terça-feira, dezembro 01, 2009

Sessão de charme da EDP, na Assembleia Municipal!

Foi realizada, no dia 30 de Novembro, uma Assembleia Municipal extraordinária de Mondim de Basto (com escassa divulgação!), com dois assuntos principais:
  • Aprovação das taxas de IMI
  • Apresentação/Esclarecimento (sessão de charme) da EDP, aos Senhores Membros da Assembleia
No primeiro ponto, o CDS/PP apresentou uma proposta para alterar a taxa sugerida pelo executivo, que tinha sido aprovada em reunião de executivo, pelos vereadores do mesmo partido. Coerência!? :)   Obviamente, gerou debate entre PS e CDS e aqueceu a sala.

No segundo ponto, foi apresentado o projecto e o plano de implementação da Barragem de Fridão, e esclarecidas um conjunto de dúvidas: qualidade da água, datas. Ficou ainda claro, que a EDP não conhece os reais impactos desta estrutura em Mondim. Reconheceram não conhecer, o GTM (Grupo Tamecanos de Mondim), clube com mais de 30  anos de história (com algumas mudanças de nome pelo meio) e que tem como principal actividade a prática da canoagem no rio Tâmega.

Será, que a EDP está disponível para redistribuir os recursos, que o nosso Estado (empresa que gere o nosso condomínio) disponibilizou, pelos Concelhos afectados por este lago.

17 comentários:

Anónimo disse...

"Será, que a EDP está disponível para redistribuir os recursos, que o nosso Estado (empresa que gere o nosso condomínio) disponibilizou, pelos Concelhos afectados por este lago."


Julgo que podemos esperar sentados... :|

Anónimo disse...

Já que estamos em ventos de mudança, publiquem on line as actas das assembleias municipais, alrga o conhecimeto e o esclarecimento às populações, já que assitir pessoalmente torna-se inútil, assim não analisamos as expressões faciais, nem motivacionais, ficamos apenas pleo registo escrito que fará melhor bom sono. obrigado

Anónimo disse...

Anónimo das 01:07, as actas da assembleia municipal serão igualmente publicadas no sitio da Câmara.
BL

Anónimo disse...

Votar a favor e depois apresentar uma proposta contra ou tem uma explicação bem fundamentada ou indicia alguma desordem. Era bom ver este insólito esclarecido.

Sara Fidiró disse...

Uma breve introdução neste blogue que acabei de conhecer. Queria dizer que adorei o conteúdo e os posts. Muito interessante e realista. Eu que tenciono ir estudar e viver para Mondim, não podia estar melhor informada. Parabéns. Voltarei. Bjs

Anónimo disse...

quem aprova na Assembleia? A Câmara ou a Assembleia? A proposta foi de algum vereador ou deputado? Esclareçam as pessoas para poderem avaliar da coerência ou não.

Rui Miguel Borges disse...

No caso que penso que se refere, aprovação da taxa de IMI, é por proposta do Executivo Camarário, que aprovou a proposta por unanimidade.

No entanto houve um deputado do CDS, que em Assembleia Municipal fez uma proposta contrária.

Anónimo disse...

Ponte de Lima - terra do bom arroz de sarrabulho. Mas.... ficamos mesmo por aí, agora a grande sarrabulhada é mesmo na n/ terra,,
na 1ª quem quer cai
na 2ª cai quem quer
....................

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Os deputados da Assembleia devem ter liberdade de voto, as listas também são separadas. Nem sempre Manuel Alegre votou a favor das propostas do governo que também era do mesmo partido. Dou os parabéns ao deputado que teve a coragem de apresentar uma proposta alternativa.Há pelo menos um deputado que não está para dizer sempre que sim ao executivo.

Anónimo disse...

Dar os parabéns ao deputado só por apresentar uma proposta alternativa parece-me pouco.
Será a proposta do executivo má?
A proposta alternativa seria boa?
Se sim porque é que não foi apoiada pelo seu grupo?
Se não, porque é que não foi préviamente esclarecida?
Disciplina de voto e coêrencia podem não estar no mesmo saco mas convém andarem perto uma da outra.
Quanto ao exemplo de Manuel Alegre não "cola" porque já há 4 anos apresentou-se ao eleitorado como uma voz assumidamente dissidente à linha programática do PS. Foi eleito deputado nessas condições e foi com essa coerência que cumpriu a legislatura, não existe qualquer comparação com a nossa realidade.

Anónimo disse...

Para que se não continuem a insultar as pessoas que fazem parte da Assembleia Municipal, não são deputados, mas sim membros. Bem mas nem a Sr.a Presidente .... sabia, que desgraça

Anónimo disse...

Ao anónimo das 22:59,
por acaso a Sr.ª Presidente sabia, e até fez questão de referir isso aquando do início da reunião, mas como pelos vistos os membros não estavam atentos e continuaram a autodenominarem-se deputados e ela lá se deixou levar...

Anónimo disse...

Niguém fala nas lamentaveis afirmações quer do presidente de Câmara, quer da presidente da Assembleia e do Dr. Gonçalves, ao tentaram sustentar as taxas que o governo aplica na falta de informação do municipio sobre as taxas aprovadas em assembleia. É inadimissível que desconheçam as leis, sobretudo, de um jurista que chegou a ser Chefe de Gabinete do anterior executivo.O Dr. Tiago Pires ainda levou a Bíblia das Leis Autárquicas, mas mesmo assim, o teatro continuou. Foi necessário fazer um pausa por forma a ser pensada uma justificação. Enfim...

Anónimo disse...

Consequente ao das 22.59.
Comfirmo o observado.
Vamos ter de ajudar a Ass. Municipal:
O (A) presidente é sòmente coordenadora dos trabalhos (reuniões).
Nessa qualidade não tem opinião, a não ser o voto.

Anónimo disse...

Peço desculpa por me intrometer numa conversa para a qual não fui chamado, uma vez que não moro nem voto em Mondim "sou do outro lado da ponte". Tenho reparado, nalguns POST´S publicados, que os argumentos arranjados para desmoralizar o actual executivo camarário são o desconhecimento de algumas leis e dos termos correctos a aplicar(deputados/membros). Penso que não se deve ir por este caminho porque pela realidade que conheço, e posso dizer que acompanho de perto, o anterior executivo não era melhor do que este e as listas que se candidataram (PS,PSD,CDS) todas elas tinham pontos fortes e pontos fracos.
Eu não vivo das derrotas dos outros, não diminuo os outros para poder sobresair.
Acho que devemos elevar a qualidade das apreciações que fazemos do executivo e focar-nos nas que realmente nos afectam a todos.
Agora em termos futebolisticos, deixem a equipa jogar e se estiverem a jogar bem, batam palmas, senão no final do campeonato deem-lhes a chicotada na urna de voto, mas não se esqueçam que para vencer têm que jogar melhor.

Grato pela vossa atenção, J.N.

Anónimo disse...

Chamar deputados aos membros da Assembleia, não fica bem a quem tem responsabilidades presidenciais.

BL

Anónimo disse...

O dr. Tiago levou a bíblia. Até aí, tudo bem. Que chatice, abriram-lha no lugar certo, mas não sabia lê-la!...
Isto da bíblia é complicado!
Com tantos teólogos e a beber da mesma bíblia, há cada vez mais doutrinas. Alguns nem à letra...outros foi de noite...