segunda-feira, agosto 08, 2005

CORAGEM PARA MUDAR


"É com agrado que disponibilizamos um artigo do Candidato do Partido Socialista, Humberto Cerqueira, que o decidiu publicar neste espaço para que possa ser comentado. Desde já, conta com um agradecimento da toda a equipa do "Casa do Eiró.
Gostaria de acrescentar, que tal como o PS, todos os outros partidos foram já convidados a participar neste espaço, continuamos a aguardar. ""

O próximo dia 9 de Outubro é uma ocasião única para pormos termo a um longo período de estagnação a que o concelho de Mondim está votado.
Os factos demonstram que o actual executivo liderado pelo mesmo Presidente sucessivamente há 23 anos já não tem a capacidade de mobilização, a energia, a motivação e a ambição que são necessárias para um novo tempo mais exigente.
A desilusão de grande parte dos Mondinenses sobretudo no último mandato não podem deixar-nos indiferentes.
As próximas eleições autárquicas são uma oportunidade única para Mondim reencontrar o caminho certo. De traçar um novo rumo num novo tempo.
Por tudo isto a candidatura do Partido Socialista que eu lidero não pode deixar de assumir as suas responsabilidades.
Pretendemos antes de mais uma mudança de estilo de fazer política, com uma nova geração de pessoas com provas dadas nas diferentes actividades profissionais.
Pretendo liderar uma equipa com uma nova dinâmica, a trabalhar em conjunto com toda a população e as forças vivas do concelho de forma a criar um futuro melhor para Mondim.
O actual executivo em vez de promover o desenvolvimento do concelho tem-se envolvido em constantes conflitos com a comissão política do Partido que deveria sustentar o poder, entre os Conselhos Directivos de Baldios e as Juntas de Freguesias, entre munícipes, usando a estratégia de "dividir para reinar" procurando tirar daí dividendos eleitorais, fomentando assim a discórdia entre as populações.
Temos assistido nos últimos tempos a atitudes por parte do executivo que podem por em causa o futuro do nosso concelho.
Por um lado, a autarquia continua a endividar-se, contraindo sucessivamente vários empréstimos, o último no valor de 800 000 euros, pasme-se a dois meses das eleições, comprometendo irremediavelmente o executivo que venha a sair das próximas eleições.
Por outro lado continua a admitir pessoal, não em função das necessidades da autarquia, mas para pagar favores políticos, ultrapassando a meia centena o número de funcionários admitidos só no último mandato!
Para vencer os desafios do desenvolvimento é necessário a união de esforços de todos a colaboração de todos e a pacificação das populações.
A candidatura do P.S apresenta uma proposta eleitoral que assegura:

PLANO DAS ACESSIBILIDADES
- Melhorar as acessibilidades a Mondim (ligação à A7 e à Variante do Tâmega);
- Melhoria da ligação a Vila Real por Lamas de Olo;

PLANO DAS INFRAESTRUTURAS
- Melhoria do abastecimento de água ao concelho;
- Alargamento da rede de saneamento básico;
- Requalificação da zona antiga da vila;

PLANO SOCIAL
- Combate ao insucesso e abandono escolar;
- Criação de um gabinete municipal de assistência social;



PLANO CULTURAL E DESPORTIVO
- Reabilitação da Casa da Igreja, em "Casa da Juventude" com a possibilidade de alojamento para jovens;
- Promover regularmente concertos e festivais de música, teatro e outras manifestações culturais no auditório da zona verde;
- Apoiar e dinamizar as sociedades recreativas, nomeadamente as associações e os ranchos folclóricos do concelho;


PLANO DE TURISMO
- Criação de praias fluviais nos diferentes rios;
- Apoio à iniciativa privada, nomeadamente na área de turismo em espaço rural;
- Divulgação das potencialidades turísticas e recursos naturais do concelho;
- Valorização do espaço e acolhimento do Santuário da Sra. da Graça.

PLANO ECONÓMICO
- Organização da exploração das pedreiras com programas de ordenamento, apoio logístico e jurídico;
- Dinamizar o parque industrial existente e estudar a possibilidade da criação doutro parque industrial com acesso directo à A7;
- Apoio e dinamização do comércio local;
- Criação de um "Gabinete de Dinamização Económica do Concelho" que promova a criação de emprego.
Com o apoio de todos os Mondinenses, estou certo de que conseguiremos mudar para melhor o nosso concelho.


