segunda-feira, setembro 26, 2005

Importa reflectir sobre tudo isto!

Caros membros do Blog.
Senhoras e Senhores Visitantes:


Nunca na nossa terra a Pré-Campanha atingiu níveis tão elevados de participação dos candidatos aos órgãos autárquicos. Se a uns esta participação se pode associar a uma maior dinâmica de possibilidade de mudar o xadrez politico ou ganhar as eleições em Mondim, a outros demonstra um desespero por não perder a possibilidade de mais durante quatro anos se manter lá no alto do que eles acham ser a fina flor de Mondim.
Nos últimos anos assistimos ao debandar de muitas muitas mulheres e homens que conheceram e entraram na política e depressa dela ficaram fartos. Conheceram-na pela parte como é feita em Modim, pela intriga, pelo atropelar as pessoas, pela máxima (és por mim, ou és contra mim). A política não é isto. A política é servir, é estar próximo, é prestar serviço aos cidadãos. A politica não é servir-se, não é vaidade, não é vingança, mesmo quando esta, não é por e pela politica.
Meus caros Mondinenses, muitos de vós hoje já sabem que sou daqueles, que apesar de já alguns anos nestas coisas andar, fui nestas eleições incluído naqueles que pela intriga, não se afastaram mas foram afastados, e se compararmos as listas autárquicas do PSD de á quatro anos com a listas de Fernando Pinto e Francisco Ribeiro de hoje assistimos á substituição de pessoas que muito deram ao PPD/PSD em troca daqueles que por uma forma ou por outra, ou mesmo obrigados e por necessidade tiveram que fazer parte das listas.
È hoje preciso questionar a relação que existe entre o candidato José Tapado e o segundo da sua lista. Se ganhar as eleições fica no executivo, é uns dos interessados no estudo de impacto ambiental das pedreiras e o presidente do Junta é interessado porque é dono de parte de uma pedreira, o que existe nestes meandros e que nós não sabemos. Continua o Candidato José Tapado a pensar que a família do Sr. Luís Coutinho lesou os Mondinenses ao ter dois lotes de terreno na Sr. da Piedade, quando á tantos jovens em Mondim que esperam á anos por um espaço para fazer a sua habitação, continua o Sr. José Tapado a pensar o mesmo que pensava quando uma operadora de telecomunicações fez uma proposta financeira á Junta de Freguesia para a instalação de uma antena na Sr. da Piedade e prontamente foi feito um ?abaixo assinado? pelos mesmos. Como suporta o Sr. José Tapado um terceiro na lista que diz que não apoia o Sr. Fernando Pinto.
A lista a Assembleia Municipal que sempre apresentou a candidato a presidente da mesma um distinto cidadão Mondinense, recordo Dr. Augusto Brito, pai, Dr. Faria , e o ultimo Dr. Augusto Brito, filho, pessoas respeitadas pelo seu valor pela forma como sempre serviram com dedicação e honra o mais humilde dos Mondinenses, para quem ricos ou pobres, sábios ou menos sábios, eram pessoas iguais.
Por todas estas incoerências é preciso hoje reflectir no caminho que vamos seguir nestes próximos quatro anos. O desespero já tomou conta dos Senhores do poder, que humilhação deve ser o Sr. Presidente andar a mendigar votos pelas portas, nunca o fez.
Importa reflectir sobre tudo isto.

António Seca.

22 comentários:

AtoMo disse...

Cópia de comentários feitos ao artigo


Anonymous por ...

Pois é seca o Sr. Presidente nunca andou a mendigar votos pelas portas porque tinha os lacaios, que trabalhavam para ele como era o teu caso e o do Sr. Zé Augusto.
Vocês faziam-lhe a campanha com a certeza que ele ia ganhar agora que vocés pelo que entendo das vossas opiniões o abandonaram e as pessoas que o rodeiam não sabem o que é fazer uma campanha para se ganhar eleições ve-se obrigado a andar porta a porta a pedir votos!


Anonymous por ...

Seca tens de ter cuidado com os teus comentarios! Sabes porquê, queres mesmo saber? tocas-te nos pontos fracos dos meninos que compõem as listas e estes ficam aborrecidos! :-(
Greezone


Anonymous por ...

