Tendo em conta o interesse demonstrado por alguns participantes neste assunto, decidi criar um artigo com excertos de comentários sobre este tema. Penso que estes comentários serão suficientes para iniciar um debate sobre a estética e a componente social dos "Prédios Amarelos".
Eat Coyote disse:
"Já agora que estamos numa onde de obras porque é que a Câmara Municipal, não investe na remodelação da zona centro de Mondim ("Prédios Amarelos") e não põe o concelho mais bonito e apetecivel ás pessoas de fora, revitalizando aquela zona, uma vez que o concelho só perde com aqueles prédios???
Uma boa solução: Criar um programa de apoio social credivel, realojar as pessoas realmente necessitadas em habitações sociais, e disponiblizar meios para que as outras pessoas menos necessitadas, sejam incentivadas a comprar casa no nosso concelho..."
Anónimo1 disse:
"eat coyote mais de metade das pessoas k moram nos predios amarelos não necessitam de lá estar!e a camara sabe bem isto!é verdade que deveria melhorar aquela zona que está horrivel mas n devia de cair no erro de realojar toda a gente...concordo ctg mas tnh a certeza k acontecendo este cenário todos serão realojados,terão casa nova e"nós" temos de trabalhar anos e anos,endividar-nos ate para um dia termos a nossa propria cas.porque de certeza que a camara não vai ajudar nem dar-nos uma a nós!ou pelo menos a mim."
Anónimo2 disse:
"Li uns comentários do coyote e de um anónimo relativamente aos "prédios amarelos", parece que estão preocupados com a estética pouco rica dos mesmos e mais, parece que estão muito preocupados com quem lá mora, aliás parece que estão mais preocupados com quem lá mora, o Coyote até propõe incentivos à compra de novas habitações por parte de quem lá mora para assim tornar o concelho mais apetecível a quem o visita!?...O senhor anónimo diz que vai ter que trabalhar para ter uma casa, realmente está com um problema que me comove imenso, aconselho-o a ligar para a TVI, pode ser que o ajudem, é que normalmente ninguém precisa de trabalhar e ganhar dinheiro para comprar uma casa e pagá-la para toda a vida...
Quem lá mora (já lá vão +/-20 anos)vivia em casas muito más e não havia sequer casas em mondim para alugar, aquelas habitações foram das melhores coisas que se fez para ajudar muita gente a viver melhor porque realmente necessitavam. O sítio não é o melhor é verdade mas foi a decisão na altura.
Quanto á estética já vi que são duas pessoas muito sensíveis, se calhar há exemplos bem mais "ricos" em Mondim mas se calhar as casas lá só podem mesmo ser compradas se se trabalhar muuuito e se pagar prestações durante muuuitoos anos e isso não interessa não é?
A minha proposta é que se pinte os prédios de Branco Óptico com o telhado Fúcsia e as janelas e portas Azul Indigo e que quem lá mora que vá ao Totta."
sexta-feira, novembro 18, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
"O concelho só perde com aqueles prédios..."
Penso que está a falar apenas da parte arquitetónica, ou melhor, da parte da pintura velha porque aqueles prédios não são assim tão feios, se os pintassem com outra cor e mandassem retirar as parabólicas e os estendais de roupa, ficava um edifício mais bem enquadrado do que a maior parte dos edifícios de apartamentos construídos nos últimos 10 anos em Mondim (repare bem...). Se falar no benefício que foi e é em termos de melhoramento de condições de vida para as PESSOAS nessa perspectiva o concelho só ganhou.
"Programa de apoio social CREDÍVEL"
Não percebi...O objectivo é tirar os pobres do meio da vila e mandá-los para longe? Criar guetos? Se calhar é porque atrapalham as pombas que são tantas e já ocupam parte considerável do edifício amarelo.
Não moram lá marginais nem desgraçados que juntos façam daquela zona uma zona má, existem algumas/poucas pessoas que podem se calhar viver noutro sítio pois terão agora mais possibilidades do que há 20 anos, concordo, segundo sei até está a ser analisado, mas a questão não pode ser tratada da forma como o coyote e o anónimo 1 a tratam, estamos a falar de PESSOAS, se o problema é, e a mim parece-me só isso, um problema de choque paisagístico, então que se recupere o edifício porque as pessoas de lá não afugentam os turistas.
Não se pode culpar as pessoas que lá moram de outros que agora também precisam de não terem, essa é outra questão.
Quanto ao anónimo 2, penso que o BES tem melhores condições para quem quiser comprar casa nova, mas tem que se pagar na mesma todos os meses as prestações, não sei se ajuda para o anónimo 1...