Humberto Cerqueira
Candidato do Partido Socialista

24 comentários:

Anónimo disse...

Não vos parece estarem a lutarem por uma causa perdida? O mundo caminha alegremente na terceira via, Mondim ainda nem da primeira saiu.
Mondim está irremediavelmente condenado ao fracasso, a sua gente é medíocre. Produto do isolamento e de um regime fascista. Talvez o Sr. Presidente tenha sido mais inteligente que vocês e tenha percebido isso à 10 atrás.
O mundo dá muitas voltas mas o caminho mais certo para Mondim é o da desertificação. Não estou a ver no futuro 10 mil pessoas a viverem às custas do estado e do pouco turismo que lá se possa criar. Os jovens precisam de empregos (pelo menos aqueles que não fazem parte da JSD).
Continuem a ir à missinha todos os domingos, talvez a salvação venha dos céus.

Anónimo disse...

Louve-se para já o facto de finalmente um partido ter decidido colocar cá o seu programa eleitoral para que possa ser discutido.

Quanto a comentários, preferia ver os outros programas todos para poder fazer uma comparação, mas de qualquer forma há uma coisa que é evidente. Os programas continuam a ser feitos com "ideias feitas" e não com algo mais concreto.

Quando se fala em melhoria disto ou daquilo, já todos nós sabemos que essas ditas melhorias são muitas vezes necessárias e benvindas.

A questão aqui, é que os programas nunca avançam muito mais que isto.
Se quisermos saber até que ponto essas ideias são viáveis, penso que por vezes nem os próprios candidatos o sabem.

Quando se fala em determinada ideia, gostaria de ver adjacente a ela um conteúdo que me levasse a acreditar que quem apresenta tal proposta sabe do que fala, que já estudou o assunto, que já viu várias hipóteses para os problemas.

Se assim não fôr, deixaremos de ver no candidato alguém que nos tenta conquistar a confiança, mas apenas mais um como nós, que "sabe" o que está mal, que tem algumas ideias que lhe parecem adequadas, mas não sabe como concretizá-las.

Anónimo disse...

"iluminado"

será que tu és Mondinense? será q tens algum sentimento por Mondim? será que tens alguns objectivos na vida? nao seras um derrotado? nao seras um triste que anda ai a deitar tudo e todos a baixo? és o verdadeiro iluminado...

Anónimo disse...

Existem algumas boas ideias como fazer da casa da igreja uma "casa da juventude"... deixando de ser um canil municipal.
mas o programa tem ideias muito vagas principalmente no que toca ao Turismo... o sector onde mais se devia apostar.
Porque nao construir uma pista artificial de canoagem!? para efectuar provas nacionais e internacionais... um desporto diferente e nao o usual Futebol.

AtoMo disse...

SOS, não me parece que este seja o programa do PS. É um artigo, e como tal acho que o deveria comentar sem esperar por comparações.

Quanto ao artigo, pela primeira vez nesta campanha, podemos ver um pouco das ideias de um Partido para a nossa Vila. Tudo pontos vagos, e como diz o SOS, na sua maioria apontam melhorias que de uma forma geral já todos sabemos serem necessárias e bem-vindas. Não deixam por isso, de ter a sua importância.

Destaco a primeira "pequena" demonstração de coragem, ao tocar em algumas feridas como a estratégia de "dividir para reinar", parece-me um factor determinante no futuro de Mondim. Continuamos a ver "batalhas" a mais dentro do nosso concelho, facções nas freguesias, ou entre freguesias, associações/autarquia, irmandade da N. Sr. da Graça/autarquia... e a lista seria interminável. O endividamento e a forma como é admitido o pessoal, são pontos negros da autarquia, o alerta só peca por tardio!

Gostaria agora de comentar alguns pontos da proposta apresentada:

Acessibilidades: A ligação à A7 terá que passar obrigatóriamente pela ligação à Variante do Tâmega, não vejo a possibilidade de um novo nó que venha servir Mondim.

Plano Social: O combate ao insucesso escolar é uma luta nacional, mas ao que parece Mondim continua bem pior que a média. Os idosos parecem esquecidos quando se fala de actividades lúdicas e culturais.

Cultura e Desporto: A opção de tornar a Casa da Igreja em "Casa da Juventude" merece no minimo ser bem discutida. Não discordo com essa opção, mas uma solução em que se rentabilizasse melhor a nobreza da casa não deveria ser colocada de parte. No caso das associações já aqui defendi um companhamento constante, só dessa forma poderá a autarquia distribuir de uma forma justa os apoios financeiros.

