terça-feira, janeiro 17, 2006

MONDIM É CASE STUDY DE HARVARD

Estudo de Harvard conclui, que a construção de estaleiros de obras, junto de parques de campismo, tem efeitos positivos, no desenvolvimento e crescimento económico do país.
A equipa de Harvard, constituída por dois economistas e um sociólogo, escolheu como objecto de estudo, o parque de campismo de Mondim, porque não existe no mundo outro parque, com um estaleiro quase dentro do mesmo.
Durante dois anos, esta equipa estudou o comportamento dos trabalhadores do estaleiro e em especial os utentes do parque de campismo. Estes confrontam-se diariamente, com a dura realidade dos trabalhadores do estaleiro, que segundo o sociólogo Mark Mark, exercem inconscientemente, uma persuasão psicológica nos utentes do parque inibindo-os de frequentar o parque perante tal imoralidade.
Grande parte dos frequentadores do parque, vê como imoral, o facto desfrutarem de um largo período, em que praticamente passam o tempo de papo para o ar, sem fazer nada de proveitoso, enquanto que outros (trabalhadores do estaleiro) têm que trabalhar arduamente, contribuindo assim para a prosperidade económica, que o país tanto necessita.
O sentimento de culpa é tão grande, que muitos deles chegam mesmo a interromper as férias, para regressarem mais cedo aos seus afazeres profissionais.
A equipa de Harvard não tem duvidas, quanto aos efeitos positivos desta medida. Depoimentos recolhidos durante o período de estudo sustentam esta conclusão. Uma utente do parque a Sr.ª Irundina Baptista de Vila Nova de Gaia quando confrontada com esta tremenda injustiça disse: ?olhe eu e o meu marido, já resolvemos ir embora e nunca mais, mas nunca mais mesmo, iremos gozar férias. Só ainda não fomos embora porque o meu mais velho, anda perdido de amores por uma tipa, acho que até é estrangeira, e não sai da roulote dela. A minha irmã Alzira, já foi e disse ao patrão, que não queria mais férias. E começou logo a trabalhar? outro utente, o Sr. Rolando Rufino de Guimarães disse-nos. ?Sinto cá um peso na cabeça, quando vou a geleira buscar uma cervejita, para a beber refastelado nesta cadeira, enquanto que os trabalhadores do estaleiro, só depois de descarregarem dois camiões de cimento, é que podem beber 3 ou 4 cervejas. Não é justo?. Remata.
Quem não estranha muito, são os turistas alemães, franceses e holandeses, pois estão já habituados, a ver os portugueses a trabalharem como formigas, nos seus países.
A equipe liderada pelo Dr. Mark Mark, recolheu alguns artigos de opinião, publicados nos jornais da região e mesmo neste blog, que alertavam para a necessidade da definição e implementação de estratégias, no âmbito do turismo, como factor de desenvolvimento regional. Puro engano, como comprova a tese de Harvard. Que alias aconselhou já o executivo a permitir a construção de outro estaleiro na zona verde.

34 comentários:

Anónimo disse...

brilhante...é este o humor que faz falta a mondim, um humor eficaz e inteliguente. espero poder no futuro contar com mais artigos de qualidade " gato fed." em mondim também existem pessoas a escrever bem. aliás em mondim exitem pessoas boas em muita coisa, pelos vistos o problema está na autarquia..... continua que um dia mondim vai acordar ( no bom sentido).

Anónimo disse...

Que tristeja...Ide masé à misshinha para nao terdes penshamentos pecaminososs! E ofereçam um prejuntinho a quem tao bem governa a vossa terra, Ele tudo vê!

AtoMo disse...

Em vez de um novo estaleiro na Zona Verde, porque não um espaço de lazer na Zona Industrial?
Consequentemente, haveria uma motivação extra, para que novos empresários instalassem as suas empresas nesse local.
Tá resolvido a questão do Parque Industrial de Mondim:
Não queremos que lutem por bons acessos.
Não queremos que façam cumprir as regras a quem adquiriu os Lotes e ainda não ocupou devidamente o espaço, mas continua a impedir que empresários interessados aí construam e passem para o concelho vizinho.
Não... já não é necessário nada disso. Basta construir um nova Zona Verde no Parque Industrial.
Só mesmo uma equipa de Harvard para resolver os nossos problemas.

Anónimo disse...

sem duvida um elo texto, com muita imaginação.

