sábado, outubro 08, 2005

Os Professores são para dar Aulas

Aqui fica um artigo de opinião enviado pelo xkrjag

Assisti ontem à parte final do comício do PSD. Falava o candidato e ainda Presidente da Câmara, num tom bucólico e sofrido, mais sereno que o sermão de uma missa vespertina.
O Sr. Fernando Pinto, apelava a todos os apoiantes da sua candidatura que se comportassem de forma ordeira e que não provocassem ninguém. Quando ele próprio com uma frase completamente inusitada, foi o grande provocador. Mas ao apelar à serenidade de todos os apoiantes, Fernando Pinto estava já a provocar a plateia. Pois partiu do pressuposto, que aqueles que estavam a sua frente, pudessem sair dali com os paus (das bandeiras) em punho e armassem desacatos, partindo montras, incendiando carros e batendo em quem estava a assistir a outros comícios.
Mas logo terminado este apelo à ordem, eis que o Sr. Fernando Pinto volta ao púlpito, para compartilhar com os presentes o seu brilhante raciocínio e disse o seguinte ?Se repararem nos nossos concorrentes, são quase todos professores, os professores não são para a política, são para dar aulas?
Esta frase revela no seu esplendor, os tiques fascistas e ditatoriais de quem exerce o poder pelo poder. É de todo incompreensível que um politico com uma experiência de 24 anos profira uma enormidade destas.
Com esta frase, o Sr. Presidente mostra um total desrespeito pela Constituição da Republica Portuguesa. O Sr. Presidente não é digno representante de um partido que se fundou e se bateu pela democracia.
Convido Vª Ex.ª a ler o capítulo II da nossa constituição (Direitos, liberdades e Garantias de participação politica), sim esses que o Sr. Ostensivamente desrespeitou e que passo a transcrever excertos de alguns artigos.
Artigo 48º (Participação na vida politica) nº 1. Todos os cidadãos têm o direito de tomar parte na vida politica e na direcção de assuntos públicos do país, directamente ou por intermédio de representantes livremente eleitos.
Artigo 49º (Direito de sufrágio) nº 1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de 18 anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral.
Convido também Vª Ex.ª a ler o Artigo 50º (Direito de acesso a cargos públicos) porque tenho a certeza que o Sr. Desconhece o teor do mesmo.
Se o Sr. Considera incapazes todos os professores porque é que convidou um professor para se candidatar a Presidente da Assembleia Municipal pelo PSD?
Haverá mais classes profissionais, inibidas pelo seu magnificente raciocínio, de exercer cargos políticos. Ou a politica é só para pessoas como o senhor que antes de ser político era propagandista.
Aconselho-o vivamente a retratar-se dessa afirmação para salvar a pouca honra e dignidade que ainda goza.

Sem comentários: