terça-feira, setembro 27, 2005

Bons exemplos!

A conselho do nosso colaborador País Basto, fui encontrar esta reportagem na revista Grande Reportagem de 24 de Setembro de 2005. Então é assim:

Concelho de Castanheira de Pêra, interior, distrito de Leiria, menos de 4.000 habitantes, 69 quilómetros quadrados. Melhor acesso IC8 fazendo ainda um desvio de meia dúzia de quilómetros.

Aquele que era um dos principais centros industriais do País no sector dos lanifícios, rapidamente entrou em declínio com a entrada do País na CEE. A população decresce 16% e reportando-se só à juventude o número sobe para 35%.

"Perante evolução demográfica e social tão negra, Pedro Barjona (Presidente da Autarquia) só viu um caminho: o turismo. Não um turismo qualquer, nem apresentado de forma vaga. "A única coisa que Castanheira de Pêra tinha para oferecer era o verde da sua paisagem, mas isso é um conceito de turismo abstracto, porque os pinheiros daqui são iguais aos pinheiros de outro lado. Havia que criar outros pólos de atracção.""

A solução era o investimento autárquico, com um orçamento de três milhões de Euros, 90% transferido pelo Estado. "A mesma Europa que afundou deu a tábua de salvação."Com os projectos que apresentámos, conseguimos ser um dos concelhos que mais fundos comunitários receberam per capita""


Um desses muitos projectos, foi a Praia das Rocas. 3,7 milhões de contos, 70% a fundo perdido, num empreendimento que muitos apelidavam de "elefante branco" ou megalomania. Pois bem, o concelho tinha uma albergaria com 11 quartos, normalmente alugava metade, agora têm que ser os particulares a alugar quartos e o hotel está aí. Um restaurante que começou com quatro empregados agora precisa de 15, serve 700 refeições e 75 quilos de café não chegam para a semana. Dois mil gelados é para um fim-de-semana. Com mais de três mil visitantes durante a semana e ultrapassando os cinco mil no fim-de-semana, no mês de Agosto gerou 250 mil Euros de receita, mais que a transferência do Estado naquele mês.
Para evitar o turismo sazonal, o autarca tem já preparado iniciativas para rentabilizar o empreendimento no Inverno. Escolas de surf, construção de bungalows junto nas margens, quatro veleiros e uma lancha "para uma noite diferente", e um parque aquático.

"Em Portugal não precisamos de ser muito inteligentes nem muito criativos; como estamos mais atrasados do que os outros países, basta-nos olhar os modelos bem-sucedidos e copiá-los".

De acrescentar que este autarca tem preparado para o seu concelho projectos como: uma galeria de bares com zonas de lazer e esplanadas ligadas à praia, um percurso pedonal e uma ciclovia; a Praça da Notabilidade, será um espaço de lazer, serviços e comércio, restaurantes, campos de ténis, escola de golfe, um auditório. Isto tudo junto às actuais escolas do segundo ciclo e seundário, onde serão construídas as escolas primárias e pré-primária além de uma biblioteca pública, uma espécie de "campus escolar".

Finaliza o seu terceiro mandato este ano, e não se recandidata.

25 comentários:

Anónimo disse...

SERIA BOM VER OS SHUCHALISTAS A LER ESTE ARTIGO.
TALVEZ DA PRÓXIMA VEZ QUE TIVESSEM QUE DECIDIR SOBRE INVESTIMENTOS COMO TÂMEGA PARK NÃO SE ABSTIVESSEM.

Anónimo disse...

Partido Socialista contra a atribuição dos livros escolares! Porquê? Onde é que está a benemérita rainha da sucata?

Anónimo disse...

Olá Senhores do Blog,
Gostava que se inteirassem da situação criada pelo PS relativamente à promessa de um lugar na Escola para o Tiago Pires.
Segundo corre, prometeram-lhe um lugar na escola, mas depois porque o rapaz não aceitou integrar as listas socialistas foi preterido.
A SER VERDADE, É VERGONHOSO.

Anónimo disse...

TUDO VAI SER ESCLARECIDO!
ISSO E MUITO MAIS.
HÁ MUITAS HISTÓRIAS SILENCIADAS...
OS MONDINENSES VÃO SABER QUEM SÃO OS SENHORES SHUCHALISTAS!