Anónimo disse...

Está espectacular grande imaginação.
É possível denunciar as aberrações que existem no nosso concelho, com nivel, melhor ainda com humor, lacónico está bem, mas humor e do bom

Anónimo disse...

Eis uma forma saudável de criticar o "criticável", sem ataques pessoais, apenas denunciando o que está menos bem (ou mesmo mal) no nosso Concelho.
Também sou da opinião que o estaleiro não está no melhor local, mas já agora informo que isso por si só não basta para o impedir, é necessário que haja base legal para o fazer, ou seja para o seu licenciamento a Câmara teve que se basear na lei e não em pareceres ou opiniões pessoais.

AtoMo disse...

Aos anos que o parque existe e tendo em conta o potencial turístico da zona envolvente (praia fluvial natural, ponte romanica), penso que esta situação já deveria estar salvaguardada no PDM. Não?

Anónimo disse...

De novo um artigo inteligente para ocupar as mentes deturpadas dos nossos leitores!Questões e soluções que aparecem sem o minimo de fundamento teórico e práctico na boca de cada um é, no mínimo, humoristico!

Um estaleiro, que cria diversos postos de trabalho na nossa comunidade e serviu de apoio para o desenvolvimento da mesma em termos de construção é agora alvo de uma critica pouco fundamentada, onde referem o mau posicionamento do mesmo, a sua possivel mudança e claro o respectivo tacho...!

Agora, desde já vos digo que costumo acampar diversas vezes e os postos de trabalho circundantes aos parques nunca foram problema pa ninguém, já que são realidades opostas e de merecer valor penso eu!A sua mudança claro que seria optimo, mas estão-se a esquecer nas implicações económicas que isso implicava para o dono e para os trabalhadores...ninguem tava disposto a isso!temos que ser um pouco humanos...!

E já agora podem ter a certeza que se se cria-se um espaço de lazer na zona industrial contribuindo para o apelo industrial, criar melhores acessos e tudo mais isto ía para a frente, é tudo uma questão de propaganda!

Em mondim tudo devia mudar até mesmo a mentalidade daqueles que em vilar compram terrenos em zona protegida e ecologica, à confiança de um excelentissimo membro do ps( presidente da mesma junta se ñ me engano), e vão para a câmara dizer que assim ñ pode ser e querem construir...e a culpa ñ é do PDM, é da câmara...!Pois...!

Vamos ser um pouco mais coerentes naquilo que dizem e querem ver feito...claro que sou a favor do desenvolvimento industrial em mondim e acho que as pessoas que compraram os lotes deviam ser chamados à responsabilidade e também acho que muito mais pode ser feito em mondim em termos de desenvolvimento, mas ninguém é Deus para fazer aparecer as coisas do pé para a mão e mudar a burocracia excessiva que existe em portugal...!

Continuem a comentar...
Abraço
LG

Anónimo disse...

Claro acampar a acordar de manhã com o barulho do estaleiro é óptimo. É tudo uma questão de gosto.
Não ver a incongruência que é um estaleiro quase dentro de um parque de campismo nem merece mais nenhum comentário

AtoMo disse...

LG,
o texto era realmente humorístico, até aí... tudo bem.
O espaço de lazer, zona verde, na zona industrial também era humorístico...

Os postos de trabalho que este estaleiro sustenta, o desenvolvimento que ele permitiu, não foram até ver criticados neste blog. Não li. Não estamos a discutir a sua função, mas sim a sua localização.
Realmente os postos de trabalho não são problema para os utentes do parque... era suposto serem? O problema está quando muito no barulho, impacto visual... não é propriamente algo que não se note pela negativa para aqueles que procuram um local calmo e paisagisticamente bonito.

Tá claro que ninguém espera que ele mude de lugar, (pelo menos de imediato), o que se discute é como foi possível permitir que ele lá fosse construído. Talvez desta forma, numa situação idêntica a história não se repita.

"Desculpar" esta situação com um erro idêntico... não me parece bem. Para quem atesta que deveria haver uma mudança de mentalidade, e entra no "isto está mal... mas ali é pior", parece-me ser o argumento mais utilizado por estas "bandas".

Não falamos de burocracia nacional, mas sim de opções municipais. Não falamos de alguém que faz aparecer as coisas do pé para a mão, falamos de políticas que já vêem de há mais de 20 anos.

