aqui fica o programa eleitoral, disponibilizado pelo cabeça de Lista do PS para a Junta de Freguesia de Mondim de Basto, Fernando Gomes, para que possa ser comentado. Fica desde já o nosso agradecimento.


Caros mondinenses

Somos uma equipa e temos um projecto para dar um novo rumo à freguesia de Mondim de Basto.

Entendemos que este desafio está ao nosso alcance e que é necessário e urgente dar aos Mondinenses o tratamento que merecem, sobretudo aos jovens e na educação, que são a base para um futuro melhor.

Conhecemos a fundo as necessidades actuais. Até à data nada ou pouco foi feito pela simples razão de ao longo destes anos os sucessivos executivos se terem acomodado ao poder, o que originou a falta de motivação, dinamismo e adaptação aos tempos actuais.

Somos uma equipa, vivemos diariamente em Mondim de Basto e sentimos a importância de dar os nossos contributos para o desenvolvimento da sociedade de que todos fazemos parte.

Caros Mondinenses, contamos com o vosso apoio. No dia 09 de Outubro o vosso voto tornará o nosso projecto numa realidade.


Fernando Gomes
Candidato à Junta de Freguesia de Mondim de Basto




PROGRAMA ELEITORAL

Cultura, Desporto e Lazer

  • Contribuir na criação de Praias Fluviais no rio Cabril (V. Viando) e no rio Tâmega (Mondim - Pedra Vedra), com estruturas de apoio ao desporto, lazer e acampamento.
  • Apoiar, promover e acompanhar as actividades das associações culturais, desportivas, humanitárias e religiosas e estimular a criação de associações.
  • Dotar as associações de infra-estruturas.
  • Realizar fóruns de interesses aos munícipes.
  • Criação de uma ludoteca.

Turismo

  • Dinamizar o turismo dando a conhecer a nossa cultura, etnografia, monumentos, gastronomia, artesanato e costumes.
  • Recuperar e promover a utilização da via sacra de Vilar de Viando
  • Promover a rota dos peregrinos da Srª da Graça
  • Recuperar e criar roteiros pedestres devidamente sinalizados dos caminhos tradicionais da freguesia.

Educação

  • Intervenção nas escolas do 1º ciclo:
    1. manutenção das instalações
    2. melhoramento dos espaços lúdicos e desportivos
    3. Segurança escolar
    4. transporte escolar

Social

  • Apoio aos idosos e aos carenciados.
  • Aquisição de uma viatura para o apoio as escolas, idosos e associações.
  • Criação de um gabinete de apoio ao cidadão.
  • Intervir no ordenamento do trânsito e na segurança pessoal.
  • Apoiar a autarquia para as vias de circulação dos deficientes motores e sensibilizar na oportunidade de emprego.

Ambiente/Saúde

  • Apoiar na ampliação da rede de saneamento básico e no abastecimento de água domiciliária.
  • Promover campanhas de sensibilização junto da população e das escolas, sobre a recolha selectiva do lixo, no consumo de água, a importância da floresta, higiene pública e pessoal entre outras temáticas.


Infra-estruturas

  • Passeio para os peões de Mondim até Pedra vedra, Serra e Vilar de Viando.
  • Alargamento e pavimentação de diversos caminhos
  • Recuperação e manutenção de fontes e monumentos
  • Apoiar as associações de regantes para beneficiação dos regadios tradicionais
  • Apoiar e orientar o bom funcionamento das indústrias na extracção da pedra.
  • Manter uma articulação com a autarquia e ser uma via de comunicação entre o munícipe e a autarquia.
  • Fazer, apoiar e sensibilizar a população para a manutenção e limpeza dos espaços florestais, como forma de prevenção dos incêndios.

segunda-feira, setembro 05, 2005

CURIOSIDADE: O que é isto? Para que vai servir?



















Este amontoado de pedras é bem visivel para quem vai, ou olha, para a Sr.ª da Graça. Alguém sabe qual vai ser a sua finalidade?

Estudantes Universitários Distinguidos pelo Município

"Uma série de estudantes mondinenses que frequentam cursos universitários em diferentes estabelecimentos do ensino superior foram distinguidos pelo Município.
A justa iniciativa do Departamento de Cultura da Câmara encontrou nestes nossos conterrâneos o melhor eco. Em cada uma dessas universidades distinguiram-se pelo seu aproveitamento e pelas suas classificações. Podemos esperar deles o melhor.
Fernando Pinto de Moura e Francisco Ribeiro entregaram-lhe em cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara a respectiva Bolsa. Parabéns a todos."

O Jornal de Mondim, Agosto 2005.


"A justa iniciativa...". Serão justas estas bolsas? Estas são... são justas porque seguem o regulamento. Será melhor perguntar então: será justo este regulamento? Será justo entregar uma bolsa de mérito quando temos alunos com tantas dificuldades económicas?

A mim quer-me parecer que realmente é muito mais fácil criar um regulamento para uma bolsa de mérito. Basta ver as notas dos candidatos, os dez primeiros levam a bolsa e está feito. Nada de complicações! Pena é que desta forma, se corra o risco de entregar uma bolsa a estudantes, que com ela, não conseguem pagar três meses de faculdade. E de fora ficam alunos que trabalham no verão para pagar as propinas de uma universidade pública e só podem vir à sua terra nas férias porque não têm dinheiro para ir e vir no fim-de-semana.