Boa Tarde
Concordo perfeitamente que se crie um programa de apoio social credivel, realojar as pessoas realmente necessitadas. No entanto, o que se verifica em Mondim é o oposto, i e, as entidades preocupam-se mais em construir casas a particulares que de necessitados não têm nada.
Será que foi pelo apoio político das últimas eleições autáquicas?
Ou será apoios sociais?
Boa tarde.
É uma vergonha o que se passa nos prédio amarelos, quanto ganha o Sr. Marinho secretario do presidente, quanto ganha um sargento reformado, quanto ganha um empresario de extraçãod e granito e muito mais.......
isto é das maiores vergonhas de mondim
Este é um daqueles assuntos que só a intervenção de quem realmente está "dentro da matéria" nos poderia ilucidar. Como não há grandes expectativas em relação a isso só nos resta divagar.
1 - A obra foi feita há vinte e poucos anos atraz pelo "Fundo Fumento". Há poucos anos foi entregue à Autarquia, que é quem recebe e define o valor das rendas. Valor esse que é actualizado mediante a apresentação da Declaração de Rendimentos (IRS) dos residentes. Até aqui, tudo bem.
2 - Penso que quando se fala em famílias com boas condições económicas que lá residem, temos que pensar que se calhar essas boas condições de que dispõem são fruto da oportunidade que lhes ofereceram há vinte anos atraz. Devem essas pessoas ser "obrigadas" a abandonar as suas casas?
3 - Na altura do acesso, devem ser selecionadas famílias carênciadas. Posteriormente, a actualização da renda deve ser a ùnica penalização para aqueles que entretanto melhoraram as suas condições económicas.
4 - Quanto à sua localização e estéctica. Não querendo argumentar com o mal dos outros, mas realmente, está longe de ser o edifício que mais descaracteriza Mondim. Muito sinceramente, não fosse os "kits" que agora tem (nntenas e estendais) e estaria bem perto de ser o que menos descaracteriza. Sofre também , por ser um edifício completamente aberto, o que o faz ganhar bastante destaque.
5 - O nosso Presidente colocou na cabeça das suas promessas 85 fogos em banda destinados à habitação social.
Serão estas novas habitações destinadas a realojar os residentes dos "Prédios Amarelos" para posteriormente os demolir? Ou serão somente mais 85 fogos para 85 novas famílias?
Já se falou uma altura que a ideia era demolir. Que tipo de infrestrura seria instalada naquele espaço. Mais um prédio igual aos tantos outros que inundaram Mondim mas que não ferem tanto a vista?
Haveria necessidade de se divagar tanto em relação a este assunto? Não poderiam os Mondinenses estar informados sobre este tipo de iniciativas?
Resta-nos continuar a divagar!!!
bem eu sou o dito anónimo1 e penso que o meu comentario não foi percebido devidamente(se calhar não me expressei bem!).eu não tenho nada contra as pessoas que moram nos predios amarelos,so que,temos de ter a noção que muitas das pessoas que lá moram não necessitam e,consequentemente,estao a tirar o lugar a pessoas que poderiam lá edstar e que vivem em condições mt precárias.não é normal trabalhadores da camara,empresarios,etc morarem lá se efectivamente não necessitam!quando eu disse que os predios não são mt esteticos é verdade,é a minha opiniao.poderiam arranja-los,remodela-los(até era bom,mais um trabalhinho para o sr.antónio saldanha-ele agradece),embora,como muitos já disseram não são dos pior predios que para ali andam.
efectivamente se quiser casa tenho que trabalhar para isso,não me estou a lamentar.e se precisar vou msm ao totta ou ao bes ou a outro banco qualquer,so não acho certo pessoal que possivelmente ganha mais do que eu não tenha que fazer o mesmo so porque e amigo do presidente ou de algum superior da camara!
"so não acho certo pessoal que possivelmente ganha mais do que eu não tenha que fazer o mesmo so porque e amigo do presidente ou de algum superior da camara!"
Penso tratar-se de um argumento pouco válido tendo em conta que a Autarquia só assumiu a responsabilidade pelo edifício há 1 ou 2 anos.
Quem alojou e geriu durante estes anos foi o "Fundo Fomento". É assim que as pessoas se referem á instituição.
"Contudo, já que o municipio de Mmondim desde ha um ano e meio que tem pedido cópias das declarações de I.R.S. podia já ter feito alguma coisa."
E rem feito. Tem actualizado a renda. Que mais deveria fazer?
Enviar um comentário