Anónimo disse...

anonymous das 12:01 pelo que eu sei foi aberto concurso e o tiago não ficou classificado em primeiro lugar! qual é o problema? se concorreram pessoas com mais habilitações que ele, claro que tinham que ficar a frente dele! digo-te de certeza que não hou-ve politica aqui no meio

EB2,3/S- mondim de basto

Anónimo disse...

estes senhores da camara ja devem ter conhecimento das sondagens para pôr aqui estes comentarios! sejam bem educados que nós também somos!

PS-rumo à vitória

AtoMo disse...

"SERIA BOM VER OS SHUCHALISTAS A LER ESTE ARTIGO.
TALVEZ DA PRÓXIMA VEZ QUE TIVESSEM QUE DECIDIR SOBRE INVESTIMENTOS COMO TÂMEGA PARK NÃO SE ABSTIVESSEM."


Só os Socialistas? Acho bem que o leiam, mas principalmente era bom que todos os Mondinenses o leiam para ter a noção do que poderia ter sido aproveitado.

Anónimo disse...

SE O TIAGO TEM ACEITE INTEGRAR AS LISTAS DO PS IAMOS VER PARA QUEM SERIA O LUGAR....HAJA VERGONHA!
SE É TUDO TÃO LEGAL PORQUE É QUE LHE PROMETEM O LUGAR? POUPEM-ME A INTELIGÊNCIA

Anónimo disse...

Ao Senhoriu.
FORAM OS SOCIALISTAS QUE SE ABSTIVERAM. O PSD E O CDS APROVARAM A INICIATIVA.
MAIS. PORQUE É QUE O PS ESTÁ CONTRA A ENTREGA DE LIVROS ESCOLARES? O PSD E O CDS ESTÃO A FAVOR.
PORQUE É QUE O PS CRITICOU A OFERTA DE BILHETES, POR PARTE DO CIRCO, ÀS CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO?
UM DIA DESTES FALAMOS DAS REFEIÇÕES NAS ESCOLAS.

Anónimo disse...

Caros amigos, existem lugares próprios para tratar os assuntos.
Agradecia que as pessoas não se metessem na minha vida , eu sou maior e vacinado e sei resolver os meus problemas.
Quero crer que foi um erro da escola, e como tal já estou a resolver o problema nas entidades oficiais.
Espero que esta situação não arraste nenhum aproveitamento politico seja de quem for.
Mas é publico que estou insatisfeito com o actual estado da politica em Mondim, por isso agradeço que comentem o tema do artigo e deixem a minha vida em paz.
Tiago Pires

Anónimo disse...

só um esclarecimento
A escola EB 2,3/s, dixer que alguem tinha mais hablitações do que eu, é uma tremenda mentira.
Espero que o assunto fique por aqui...
Tiago pires

Anónimo disse...

Um artigo com um excelente exemplo do que devesse ser o desenvolvimento no interiordo país e as pessoas aqui a discutir, mais uma vez, quem fica com o lugar de quem...

Anónimo disse...

OBRIGADO TIAGO.
FIQUEI ESCLARECIDO.

AtoMo disse...

Espero que estejamos todos ilucidados em relação ao caso do Tiago Pires. Tal como escreveu a Maria da Graça, só serão aceites comentários em relação a este assunto de pessoas identificadas, eu mesmo me encarregarei de os colocar num novo artigo se isso acontecer.

Vamos ao que interessa:
FORAM OS SOCIALISTAS QUE SE ABSTIVERAM. O PSD E O CDS APROVARAM A INICIATIVA.
Achas mesmo que este empreendimento tem alguma coisa a ver com o Tamega Park? Será que não consegues ver as diferenças abismais entre um e outro?
Depois deste invetimento feito pela Autarquia os "Tamega Park´s" não precisam de terrenos oferecidos e condições priveligiadas para se instalar. Muito pelo contrário, eles querem é instalar-se. Reparaste bem nos proveitos que a autarquia está a retirar do investimento? Quer receitas directas quer através do desenvolvimento do comércio? Será possivel não ver a diferença?

Há dois aspectos a analisar neste artigo:
1º - A excelente estratégia do autarca.
O segundo.
2º - Tentar perceber como um concelho com condições identicas ao nosso, se calhar pior (número de habitantes e acessibilidades), consegue aproveitar tanto apoio da UE. Mas aproveita-o sempre numa prespectiva de sustentabilidade do concelho. Projectos, que como ele diz, nem precisam de ser inovadores. Basta copiar os bem-sucedidos. E no que respeita a turismo, todos sabemos quais as condições naturais com que Mondim foi brindado, se a isto se juntasse meia dúzia de ideias bem-sucedidas a história de Mondim poderia ser bem diferente.
Esperemos mais um pouco, talvez os concelhos vizinhos façam esse trabalho por nós.