Anónimo disse...

O Senhorio ainda não reparou que o LG gosta muito de acordar quando vai acampar ao som dos martelos pneumáticos, dos melódicos bate estacas com o seu ritmo certinho. e depois qual é o problema de ter um estaleiro quase dentro de um parque de campismo ha!!! era pior se fosse uma fabrica nuclear como há em muitos lados ou ainda pior uma casa de mulheres debochadas isso é que era mau agora um estaleiro????

Anónimo disse...

sr LG, fala muito em fundamentar as opniões, como é que consegue fundamentar um estaleiro em cima de uma zona de lazer????????????
penso que o seu comentário deveria ser mais claro, no meu entender parece estar preocupado em justificar algo ridiculo, .
desculpe mas é a minha opnião

Anónimo disse...

Realmente um estaleiro quase dentro de um parque de campismo e restante zona de lazer (rio cabril) e construção de habitações em pleno Monte farinha (Sr.ª da Graça),a "pérola" de Mondim, visitada anualmente por milhares de pessoas, era o mesmo que no espaço do parque de merendas na Sr.ª da Graça tivessem também permitido a construção de moradias, não sei quem tem a culpa disto, se a Câmara se as Juntas se a floresta uma coisa é certa andam todos a dormir e parecem pessoas mal formadas para permitirem estas situações que têm no turismo um peso muito negativo e por vezes irreversível, parece-me só existir olhos para a ?zona verde? que é sem duvida um local agradável para os mondinenses e outros mas não é chamariz de turismo, fico triste que tudo o resto esteja esquecido e abandonado, como é o caso do Castro na Sr.ª da Graça onde nascem eucaliptos por todo o lado.

Não pretendo criticar os que têm poder sobre estas situações mas apenas acorda-los, porque só podem estar a dormir ou então como disse antes são mesmo pessoas mal formadas.

Anónimo disse...

Eu sei que este tipo de negócios, normalmente são vistos como favorecimentos aos interesses privados!"
As relações entre a Câmara e esse grupo Emiliano ou Saldanha dão a entender que de facto há troca de favores entre eles. o caso do estaleiro que aqui foi muito bem exposto não é o único que permite tirar esta conclusão, senão vejamos: Hotel de Mondim Av. Augusto Brito, como é que se explica o facto de esse empreiteiro poder construir nos terrenos que pertenciam ao hotel sem que a situação do mesmo seja resolvida. Para finalizar a obra, agora a única solução seria a demolição do mesmo, não há entendimento no entanto foi possível construir dois edifícios nos extremos, para isso já houve entendimento.
Mas o mais escandaloso é a construção de um prédio num terreno onde o anterior proprietário nunca obteve licença para construir uma simples vivenda. Mas o Sr. Saldanha construiu um prédio.
É preciso uma grande dose de ingenuidade para se pensar que não há cumplicidades. Já nem falo das campanhas eleitorais para a câmara.

Anónimo disse...

Só uma pergunta!

Porque é que será que o artigo "Mondim apresenta a pior média no Exame nacional de Matemática do 9º Ano" não dá para comentar?
Outro dia havia um em que comparavam a escola de Mondim ao Colegio de S. Gonçalo e dava. Agora não dá?
Há falta de um explicação vou ficar com a impressão que este blog de isento só tem a casa, porque as pessoas que nela vivem....bem, qt às pessoas há muito que tenho muma opinião formada...os objectivos não são debater, talvéz mais derreter.

Anónimo disse...

Eu gostava de ver todas as pessoas que criticam a empresa Emiliano Saldanha a fazer tanto pot Mondim como esta empresa faz.

Não entendo como é que há gente que critica a Câmara porque não apoia os empresários, mas ao mesmo tempo, estão sempre a atacar a maior, digo bem, A MAIOR EMPRESA DE MONDIM. O que é que pretendem? Destruir a Emiliano Saldanha S.A.? Tenham respeito pelos postos de trabalho que esta empresa oferece ao concelho.

Lembrem-se que a politica só faz sentido se for colocada ao serviço dos cidadãos e não ao serviço de interesses pessoais ou partidários.

Anónimo disse...

Meu caro Anonymous de 23 Janeiro, 2006 12:06,

Podes fazer os comentários que quiseres, o artigo está aberto!

AtoMo disse...

Há realmente problemas, em ALGUNS PCS, que os impossibilitam de comentar.