Ó Seca, jovem de coragem

O Seca, e deixa-me que te trate assim já que sou muito mais velho do que tu.
Quando eu digo jovem de coragem digo no sentido de falares abertamente dos problemas da nossa sociedade, essas pessoas que governam Mondim e querem continuar á frente dos destinos do nosso Concelho, mesmo não pertencendo a tua classe política não podia depois de frequentar este blog de te dar todo o meu apoio é destes jovens como tu que Mondim precisa, sabes o que é a política e ser político jovem humilde e honesto .
Mas também já podias conhecer melhor os políticos da nossa praça já que andas nestas aventura a alguns 23 anos, já que foste membro da Juventude Centrista e depois rumaste á Juventude Social Democrata a onde fizeste um bom trabalho e te fizeste político, vindo de uma família simples , humilde mas respeitadora , coisa que alguns políticos não sabem o que isso é , ter princípios defender os nossas ideias, e estar na altura, na alturas das pessoas , não criticando como acontece, quase crucificando pessoas sem elas estarem pressentes, como o que se passou na ultima Assembleia da Junta de Freguesia, a onde o presidente se podia dar como contente de ter tido uma equipa com pessoas amigas de Mondim, não sendo como o Presidente , ou ele já se esqueceu o que era o José Tapado á dez anos atrás, e por essas e por muitas mais que os nossos políticos estão sem credibilidade não se ataca alguém que não está presente mesmo sendo opositor quanto mais alguém que o levou para o PSD como foste tu e o Zé Augusto o Fernando Ramos e vem agora o presidente dizer que não trabalhavas, não eras um bom membro para o executivo em ?suma? Quando te referes, aos restantes membros do executivo , pessoas de bem mas não do PSD ou não sabem o que é trabalhar em prólogo de um partido .
Como nós podemos por políticos a frente dos nossos destinos, políticos que fazem mal a si próprios aos seus familiares aos seus amigos, políticos que cultivam a vaidade a arrogância a mentira, o mal e a inveja .
Mesmo não te apoiando em cores partidárias vai daqui todo o meu apoio já que é de pessoas como tu que se precisa para a política em Mondim , honestos e frontais sem medo amigo em frente .

5:06 PM

Anónimo disse...

Gosto muito de ler os comentários do Sr Seca e de mais um ou dois comentarores por nos ajudarem a perceber o funcionamento da camara e o que por lá corre menos bem. Só há uma questão que não me larga :) Serão esses problemas novos? Até 2001 eram todos cerinhos e depois ficaram maus? Zangam-se as comadres descobrem-se as verdades?

Anónimo disse...

Se a sociedade Mondinense dissesse o que sabe e assumisse com a mesma frontalidade que tu, publicamente, o que lhe vai na "alma", Mondim há muito que tinha deixado de ser a "coutada" daqueles que tudo prometem e nada fazem. Não teriamos a nossa autarquia com um passivo superior a 2.000.000 contos e obras? é o que se vê: poucas e mesmo estas de qualidade e utilidade discutível. Espero bem que desta vez os Mondinenses analisem bem o "estado" em que se encontra o nosso concelho e dêem o benefício da dúvida a quem nunca teve oportunidade de provar que são capazes de executar os compromissos que assumem. Diz o povo: "quem muda Deus ajuda".
Vamos a isso. Nós queremos, Mondim precisa.

Anónimo disse...

Sr. Atum.
Caros menbros do Blog.
Amigos.

Reparo com agrado o atenção dispensada. Mesmo sabendo que só um dos Mondinenses apoiaria as minhas ideias, já me acharia útil.

Sr. Atum peço desculpa de não lhe poder responder hoje por falta de tempo. Fica desde já por mim dito que ao pricipio da noite ou amanhã logo de manhã lhe darei a resposta. Desde já agradecendo as perguntas.

António Seca

O Pensador disse...

Bons dias,

Parabéns pelo vosso exelente blog e pela qualidade intelectual de muitos posts.

Para quem interessar em Celorico de Basto temos uma zona de debate em http://www.celoricodebasto.blogspot.com/

Obrigado
O Pensador

País Basto disse...