Não estaria na altura de criar uma bolsa que apoiasse quem realmente precisa. Um regulamente que levasse em conta as necessidades e o desempenho dos alunos. Se calhar um regulamento destes já dava mais algum trabalho... mas valia a pena!

quinta-feira, setembro 01, 2005

Cabeceiras de Basto aposta em central de biomassa

www.publico.pt

"A instalação de uma central de biomassa derivada de resíduos florestais é a nova esperança de desenvolvimento da economia de Cabeceiras de Basto, um dos concelhos mais afectados pelo crescimento da taxa de desemprego."

Ora cá está... isto é que se chama matar 3 coelhos com uma só cajadada:
- Convida-se o pessoal a limpar a mata. A central passa a receber os resíduos florestais de concelhos do distrito do Porto, Braga e Vila Real.
- Produz-se energia de uma forma limpa, ao que parece nem necessita de nenhum estudo ambiental.
- E criam-se aproximadamente 130 postos de trabalho.
Que tal?

Dizia num comentário um colaborador cá da casa em relação ao anterior artigo colocado pelo Feitor: "com o mal dos outros, estamos nós bem". E com o bem dos outros?

Pergunto eu: há alguém que consiga imaginar uma iniciativa destas a partir da autarquia mondinense?

Mondim não é pior que o País que temos...

Na SIC notícias passou ontem (quarta-feira) o debate mais ansiado - participarm os candidatos à Câmara Municipal de Amarante (Avelino Ferreira Torres e mais dois :-)). Para quem teve a oportunidade de assistir foi um momento "agradável". Chamou-me a atenção um conjunto de pequenos pormenores que facilmente poderiam ser ditas a propósito da actual Casa do Eiró (citações de cabeça e não necessariamente exactas):

Acerca da construção de um novo hospital:
- diz o candidato do PSD: "É preciso conhecer o caminho para Lisboa... sentado em Amarante não se consegue nada..."

Acerca do Parque Industrial:
- diz o candidato do PSD: "O tempo em que se criava um Parque Industrial e ficávamos à espera das Indústrias já passou... é necessário ser proactivo ..."
- diz Avelino: "Fizeram o parque, venderam os lotes a 7 contos aos construtores e agora quem os quiser comprar tem de pagar 70 e 80 contos por metro e muitas vezes não há..."
- diz o actual presidente (e ficam todos de acordo...): Não faremos mais Parques Industriais que depois se transformam em depósitos de sucata, oficinas e armazéns de materiais de construção..."

Houve também conversas acerca do facto de o concelho ter parado no tempo, não ter acessibilidades, de pessoas agarradas ao poder, de presidentes que não visitam freguesias, de tachos, piscinas que afinal são tanques, dívidas etc...

É bom saber que não estamos sozinhos e que alguns podem estar pior (Avelino a presidente? safa...)

"A água não cai do céu"

Mondim debate-se com alguns problemas relativos ao Abastecimento de Água ao Concelho, assim proponho que se analise a situação tendo em conta alguns dados de uma investigação na Casa do Eiró, junto dos Presidentes de Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários e Instituto da Água.

Assim, o nosso Concelho tem:

  • 83 % da população servida por abastecimento público
  • 54 Reservatórios
  • 9 EE (Estação Elevatória)
  • 1 ETA (Estação de Tratamento de Água)
  • 208 Km de Rede de Abastecimento
  • mais ou menos 50 000 euros de Receitas
  • Rede de Boa Qualidade - excepto na Vila, com uma rede antiga
  • 2 % de ligações clandestinas
  • 4 % de fugas
Existem zonas no Concelho, que em épocas de seca é necessário realizar os abastecimentos por cisternas, neste momento, 7 são abastecidos pelos bombeiros, 4 na Freguesia de Atei, 1 na Freguesia do Bilhó, 1 na Freguesia de Vilar e outro na Freguesia de Mondim de Basto.

Pontos Fracos:
  • Responsabilidade do Abastecimento de Água é das Juntas de Freguesia, exceptuando a Freguesia de Mondim. Mas na realidade a Câmara, é quem trata e faz as análises da água e realiza as principais obras da rede, o que provoca problemas na atribuição de responsabilidades;
  • Depósitos dispersos pelo Concelho, o que provoca grandes gastos em tratamentos e análises;
  • No Concelho apenas se paga água na Freguesia de Mondim, Atei e Paradança (não confirmado), mas quase todas as freguesias têm contadores;
  • Pouca sensibilidade da população para a necessidade de poupar água nas alturas de maior consumo;

Pontos Fortes:

  • Rede principal de boa qualidade, exceptuando zonas da Sede do Concelho;
  • Concelho com muita água;
  • Juntas de Freguesia de acordo que a Câmara deve assumir a responsabilidade do Abastecimento de Água;
  • Obra em curso, captação de água na zona de Bromela para abastecer a parte baixa do Concelho, Freguesias de Atei, Mondim, Vilar e Paradança;

Para melhor fundamentarmos as nossas opiniões e para nos ajudar a perceber melhor a situação do Abastecimento de Água no Concelho deixo estes dados à vossa disposição.

Deixo também a ligação para o Instituto Regulador da Água e Resíduos - http://www.irar.pt/, para mais informações sobre esta matéria.