Plano de turismo: peca logo à partido pela a ausência de uma instituição responsável pela articulação entre todos os agentes turísticos existentes no concelho. Uma boa promoção dependerá sempre de uma boa articulação. Tentar intervir, juntamente com a irmandade, no espaço do Santuário parece-me ser uma medida urgente. Estamos a ficar com um espaço demasiadamente pesado e monótono. A qualidade, comodidade e estética das infraestruturas contruidas está claramente a ser descorado.

Económico: a solução para as pedreiras à muito parece ser conhecido, falta quem o implemente. Não concordo com a hipótese de criação de um novo Parque Industrial e tal como já disse, não acredito na possibilidade de um novo nó. Necessário era, tomar medidas em relação ao Parque existente. Exigir de uma vez por todas que os proprietários dos lotes construissem as suas fábricas tal como se comprometeram, ou caso contrário accionar os mecanismos necessários e em último recurso uma expropriação. Todos sabemos de fábricas que foram para outros Parques porque não tinham lugar em Mondim.

Aproveito mais uma vez para agradecer ao Candidato Humberto Cerqueira, e renovar o convite aos restantes partidos para que coloquem também eles, as suas propostas ou programas no "Casa do Eiró".

País Basto disse...

Começo por louvar a atitude do Eng. Humberto Cerqueira por colocar neste espaço as suas propostas para Mondim.
Fico a aguardar com alguma exeoectativa mas sem falsas ilusões de que os restantes candidatos coloquem também as suas propostas.
Embora pense que o candidato do Partido Socialista poderia ir mais longe no seu manifesto eleitoral, não posso deixar de valorizar algumas das propostas aqui apresentadas e já avalidas (para mim) na perfeição pelo nosso Senhoriu. Tenho pena e não compreendo que o candidato do partido socialista não tenha assumido igual atitude na longa entrevista que concedeu ao Notícias de Basto onde apenas se ficou pela promessa de uma nova atitude na governação de MOndim.
Espero que este assumir de posições e compromisso com os MOndinenses seja um resultado de uma atitude repensada do responsavél socialista. E espero sinceramnte que esta candidatura, e as outras não estejam á espera do castigo da população ao actual executivo, esperando numa atitude muito "Socrática" que o poder caia por si.
Continuo a acreditar na inteligência e bom-senso dos eleitores e acredito sinceramnete que a vontade popular irá sempre beneficiar quem se assume, quem propõem compromissos e quem fala sério e claro. Veja-se o exemplo de Rui Rio na Câmara do Porto. Gostando-se ou não, tem que se reconhecer que foi capaz de impôr um novo estilo e uma nova forma de estar na politíca.

Anónimo disse...

O Dr Rui Rio venceu as eleições pelo seu excelente programa eleitoral?
O País Basco acaba por dar o melhor exemplo do típico político português que sabe "estar na política", venceu por que o povo castigou, e bem, o seu opositor na altura Fernado Gomes.
Fernando Pinto quer se goste ou não, também impôs um estilo. É bom? É mau? Não interessa? Enfim...
Quanto à proposta eleitoral do PS que é apresentada aqui, penso que é salutar e inteligente dar a conhecer a esta "assembleia de opinião" o que pretendem fazer se forem eleitos, as medidas que são propostas são basicamente as que precisam de ser tomadas de imediato para um bom desenvolvimento do concelho, acho que cabe a cada um de nós acreditar e confiar, ou não, nos programas de cada candidatura, tão simples quanto isso.
O que interessa é que antes este tipo de discussão e de esclarecimento não existia, por isso parabéns ao Blog Casa do Eiró e a todos os seus participantes, espero que outras propostas de outros candidatos apareçam, Mondim fica a ganhar.

País Basto disse...

