segunda-feira, abril 10, 2006

Saneamento em Mondim é notícia no JN.

"Depois de anos a fio sem rede de saneamento básico em cerca de 95% do concelho, a Câmara Municipal de Mondim de Basto decidiu apostar na construção da infraestrutura. Trata-se de um investimento que ronda os 13 milhões de euros, verba que terá uma comparticipação de fundos comunitários.

A empresa a construir este equipamento e a respectiva rede será a Águas Vale do Ave e vai gerir a recolha de resíduos sólidos, bem como a exploração do sistema.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Pinto de Moura, o custo deste empreendimento está orçado em cerca de 13 milhões de euros. "Verba suportada pela Águas do Vale do Ave, situada em Guimarães, mas com ajuda de fundos comunitários".

Trata-se de um dos maiores investimentos feitos em saneamento no distrito de Vila Real e que irá contemplar um concelho situado na cauda do distrito em termos de existência destas infraestruturas.

Para viabilizar a obra, e em relação ao saneamento, Pinto de Moura referiu "que o município vai aderir à empresa Águas do Vale do Ave. " É uma opção nossa e será esta empresa que vai fazer e gerir depois a exploração do sistema", acrescentou.

Se tudo correr bem, espera-se que, no próximo ano, estejam no terreno as obras para a implantação da rede de saneamento básico."

JN


Tal como já havia sido noticiado no "A Voz de Traz-os-Montes" (mas não nos jornais regionais), fica agora toda a região norte a saber, que em pleno ano 2006, Mondim tem somente 5% do seu território com instalação de saneamento básico. Pasme-se.... a média nacional em 2002 era de 73%!
Mais boquiaberto fico, quando afinal se constacta que a obra custa 13 milhões de Euros. Este tipo de obras pode ser comparticipado até 70% pelos fundos comunitários. Sobrariam portanto aproximadamente 4 milhões de Euros. Será que este montante foi impeditivo durante todos estes anos?

Finalizo demonstrando, como é óbvio, toda a minha satisfação por ver este problema, ao que parece, solucionado.

Nota: Este tema foi inicialmente abordado no post:
Mondim de Basto vai ter rede de saneamento e água

8 comentários:

Anónimo disse...

Quem não tiver "memória curta" lembrar-se-á que o actual presidente é perito em anunciar obras que nunca serão realizadas.. a Universidade na Casa da Igreja, a Aldeia Olímpica,o Centro de Negócios na Zona Indsutrial, o Tâmega Park, etc... em relação ao saneamento, já se comprometeu ( e até exibiu o projecto) garantindo que no prazo de um ano estaria pronto! (isto em 2003!).Na altura era a Empresa do douro e Paiva, agora e do Ave, por este caminho um dia aind anos apresenta o Guadiana como solução. Mais uma promessa..

Anónimo disse...

Eu acho é que deviam estar preocupados é com os valores que irão pagar em relação à água no futuro...Empresas que investem, querem retorno, acabam-se os valores irrisórios cobrados até a altura da passagem para a empresa Águas do Vale do Ave.

AtoMo disse...

Concordo...
Penso que a questão não é se a obra vai ou não avançar. A obra vai avançar porque o governo assim o exigiu. Tudo indica que estamos a entrar no último grande quadro se ajudas comunitários. Ficou claro que existem autarquias que não foram competentes para avançar com este tipo de obra básica. Vai daí, obriga-os a aderir a empresas para não correr o risco de deixar concelhos sem saneamento.
Ora se por um lado o executivo não terá qualquer tipo de despesa e preocupação, os munícipes pelos quais deviam zelar, serão mais uma vez prejudicados. E quando os impostos de outros portugueses foram suficientes para criar este tipo de infraestrutura, o mondinense, habitante priveligiado, terá que pagar a preço comercial o tratamento das suas águas residuais.

É assim a vida num dos concelhos com melhor qualidade de vida. O nosso nível de desenvolvimento é tal, que passamos de imediato de uma vida socialmente necessitada, para uma vida gerida liberalmente. Somos ricos, temos boas posses (ou será que fomos ao BES), logo podemos pagar tudo a que socialmente teriamos direito.

Anónimo disse...

Memória curta!
Nããoo!
- Hotel da Rã;
-Hotel Park Mensalão;
-Polo turístico nas fisgas;
-Via rápida - Mondim - Vila Real
Pensadores/Caçadores/Pescadores e outros que tais. P'ró rio não que matam os peixes!...

Anónimo disse...

Caro senhoriu, apenas um reparo, quando diz que a obra não terá qualquer encargo para o executivo, lembro-lhe duas coisas,4 milhões de euros é quase a totalidade do orçamento anual,por outro lado e se alguma vez fez e pagou uma obra sabe que o mais provável é que os valores tenham "derrapagens".
Outro comentário que gostava de fazer tem a ver com o facto de dizerem que apenas 5% do concelho está coberto pelo saneamento, bom só se for o concelho geografico, senão vejamos,existe saneamento em 80% da Vila e na praça de Atei, segundo os ultimos censos a poulação da vila é mais de metade da população do concelho,é só questão de fazer contas.O saneamento básico é sem duvida das maiores necessidades do nosso concelho, só não é necessário é especular.

AtoMo disse...

Há aí uma pequena confusão. A obra a partir do momento que é entregue a uma empresa não terá qualquer encargo. Essa é uma realidade.

Os 4 milhões seria quanto hipoteticamente a autarquia teria que despender se a tivesse assumido, conforme deveria. E continuo a dizer que 4 milhões não era uma verba impeditiva. Especular é falar em derrapagens. Derrapagens existem infelizmente em todas as obras. Só a piscina orça em mais de 2 milhões, mais derrapagens. Obra para fazer "supostamente" em dois anos.

Depois 4 milhões não é quase a totalidade do orçamento, 15 milhões de Euros é o total do orçamento deste ano. Numeros redondos, aproximadamente 5 milhões de despesas correntes e 10 milhões de despesas de capital. 4 milhões em 8 anos (que fosse) daria 500 mil Euros. SÓ!!! Considero que o problema nunca se colocou no custo da obra mas sim não falta de consciência, interesse e dinâmica.

Se reparar bem, quem atira com os valores tendo em conta o território e não a população, é o autor da notícia. Limito-me a pegar nos dados que nos aferecem. Se bem que percebo o seu ponto de vista.

Anónimo disse...

Caro senhoriu, continuo a gostar da forma como lida com os assuntos,se fiz à pouco o reparo é porque acho que os 4 milhões são significativos tendo por exemplo em conta que do ultimo orçamento feitas as contas apenas sobram 900 mil Euros para obras.Quando me referia ao facto de ser quase o orçamento anual tinha a ver com esse facto,pois o muito dinheiro do orçamento gasto em despesas de pessoal, o melhor é já nem contar com ele.
O meu pedido de desculpas por ter personalizado na sua pessoa o comentário.

AtoMo disse...

Se a intenção é discutir produtivamente, os conteudos acabam sempre por prevalecer. (Isto em relação ao facto de sentir que personalizou. Não era necessário pedir desculpa. :) )

A questão do dinheiro que sobra para obras é algo que merecia, e merecerá ser aprofundado. Prometo que mal seja divulgado o relatório de contas. Demonstaremos neste blog como o valor total do orçamento não são 15 mas sim 9 milhões de Euros (no máximo).
Fique por cá!