Anónimo disse...

Exmo Senhoriu.
Amigos.

Quero manifestar em primeiro o meu desagrado com o que determinadas pessoas escrevem. Tenho pelo menos a coragem de colocar o nome próprio o do BI. Assim conhecemos a V. falta de caracter.
Em segundo lugar quero dizer-lhe Sr. Senhoriu que concordo plenamente com o seu comentário 2.35.
Em terceiro e ultimo, queria lançar um desafio ao Sr anónimo 11.04.
Sei que é uma pessoa inteligente.
Em Mondim os dois investimentos feitos pela Câmara Municipal que se assemelham ao investimento de Castanheira são:
1. O hotel da Av. Dr. Augusto Brito.
2. O Bar-Restaurante das piscinas. E aqui estou á vontade porque concorri e fiquei em segundo lugar, mas o alerto-o para determinados quesitos que foram indicados pelo concorrente classificado em primeiro lugar e nunca foram cumpridos.

Agora compare:
Mais Valias a Mondim de um e outro.
Postos de trabalhos de um e outro.
Captação de turismo de um e outro.
Receitas que deram ao concelho de um e outro.
O que um e outro contribuíram para o desenvolvimento de comercio local.

Podia continuar, mas se o Senhor comparar estes dois investimentos com Castanheira e chegar á conclusão que os proveitos de Mondim são semelhantes ao de Castanheira, á sim o Sr. é um génio, ao contrário deveria estar calado.

OBS: Em alguns comentários compreendo porque as pessoa não colocam o nome que tem no BI.

Antonio Seca

Anónimo disse...

Caro António Seca,
Podia dar-lhe uma resposta.
Mas já percebi que este blog tem outros fins que não são os de discutir os problemas de Mondim.
Como tal, peço-lhe desculpa mas vai ficar sem resposta.

Anónimo disse...

Pois é Seca pela obsevação do comentario do anonimo das 4.11, contra factos não ha argumentos. olha é o que temos.

AtoMo disse...

O que todos percebemos é que há pessoas interessadas em tornar este blogue nisso mesmo que o Sr. afirma.
São os participantes que fazem o blogue, cabe aos participantes interessados em manter o nível, ignorar os comentários que têm surgido com o intuíto de acabar com um espaço de discussão livre em Mondim.

Ninguém duvida que os comentários de baixo nível que por aqui têm passado vêm daqueles que neste momento se candidatam à autarquia. São o espelho dos nossos políticos, salvo raras excepções. Enquanto conseguirem manter a discussão nos moldes que pretendem, mais depressa acaba a campanha e assim não são obrigados a discutir o que realmente interessa.
A ver vamos se os que agora perdem tempo com questões mesquinhas continuaram a minar o blogue depois das eleições. Sim, porque é para continuar.
Peço desculpa aos que por vezes vêm os seu comentários apagados sem o merecerem, mas a situação assim o obriga.
Obrigado.

AtoMo disse...

Para poder dar uma resposta gostava só de saber se o anónimo das 11.04 e das 4.11 são a mesma pessoa.

Anónimo disse...

Quaquer pessoa pode expressar a sua opinião, não é assim!
Então aqui vai a minha:
O Tamega Park é um empreendimento com investimento particular quase na totalidade já que uma parte tambem é feita pela camara com a cedencia do terreno.
o empreendimento de Castanheira de Pêra é um investimento Feito pela camara logo é um investimento publico - Logo não se entende os comentarios em relação ao voto do partido socialista(são coisas diferentes)
Mas vamos ao que interessa. este é sem duvida um bom projecto, já que se consegui apetrechar uma pequena vila de infraestruturas válidas para o seu desenvolvimento, o Sr. que a governam souberam captar da europa financiamentos para culmatarem a desertificação que estava a acontecer.
aqui está um projecto para a nossa vila que os nossos senhores poderiam aproveitar.

só mais um esclarecimento quando se fazem reparos em relação ao trabalho da camara não é criticar, muitas vezes é a tentar ajudar os senhores a apotar por projectos validos.

Um Abraço

Greezone

Anónimo disse...