Ao Sr. António Seca:

Mais uma vez os meus parabéns pelo seu comentário.
Na minha opinião não é vergonha nenhuma ter em tempos feito parte da equipa que até ao dia 9 conduz os destinos da Casa do Eiró (depois logo se verá, os Mondinenses decidirão). Penso mesmo que Fernado Pinto foi em tempos um bom Presidente para Mondim.
O facto de hoje não fazer parte dessa equipa seja por vontade própria ou por imposição dos lideres da casa, demonstra para mim apenas que ou não servia ou não queria ser parte do péssimo serviço que tem sido feito sobretudo nos dois ultímos mandatos.
Abandonar o barco é por vezes um sinal de coragem e avaliar a equipa de que se faz parte é também um sinal de lucidez e de desprendimento do interesse pessoal em relação ao interesse público.
Muito bem, Seca,,,,

Anónimo disse...

Seca no teu comentario começas por referir e bem a elevada participação e empenho dos candidatos na campanha eleitoral o que é verdade se não veja-mos no dia 22 (feira em Mondim) lá andavam todos empenhados a dar a canetinha e uma palavrinha outros davam um beijinho!porque será que isto está a acontecer? Por um lado porque o senhores que são candidatos pelo PSD enquanto pessoas no poder não tiveram capacidade para demonstrarem que realmente são pessoas válidas, por outro lado os candidatos do PS sentem que com o fraco desempenho do executivo podem e têm uma palavra a dizer no dia 9 de outubro!
De seguida referes-te que fos-te afastado, deixa-la não foste o unico, mas de uma coisa tamb´m podes ter a certeza as pessoas que te afastaram irão também ser afsatadas no dia 9 pelo menos uma tenho a certeza( o Terceiro)!
Quanto a lista do Sr. Zé Tapado toda a gente sabe/sabia quem é o Sr. Rui Miguel Borges e quais as suas posições em relação ao executivo camarario, antes era contra agora diz que também o é, como irá demonstrar isso? Não irá levar isto a um conflito de interesses entre a camara e a junta ou será que vai ser unicamente o Sr. Zé Tapado a tomar as decisões sozinho ou a fazer unicamente aquilo que o Sr. Presidente lhe disser!
Qual a posição do Sr. Rui Miguel Borges, quando isso acontecer!
Como PSD que sou e o apoiei nas suas ideias não entendo.
Quanto ao segundo elemento é o responsavél pela legalização das pedeiras, logo o Sr. Zé Tapado é parte interessada no processo.


um bom dia

bem haja

Anónimo disse...

esta está de mais
bruxo alexandrino na campanha do psd www.blogspot.net - ficção mondinense ver comentário a semana quente da corte do xkrjag

Anónimo disse...

Sei que apenas vou fazer eco do que já aqui foi dito, mas não posso também eu deixar de dar os parabéns ao António Seca pelo seu texto, que tem tanto de claro como de verdadeiro.

São pessoas assim que deveriam integrar uma "tal" lista independente para de uma vez por todas "trabalharmos" em prol de Mondim.


Sr. Luis Gonzaga:
Quando se refere ao passivo da Câmara, diz 2 milhões de contos!!!!

É mesmo assim ou serão 2 milhões de euros??

AtoMo disse...

Boas! Que fique bem assente que me tem agradado e surpreendido a participação do António Seca no "CasadoEiró". Acima de tudo, surpreendido. E é aqui que está o mal. Penso que mesmo para o António Seca não será muito dificil admitir que compactuou com este executivo e como tal é reponsável pelo estado das coisas. Depois surpreende-nos mostrando que até tem ideias bem vincadas sobre a forma de estar na política executiva e partidária. Se assim foi, não pode ser visto como alguns que lá andam e batem palmas a tudo o que seja laranja. Não!!! O António Seca tinha consciência e calou-se... quem pagou? Quem está a pagar?
Diz-me Seca, sentes que serviste Mondim nestes últimos anos?
Não seria melhor para Mondim que o António Seca que aqui se tem revelado aos Mondinenses já fosse conhecido, não no meio político laranja, mas de todos os Mondinenses?
Antes assim, nunca é tarde quando se muda para melhor.
Força!!!!

Anónimo disse...

Bom Dia!

Cara amiga das 9:41PM, o Sr. António Sêca, foi afastado por não concordar com algumas ideias que a lista propunha fazer e por não apoiar alguém, logo essas pessoas trataram de o afastar porque não são capazes de aceitar opiniões diferentes. O que ele diz neste blog foi sempre o que ele pensou por isso foi afastado.

