quinta-feira, abril 20, 2006

Andar 12 quilómetros em vez de 800 metros

"Há dois anos que os moradores da aldeia do Barreiro, em Ermelo, Mondim de Basto, são obrigados a percorrer 12 quilómetros porque falta concluir 800 metros na estrada que liga aquele concelho a Vila Real. Do lado de Mondim, as obras estão feitas e o presidente da Câmara, Pinto de Moura, diz que já fez o que lhe cumpria. Em Vila Real, porém, as palavras não são animadoras, dado que Manuel Martins, presidente da autarquia, alega falta de verba para acabar a parte da estrada que lhe cabe.

Barreiro é uma localidade com cerca de 40 pessoas, encravada na serra do Alvão. Os habitantes não se conformam com a "sina" de ter de andar 12 quilómetros "entre curvas e mais curvas", quando, poupando 20 minutos, chegariam facilmente a Vila Real se a via de ligação estivesse pronta. Por ora, têm de se conformar com uma estrada em terra batida e esburacada que, ao chegar à fronteira com Vila Real, exibe um aviso só é permitido trânsito de autocarros e de residentes

O presidente da Câmara, Pinto de Moura, afirma que Mondim de Basto "concluiu há cerca de dois anos parte da estrada, colocando betuminoso até ao limite do concelho", defendendo que a via em causa interessa aos dois concelhos. Manuel Martins, autarca de Vila Real, reconhece que há interesse em terminar o troço em falta, mas alega falta de dinheiro. "Além da estrada é preciso construir uma ponte. Não temos os 400 mil euros necessários. Temos outras prioridades no concelho", concluiu."

JN


Parece que definitivamente passamos a ser alvo de todo o tipo de notícias. Pessoalmente agrada-me esta "nova" forma de estar.

O assunto em questão foi abordado pelo Casadoeiro recentemente: Connecting People
A questão na altura ficou sem resposta. Agora ficamos a saber que a responsabilidade do nosso executivo terminou no ano de conclusão da empreitada e que Vila Real, tendo em conta o argumento utilizado, falta de verba e prioridades, não parece ter grande vontade em gastar 10 mil euros por cada habitante do Barreiro.

A utilidade da via para os habitantes do Barreiro nem merece discussão. Quem conhece sabe perfeitamente a diferença que faz. Mas era importante não misturar a utilidade da mesma com a forma como foi negociada entre os dois concelhos.

Não acredito que exista um caso destes numa fronteira entre Portugal e Espanha. Então gasta-se uma "pipa" de massa numa estrada não tendo uma garantia (em papel) que do outro lado a obra é para terminar? Não deveria ser esta questão abordada distritalmente? Nacionalmente? Quantos estradas nos levariam ao destino se fossem geridas desta forma? Era vê-los ás turras a fazer só aquelas que lhes interessavam!

Mesmo depois de abordada por um jornal nacional, continua a faltar aqui qualquer coisa.

13 comentários:

Anónimo disse...

sois mesmo hipócritas... mais vos valia era estarem calados... o presedente Pinto de Moura cumpriu a parte dele... que mais querem??? quem publicou esta noticia parece um puto mimado...

AtoMo disse...

O único argumento utilizado para contestar a minha posição, demonstrando que realmente a autarquia fez a sua parte, foi um ataque pessoal. Nada mau!!! Fiquei completamente ilucidado. Reconheço a sua linha de pensamento. Se não pensas como eu... és burro! Tem sido assim nestes ultimos anos. Estas a seguir são de borla:

Porque não duplicar a via que vai da recta da pena á primeira curva? Depois culpamos os de celorico por não fazerem um ligação decente á nossa via dupla.

E porque não fazemos da central de camionagem até à ponte uma linha de TGV? Depois culpamos alguém por não dar continuidade à linha!!!

Gostou??? Para a próxima tente-se poupar à má figura que faz com esses ataques pessoais!

Anónimo disse...

nao foi um ataque pessoal... e obra esta feita... teve merito quem a fez, e tu tens dor de cotovelo....

Anónimo disse...

O certo de facto é que a obra está feita...O certo é que o problema é noutro concelho...se não tivesse sido feito, teria sido dito que o outro concelho não fazia a parte dele por causa de Mondim de Basto. O caso é que daqui faz-se o que se pode...mas se calhar, defendem que Mondim faça o restante do caminho da parte de Vila Real...aí seria um dinheiro bem investido...não é? tenham juizo...porque não pedir ao municipio em Bragança para pavimentar um caminho em espanha porque dá jeito aos portugueses mas os espanhois nao tem interesse nenhum nele...

Anónimo disse...

e mais, o presidente da camara de VR já disse que nao o faria...não lhe interessa o caminho para os seus municipes...mas com certeza a culpa é do Fernando Pinto Moura...devia dar dinheiro a VR para ganhar votos (cerca de 80)...

Anónimo disse...

Quanto ao nao avançar sem ter compromisso do outro lado que fariam a sua obra...bem, aí penso que se estivermos a espera, nunca mais teria-mos a estrada feita, nem do lado de cá...assim sai na comunicação social, e pode ser um meio de pressão para que realmente se faça...

AtoMo disse...

"O certo de facto é que a obra está feita..."
Claro que sim, e promete tornar-se em mais um desperdício de dinheiro publico no caso de Vila Real não acabar.

"devia dar dinheiro a VR para ganhar votos (cerca de 80)..."
Não terá sido com essa intenção que avançou para a obra sem ter a certeza que Vila Real avançava? Fica a dúvida no ar...

"Quanto ao nao avançar sem ter compromisso do outro lado que fariam a sua obra...bem, aí penso que se estivermos a espera, nunca mais teria-mos a estrada feita, nem do lado de cá...assim sai na comunicação social, e pode ser um meio de pressão para que realmente se faça..."
Espero que não venha a ocupar nenhum cargo de responsabilidade no nosso concelho, caso contrário as contas da autarquia vão sofrer com esta sua política. Com quem então gastamos umas centenas de milhares de Euros só para pressionar através da comunicação social?
Já agora, chama a esta notícia pressionar? Pressionar era dizer aos mondinenses que Vila Real se tinha comprometido na altura. Mas eu não li isso!

Anónimo disse...

centenas de milhares...já que está tão bem informado...quanto custou a obra?

AtoMo disse...

O Orçamento deste ano, afirma que obra se encontra em fase 3 (de 1 a 5), a meio portanto, quando se afirma nesta notícia que do nosso lado ela está concluída há dois anos (confuso isto!!!). Mas para questões orçamentais ela está somente em fase 3. Até 2008 será contemplada com 202.000 Euros. Fora o que já foi gasto. Um número com 6 digitos é claramente centenas de milhares.

AtoMo disse...

Fianciado a 100% pela autarquia. Uma ligação supostamente intermunicipal. Aqui se vê o forma como foi projectada.

Anónimo disse...

Do outro lado, pelos visto em Cabeceiras, a forma que encontraram demonstrarem capacidade empregadora, para executarem uma determinada obra, justificaram-na com contratos temporários de trabalho. Bem...

Anónimo disse...

estamos neste caso na posição de Vila Real...falta saber se foi a Câmara de Celorico ou o IE que fez a obra...

Anónimo disse...

Posso ser ignorante...mas quando passo a ponte diz DIRECÇAO DE ESTRADAS DE BRAGA...se foi o IE, queixem-se a DIR. ESTRDAS DE VILA REAL, certo? ou a camara tem k fazer as estradas deles? Foi nesse sentido k eu falei anteriormente em 5 de maio as 12.16. É uma duvida não uma afirmação...