Antes de mais eu assino os meus artigos como País Basto, não confundir com nenhuma região de Espanha porque em causa neste Blogg está Mondim e por arrasto a região de BASTO.
Em relação à candidatura do Dr. Rui Rio, o participante anteriormente identificado como anónimo há-de reparar que eu não fiz qualquer consideração sobre a qualidade (ou a falta dela) do programa eleitoral. Aquilo que eu elogiei (e continuarei a fazê-lo)foi a atitude de falar claro com os eleitores. A aposta em estabelecer pactos em vez de fazer promessas. Clarificar que algumas das apostas que trazem benefícios numa área irão inevitavelmente obrigar a medidas pouco populares noutras. Que o caminho do desenvolvimento e do progresso não é fácil. Que há alguns projectos que deveriam ser executados mas que infelizmente devido ás caóticas condições económicas do País não poderão ser executadas.
Enfim...
Aquilo que eu elogia na politíca de Rui Rio e de outros (independentemente da cor) é a politíca do discurso sério que trate com dignidade os eleitores, por antítese até me abstenho de comentar candidaturas como as de Ferreira Torres ao concelho de Amarante.
Para mim esse é o caminho, os politícos dizerem ao que vêm e governarem os mandatos de quatro anos para que foram eleitos. Se forme necessárias medidas impopulares, paciência fazem parte do trabalho...

Anónimo disse...

parabens ao ps e ao seu candidato, pela primeira vez posso ler algumas ideias por muito discutiveis que sejam. Em relação a casa da igreja tenham o cuidado de construir um auditório para a realização das mais diversas manifestações culturais, em Mondim não existe um espaço fechado que ofereça o minimo de condições para fazer teatro, dança, concertos, etc.
Já agora o ps pode revelar os restantes membros da lista?

Tiago Pires

Anónimo disse...

Antes de mais peço desculpa ao Pais Basto, não me apercebi do erro, o País Basco é lindíssimo fica em Espanha é um facto mas não é para aqui chamado.
Sinceramente acho que as propostas apresentadas pelo Eng Humberto Cerqueira são exequíveis e reais necessidades, não vejo promessas mas percebo metas e objectivos que têm que ser traçados, por vezes não se conseguem alcançar, é certo, mas no caso URBCOM nem sequer se tentou e isso é triste, muito triste.
O PS avançou e muito bem, foi o primeiro é um facto, não me parece uma atitude de quem esteja á espera de uma derrota alheia em vez de lutar para ganhar.

Anónimo disse...

1º É bom ver que vai havendo muitas pessoas dispostas a comentar e dar sugestões sobre as soluções para os problemas de Mondim. Mas como diz o Tiago Pires "pela primeira vez posso ler algumas ideias" e talvez seja isso que falta ao nosso concelho, a discussão dos "nossos" problemas, para o qual contribuiram e muito os criadores deste de blog. Afinal ainda há esperança... :)

2º Estou totalmente de acordo com o País Basto no que se refere ao Rui Rio. Apesar de toda a contestação inicial, as últimas sondagens são a prova de que os eleitores já vão sendo capazes de separar entre o que é o trabalho possível de fazer e o que são as promessas ocas e fáceis, isto independentemente das cores partidárias que não são para aqui chamadas.

3º Quanto às ideias já referidas, é claro que há muito para comentar, mas não o podemos fazer de uma só vez e num único comentário. :)

No que se refere à Casa da Igreja, é óbvio que é urgente arranjar uma solução que dê utilidade aquele espaço. Uma "Casa da Juventude" embora fosse uma boa possibilidade, julgo que quer pela dimensão do espaço quer pela sua localização talvez houvesse outras soluções mais interessantes. Ou então dar aquele espaço uma multiplicidade de utilizações. Um espaço para a juventude, para espectáculos, para reuniões, museu, turismo...

O turismo... esse quase não existe cá, enquanto objectivo devidamente organizado. Se não fossem as belezas naturais do concelho de certeza que ninguém cá vinha. Como diz e muito bem o Pimentinha, o nosso Posto de Turismo não sabe dar nem a mais simples das informações aos turistas. É vê-los por aí à procura de informações sobre as Fisgas, Srª Graça e outros locais sem que tenham sequer um mapa que lhes explique como lá chegar. Pergunto-me qual o interesse daquele espaço se não cumpre com nenhum dos seus objectivos??
Não deveriam existir folhetos com os locais a visitar, percursos a fazer, indicação do artesanato local, a gastronomia, tradições, e muito mais. Basta ir a qualquer lado e aprender o que de melhor se faz por lá. É assim tão difícil??

Anónimo disse...