Fiquem bem!!!

Anónimo disse...

Sr. Atum.
Caros membros e visitantes do Blog.
Amigos.

Como diz a sabedoria popular: o prometido é devido.
E como me comprometi responder ás suas questões, que são pertinentes e podem de certa forma esclarecerem ainda algumas dúvidas sobre a minha forma de estar, na sociedade.
O tempo que dedicamos as estas causas não são nunca separáveis da nossa vivência na comunidade.
Pela minha parte as comadres não estão zangadas, apenas chegou a hora de arrepiar caminho, de dizer basta, chega.
Chega em primeiro lugar á traição que foi feita pelo Sr. José Tapado.
Alguma vez lhe faltou com a minha lealdade politica, quantas vezes não estando completamente de acordo, votei a favor para manter a coesão do executivo da Junta de Freguesia. Quantas vezes era necessário resolver qualquer problema á ultima da hora e o Seca dizia elabore-se a acta que eu aprovo. E aprovei por telemóvel uma proposta que ainda hoje me causa muito incómodo; os critérios de admissão de uma funcionária com Contrato a Termo Certo em substituição por gozo de período de férias da actual funcionária. Muitos relatos se podiam aqui escrever, sempre pensei que poderia confiar num homem que conheço a cerca de 20 anos e que ele me conhecia a mim. A vida reserva-nos destas partidas. Mas a maior delas por respeito, muita, mas mesmo muita consideração á sua família não posso nem a minha forma de estar me permite que eu o faça, mesmo que o coração palpite o desabafo, a razão me impede. Depois o aval que é dado a esta situação pelos responsáveis pela elaboração das listas do PSD, responsabilidade que não é como compete à CP Concelhia, retiraram-lhe poderes para isso, relembro os esquecidos; foi eleita por cerca de 2 terços dos votos expressos em urna, onde está a democracia, a lealdade, a coerência desse senhor Dr. Marques Mendes que parasita á volta da política em Lisboa. Está com todos, desde que queiram estar com ele. Estar lá, a única coisa que sabe.
Até o meu despedimento político foi feito de uma forma inqualificável: Ora vejam, estavam reunidas varias dezenas de pessoas de Mondim, na Festa das Promessas do Agrupamento de Escuteiros, festa organizada pelos pais e responsáveis por este agrupamento, onde dei a minha humilde colaboração. A meio e quando já estavam de saída o Sr. José Tapado e o Sr. Francisco Ribeiro, chamara-me a um canto e me foi dito; Não conto contigo para as próximas eleições, mas o Senhor Eng.; entenda-se Francisco Ribeiro; diz que deves ir numa lista em lugar elegível, vais para a Assembleia Municipal, palavras do Sr. José Tapado.
Respondi: O Sr. foi convidado a formar lista, forma-a com quem quer, o meu lugar até agora era o terceiro na Lista a Assembleia de Freguesia, a partir de agora não é nenhum, seguem o vosso caminho, eu seguirei o meu, despedi-me educadamente e continuei prestar a minha colaboração ao almoço, faltava ainda servir a sobremesa.
Passou-se isto numa festa de família. Para alguns, eu sei não existe.
Dois homens que todos os dias sabem onde eu passo, onde estou, que frequento por razões profissionais a casa de um, e escolhem uma hora e um local daqueles para fazer isto, que qualificação merecem. Estou certo que para eles foi a hora certa de procederem ao acerto de contas. Seca sempre procurou dizer tantas e tantas vezes o que pensa, de ser coerente com os seus princípios e não se subordinar ao pensamento de terceiros. Não sou a voz de ninguém.
Mas estes problemas não são novos, são velhos e muito velhos, recordo-lhe Sr. Atum uma reunião havida no escritório do Sr. Francisco Ribeiro, quando este Sr. encomendou e confirmou a CP Concelhia da altura sem ouvir ninguém a indigitação do Sr. Fernando Pinto para candidato a presidente da câmara. Manifestei a minha oposição á forma como este processo foi conduzido, nunca a minha oposição foi feita ao nome do Sr. Fernando Pinto, mas sim á forma como tudo foi feito, obcecadamente o Sr. Francisco Ribeiro queria ser vereador. E nesse mandato fui pelo Sr. Afonso, (nome que honra pronunciar como um exemplar cidadão Mondinense e militante do PPD/PSD do tempo se Sá Carneiro, e que aproveito para saudar o seu regresso a politica esperando que o faça com a frontalidade que sempre nos brindou), convidado a integrar as listas a Assembleia de Freguesia de Mondim de Basto, com quem permaneci como Presidente a Assembleia durante dois mandatos. Portanto como vê a minha contestação vem de longe. Sempre procurei manter-me fiel ao PPD/PSD, mas como tudo na vida, sempre á uma altura em que se diz chega, basta.
E este desabafo chegou á dias ás reuniões do Executivo da Freguesia, pela terceira vez o Sr. Presidente apresentava a mesma proposta, O AUMENTO DAS RENDAS DAS PEDREIRAS, com o objectivo, ir buscar mais dinheiro, onde é mais fácil, e apertar o cerco ás pedreiras vizinhas que por vezes terão mais algumas dificuldades de liquidez. Eu ao anular os outros fico sozinho, mando e determino sozinho neste negócio da pedra, pensaria ele, enganou-se depois de desafiado e por a proposta á votação foi chumbada. Aí o caldo como diz o povo entornou-se. Defende as pedreiras,? e os postos de trabalho de tantos pais que lá ganham o seu sustento para os filhos? - Ou defende o seu próprio negócio.
Como conclusão permita que lhe diga Sr. Atum e para que duvidas não permaneçam há um homem, e só um nestas andanças da politica que não merece a minha amizade, é o Sr. José Tapado, ele nunca precisará dela, eu sou pobre? mas sou António José dos Reis Seca.

