sábado, outubro 01, 2005

Agenda 21

Foi lançado no final do mês de Setembro o Livro "Autarquias e Desenvolvimento Sustentável". Entrevistada pelo jornal Público, a socióloga Luísa Schmit, uma das autoras do estudo, conclui que as preocupações dos nossos autarcas são ainda problemas primários ao nível do ambiente e desenvolvimento sustentável (pobreza e desemprego 40%, saneamento básico 33%).

É nesta altura que a socióloga alerta para o facto de Portugal ser o país da Europa com maior défice de Agendas 21 Locais, documentos elaborados pelas autarquias que incluem a estratégia municipal para a promoção do desenvolvimento sustentável.

"Dos autarcas que responderam ao inquérito, 16 por cento dizem ter já elaborada uma Agenda 21 Local, mas os autores do estudo admitem que este "baixo" número possa na realidade ser ainda mais reduzido."

Jornal Público


A Agenda 21 Local é, essencialmente, releve-se, um processo participativo de preparação e concretização de um plano de acção estratégico de longo prazo, dirigido às prioridades locais para o desenvolvimento sustentável, sendo que, mais do que um Plano Municipal de Ambiente, a Agenda 21 Local integra a componente ambiental, social, económica e cultural com o objectivo último de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, baseando-se nos princípios do desenvolvimento sustentado.

ANMP


A Agenda 21 Local tem como ponto de partida para todos os municipios a assinatura da Carta de Aalborg. Segue-se a criação de Fóruns de participação pública. É aqui que todas as forças vivas do concelho são chamados a discutir o futuro do município. Sensibilização, diagnóstico, plano de acção e concretização, são os passos seguintes. (Ver exemplo de Santo Tirso)

Convido todos os colaboradores a seguirem os links que aqui vos deixo, no sentido de podermos desde já, lançar aqui no Casa do Eiró um debate que visa concluir se a Agenda 21 Local, é ou não, um processo importante para o desenvolvimento do nosso concelho. Remeto também a minha opinião para os comentários ao artigo.

Um pormenor, na Suécia, país que vem sempre à conversa quando queremos dar bons exemplos, não existe uma autarquia que não tenha preparado a sua Agenda 21 Local.

1 comentário:

País Basto disse...

Obrigado Senhoriu por mais uma vez se ter dedicado à pesquisa de material que pode contribuir para o desenvolvimento do Concelho. Já que as eleições estão à porta e quem tem andado por aqui com interesses politícos, fica este tema para os outros desenvolverem durante os próximos tempos.
Da minha part vai receber a melhor atenção.