É verdade que há já uma forte contestação ao actual executivo camarário em Mondim mas apenas na freguesia porque nas restantes freguesias o pinto ainda é o maior. Basta ver o rol de promessas, nas quais estão incluídos os tradicionais tachos.
Já durante a campanha para a concelhia do PSD entre o Chiquinho e o Vilas Boas foram feitas promessas quer pelo Chiquinho quer pelo Pinto para ganhar as eleições para a concelhia que foi ganha pelo Vilas Boas mas não adiantou de nada. Por isso não estranha que os senhores candidatos do psd que ao que parece não são do psd façam grandes promessas pelas freguesias. Porque como diz o próprio Pinto e muito bem ainda há muito palerma em Mondim, ele é que não é palerma nenhum, podem chama-lo de mentiroso porque de facto o é e mas não é parvo parvos são os que acreditam no que ele diz. Parabéns Pinto és o maior

Anónimo disse...

Já é muito bom ver que há alguém interessado em fazer algo por este concelho. Na minha humilde opinião um pólo universitário, o turismo e acessos eram um excelente motor para dinamizar Mondim de Basto.Sei que não é facil porque dependerem muito do governo, mas vale a pena tentar :)

AtoMo disse...

(SOS)
Quererás tu comentar proposta por proposta do Partido Socialista? Vou criar um novo post com uma proposta, dessa forma deixamos este espaço para que o pessoal continue a comentar as propostas do Eng. Humberto.

Anónimo disse...

Pedra alta, esse é um problema interessante, sem dúvida.
Mas antes de apontares algumas soluções talvez se deva colocar a questão do porquê tanto interesse em controlar os Conselhos Directivos.
Se objectivo é unicamente "proteção das florestas" porque razão continuam elas tão desprotegidas como é fácil constatar pelos inúmeros fogo que deflagram todos os anos?
Porque razão há tantas lutas por esse poder, algumas delas a passar bem para lá o limite do razoável?

Será que são assim tantos os que têm interesse em proteger o "nosso" património??
Ou talvez não seja bem isso...

Anónimo disse...

Nao sera pelo dinheiro que circula, que todos querem controlar os conselhos directivos?
Nao sera pra ficar bem visto que o PS colocou na "casa" o seu semi-programa eleitoral?
Para qd a revelação dos nomes pertencentes á lista? Há dificuldade em constitui-la? pouca gente acredita nos politicos de Mondim... é tudo muito viciado! As alterações deviam começar por ai...

Anónimo disse...

Isso é algo em que já tinha pensado, mas não podemos criticar por não terem colocado cá nada e depois voltar a criticar porque até decidiram pôr.

Se houver alguém aqui que entende que deve apoiar o PS apenas porque este colocou cá o seu "programa" está no seu direito, mas julgo que todos aqueles que visitam este blog esperam muito mais que isso.

AtoMo disse...

Se o fez para nos agradar... fixe!
Ficaria mais aborrecido se não o fizessem. Certo é, que foi de todo o interesse para o blog que o fizessem, pelo menos para os que estão preocupados em discutir o "pré-programa".

Anónimo disse...

JA AGORA, NO PLANO DE TURISMO, PODERIAM TALVEZ PENSAR EM COLOCAR ALGUEM A FRENTE DAQUELE ESPAÇO COM INICIATIVA, GENICA, GOSTO, SABEDORIA, ALGUEM QUE DINAMIZE E TENHA VONTADE DE MUDAR! NÃO ALGUEM QUE SE ACOMODA COM O EMPREGO QUE TEM...

OBRIGADA POR ESTA OPORTUNIDADE

Anónimo disse...

Entao o Eng. Humberto coloca neste blogue o seu "semi programa eleitoral", o pessoal que frequenta o blog comenta e deixa algumas questoes... e o CANDIDATO á camara de MONDIM DE BASTO pelo PS nem um simples comentario nos deixa???? Entao era so pra ficar bonito e parecer bem que nos deixou o seu semi programa eleitoral... Gosto pouco de "fantochada"... Vota URM

AtoMo disse...

É com alguma "tristeza" que me vejo obrigado a dar-te um pouco de razão!!

Para votar URM temos que ver o programa! :b

AtoMo disse...

Dá para nos mostrar um pouco dos objectivos dessa URM? Porque motivo me vou juntar a uma organização que não conheço?

AtoMo disse...

Se calhar funciona melhor o inverso. Podem, por exemplo, mostrar-nos as vossas propostas para os assuntos abordados pelo Eng. Humberto. Era um bom início.

AtoMo disse...

Os Planos propostos pelo PS, foram colocados individualmente no forum www.casadoeiro.net, para quem os preferir comentar dessa forma.