Anónimo disse...

Meus amigos quanto ao afastamento do Sr. António Sêca da lista da junta é devido a não ter apoiado o Sr. Francisco Ribeiro para lider da concelhia, mas também gostava de dizer que não foi só o Sêca a ser afastado perguntem ao Zé Pires o que lhe fizeram.
Cara maria se a junta de freguesia é um orgão independente como podes dizer que o Sêca compactuou com os senhores que governam a casa do eiro se ele nunca pertenceu as listas da camara quer para o executivo quer para a assembleia. se dizes que o miguel borges tem o direito porque é que achas que o Sêca não o têm se afinal de contas não faz parte de nenhuma lista!

Anónimo disse...

EXMA MARIA SAID:

O Zé Augusto, o Fernando Ramos, a Lurdes Brás, o Nuno Freitas, conhecidos laranjas, foram a fastados porquê??

Sempre alerta 007

Anónimo disse...

Muito, bem Seca

Mas já agora deixo-te aqui uma pergunta se poderes, souberes e quiseres responderes, se o Srº Costa foi afastado da junta de freguesia pelo presidente ou teve a lucidez de ver a incompetência do presidente e foi embora .

Anónimo disse...

É triste dizer isto, mas ao cumulo que chegou a PSD em Mondim conhecido por ser um partido que sempre primou por ter pessoas (Bonitas), e o Sr. Francisco Ribeiro ao trazer o Sr. Pinto de Moura a 8 anos atrás troou-se a pior rale que pode existir numa terra atrás dele, reparem pelos comentários anti democráticos e chauvinistas e autoritários do mais reles e baixo que há como os dos anónimos das 1.29 ? 1.31 ? sinto vergonha por essa triste gente.

Anónimo disse...

Ao comentaria das 2.28
Tornate democratico estavas abitado a que todos abanassem com a cabeca, a pessoas que nem do PSD são ou o Srº presidente da junta e o da Camara já teem cartão oferecido pelo Francisco Ribeiro.

Anónimo disse...

ao das 2.28 So te sentes envergonhado porque és mais um como eles.

Anónimo disse...