O motivo está ainda por identificar, mas facilmente se percebe, que não dispomos de nenhuma tecnologia que nos permita selecionar utilizadores. Mas há quem perca de imediato o seu tempo com teorias da conspiração. Poupem as vossas energias, comentem os assuntos... não os comentadores.

Anónimo disse...

O favorecimento é ilegal independentemente da sua dimensão ou da quantidade de pessoas que emprega. Para uns serem favorecidos muitos outros são prejudicados. Infelizmente muita gente ainda pensa como o Sr. anónimo das 12:12, o que nos leva a ter um alto índice de corrupção relativamente aos países nórdicos. É tudo uma questão de educação?

Anónimo disse...

Sr. Álvaro se o grupo Saldanha desaparecer outro surgirá para colmatar a falha, é uma noção básica da economia. Talvez uma boa gestão na área do turismo trouxesse muitos mais empregos, com muito mais qualidade, do que aqueles que oferece o grupo Saldanha.

Anónimo disse...

Não impede no entanto a existência dos dois. Acho que é o que se discute aqui.

Anónimo disse...

Soluções? Talvez não fossem preciso se se tivesse equacionado o problema.

AtoMo disse...

Caros amigos,
vejo-me obrigado a criticar o encadeamento de ideias de alguns participantes deste blog.

Vejamos:
O facto de uma empresa ter um estaleiro mal situado, que não a obriga de forma alguma a deslocar é igual ao encerramento da sua actividade?

O facto de ser uma das empresas que mais contribui para a economia do nosso concelho (o que é uma pura verdade), contrapõe a má localização do seu estaleiro?

O facto de ter um gestor trabalhador, o que realmente também não duvido, contrapõe a má localização do seu estaleiro?

O facto de eu assistir a uma partida de futebol impede-me de discutir a localização desse estaleiro?

Haja paciência!!!!!

Não admira que daqui a uns dias apareça um esperto a dizer que um tal "xrag" pediu o encerramento da Empresas Saldanha no blog Casadoeiró!!! Poupem-se ao ridículo.

Será que uma discussão exige uma solução? Não será sensato discutirem-se erros do passado para que não se voltem a repetir?

Anónimo disse...

Qicas, põem essa caneta a trabalhar, já tens aqui muita matéria. Uma ajuda? "Um grupo do PS ou da CDU ou qui ça do PCTP-MRPP pediu o encerramento do grupo saldanha e o despedimento imediato dos seus funcionários." E para quando um comunicado da associação de estudantes?

Anónimo disse...

Para evitar que a discussao se prolongue para a estupidez, aqui vão alguns comentarios postados no site: http://vistasnapaisagem.weblog.com.pt/arquivo/2005/01/vistas_no_parqu.html

"Muito bom gosto, sim senhor. Trabalhei um ano em Mondim de Basto (início dos anos 80) e tenho batido a zona com alguma regularidade. É sempre muito agradável ficar no Parque de Campismo de Mondim e, a partir daí, fazer a pé uma série de caminhadas, aliás agora com apoio de mapas do gabinete de turismo local. As fisgas do Ermelo é obrigatório. E uma subida a pé ao monte farinha, também, embora haja muito mato em alguns sítios que chegam a esconder vestígios de uma antiga via romana."

Um comentário decididamente favorável para o parque e nada a referir do estaleiro...

"Muito bem.
Mas gostaria de pedir um favor.
É que pertenço a uma associação jovem e gostaria de realizar uma caminhada nessa zona e não tenho nenhum mapa.
Se fosse possível enviar um, agradecia.
Grato pela atenção"

Aqui cria-se o problema da falta de divulgação do turismo, um problema real mas que foi resolvido...

"Espero que o 2º semestre seja (ainda) melhor. Quer em número de caminheiros, quer em número de caminhadas. Se tudo correr pelo melhor, a abertura das caminhadas será no 1º sábado de Setembro, dia 3. Iremos subir a monte da Senhora da Graça - Mondim de Basto."(umpardebotas@gmail.com")

E isto ñ são sites de publicidade mas sim comentários de pessoas que o visitaram...e nao se queixaram do possivel barulho caro anónimo 19 Janeiro, 2006 21:35.