OTurismo é de facto um sector com grande potencial em Mondim mas disso já nós sabemos. Inclusive já li neste blog soluções muito interessantes para a dinamização do turismo. Numa dessas intervenções foi feito de forma muito resumida - embora com termos muito técnicos deve ser alguém da área do turismo certamente o que é óptimo - o diagnóstico da situação actual e lançado um prognóstico interessante. Portanto existe em Mondim pessoas interessadas neste sector e que para alem do interesse têm ideias validadas para o desenvolvimento do turismo. O exemplo de Castanheira de pera é excelente é sem duvida um exemplo a seguir. e podem ler o Presidente da Câmara de Castanheira fez um óptimo trabalho e ao fim de 3 mandatos vai abdicar. em Mondim isso não acontece por causa do "efeito Polvo"

País Basto disse...

Caro Feitor:
Permita-me que discorde. Quando diz "No entanto, e para sermos justos a génese da ideia pode muito bem ser vista na nossa zona verde. Se bem que o aproveitamento e a forma de exploração não sejam exactamente o mesmo".
Na minha opinião, a Zona verde de Mondim como qualquer zona verde de qualquer concelho deste País é muito mais uma questão de arranjo urbanstíco que propriamente uma aposta no turismo. As zonas verdes foram craiadas para organizar melhor os centros urbanos de vilas dos Concelhos Portugueses impedindo assim o alastrar do desnfreado crescimento urbano e é apenas um pormenor (por muita qualidade que tenha o projecto, que até tem) que compõe o "ramalhete da oferta turistíca. Penso inclusivé, (sem dados oficiais que comprovem a minha teoria) que as zonas verdes são para consumo interno faltando-lhe a capacidade de atraír por si só turistas seja lá onde for. Por isso discordo quando diz que na génese o projecto da Zona verde se pode comparar a este projecto de Castanheira, este sim capaz (conforme os números de visitantes confirmam) de atraír turistas a um concelho que até nem é assim tão longe do litoral.
O problema de Mondim, de Celorico e de Cabeceiras é o mesmo que de muitos concelhos deste País, falta-lhe uma oferta turistica única que diferencie e mobilize. Um negócio âncora que permita o desenvolvimento de outros e que no final esse conjunto seja de facto atractivo e rentavél.
Na reportagem sobre Castanheira de Pera que a Grande Reportagem efectuou e nosso o Senhoriu oportunamente colocou para apreciação, o Presidente da Câmara refere que a certa altura lançou o desafio a empresas de investimento para a criação de um hotel ao que estes responderam "primeiro traga-nos os turistas, que nós depois fazemos o hotel", o Presidente não podia ter enendido melhor o problema e dificilmente arranjaria melhor resposta para lhes dar.
Mais uma vez citando este autarca de caracteristícas únicas neste País " "Em Portugal não precisamos de ser muito inteligentes nem muito criativos; como estamos mais atrasados do que os outros países, basta-nos olhar os modelos bem-sucedidos e copiá-los", porque os problemas de Portugal em geral e desta região em particular não são únicos, antes se verificaram e continuarão a verificar em diversos pontos do Planeta e no meu entender quando se fala de desenvolvimento local não se pode ter vergonha de copiar o que está bem feito, tal como também não se pode continuar que vinda do céu alguma ideia de um iluminado surja e altere o panorama e as perspectivas de futuro.
O que falta (no meu entender) a esta região, é um rumo, porque como se costuma dizer a barco que não tem rumo qualquer vento lhe serve. Ontem era indústria, hoje é o turismo e amanhã é outro rumo qualquer que nunca chega a ser atingido poruqe tenttando chegar a todo o lado a verdade é que não se vai alado nenhum.

País Basto disse...

Não duvido da intenção de trazer turistas a Mondim...
Só penso que esses turistas de Domingo que muito bem identificou não são concerteza os que mais dinamizam o sector de hotelaria e restauração e que hoje emdia, conforme facilmente se vê olhando para os concelhos vizinhos têm ou preparam a sua zona verde e acho difícil que uma piscina seja também um equipamento capaz de atraír turistas.
Penso que devia ser feita aqui a distinção entre Turistas e Visitantes e definir claramente para quem e para que se trabalha.
Quanto à falta de estratégia, estamos falados e estamos de acordo.
Um abraço...

AtoMo disse...

Esta imposição foi pra acabar com a peixeirada ou já começaram as represarios dos donos da casa?

O que acha o senhor comendador?

AtoMo disse...

Essa do contentar com pouco tambem serviu para mim!!! Afinal não estamos sós!!!
Mas impõe-se a quetão: e continuar com Fernando Pinto no poder? Não seria contentar-se com bem menos?