Vou acrescentar mais umas observações as já aqui colocadas, Ex: anónimos das, 11.30 ? 007, 9.27, Seca, etc., etc.
1 º - Porque é que o actual Presidente da Junta de Ermelo António Luís, eleito pelas Listas do PSD, não foi aceite e convidado pelo Sr. Francisco Ribeiro, Fernando Pinto e Eng. Mendonça para se recandidatar mais este mandato pelas listas do PSD.
(correram antes com ele para PS).
2.º- Porque não foi o Sr. Domingos (Grilo ou Taxista) o candidato a Junta e depois de ter sido este abordado pelo Sr. Eng. Mendonça e Francisco Ribeiro para ele a encabeçar e com carta branca compor as listas.
3.º -Porque que quando este esta a anunciar aos Sr. Engs que tinha conseguido uma negociação com todas as partes e que era a melhor para a freguesia de Ermelo, e nesse mesmo momento em que transmite esta informação dizem-lhe que não é possível essa solução porque a D. Gloria só aceita se for ela a candidata e o nome do António Luís não faz parte dos nomes que esta Sr. quer na Lista. Porque?
4.º - Porque é que o Sr. Fraga em vez de se candidatar a junta do Bilhó numa Lista do PSD, vai por uma lista independente. Sabendo todos nós que este Sr. é e sempre foi um PSD.
5.º - Porque é que o Sr. Miguel Borges não foi convidado a fazer parte das listas para a Câmara ou Assembleia; o Sr. Vítor de Vilarinho, que desempenhou tantas vezes um papel exemplar como presidente da Assembleia em substituição da D. Augusto Brito; o Sr. José Gonçalves (Prof. Zeca);
6.º Porque será que não apresentaram candidato em Pardelhas.

- 1.º Será: por que o primeiro foi excluído por nas Assembleias Municipais ser exigente com a Câmara exigindo nomeadamente melhores condições no fornecimento das aguas e entre outras, e o Sr. Fernando Pinto em vez de lhe dar apoio ainda fazia comentários que denegriam em muito a imagem do Sr. António Luís, considerando-o de anormal, e que não gostava dele?

-2º E 3.º -Será porque o segundo não foi escolhido porque a Dº Gloria no seu melhor ameaçou os Eng(s) e Fernando Pinto que não lhes daria apoio e talvez permearmos com o espectáculo que fez a alguns anos atrás perseguindo a Exma. Dr. Juiz com um grupo de manifestante até a porta do Restaurante Transmontano e que isto lhe valeu um processo Crime! Tiveram medo também duma manifestação idêntica Sr. Fernando Pinto?
4.º Será que o Sr. Fraga é um ingrato ou não apoia mais as atitudes e actos políticos de Fernando Pinto.
5.º Será porque estes desempenham um papel interventi-vo e que se revelava perturbador a Fernando Pinto e ao mesmo tempo estavam ou estão ao lado da Comissão Politica. Porque?

Anónimo disse...

Julgo que os anonimos das 3.02 e 3.07, estão iquivocados. aos Sr.ad ministrador ou retira o comentario das 2.28 ou acrescenta os retiradoas das 1.29 e 1.31, pois o das 2.28 fica izulado e cria alhguma perturbação mental a alguns comentadores como aos aqui refiro.

Anónimo disse...

Permitam-me ajudar o comentario das 3.51 e deixar tambem esta pergunta. Os acndidatos a Junta de Freguesia de Vilar de Ferreiros Sr. Costa ( Rei ) e Sr. Lopes ( Grafico )não são militantes, filiados no PSD? - porque se candidatam eles PS nestas eleições? Ándariam a enganar os PSD sendo lobos vestidos com pele de cordeiro? Aguardo tambem um resposta.

Rui Miguel Borges disse...

?Nos últimos anos assistimos ao debandar de muitas muitas mulheres e homens que conheceram e entraram na política e depressa dela ficaram fartos. Conheceram-na pela parte como é feita em Mondim, pela intriga, pelo atropelar as pessoas, pela máxima (és por mim, ou és contra mim). A política não é isto. A política é servir, é estar próximo, é prestar serviço aos cidadãos. A politica não é servir-se, não é vaidade, não é vingança, mesmo quando esta, não é por e pela politica.?

Sem dúvida, palavras sábias ?

"«ASSIM SIM» aqui á pessoas que discutem abertamente as ideias, os projectos ..."

Será que serão apresentadas nos próximos comentários?

Quanto às acusações e insínuações pessoais ... Não merecem comentários.

As minhas opções políticas já são conhecidas ... Como podem verificar em comentários a anteriores artigos.


Rui Miguel Borges
Lista do PSD à Assembleia de Freguesia de Mondim
Candidatura de José Tapado na Internet