Nao pensem q tou a defender a localização do estaleiro, de facto poderia-se reconsiderar a sua colocação, mas o parque de campismo sendo uma entidade privada deveria ter-se manifestado quando o estaleiro foi feito, tal não aconteceu, até existe um parecer da Orbitur a pensar na requalificação do parque, na minha opinião o parque tem muito por onde crescer pelo cabril acima!

Apenas tou farto de criticas humoristicas pouco fundamentadas.

Caro senhoriu fique a conhecer que me agrada a maneira como tenta dirigir o blog evitando que este caia em ridiculo pela descrepancia dos comentários!

Abraço
LG

Anónimo disse...

É de muito mau gosto o artigo publicado.

O autor não deve andar muito longe do pensamento limiano.

Se o Emiliano Saldanha fosse shuchalista era um bom aluno. Empresário???... já tenho dúvidas.

Como não é, há que fazer chacota.

São este tipo de líricos, que nasceram de uma falha da Revolução de Abril, que se esquecem que a liberdade deles acaba onde começa a dos outros, ou seja, a liberdade de expressão acaba onde começa o direito ao bom nome.

Uma das mantas negras do 25 de Abril foi o movimento do ?é tudo nosso?, que pelos vistos, vai na geração dos filhos e já estar a gerar netos.

Tais pensadores, para alimentarem idiais anti-sociedade e cativar votos, criam rendimentos mínimos, à custa de quem trabalha, para sustentar os que a única coisa que sabem fazer na vida é atacar quem lhes paga a subvenção social.

Se este tipo de iluminados, fizessem pela sociedade o que o Emiliano fez, não haveria 500 mil desempregados. Não haveria problemas de sustentabilidade da Segurança Social. O País estaria bem melhor e o Estado teria dinheiro suficiente para pagar a deslocação de empresas sempre que à posterior se revelasse necessário.

Como há que matar a fome a este tipo de parasitas e alimentar-lhes a mente para escreverem este tipo de artigos, o dinheiro não chega.

Dai?há que fazer uma escolha.

Ou mandamos mais cem para o desemprego, fechando uma empresa?ou gozem lá a subvenção e deixem trabalhar o povo para vos pagar a sopinha.

Anónimo disse...

olha temos fascistas no blog!!! isso é mau.

AtoMo disse...

Tendo em conta o comentário por mim colocado no dia 24 de Janeiro, e este ùltimo colocado pelo xkrjag no dia 25 de Janeiro, só consigo compreender o comentário do anónimo das 15.48 como sendo uma provocação.
A política Mondinense no seu melhor. Deturpação dos factos, clubite e Mondim que se dane.

Anónimo disse...

Se fascismo é criar postos de trabalho e melhorar as condições de vida das pessoas que querem trabalhar, então têm um fascista no blog.

Anónimo disse...

ai esta o antónio da micas um parasita da sociedade que não recebe o rendimento social de inserção(rendimento minimo ja acabou), mas recebe na mesma o dinheirinho dos nossos impostos, com os seus comentariso estupidos.
nós funcionarios do saldanha não necesitamos dos seus comentarios.

AtoMo disse...

Esta so anónimo das 17.43, um dos tais que penssa que pode minar o blog, está demais... revela realmente a causa de muitas discussões não levarem a nada. Caro anónimo... deixe o fascismo de lado. Concentrem-se na localização do estaleiro... é isso que está em causa meus Senhores.

Acredito até (pedindo obviamente desculpa ao Gestor da Empresa), que até o gestor da empresa, apaixonadado como demonstra ser por Mondim, mudaria a localização do seu estaleiro se tivesse condições para isso.

Em nome deste blog, desculpe Sr. António, eles não sabem o que dizem.

Anónimo disse...

um fascista no blog que se gaba de ter sido perseguido pela pide dgs isto é que vai aqui uma açorda

Anónimo disse...

É engraçado ver esses senhores chamarem de parasitas aos colaboradores, quando toda a vida receberam dinheiro do estado. Quem seriam eles na sociedade se não fossem os dinheiros públicos? que por sinal saem do bolso de todos os contribuintes. Parasitas? Se recebem algum tipo de rendimento é porque nao sao amigos dos presidente! e felizmente estão numa terra bem governada! Desculpem estar-me a desviar do assunto mas tinha de dar uma resposta a esse propagandista falhado.

Anónimo disse...

LG, sao dezenas, centenas ou milhares de visitantes?? Mostrar um caso isolado é o que se pode chamar de atirar areia para os olhos.